PAUL McCARTNEY & WINGS – One Hand Clapping: Para aplaudir com as duas mãos!

Prestes a voltar ao Brasil para shows em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), Paul McCartney lança o documentário inédito “One Hand Clapping”, gravado em 1974, com os Wings. O filme será exibido a partir do dia 26 de setembro em diversas salas de cinema do país. O pacote também inclui o lançamento de um álbum duplo com a performance da banda tocando ao vivo em estúdio e um EP de Paul em formato voz e violão.

TEXTO: Robert Moura
FOTOS: Divulgação

Paul McCartney está com novas datas agendadas pela América Latina de sua “Got Back Tour”, e embora a turnê já tenha passado pelo Brasil no ano passado (a Rock Press cobriu os shows, confira os links no final da matéria), três novas datas contemplam nosso país (dias 15 e 16/08 em São Paulo e 19/10 em Florianópolis). O artista aproveitou para colocar na praça um de seus projetos engavetados, no caso, trata-se de “One Hand Clapping”, que conta com um álbum duplo gravado com os Wings tocando ao vivo no estúdio, um EP com Paul em uma performance solo apenas cantando e tocando violão, e para coroar, o documentário que registra esse processo. O material é de 1974, e 50 anos depois, McCartney resolveu tirar mais essa carta da manga. Versões não oficiais já circulam entre os fãs há anos, e consciente disso é óbvio que o Velho Macca caprichou para justificar o lançamento oficial. No caso, os discos saíram em primorosas edições em vinil, e o filme em qualidade 4K com direito a exibições nos cinemas ao redor do mundo, incluindo a terra brasilis.

O documentário…
O longa-metragem dirigido por David Litchfield e com imagens gravadas na EMI, nos estúdios Abbey Road, no outono inglês de 1974, começa com a piada em vídeo que envolve seu título, “One Hand Clapping”, que em português quer dizer “uma mão aplaudindo”. “Jet” é a primeira canção executada pelos Wings que então contava com Denny Laine (guitarra, baixo e backing vocals), Jimmy McCulloch (guitarra e backing vocals), Geoff Britton (bateria) e o casal McCartney com Linda (teclados, percussão e backing vocals) e seu marido nos vocais, baixo e piano. A banda apresentava um som bem vigoroso àquela altura com uma pegada bastante hard que a banda atual de Paul, inclusive, reproduz muito bem quando tocam canções como “Junior’s Farm” ou “Letting Go” (ambas presentes no setlist da turnê “Got Back”). As guitarras têm distorções bastante rascantes, os teclados e sintetizadores usados por Linda que eram o que tinha de mais moderno na época, hoje soam, agradavelmente, vintage e nostálgicos. Na sequência, eles apresentam “Soily” e “C Moon/Little Woman Love”, entremeados por imagens dos bastidores e depoimentos dos músicos. Paul fala de seu prazer de tocar e fazer parte de uma banda, o guitarrista Jimmy aparece tocando bateria num trecho, e o baterista Geoff surge fazendo golpes de karatê enquanto é exibido um solo seu de bateria.

“Maybe I’m Amazed” tem uma das imagens mais conhecidas do filme porque trechos da filmagem foram usados no clipe da canção. “My Love”, outro clássico de Paul da fase Wings, até então uma canção fresquinha, lançada apenas um ano antes, assim como “Bluebird”, dão continuidade ao documentário. “Suicide” que Paul compôs pensando em Frank Sinatra para cantá-la (o que não chegou a acontecer) surge em seu único registro conhecido feito por McCartney. “I’II Give You A Ring” é outro registro raríssimo de uma performance de Paul. Por outro lado, temos uma de suas mais tocadas, “Band On The Run”, mas apresentada numa interpretação ímpar. “Live And Let Die”, “1985” e “Baby Face” completam o setlist.

Além das sessões com os Wings, o filme conta com o trecho intitulado “Backyard” que se trata de uma performance de Paul em formato voz e violão, realizada no quintal dos fundos do Abbey Road (daí o nome “Backyard”), no qual, Paul interpreta canções de sua lavra como “Blackbird” e “Country Dreammer”, mas também toca composições de outros artistas como “Peggy Sue”, “Twenty Flight Rock”, “Blackpool”. Parte dessas interpretações estão presentes no EP “One Hand Clapping – The Backyard” que, assim como o álbum duplo com as performances da banda também está disponível nas plataformas digitais.

“One Hand Clapping” é o tipo do produto sob medida para apreciadores aficionados de Paul, mas não se descarta a possibilidade de agradar aos menos iniciados, além de ser um excelente registro histórico. Nesse momento, o documentário ainda é um ótimo “esquenta” para a chegada do beatle por aqui que ocorrerá duas semanas após a estreia do filme, agendada para 26 de setembro (confira a programação de salas e venda ingressos no site oficial). E para você que deve estar xingando esse que vos escreve pelo “spoiler”, fique tranquilo, esse texto tem base no material não oficial, e além de ter dado apenas algumas pinceladas, existe muita chance do filme oficial conter imagens inéditas. – ROBERT MOURA.

Relembre – “Got Back Tour” – Brasil 2023:
BRASÍLIA:
https://portalrockpress.com.br/paul-mccartney-brasilia-2023/
BELO HORIZONTE: https://portalrockpress.com.br/paul-mccartney-belo-horizonte-mg-2023/
SÃO PAULO: https://portalrockpress.com.br/paul-mccartney-sao-paulo-2023/
RIO DE JANEIRO: https://portalrockpress.com.br/paul-mccartney-rio-de-janeiro-2023/

“Got Back Tour” – Brasil 2024

SERVIÇO:
SÃO PAULO:
DATA:
 15 de outubro, às 20h (abertura dos portões 16h). – INGRESSOS ESGOTADOS
LOCAL: Allianz Parque – Rua Palestra Itália, 200.
CLASSIFICAÇÃO: Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial).


SÃO PAULO (show extra)
DATA:
 16 de outubro, de outubro, às 20h (abertura dos portões 16h). INGRESSOS DISPONÍVEIS!
LOCAL: Allianz Parque – Rua Palestra Itália, 200.
INGRESSOS: No site Eventim
Bilheteria oficial São Paulo: Allianz Parque – Bilheteria B – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Portão B – Água Branca – São Paulo/SP – Das 13h às 17h – Sem taxa de conveniência.
Allianz Parque – Bilheteria A – Rua Palestra Itália, 200 – Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h.
CLASSIFICAÇÃO: Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial).

FLORIANÓPOLIS/SC
DATA:
 19 de outubro às 21h e (Abertura dos portões: 17h30)
LOCAL: Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva / Ressacada – Av. Deputado Adimicio Freitas 1000 – Carianos
INGRESSOS: No site Eventim
Bilheteria oficial Florianópolis: Supermercado Angeloni Beira Mar – Praça de Alimentação – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5288 – Agronômica – Florianópolis/SC.
CLASSIFICAÇÃO: Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial).

ROBERT MOURA – É natural de Belo Horizonte. Doutorando em Música (UFRJ), mestre em Artes (UEMG) e bacharel em Música (UEMG). Fundador e professor da Alaúde Escola de Música. Tocou guitarra em bandas de rock na capital mineira. Atualmente, seu trabalho está focado no violão clássico e composição. Em 2021, lançou o EP digital “Ensaio Para A Morte” com a trilha sonora que compôs para a peça homônima, e em 2023 lançou os singles “A Rosa de Heitor” e “Júpiter e Marte”, compostas para a trilha da peça “Heitor”. Com 15 shows de Paul McCartney no currículo, cobriu 6 shows da “Got Back” no Brasil ano passado para a Rock Press (ato que deve se repetir nessa nova passagem pelo país) e já está com seu ingresso garantido para assistir “One Hand Clapping” num cinema de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube