MANESKIN: A revelação do Glam Rock Italiano!

Atração do Rock in Rio 2022, e apresentando um autêntico glam rock, os vencedores do festival Eurovisão da Canção de 2021 (um dos mais importantes da Europa), o Maneskin atingiu a nona posição nos charts globais do Spotify com “Zitti e Buoni”, tornando-a a primeira música italiana mais escutada em um único dia no mundo. 

TEXTO: Millena Borges
IMAGENS: Divulgação

Independente de estilos, o rock italiano sempre foi potente e revelou bons nomes como Cripple Bastards, Lacuna Coil, Le Orme, Locanda Delle Fate, Museo Rosenbach, Premiata Forneria Marconi… a lista é enorme. Agora, a música italiana chama a atenção do mundo com o glam rock da banda Maneskin que após vencer o Festival Eurovisão da Canção de 2021, um dos principais reality show voltado para música e com participantes de vários países do continente europeu. A banda rapidamente se espalhou pelo mundo. O quarteto formado por Damiano David (vocal), Thomas Raggi (guitarra), Victoria De Angelis (baixo) e Ethan Torchio (bateria) levou o prêmio para Itália após 31 anos. O País já havia ganho o festival em 1964 (com a canção “Non ho l’età per amarti” com Gigliola Cinquetti) e 1990 (Toto Cutugno com “Insieme: 1992”). “Zitti e Buoni”, a canção vencedora do Eurovisão, já chegou emplacando a nona posição nos charts globais do Spotify. A música também atingiu o 5º lugar nas 50 virais no Brasil, além de estar entre as 10 das mais escutadas de diferentes países europeus, como a Itália, Ucrânia, Lituânia e Alemanha. 

Das ruas para os palcos europeus

Nascida em 2015, em Roma, e formada pelos amigos de escola, Victoria e Thomas, com Damiano e Ethan se juntando ao duo logo em seguida. As primeiras apresentações da banda foram nas ruas de Roma e em clubes locais. O início do Maneskin é marcado pela vitória em seu primeiro concurso musical, Pulse. Este foi o momento em que a banda ganhou um nome. Måneskin significa “luz da lua” em dinamarquês, uma homenagem à descendência da baixista, Victoria. 
 
Logo os italianos começaram a ganhar reconhecimento no país de origem após ficarem em 2º lugar no programa musical X Factor em 2017. Neste mesmo ano, o quarteto lançou seu primeiro EP, “Chosen”, com sete músicas. Além do EP de estreia, o Maneskin possui dois álbuns de estúdio, Il Ballo Della Vita (2018) que contém as mais escutadas “Torna a Casa” e “Morirò da Re” e rendeu a oportunidade de abrir shows do Imagine Dragons em 2019 e apresentações pela Europa. O segundo play foi Teatro D’Ira – Vol. 1 (2021) que inclui “Zitti e Buoni”, “Coraline” e “I Wanna Be Your Slave”. 
 
Embora a banda possua influências que vão do classic rock, rap, reggae, pop e funk em seu som, Maneskin traz de volta a força do glam-rock. Com sons que variam de álbum para álbum, entre glam rock, rock alternativo e hard rock, afinal são claras as influências da banda pelo rock setentista, embora elas não se limitem a esse período. O que abre o leque para referências que vão que dos anos 60 aos 2010. Entre elas, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, Radiohead, Nirvana, David Bowie, Franz Ferdinand, Rolling Stones, The Doors, Red Hot Chili Peppers, Arctic Monkeys, Harry Styles e Bruno Mars.

Colecionando prêmios

Além dos prêmios, já citados acima, o Maneskin já possui uma interessante lista de conquistas. Após ganharem o 2º lugar no X Factor Italiano e assinarem contrato com a Sony Music em 2017, a banda chegou a vender 1 milhão de álbuns na Itália em 2018 e teve o disco Il Ballo Della Vita certificado como “triple platinum” pela Federação da Indústria Musical Italiana (FIMI). Neste mesmo ano, a banda produziu o documentário This Is Maneskine fez sua primeira turnê europeia, com cerca de 66 shows esgotados e 140 mil ingressos vendidos. 
 
No início de 2021, Maneskin conquistou o 1º lugar no Festival de Sanremo – um dos mais importantes eventos musicais do continente europeu e passaporte de entrada da banda para o Eurovisão. O reconhecimento de público e crítica alavancou, e o Maneskin chegou a esgotar seu merchandise em menos de 30 minutos após o início das vendas. 

Maneskin in Rio!

A banda é uma das atrações do palco mundo do Rock in Rio, no dia 8 de setembro, dividindo as atenções com Guns and Roses, The Offspring e o CPM22. Para muitos a banda deve ser o grande destaque da noite, e tem tudo para ser a grande cessação dessa edição do Rock in Rio 2022.

Recomendamos…

O Maneskin já possui mais de 100 milhões de streams com a faixa “Torna a Casa” no Spotify. Outros singles não ficam para trás: “Zitti e Buoni” coleciona 93 milhões de streams e “Morirò da Re” possui mais 86 milhões de reproduções. Sendo assim, fica a dica, ouça essa nova potência do rock italiano. – Millena Borges 

CONTATOS: 
SITE:
 https://www.maneskin.it/ 
TWITTER: https://www.twitter.com/thisismaneskin 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/maneskinofficial/ 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/M%C3%A5neskinOfficial/ 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/0lAWpj5szCSwM4rUMHYmrr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube