O Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro apresenta a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’. A mostra é gratuita e foca na produção do HQ nacional e terá início nesta quinta-feira (21/12/2023). Saiba mais na matéria que segue.
SUPER-HERÓIS EM AÇÃO: No Centro Cultural dos Correios/RJ
TEXTO: Michael Meneses
IMAGENS: Divulgação
O universo dos quadrinhos nacional ganha mostra no Centro Cultural Correios no Centro do Rio de Janeiro, com a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’. A mostra é destinada para todas as idades e sua visitação terá início em 21 de dezembro de 2023 seguindo até o dia 24 de fevereiro de 2024, sempre de terça a sábado, das 12h às 19h. A exposição é gratuita, conta com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide e tem patrocínio da Editora Kimera e Rio Comics.
Durante a mostra, haverá visitas guiadas, palestras onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer as produções e os lançamentos da HQ brasileira, reforçando assim a relevância desse seguimento literário no Brasil, tendo em vista que a mostra terá personagens cujas características são inspiradas nas socioculturais brasileiras. Entre os super-heróis nacionais, criações de quadrinistas das cinco regiões do país. Conheça na lista que segue:
Aline e Perseu (Tony Brandão),
Bombeiro Mascarado (Ruan Victor),
Beta Max (Hugo Maximo),
Cara-Unicórnio (Adri A),
Catalogador (Lancelott Martins),
Conector (Adalberto Bernardino),
Crânio (Francinildo Sena),
Diamante (Sandro Marcelo),
Escorpião de Prata (Eloyr Pacheco),
Guerreiros da Tempestade (Anísio Serrazul),
Hans Kalymor (Igor Martins de Menezes),
Invictos (Rafael Tavares),
Jaguara (Altemar Domingos),
Lagarto Negro (Gabriel Rocha),
Maximus (Alan Yango),
Menino Caranguejo (Chicolam),
Pajé (Fabiano Silva),
Penitente (Lorde Lobo),
Projeto Força BR (Chris Pereira),
Raio Negro (Gedeone Malagola),
Tatu-man (Bira Dantas),
Timerman (Fabiano Ferreira),
Velta (Emir Ribeiro),
Valkiria (Alex Mir e Alex Genaro),
Xamã (Eberton Ferreira).
Apoio e incentivo para a arte dos quadrinhos!
Os quadrinhos são reconhecidos como manifestação artística há muito tempo e é importante valorizar que o apoio e patrocínio em prol de iniciativas como essa é de suma importância ao segmento. Logo, vale reconhecer que o evento acontece graças ao patrocínio da Editora Kimera, que desde 2012 tem como meta publicar autores independentes. Em seu catálogo, títulos, literatura infantil e juvenil, poesia, religioso, romance, biográfico, culinária, universitário, técnico, autoajuda, e é claro, as HQs, que são publicadas pelo selo Kimera Quadrinhos. Conheça: @editorakimera.
Outro patrocínio é o da Rio Comics, uma iniciativa literária, cujo foco é gerar visibilidade para a produção nacional dos autores e ilustradores, do cenário independente. Conheça: @riocomics.
Além dos patrocínios citados, a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’ conta com o apoio da Vito Jóias, Portal ArteCult, PR Comunicação, Centro Cultural Correios RJ, Bigmau Produções e O Martelo Quadrinhos. Outro apoiador é o canal Grandes Heróis BR, um espaço no YouTube conduzido pelo quadrinista Lorde Lobo, onde são apresentadas as produções do universo do quadrinho nacional. Conheça: @GrandesHeroisBR.
Recomendamos…
A mostra ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’ terá início quinta-feira (21/12), e segue aberta para visitação de terça a sábado, até 24 de fevereiro de 2024, ou seja, uma excelente opção de entretenimento nas férias escolares e lembrando a exposição é gratuita e a censura é livre. #Recomendamos. – Michael Meneses!
DO GIBI AOS QUADRINHOS – OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS
SERVIÇO:
AUTORES: Coletiva.
ABERTURA: 20 de dezembro de 2023 às 16h
VISITAÇÃO: De 21 de dezembro de 2023 à 24 de fevereiro de 2024.
LOCAL: Centro Cultural Correios RJ – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Sala A – 3º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
DIAS e HORÁRIOS: Terça a sábado, das 12h às 19h
CURADORIA: Paula Ramagem e Raphael Gomide
DESIGN GRÁFICO: Maria Carolina Bastos Camacho
ASSESSORIA DE IMPRENSA: PR Comunicação e ArteCult
REALIZAÇÃO: ArteCult, QuadriMundi, Portfolio Dicas Culturais e Paula Ramagem.
ORGANIZAÇÃO: Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa
APOIO: Vito Jóias, Portal ArteCult, PR Comunicação, Centro Cultural Correios RJ, Canal Grandes Heróis BR, Bigmau Produções e O Martelo Quadrinhos.
PATROCÍNIO: Editora Kimera e Rio Comics.
ACESSIBILIDADE: Adaptado para pessoas cadeirantes.
EVENTO GRATUITO
CENSURA LIVRE!
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.