MECHANICS 30 ANOS!

Referência no rock independente brasileiro e comemorando 30 anos, a banda goiana Mechanics, segue com shows pelo Brasil. Nesta sexta-feira (22/11), apresentação em Goiânia, no sábado (23), show no Rio de Janeiro, com Dorsal Atlântica e Onda Errada HC, e no domingo (24), é a vez de Niterói/RJ com Dani Vallejo e Virias Fatal. Saiba mais, na matéria que segue.

MECHANICS TOUR DE 30 ANOS!

TEXTO: Michael Meneses!
FOTOS: Fredox Carvalho

Reconhecemos como “vitoriosa” uma banda independente brasileira que segue na ativa por cinco anos, porém, o que dizer de bandas que estão completando trinta anos de história? Adjetivar apenas como “vitoriosa” é no mínimo pouco!

Uma desses nomes, é a banda goiana Mechanics, que segue em atividade desde 1994, e que durante o mês de novembro realiza uma turnê comemorativa pelos seus 30 anos.

A tour já passou por São Paulo, Minas Gerais, Brasília e agora segue para o Rio de Janeiro (23), Niterói (24), João Pessoa/PB (29) e encerrando a tour, apresentação no Festival Do Sol, em Natal/RJ (cartaz ao lado), no dia 30 de novembro. Falando em Festival, a Mechanics foi a única banda que tocou em todas as 28 edições do Goiânia Noise Festival, o mais importante festival que acontece em Goiânia, cidade natal da banda e onde se apresenta na próxima sexta-feira (22), também com a Dorsal Atlântica e com a banda Spiritual Carnage. O show em Goiânia será no Centro Cultural Martin Cererê.

A turnê conta uma iniciativa da MMarte e Taboo Produções, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. 

Para essa turnê, todas os shows da Mechanics contarão com intérprete de Libras. Outra novidade, é que para promover a tour, a banda convidou o quadrinista gaúcho Diego Gerlach (Nóia, Pinacoderal e Alvorada dos Corações Macabros) – com cores do também quadrinista Tiago Holsi. “Nunca considerei os Mechanics uma simples banda de rock. Por mais visceral que seja o nosso som, é a busca por novos desafios estéticos a grande responsável por continuarmos na ativa após três décadas de existência”, confessa Márcio Jr.

Formada por Márcio Jr. (vocal), Katú Leão (guitarra), Nicolas Deretti (baixo) e Pedro Brito (bateria), a Mechanics traz influências de bandas como Stooges, MC5, Melvins, Mudhoney e da própria Dorsal Atlântica. Nesses trinta anos, a banda não apenas produziu suas músicas, como também se deu a possibilidade de agregar outras manifestações artísticas como literatura, cinema, quadrinhos, performances (parceria com o Grupo EmpreZa, coletivo de arte contemporânea da Universidade Federal de Goiás – UFG). Tudo na base do “Faça Você Mesmo” e dentro das inúmeras possibilidades oferecidas pelo underground.

Ao todo, a banda possui três álbuns, dois EPs, três compactos e uma fita-cassete e participou em várias coletâneas independentes. Um desses trabalhos unindo música e HQ é o álbum “Música para Antropomorfos” (2007), que rendeu exposição, performance, trilha sonora, filme de animação, e ganhou edições no Brasil, Portugal e na Colômbia e em 2025 o trabalho vai ganhar uma versão em vinil no Canadá.

Ao longo dos anos, a Mechanics já se apresentou em diversas cidades e capitais do Brasil, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Aracaju, Recife, Salvador, Natal, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília, o rendeu oportunidades de compartilhar palcos com bandas como; Mudhoney, Sepultura, Paul Di’Anno (Iron Maiden), Sérgio Dias (Mutantes), Nação Zumbi, Ratos de Porão, Marillion e Guitar Wolf, entre outros. 

MECHANICS IN RIO!

No Rio de Janeiro a banda faz duas apresentações, a primeira, na capital carioca, sábado (23), no La Esquina (Lapa) dividindo palco com a banda Onda Errada HC e com a Dorsal Atlântica, cuja última passagem no Rio, ocorreu em junho de 2023 e a Rock Press esteve presente (relembre), e este show com a Mechanics será uma oportunidade de “Guerrilha”.

Já o segundo show, será em Niterói, domingo (23), e acontece no Espaço Barricada em Niterói/RJ, onde divide o palco com Virias Fatal e com a cantora Dani Vallejo com quem conversamos em janeiro de 2024 (leia).

A Rock Press conversou com o músico Marcio Jr, (vocal da Mechanics) em live ocorrida em nosso Instagram, (assista aqui) no dia 5 de novembro, onde o músico falou desses 30 anos, dos shows e projetos que estão por vir.

Recomendamos…
Importante lembrar que as apresentações no Rio e em Niterói, vão começar cedo (não atrasem). Também lembramos que os ingressos para ambos os shows seguem a venda e que haverá stand com merchan, fortaleça adquirindo o material das bandas e consumindo no local. #Recomendamos – Michael Meneses!

MECHANICS – RIO DE JANEIRO E NITERÓI

SERVIÇO

RIO DE JANEIRO
ATRAÇÕES:
Mechanics + Dorsal Atlântica + Onda Errada HC
LOCAL: La Esquina – Av. Mem de Sá, 61, Lapa, Rio de Janeiro/RJ
DATA: Sábado, 23 de Novembro, às 18h
INGRESSOS: Antecipados com descontos no site da Sympla (AQUI) e no dia do show na bilheteria do La Esquina.
CLASSIFICAÇÃO: 18+

NITERÓI/RJ
ATRAÇÕES:
Mechanics + Dani Vallejo + Virias Fatal
LOCAL: Espaço Barricada – Av. Visconde do Rio Branco, 625 – Niterói/RJ
DATA: Domingo, 24 de Novembro, às 17h
INGRESSOS:

CLASSIFICAÇÃO: 18+


MICHAEL MENESES
 –
 É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza
... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube