Cria de Niterói/RJ, Klitoria, vem ocupando a cena rock no Rio. A banda é uma das atrações desse sábado (20/01) do Festival Bonde Verão 2024, evento que segue acontecendo nos sábados do mês de janeiro no Pecado Mora Ao Lado (RJ). A Rock Press entrevistou a Klitoria na Coluna 1, 2, 3, 4…
KLITORIA: Atitude Made In Niterói/RJ
ENTREVISTA: Michael Meneses!
FOTOS: Divulgação
Em atividade desde 2022, a banda Klitoria é formada por Malu (bateria e vocal), Aline (baixo) Nina (guitarra) e Brayner (guitarra). Oriundos da cidade de Niterói/RJ, um celeiro muito importante para a cena rock no estado do Rio de Janeiro e brasileira, Niterói e cidades vizinhas, a região sempre revelou boas bandas e sediou eventos para todos os gostos, do underground ao mainstream, e isso sem falar que Niterói é a terra da lendária e saudosa Rádio Fluminense FM!
Segundo a própria banda, sua música traz influências que vão do pop punk ao metal-core e chegando ao punk californiano etc. E com essas referências, logo, há de se esperar por uma pegada forte no som e letras ácidas. E sim, é isso mesmo que a Klitoria entrega e aqueles que já assistiram a banda ao vivo sabem disso, destaque para a apresentação no Circo Voador (foto abaixo), na abertura para o show das meninas do Crypta no ano passado (2023).
Na base do “faça você mesmo” e de forma “Ao Vivo”, a banda gravou no Estúdio da Salvação, “190” (capa ao lado), foi o primeiro EP e veio ao mundo em novembro de 2022. Neste trabalho é possível conferir a música “Conteúdo Explícito ‘Laboratório’ – O Filme”, (assista aqui), cujo videoclipe teve como fonte de inspiração filmes clássicos de terror B.
A coluna 1, 2, 3, 4… do Portal Rock Press aproveitou a ocasião do show no Festival Bonde de Verão para bater um papo com a Klitoria que contou um pouco de sua histórias e as novidades da cena alternativa de Niterói/RJ. Se liga no papo na entrevista que segue…
1 – Rock Press/Michael Meneses: A banda teve início em 2022 e mesmo com pouco tempo já fez vários shows. Conta um pouco a história de vocês…
Malu/Klitoria: Começamos a partir da minha vontade de tocar bateria, comecei a fazer aulas com Brayner e logo já chamei Aline para começarmos uma banda. Graças ao convívio com tantas bandas na cidade de Niterói, conseguimos fazer muitas pontes e marcar vários shows aqui em Niterói e no Rio.
2 – ROCK PRESS: Segundo o release de vocês, o videoclipe da música “Conteúdo Explícito ‘Laboratório’ foi inspirado em m filmes clássicos de terror e perseguição. Por que dessa influência e quais as influências de vocês na temática das letras…
Malu: O gênero do terror sempre pairou entre nós e por isso queríamos incorporar essa temática na banda, essa tragicomédia do clipe é inspirado em filmes de bruxaria e slasher dos anos 80. A música veio antes da ideia do clipe, trazendo em sua letra da forma mais escrachada/cômica possível nossa revolta contra o patriarcado. A partir disso conseguimos desenvolver a ideia do clipe com esse conceito terror, trazendo a bruxaria como símbolo de resistência.
3 – ROCK PRESS: Vocês são crias de Niterói/RJ, cidade fluminense, que sempre foi uma força para o rock nacional. Como vocês estão vendo a cena independente de Niterói e dos municípios vizinhos?
Malu: A cena independente de Niterói está fervendo. Graças aos centros culturais e bandas que estão se movimentando e se unindo para isso, criando um circuito que se retroalimenta, misturando públicos, gêneros e alimentando o cenário cultural da cidade. Um movimento que visa a inclusão de mais mulheres, lgbtqiapn+, pessoas periféricas através de ambientes seguros e acolhedores. Alguns lugares que podemos citar são o Estúdio da Salvação, Espaço Barricada, São Dom Dom e a NEU. Algumas bandas que vale a pena conhecer da cidade que estão nesse circuito são Onda Errada HC, Dia de Greve, Peko, Resto Doom, Traquéia… etc.
4 – ROCK PRESS: Klitoria é uma das atrações do Bonde Festival 2024. Fale um pouco das bandas que vão dividir o palco com vocês?
Aline: Do line-up do Bonde Festival a gente já tocou com a Peko e é sempre maneiro, ela sempre agita o pessoal! A Pic-Nic e Peyote ainda não conhecemos, mas estou ansiosa para assistir aos shows, esse festival vai ser irado!
5 – ROCK PRESS: Finalizando, quais os planos para 2024 e deixe uma mensagem final aos leitores da Rock Press…
Brayner: Convidamos todos para o festival Bonde Music, estamos animados e esperando vocês e também para conhecer a nossa cena linda aqui da cidade de Niterói. Valeu galera da Rock Press pela oportunidade de espalhar nosso trabalho e poder trocar essa ideia. Nos vemos nos shows! ROCK!
Recomendamos…
Falando em shows, a banda tem duas apresentações para o mês de janeiro, como já falamos, a Klitoria é uma das atrações da terceira noite do Bonde Verão Festival 2024 e que acontece nesse sábado (20/01), o evento ainda conta com shows das bandas Peyote, Pic-Nic e Pek0. (Veja programação, abaixo). Já no dia 27 de janeiro, a banda divide o palco com Fuck Youth e com Flicts (SP) no tradicional Janeiro Infernal, evento que acontece anualmente na Audio Rebel. #Recomendamos. – Michael Meneses!
CONTATOS KLITORIA:
INSTAGRAM: @klitor1a
E-MAIL: klitoria666@gmail.com
LINKTREE: https://linktr.ee/klitor1a
YOUTUBE: https://youtube.com/@klitoria?
SPOTIFY: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6ZcBrmXna1JNUvHPH1X6ml?si=U5kbzdNjT1-xc4GXYMJNeQ
FESTIVAL BONDE VERÃO 2024!
Rock nos sábados de janeiro no
Bar O Pecado Mora Ao Lado (RJ)
O ano de 2024 segue frenético, com vários shows pipocando pelo Rio de Janeiro. Uma das opções é o Festival Bonde Verão, evento que vem acontecendo todos os sábados de janeiro, no bar O Pecado Mora ao Lado, na Praça da Bandeira, na zona norte carioca, sempre a partir das 19h.
O ponta pé inicial ocorreu no dia 6 de janeiro, com as bandas Habitantes de Lugar Nenhum, A Última Gangue, Miçanga e NoSunnyDayZ (leia entrevista com a banda aqui), já no dia 13, foi a vez das bandas Chucky Ramirez + Impietus + Estranhos Românticos + Prefeitura do Rio (Se liga na entrevista com a banda aqui).
Confira a programação dos dois próximos sábados:
20 de Janeiro: Peyote + Pic-Nic + Pek0 + Klitoria
27 de Janeiro: Hungry Jackalz + Gran Mostarda + Dani Vallejo + 808 Punks
SERVIÇO:
LOCAL: O Pecado Mora ao Lado – Rua Hilário Ribeiro, 196 – Praça da Bandeira – RJ/RJ
DATA: Todos os sábados de janeiro de 2024 às 19h.
INGRESSOS: Antecipados no site Eventbrite (aqui) e no dia dos shows na bilheteria do O Pecado Mora ao Lado.
IMPORTANTE: PCDs com identificação oficial não pagam entrada.
APOIO: Selo Cultural Parayba Records, Radio Rota 220, Portal Rock Press, Agenda Rock, Movimento Flametal, e The Bridge
PRODUÇÃO e INFO: Bonde Music
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.
Respostas de 2