PLOHO: O Som Que Vem de uma Rússia Obscura no Brasil!

Radicada em Novosibirsk, na Rússia, a banda faz turnê pela América Latina e desembarca no Brasil para shows São Paulo (02/11), Curitiba (04), Florianópolis (05), Porto Alegre (06), Rio de Janeiro (07) e Belém (08). Com treze anos de estrada o Ploho apresenta seu som gótico e pós punk diretamente do leste europeu do planeta.

Texto: Leozito Rocha
Fotos: Divulgação

Muito se fala sobre o pós punk dos anos 80 ou do dark wave dos anos 90 e 2000. E, geralmente são associados a países como a Inglaterra, Estados Unidos ou Alemanha. Mas, o Ploho vem exatamente da distante Rússia. Especificamente de Novosibirsk. Localidade fria e obscura; além de herdeira do final da guerra fria e de uma época de crimes e caos – como bem diz a banda.

A sonoridade deles capta muito bem a essência sombria do pós punk (ecos de Bauhaus e Joy Division) com o baixo protagonista, vocais graves, sintetizadores e guitarras mais minimalistas. Geralmente são comparados ao Molchat Doma (banda bielorussa consagrada) apesar deles terem começado cinco anos antes.

A banda é composta por Viktor Uzhakov (vocal e guitarrista), Andrei Smorgonsky (baixista) e Igor Starshinov (Sintetizadores), ao vivo o trio conta com músicos de apoio, na bateria e em mais um teclado. Sua discografia conta com dez trabalhos entre EPs e álbuns. O último (2019) já tem sete anos. Muito se deu por conta da pandemia (COVID-19) e depois pela guerra. Em 2022, os rapazes saíram do país natal e foram morar na Sérvia devido ao conflito Rússia x Ucrânia. Porém, eles prometem novidades em breve…

De qualquer modo, o Ploho está em turnê. Depois de México (24), Costa Rica (25) e Peru (28) – todos no fim de outubro – eles entram em solo brasileiro em novembro para apresentações em São Paulo (02), Curitiba (04), Florianópolis (05), Porto Alegre (06), Rio de Janeiro (07) e fecham em Belém (08). 

DO FRIO DA SIBÉRIA AO CALOR
DO UNDERGROUND CARIOCA

O cenário atual vem trazendo diversas bandas do leste europeu. Esse crescimento e interesse pela estética gótica e a cultura alternativa casam bem. E, tudo tem conexão com a vivência sensorial do lado russo e a resistência carioca.

O Rio de Janeiro e as demais cidades poderão vivenciar essa experiência que ultrapassa a barreira do idioma e ver de perto as canções e letras do Ploho. Suas memórias, vivências e a linguagem musical do trio. Vamos nessa? –Leozito Rocha.

SERVIÇOS:

Datas e Locais da Turnê no Brasil
SÃO PAULO/SP
LOCAL:
Madame Underground Club
DATA: 02 de novembro de 2026 (segunda-feira).

CURITIBA/PR
LOCAL:
Basement Cultural
DATA: 04 de novembro de 2026 (quarta-feira)

FLORIANÓPOLIS/SC
DATA:
05 de novembro de 2026 (quinta-feira)
LOCAL: Desgosto Bar

PORTO ALEGRE/RS
DATA:
06 de novembro de 2026 (sexta-feira)
LOCAL: Gravador Pub

RIO DE JANEIRO
DATA:
07 de novembro de 2026 (sábado)
LOCAL: Garage Grindhouse

BELÉM/PA
DATA:
08 de novembro de 2026 (domingo)
LOCAL: Studio

REALIZAÇÃO: GOS Concerts
PARCERIA: Xaninho Discos
APOIO/MKT: LOUDER.ink

LEOZITO ROCHA – É radialista, pesquisador musical, escritor e amante de cinema. Colaborador de sites musicais, curador de rádio, editor e apresentador do “O Som do Leozito” na Internova Rádio (OUÇA), e observador incurável. Seu facebook é aqui! e seu instagram é: @leozito_rocha4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube