FESTIVAL DO RIO 2022: O Reencontro com o Público!

Reunindo mais de 200 produções do cinema nacional e internacional, teve início no Rio de Janeiro, a edição 2022 do Festival do Rio. O evento é uma das maiores mostras de cinema da América Latina e segue até o dia 16 de outubro. Nesta edição, haverá exibições gratuitas na praia e homenagens. A música marca presença no festival com filmes sobre Beth Carvalho, Elis e Tom, Fausto Fawcett, Belchior, Miúcha, Cesária Évora e Leonard Cohen, entre outros. 

TEXTO MICHAEL MENESES
FOTOS: Divulgação

Reunindo mais de 200 produções do cinema nacional e internacional, teve início no Rio de Janeiro, a edição 2022 do Festival do Rio. O evento é uma das maiores mostras de cinema da América Latina e segue até o dia 16 de outubro. Nesta edição, haverá exibições gratuitas na praia e homenagens. A música marca presença no festival com filmes sobre Beth Carvalho, Elis e Tom, Fausto Fawcett, Belchior, Miúcha, Cesária Évora e Leonard Cohen, entre outros. 

Depois de dois anos de pandemia, o Festival do Rio está de volta de forma presencial nas salas de cinema da cidade. O evento teve início hoje (06/10) com “Império da Luz”, novo filme de Sam Mendes (vencedor do Oscar com Beleza Americana). A exibição aconteceu no Cine Odeon (Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro), na Cinelândia, A sala que voltou a funcionar, vai receber noites de gala de filmes internacionais e nacionais Hors Concours.

Parte do calendário cultural do Rio de Janeiro, o Festival do Rio acontece desde 1999, e ao longo dos anos foram exibidos cerca de 7 mil longas, entre os quais, obras premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros festivais. Muito além de ser formador de público, o festival também é uma oportunidade de trabalho para muita gente, gerando empregos, diretos e indiretamente.

Na edição 2022, entre longas e curtas, ficções e documentários, serão mais de 200 títulos nacionais e internacionais. As exibições acontecem em salas do centro, da zona sul carioca e da cidade de Niterói. O que é de se lamentar, pois valeria a pena que o festival se estendesse ao subúrbio e ocupasse salas e centros culturais da zona norte, oeste e da Baixada Fluminense. Falando em zona sul, esta edição, marca o retorno do Cinema na Praia, que exibirá filmes de censura livre e entrada franca. Entre os filmes, destaque para “2 filhos de Francisco”, uma homenagem ao diretor Breno Silveira, que faleceu em maio último.

A edição 2022 do Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Sec. Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ e apoio institucional da FIRJAN. A iniciativa é uma realização da Cinema do Rio.

Serão filmes para todos os gostos, clássicos, terror, ficção-cientifica, drama, músicas, os queridinhos (ou não) da crítica, longas estrangeiros exibidos em principais festivais pelo mundo, e os filmes que concorrem ao Troféu Redentor. A novidade desse ano são as novas categorias da Première Brasil, Midnight Movies e Prêmio Félix. Também haverá debates, e nas sessões do RioMarket, profissionais do audiovisual discutem as tendências do mercado. O Festival do Rio fica em cartaz até o dia 16 de outubro.

CLÁSSICOS, TERROR…

O cinema de terror marca presença no Festival do Rio com clássicos e lançamentos como Piggy (Piggy), de Carlota Pereda; O Menu (The Menu), de Mark Mylod com Ralph Fiennes; Halloween Ends (Halloween Ends), de David Gordon Green; Oldboy (Oldboy), de Park Chan-Wook; e Grito de Horror (The Howling), de Joe Dante. 

Agora, sabe aqueles filmes que assistimos no cinema, alugamos em VHS, passou na TV, temos o DVD na videoteca e nunca cansamos de rever? Esses são alguns dos clássicos do festival como: “E.T, o extraterrestre” com cópia remasterizada, “Priscila, a Rainha do Deserto” e “Oldboy”. Já o cinema nacional marca presença com: “O Pagador de Promessas” e “Assalto ao trem pagador”. 

A música marca presença no Festival do Rio

Vista como uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil terá uma série de filmes sobre música na edição 2022 do Festival do Rio. A música também está presente na mostra Itinerários Únicos. Entre documentários, cinebiografias e musicais. Teremos como destaque os filmes:

“Fausto Fawcett na Cabeça” – Com direção de Victor Lopes e produção da TV Zero, o filme está na mostra competitiva da Première Brasil. Definido como um filme-transe, o longa apresenta o cantor, poeta e compositor de hits, como “Kátia Flávia” e “Rio 40 Graus”.

“Belchior – apenas um coração selvagem” – Documentário com direção de Natália Dias, Camilo Cavalcanti. Nos últimos anos a obra de Belchior vem sendo descoberta e redescoberta por meu de lançamentos em discos de vinil e pela biografia “Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior” de autoria de Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti e publicado pela Sonora Editora. Esse doc chegou para somar!

“De você fiz meu samba” – Com direção de Isabel Nascimento Silva, o documentário acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca, mulheres que se tornaram guardiãs de parte da memória da musical brasileira.

“Elis & Tom, só tinha de ser com você” – Com exibição no Cine Odeon Claro, esse documentário se passa em fevereiro de 1974, na cidade de Los Angeles/EUA, e narra o encontro entre Elis Regina e Tom Jobim e que rendeu o álbum emblemático “Tom & Elis”.

“Êra Punk!” – Dirigido por Flávio Galvão, terá exibição na Estação Net Gávea. Um filme importante para o Brasil dos dias atuais e que tanto precisa da força das manifestações punks em prol da liberdade e na luta contra o fascismo.

“Cesária Évora” – Dirigido por Ana Sofia Fonseca, esse documentário apresenta a história da cantora cabo-verdiana e de origem humilde que ficou conhecida como rainha da morna ou a diva dos pés descalços. 

“Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song” – Dirigido por Daniel Geller e Dayna Goldfine. Segundo o release enviado pela assessoria do festival, o filme retrata o músico Leonard Cohen em três prismas: o compositor e sua época; a jornada dramática da canção Hallelujah, da rejeição da gravadora ao sucesso no topo das paradas; e testemunhos comoventes de grandes artistas para os quais sua icônica canção tornou-se referência pessoal. 

“Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho” – A história da “Madrinha do Samba”, Beth Carvalho, que ajudou a revelar nomes do samba e do pagode. O documentário reúne imagens de um vasto acervo pessoal e em variadas mídias, como, super-8, vhs, mini-dv e áudios resgatados de fitas k7.

“Elton Medeiros: o sol nascerá” – O samba segue na programação com esse filme sobre um dos seus mais importantes compositores. Parceiro de Paulinho da Viola, Cartola, Zé Ketti, Hermínio Bello de Carvalho, entre outros. Elton Medeiros foi protagonista e testemunha de momentos históricos do samba e da MPB. Como o nascimento das escolas de samba, da Gafieira, da música negra e contém depoimentos a Vidal Assis, seu último parceiro.

“Miucha, a voz da Bossa Nova” – Dirigido por Daniel Zarbos e Liliane Mutti, incluído na categoria Hors Concurs.  Fazendo uso de gravações caseiras, depoimentos de familiares e amigos, arquivos pessoais e entre outras coisas, o filme apresenta um pouco da vida de Miúcha, ao lado de seu marido João Gilberto, entre as décadas de 1960-70 as na época que moravam nos Estados Unidos, e na Cidade do México.

RECOMENDAMOS…
Depois de dois anos de edições que ocorreram em meio ao isolamento social e da pandemia, é muito importante a presença do público no Festival do Rio 2022. A programação, horários e ingressos pode ser conferida no site oficial do Festival (AQUI). Lembramos, cinema faz pensar, e no momento que vivemos, pensar é um ato de resistência! – Michael Meneses

REDES SOCIAIS:
Twitter: https://twitter.com/festivaldorio
Instagram: https://www.instagram.com/festivaldorio/
YouTube: https://www.youtube.com/user/FestivaldoRio
Facebook: https://www.facebook.com/festivaldecinemadorio

SELEÇÃO COMPLETA DE FILMES DA PREMIERE BRASIL 2022: PREMIÈRE BRASIL: COMPETITIVAS

LONGAS FICÇÃO
Bem-Vinda, Violeta, de Fernando Fraiha, 109′ (RJ) World Premiere
Bocaina, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa, 70′ (RJ) World Premiere
Carvão, de Carolina Markowiczs,108′ (SP) Premiere Nacional
Fogaréu, de Flávia Neves, 100′ (RJ) Premiere Nacional
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, 153′ (DF) Premiere Nacional
Paloma, de Marcelo Gomes, 97′ (PE) Premiere Nacional
Paterno, de Marcelo Lordello, 110′ (PE)
Perlimps, de Alê Abreu, 80′ (SP) Premiere Nacional
Propriedade, de Daniel Bandeira, 100′ (PE) World Premiere
Regra 34, de Julia Murat, 100′ (RJ) Premiere Nacional
Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, 75′ (RJ) World Premiere

LONGAS DOCUMENTÁRIOS
7 Cortes de Cabelo no Congo,
de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi, 90′ (RJ)
A Assembleia – Brasil, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim, 75′ (SP) World Premiere
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente, 107′ (RJ) World Premiere
Exu e o Universo, de Thiago Zanato, 85′ (SP) World Premiere
Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes, 103′ (SP) World Premiere
Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie, 84′ (SP) World Premiere
Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor, de Luis Carlos de Alencar, 105′ (RJ) World Premiere
Nossa Pátria Está Onde Somos Amados, de Felipe Hirsch, 102′ (SP) World Premiere
Sociedade do Medo, de Adriana Dutra, 76′ (RJ) World Premiere

CURTAS
Abscesso,
de Bianca Iatallese, 15’ (SP)
Big Bang, de Carlos Segundo, 14′ (MG)
Cinema Vivo, de Chris MN, 7′ (RJ)
Contando Aviões, de Fabio Rodrigo, 15′ (SP)
Escasso, de Gabriela Gaia Meirelles, 15′ (RJ)
Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo, 15′ (BA)
Kokoro – de coração a coração, de André Hayato Saito, 15′ (SP)
Mulheres Árvore, de Wara, 15′(CE)
Peixes não se afogam, de Anna Azevedo, 15′ (RJ)
O Senhor do Trem, de Aída Queiroz e Cesar Coelho, 11’ (RJ)
Último Domingo, de Joana Claude, Renan Barbosa Brandão 15′ (RJ)
Selfie, de Alex Sernambi, 14’ (RS)
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade, 15′ (SC)
Tiro de Misericórdia, de Augusto Barros, 15′ (MG)

PREMIÈRE BRASIL – NOVOS RUMOS
COMPETIÇÃO LONGAS
A Cozinha,
de Johnny Massaro, 61′, fic (RJ) World Premiere
A Filha do Caos, de Juan Posada, 75′, fic (RJ) World Premiere
Canção ao Longe, de Clarissa Campolina, 76′, fic (MG) World Premiere
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zaumpaulo, 60′ (SP)
O Acidente, de Bruno Carboni, 95′, fic (RS)
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre 94′, fic (SP) Premiere Nacional
Lilith, de Bruno Safadi, 80 ?, fic (RJ) World Premiere
Ciclo, de Ian SBF, 87’, fic (RJ) World Premiere

COMPETIÇÃO CURTAS
Aluísio,
o Silêncio e o Mar, de Luiz Carlos Vasconcellos, 18′ (PB)
Caminhos Afrodiaspóricos do Recôncavo da Guanabara, de Wagner Novais, 20 ?
Curupira e a máquina do destino, de Janaína Wagner, 25´ (SP)
E nada mais disse, de Júlia Menna Barreto, 18´
Entre a Colônia e as Estrelas, de Lorran Dias, 49´
Êra Punk, de Flávio Galvão, 25´(SP)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, 20’(RJ)
Iceberg, de Will Domingos, 25´(RJ)

HORS CONCOURS
Abestalhados 2,
de Marcos Jorge, Marcelo Botta, 95’, fic (SP) World Premiere
Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz, 115´, doc (RJ) World Premiere
A Praga, de José Mojica Marins + A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo,
Matheus Sundfeld, Pedro Junqueira, 69´ (SP)
Derrapada, de Pedro Amorim, 103´, fic (RJ) World Premiere
Down Quixote, de Leonardo Cortez, 105´, fic (SP) World Premiere
Miucha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, 98′ (RJ) World Premiere
O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte, 115′, fic (RJ)
Pérola, de Murilo Benício, 91′, fic (RJ) World Premiere

NOVOS RUMOS / HORS CONCOURS
Domingo à noite,
de André Bushatsky, 87´, fic (SP) World Premiere

PREMIERE BRASIL: O ESTADO DAS COISAS
Boicote, de Julia Bacha,
73´, doc World Premiere
Corpolítica, de Pedro Henrique França, 102´, doc (SP) Premiere Nacional
Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun, 75′, doc (RJ) Premiere Nacional
Fio do Afeto, de Bianca Lenti, 72´, doc (RJ) World Premiere
Palco de Luta, de Iberê Carvalho, 71´, doc (DF) World Premiere
Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado, de Maria Clara Parente, 72′, doc (RJ) World Premiere
Um Tiro no Escuro, de Paulo Ferreira, 108´, doc (RJ) World Premiere

CURTAS:
Romão,
de Clementino Júnior, 10′ (RJ)
Socorro, de Susanna Lira, 16′ (RJ)
Sinfonia da Vacina, de Guilherme Coelho e Julia De Simoni, 11′ (RJ)
Tekoha, de Carlos Adriano, 14′ (SP)

PREMIERE BRASIL: RETRATOS
Belchior – Apenas um Coração Selvagem,
de Natália Dias, Camilo Cavalcanti, 90´ (RJ)
Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa, de Bernardo Pinheiro, 74´ (RJ) World Premiere
De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva, 72´ (RJ) World Premiere
Elis & Tom, só tinha de ser com você, de Roberto de Oliveira 90´ (RJ) World Premiere
Elton Medeiros: o sol nascerá, de Pedro Murad, 96´ (RJ)
Luzes Mulheres Ação, de Eunice Gutman, 85´, (RJ) World Premiere
Otto: de trás p/ diante, de Helena Lara Resende, Marcos Ribeiro, 77´ (RJ) World Premiere
Quando a Coisa Vira Outra, de Marcio de Andrade, 94´ (DF) World Premiere

PREMIERE BRASIL: ESPECIAL CLÁSSICOS
Assalto ao trem pagador,
de Roberto Farias, 90’, fic
O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, 97’, fic

OUTRAS MOSTRAS:
MIDNIGHT
O País da Pornochanchada,
de Adolfo Lachtermacher, 75’ (RJ) doc World Premiere

MOSTRA PANORAMA
Briga entre Irmãos (Brother and Sister) – De Arnaud Desplechin
França 2022 108’ 14 Francês Cannes 2022
Com Marion Cotillard, Melvil Poupaud, Golshifteh Farahani, Benjamin Siksou, Patrick Timsit
Alice e Louis são irmãos. Ela é atriz, ele professor e poeta. Alice odeia o irmão e eles não se falam e se evitam há aproximadamente vinte anos, mas um grave acidente com seus pais força o reencontro. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Uma Noite em Haifa (Laila in Haifa) – De Amos Gitai
Israel, França 2020 99′ 14 Hebraico, Árabe, Inglês Veneza 2020
Com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi, Naama Preis, Tashi Haveli
Durante uma noite fatídica na cidade portuária de Haifa, as histórias de cinco mulheres se entrelaçam em um clube onde israelenses e palestinos se encontram e se relacionam. Seleção oficial do Festival de Veneza 2020. Panorama FIC

Daliland: A vida de Salvador Dalí (Daliland) – De Mary Harron
Estados Unidos, Reino Unido 2022 104′ 14 Inglês TIFF – Closing Night Section
Com Ben Kingsley, Ezra Miller, Barbara Sukowa, Christopher Briney, Rupert Graves
No ano de 1973, James é um assistente de galeria que ajuda o excêntrico pintor Salvador Dalí a se preparar para uma grande mostra em Nova York. Em vez de aprender com um dos maiores artistas do século XX, ele é arrastado para um mundo de dinheiro, festas, brigas, farsas e intrigas, acompanhando de perto a intensa relação entre o espanhol e sua esposa, Gala. Panorama FIC

Love Life (Love Life) – De Kôji Fukada
Japão, França 2022 123′ 12 Japonês Veneza 2022, TIFF 2022
Venice 2022 – Competition, TIFF 2022
Com Fumino Kimura, Kento Nagayama, Tetta Shimada, Atom Sunada, Hirona Yamazaki
Taeko e o marido, Jiro, vivem pacificamente com seu filho, quando um acidente faz o pai distante do menino ressurgir. Para lidar com a dor e a culpa, Taeko decide ajudar o homem surdo e sem-teto. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

Em Viagem, o Papa (In Viaggio) – De Gianfranco Rosi
Itália 2022 77′ L Italiano, Espanhol, Inglês
Com Papa Francisco
Em nove anos de pontificado, o Papa Francisco fez 37 viagens, visitando 53 países. Seus itinerários seguem o fio dos temas centrais do nosso tempo: pobreza, meio ambiente, migração, paz e solidariedade. Numa espécie de Via Sacra, Francisco testemunha o sofrimento do mundo e experimenta a dificuldade de fazer mais, para além do conforto oferecido por suas palavras e sua presença. O cineasta Gianfranco Rosi segue seus passos e cria um diálogo entre seus registros e os arquivos das jornadas do religioso. Panorama DOC.

Devoro Seu Coração (Burning Hearts) – De Pippo Mezzapesa
Itália 2022 115′ 14 Italiano Venice 2022 – Horizons
Com Elodie, Francesco Patanè, Michele Placido, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno
Em Puglia, as terras do Gargano são disputadas por criminosos que defendem valores arcaicos. No contexto, o amor proibido entre o herdeiro Malatesta, Andrea, e a esposa do chefe Camporeale, Marilena, desperta o ódio de das famílias. Exibido no Festival de Veneza de 2022. Panorama FIC

Nostalgia (Nostalgia) – De Mario Martone
Itália, França 2022 118’ 14 Italiano, Árabe Cannes 2022 – Official Competition
Com Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi
Após quarenta anos longe de casa, Felice retorna ao lugar onde nasceu, no centro de Nápoles, e redescobre os lugares em que andava, os códigos do bairro e um passado que o devora. Baseado no romance homônimo, de Ermanno Rea (1927 – 2016). Seleção oficial do Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

O Senhor das Formigas (Lord of the Ants) – De Gianni Amelio
Itália 2022 134′ 14 Italiano Venice – Competition
Com Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese
A história do poeta, ensaísta, dramaturgo, diretor e intelectual italiano Aldo Braibanti
(1922-2014), que nos anos 1960 foi condenado pelo envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos, provocando uma grande controvérsia pública. Entre acusadores e apoiadores exaltados, um jornalista dedica-se a investigar a verdade. Baseado em fatos reais. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

Revoir Paris (Paris Memories) – De Alice Winocour
França 2022 103′ 14 Francês, Inglês Cannes – Quinzaine des réalisateurs, TIFF 2022 – Gala Presentations
Com Virginie Efira, Benoît Magimel, Grégoire Colin
Três meses depois de sobreviver a um ataque terrorista em um bistrô parisiense, Mia ainda está traumatizada e incapaz de se lembrar dos acontecimentos. Em um esforço para finalmente seguir em frente, ela investiga suas memórias e refaz seus passos. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Operação Hunt (Hunt) – De Lee Jung-jae
Coreia do Sul 2022 131′ 16 Coreano, Inglês Cannes 2022, TIFF 2022
Com Lee Jung-jae, Jung Woo-sung, Jeon Hye-jin, Heo Sung-tae
Década de 1980. Quando a ditadura militar atinge seu auge na Coreia do Sul, Park Pyong-ho e Kim Jeong-do, grandes nomes da Agência de Segurança Nacional, caçam um espião norte-coreano infiltrado. Enquanto tentam cumprir a missão, os dois se tornam cada vez mais conscientes das verdades sombrias de seu próprio país. Exibido no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Túnica Turquesa (The Blue Caftan) – De Maryam Touzani
França, Marrocos, Bélgica 2022 124′ 12 Árabe Cannes 2022 – Un Certain Regard
Com Lubna Azabal, Saleh Bakri, Ayoub Messioui
Halim é casado com Mina, com quem administra uma tradicional loja de caftans na medina de Salé, no Marrocos. O casal sempre conviveu com a homossexualidade de Halim, que ele aprendeu a manter em segredo. Uma doença de Mina e a chegada de um dedicado jovem aprendiz, no entanto, perturbam o equilíbrio da família. Exibido na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Padre Pio (Padre Pio) – De Abel Ferrara
Itália, Alemanha, Reino Unido 2022 104′ 16 Italiano, Inglês
Com Shia LaBeouf, Cristina Chiriac, Marco Leonardi, Asia Argento, Vincenzo Crea
Os primeiros passos de um dos mais populares santos da igreja católica italiana, o Padre Pio. Em seus anos iniciais de dedicação, ele ameniza as tensões entre socialistas e comunistas na região da Apúlia e ganha cada vez mais notoriedade, ao mesmo tempo em que passa a ser atormentado por visões conforme a violência local cresce. Exibido na Giornate degli Autori no Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

The Banshees of Inesherin (The Banshees of Inesherin) – De Martin McDonagh
Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos 2022 109′ 16 Inglês Veneza 2022, TIFF 2022 – Special Presentations
Com Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan, Kerry Condon
Em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda, Pádraic e Colm são melhores amigos de longa data. Certo dia, Colm decide por fim na amizade repentinamente e a decisão gera consequências alarmantes para ambos. Prêmios de melhor ator, para Colin Farrell, e melhor roteiro no Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

Quando não há mais ondas (When The Waves Are Gone) – De Lav Diaz
Filipinas, Dinamarca, Portugal 2022 187′ 14 Filipino Venice – Out of Competition
Com John Lloyd Cruz, Ronnie Lazaro, Shamaine Buencamino, Don Melvin Boongaling
O tenente Hermes Papauran é considerado o melhor detetive de Manila. Sua saúde física e mental, no entanto, é minada pelos atos brutais que geram prestígio. O estresse provoca manchas no seu corpo e o faz pensar em aposentar. Paralelamente, um ex-colega de investigações está saindo da prisão depois de dez anos com um objetivo: vingar-se de Hermes. Exibido no Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

O Julgamento dos Nazistas de Kiev (The Kiev Trial) – De Sergey Loznitsa
Países Baixos, Ucrânia 2022 106’ 14 Russo, Ucraniano, Alemão Veneza 2022 – Out of Competition
Kiev, 1946. Com imagens inéditas, Sergei Loznitsa recria passagens fundamentais do julgamento de nazistas no pós-guerra. Também conhecido como “Kiev Nuremberg”, foi um dos primeiros a condenar militares alemães pela deportação, detenção e execução de milhares de ucranianos. Exibido no Festival de Veneza 2022. Panorama DOC

O Menu (The Menu) – De Mark Mylod
Estados Unidos 2022 107′ 16 Inglês TIFF 2022
Com Ralph Fiennes, Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult, Hong Chau, Janet McTeer
Um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota, onde o aclamado chef prepara um arrojado menu com algumas surpresas chocantes. Panorama FIC

A Acusação (The Accusation) – De Yvan Attal
França 2021 138′ 16 Francês César 2022
Com Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg, Pierre Arditi, Mathieu Kassovitz
Um jovem é acusado de ter estuprado uma jovem. Quem é este jovem e quem é esta jovem? Ele é culpado ou inocente? Ela é uma vítima ou apenas busca vingança, como afirma o réu? Os protagonistas, suas famílias e amigos verão suas vidas, convicções e certezas despedaçadas. Será que existe apenas uma verdade? Panorama FIC

Peter von Kant (Peter von Kant) – De François Ozon
França, Bélgica 2022 86′ 16 Francês, Alemão Berlim 2022, San Sebastián 2022
Com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia, Hanna Schygulla, Stefan Crepon
Peter von Kant é um diretor de cinema que mora com o assistente, Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, atriz que foi sua musa por anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e oferece seu apartamento como abrigo, além de ajuda para inseri-lo na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas, assim que ganha fama, Amir larga Peter. Inspirado em As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), de Rainer Werner Fassbinder. Seleção oficial do Festival de Berlim 2022. Panorama FIC

O Mundo de Ontem (The World of Yesterday) – De Diastème
França 2022 89′ 14 Francês
Com Léa Drucker, Denis Podalydès, Alban Lenoir, Benjamin Biolay, Jacques Weber
Élisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L’Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história. Panorama FIC

Nossa Senhora do Nilo (Our Lady of the Nile) – De Atiq Rahimi
França, Bélgica, Ruanda 2019 93′ 16 Francês, Quiniaruanda BERLIM 2020, TIFF 2019
Com Amanda Mugabekazi, Albina Kirenga, Pascal Greggory
Ruanda, 1973. Num colégio interno católico de prestígio, garotas adolescentes são preparadas para a vida adulta de elite. Elas compartilham o quarto, os sonhos e as preocupações. Exibido no Festival de Berlim 2020. Panorama FIC

O Tesouro do Pequeno Nicolau (Little Nicholas’ Treasure) – De Julien Rappeneau
França 2021 104′ L Francês Cleveland International Film Festival 2022
Com Ilan Debrabant, Jean-Paul Rouve, Audrey Lamy, Pierre Arditi, Grégory Gadebois
Nicolau tem um grupo de amigos inseparáveis, conhecido como “Os Invencíveis”, e vive um mundo perfeito. Sua felicidade, no entanto, está em risco, porque seu pai é promovido e a família terá que se mudar para o sul da França. Buscando evitar o terrível afastamento, “Os Invencíveis” bolam uma caça ao tesouro. Panorama FIC

Good Night Oppy (Good Night Oppy) – De Ryan White
Estados Unidos 2022 105′ 10 Inglês TIFF 2022 – Special Presentations
Good Night Oppy é um documentário que acompanha Opportunity, um robô explorador da superfície de Marte carinhosamente apelidado de Oppy por seus criadores e cientistas da NASA. Originalmente, esperava-se que Oppy vivesse apenas 90 dias, mas ela explorou Marte por quase 15 anos. Panorama DOC

Um Casal: Sophia e Tolstói (A Couple) – De Frederick Wiseman
França, Estados Unidos 2022 64′ L Francês Venice – Competition Nathalie Boutefeu
A história do longo relacionamento entre um homem e uma mulher. O homem é Leo Tolstói. A mulher, sua esposa, Sophia. Casados por 36 anos, tiveram 13 filhos. Mantinham diários individuais e viviam na mesma casa, mas frequentemente escreviam cartas um ao outro. O filme é um monólogo de Sophia sobre as dores e delícias da vida a dois, inspirado nos escritos íntimos do casal. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

Notre-Dame em Chamas (Notre-Dame on Fire) – De Jean-Jacques Annaud
França 2022 110′ 12 Francês
Com Samuel Labarthe, Jérémie Laheurte, Chloé Jouannet, Pierre Lottin
Primeiro filme sobre o trágico incêndio da Catedral de Notre-Dame. O longa recria os eventos do dia 15 de abril de 2019, com foco nos atos heroicos de homens e mulheres que arriscaram suas vidas num impressionante esforço de resgate. Panorama FIC

Mali Twist (Mali Twist) – De Robert Guédiguian
França, Canadá, Senegal 2021 129′ 10 Francês, Bambara Valladolid International Film Festival 2021
Com Stéphane Bak, Alice Da Luz, Saabo Balde, Bakary Diombera
Nos anos 60, após o Mali conquistar sua independência, jovem socialista se apaixona por uma jovem que foge de um casamento arranjado. Ambos escapam, buscando um futuro melhor, mas perseguições e desilusões deixam tudo difícil. Panorama FIC

Walk Up (Walk Up) – De Hong Sangsoo
Coreia do Sul 2022 97′ 10 Coreano TIFF 2022 – Special presentations, San Sebastian 2022 – Competition
Com Kwon Haehyo, Lee Hyeyoung, Song Sunmi
Acompanhado da filha que não via há anos, um diretor de cinema visita o prédio de uma designer de interiores. A jovem quer seguir essa carreira e a dona os leva numa visita cômodo a cômodo, andar a andar. Panorama FIC

Um Ano, Uma Noite (One Year, One Night) – De Isaki Lacuesta
Espanha, França 2022 130′ 14 Francês Berlin – Competition
Com Nahuel Pérez Biscayart, Noémie Merlant, Quim Gutiérrez, Alba Guilera, Natalia de Molina
Céline e Ramón estavam dentro do Bataclan na noite em que a casa de shows parisiense foi alvo de um atentado terrorista, em novembro de 2015. Eles sobrevivem à tragédia, mas ficam marcados para sempre. Preso às lembranças, Ramón tem crises de pânico e ansiedade que o impedem de voltar ao trabalho. Céline, por outro lado, se nega a conversar sobre o assunto e esconde dos amigos o fato de ter vivenciado o massacre. Baseado no livro de memórias de Ramón González, Paz, Amor y Death Metal. Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2022. Panorama FIC

As Bestas (The Beasts) – De Rodrigo Sorogoyen
Espanha, França 2022 137′ 14 Espanhol, Francês
Cannes 2022 – Première, San Sebastian 2022 – Perlak, Submissão Espanha ao Oscar 2023
Com Marina Foïs, Denis Ménochet, Luis Zahera, Diego Anido, Marie Colomb
Um casal francês se muda para uma vila no interior da Galícia, buscando proximidade com a natureza. Eles levam uma vida sossegada, plantam vegetais e recuperam casas abandonadas, mas não têm uma boa relação com os outros habitantes. Uma recusa, especificamente, acentua o desentendimento com dois irmãos da vizinhança, levando a situação ao limite. Exibido no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Chegaram à noite (What Lucia Saw) – De Imanol Uribe
Espanha, Colômbia 2021 107′ 14 Espanhol Málaga Film Festival
Com Juana Acosta, Karra Elejalde, Juan Carlos Martínez, Carmelo Gómez
Madrugada de 16 de novembro de 1989. Em plena guerra civil salvadorenha, seis sacerdotes jesuítas, professores universitários, e duas empregadas são assassinados na Universidad Centroamericana José Simeón Cañas (UCA), em San Salvador. A notícia tem imediata repercussão internacional e o governo acusa guerrilheiros pela barbárie. Uma testemunha, no entanto, sabe que não foram eles. Funcionária da limpeza na UCA, Lucía viu militares cometendo os assassinatos e precisa escolher entre contar a verdade e proteger sua família. Baseado em fatos reais. Panorama FIC

As histórias de meu pai (My Father’s Stories) – De Jean-Pierre Améris
França 2020 105′ 14 Francês Ventana Sur 2020 – European Screenings
Com Benoît Poelvoorde, Audrey Dana, Jules Lefebvres, Laurent Maurel, Tom Lévy
Lyon, 1961. A Guerra da Argélia se aproxima do fim. Emile, 12 anos, vive na companhia da mãe e do pai, este último um mitômano que encarna para o filho diversas profissões, dentre as quais, conselheiro do general Charles De Gaulle, presidente da França. A vida do menino se complica quando o pai lhe passa supostas missões secretas e perigosas para ajudar a Argélia. Panorama FIC

EO (EO) – De Jerzy Skolimowski
Polônia, Itália 2022 88′ 14 Polonês, Italiano Cannes 2022 – Prêmio do Júri
Com Sandra Drzymalska, Mateusz Kosciukiewicz, Lorenzo Zurzolo, Isabelle Huppert
EO é uma fábula que mostra a Europa contemporânea pelos olhos de um burro cinza. Dotado de espírito curioso e olhar melancólico, ele vive como artista de circo antes de embarcar numa jornada incrível que passa pela Itália e pela Polônia. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Meu filho é um craque ( Of Loves & Lies) – De Julien Rappeneau
França 2019 105′ 12 Francês
Com François Damiens, Maleaume Paquin, André Dussollier, Ludivine Sagnier, Laetitia Dosch
Filho único de pais divorciados, o jovem Théo, de 12 anos, possui um futuro promissor no futebol, mas sofre ao testemunhar a crise autodestrutiva que desmotiva seu pai. Quando uma grande oportunidade profissional surge diante do menino, ele aproveita para investir numa mentira que reacende a alegria de viver do pai. A falsa narrativa, no entanto, acaba crescendo demais e saindo do controle do jovem atleta. Panorama FIC

Mariupol 2 (Mariupolis 2) – De Mantas Kvedaravi?ius, Hanna Bilobrova
Lituânia, França, Alemanha 2022 112′ 10 Russo Cannes – Spéciales, TIFF 2022
O diretor de Mariupolis (2015), Mantas Kvedaravi?ius voltou à Mariupol durante a Guerra da Ucrânia para estar com os moradores que conheceu durante as gravações e acabou morto. O documentário mostra a cidade portuária em meio a ataques, imagens trágicas e esperançosas. Exibido no Festival de Cannes 2022. Panorama DOC

Mãe e Filho (Mother And Son) – De Léonor Serraille
França 2022 117′ 12 Francês Cannes – Competition
Com Annabelle Lengronne, Stéphane Bak, Ahmed Sylla, Kenzo Sambin, Laetitia DoschNo final da década de 1980, Rose se muda da Costa do Marfim para Paris com seus dois filhos pequenos. Ao longo de 20 anos, de sua chegada à França até os dias atuais, o filme é a crônica comovente da construção e desconstrução de uma família. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Raymond & Ray (Raymond & Ray) – De Rodrigo Garcia
Estados Unidos 2022 106′ 16 Inglês TIFF 2022 – Gala Presentations
Com Ethan Hawke, Ewan McGregor, Sophie Okonedo, Vondie Curtis-Hall
Os meios-irmãos Raymond e Ray viveram nas sombras de um pai horrível. Com bom humor, eles encontram no funeral do pai a chance de se reinventarem. Nesta história há raiva, dor, loucura e até amor, além de um morto para enterrar. Panorama FIC

Call Jane (Call Jane) – De Phyllis Nagy
Estados Unidos 2022 121′ 14 Inglês Berlinale
Com Elizabeth Banks, Sigourney Weaver, Chris Messina
Nos anos 1960, Joy é uma dona de casa tradicional desesperada por mais um filho. Quando finalmente descobre estar grávida, a notícia vem com um porém: seu sonho poderá custar sua vida. Sem saber como proceder, ela toma conhecimento das “Janes”, uma rede ilegal de abortos seguros liderada por Virginia. Seleção oficial do Festival de Berlim 2022. Panorama FIC

O Contador de Cartas (The Card Counter) – De Paul Schrader
Estados Unidos, Reino Unido, China 2021 112′ 14 Inglês Venice – Competition Com Oscar Isaac, Tiffany Haddish, Tye Sheridan, Willem Dafoe, Alexander Babara
William Tell, ex-militar especializado em interrogatórios, se torna um jogador de cartas assombrado por fantasmas de suas decisões passadas. Uma chance de redenção surge em seu horizonte ao conhecer Cirk, um rapaz sedento por vingança. Seleção oficial do Festival de Veneza 2021. Panorama FIC

Living (Living) – De Oliver Hermanus
Reino Unido 2022 102′ 12 Inglês Veneza 2022
Com Bill Nighy, Aimee Lou Wood, Alex Sharp, Tom Burke
Londres, 1952. Funcionário público de uma repartição burocrática na reconstrução da
Grã-Bretanha, Williams vive uma rotina de tédio até ser diagnosticado com uma doença fatal. Após a notícia, ele decide buscar um sentido maior para sua existência e muda radicalmente de atitude, inclusive se aproximando de uma jovem colega de trabalho. Adaptação inglesa do clássico Viver (1952), de Akira Kurosawa. Panorama FIC

Corsage (Corsage) – De Marie Kreutzer
Áustria, Luxemburgo, Alemanha 2022 112′ 14 Alemão, Francês, Inglês, Húngaro Cannes – Un Certain Regard
Com Vicky Krieps, Florian Teichtmeister, Katharina Lorenz, Colin Morgan, Finnegan Oldfield
A imperatriz Elisabeth da Áustria, apelidada Sissi, sempre foi idolatrada por sua beleza e ditar tendências de moda. No entanto, ao completar 40 anos, é oficialmente considerada velha. Ela inicia então uma cruzada para tentar manter sua imagem pública, numa batalha em nome de sua vaidade. Prêmio de melhor performance para Vicky Krieps na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Mônica (Monica) – De Andrea Pallaoro
Estados Unidos, Itália 2022 106′ 14 Inglês VENEZA 2022 – Principal
Com Trace Lysette, Patricia Clarkson, Adriana Barraza, Emily Browning, Josh Close
O retrato íntimo de uma mulher trans que volta ao lar e revisita o doloroso passado para cuidar da mãe adoecida. Monica reencontra a família pela primeira vez desde a adolescência e experimenta uma jornada que envolve cura, perdão, aceitação, medo, abandono e desejo. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Panorama FIC

A Menina Silenciosa (The Quiet Girl) – De Colm Bairéad
Irlanda 2022 94′ 12 Irlandês, Inglês
Com Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett, Michael Patric, Kate Nic Chonaonaigh
Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família enorme, carente e disfuncional. Perto do verão e do parto de sua mãe, ela é enviada para a casa de parentes distantes apenas com a roupa do corpo. A vida com os desconhecidos aos poucos lhe cai bem, até o momento em faz uma dolorosa descoberta. Vencedor do Grande Prêmio do Júri Internacional da mostra Geração Kplus no Festival de Berlim 2022. Panorama FIC

Mascarade (Mascarade) – De Nicolas Bedos
França 2022 144′ – Francês Cannes – Out of Competition
Com Isabelle Adjani, Marine Vacth, James Wilby, François Cluzet, Pierre Niney Adrien é um dançarino atraente, cuja carreira acaba arruinada por um acidente de moto. Após esse trágico acontecimento, ele começa a desperdiçar sua juventude na ociosidade. Até que sua vida muda quando ele conhece Margot, uma mulher que vive de golpes e manipulações amorosas. Exibido no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Broker – Uma Nova Chance (Broker) – De Hirokazu Kore-eda
Coreia do Sul 2022 129′ 14 Coreano Cannes – Melhor Ator e Júri Ecumênico
Com Song Kang-ho, Dong-won Gang, Bae Doona, Ji-eun Lee, Joo-Young Lee
Broker é um filme sobre pacotes e caixas. Mas não são quaisquer pacotes e caixas. Nessas caixas, pessoas deixam anonimamente seus bebês indesejados. Prêmio de melhor ator para Song Kang-ho no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

A Conferência (The Conference) – De Matti Geschonneck
Alemanha 2022 108′ 12 Alemão Ventana Sur 2021
Com Philipp Hochmair, Johannes Allmayer, Maximilian Brückner, Matthias Bundschuh, Fabian Busch
O alto escalão do nazismo se reúnem em Wannsee, ao sudoeste de Berlim, em 20 de janeiro de 1942. O tema do encontro, que ficaria conhecido como Conferência de Wannsee, é a chamada “Solução Final da Questão Judaica”. Panorama FIC

Noites de Paris (The Passengers of the Night) – De Mikhaël Hers
França 2022 111′ 16 Francês BERLIM
Com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita, Megan Northam, Thibault Vinçon
Nos anos 1980, Elisabeth passa por uma crise após ser abandonada pelo marido. Ela, que nunca trabalhou, precisa encontrar um emprego para sustentar os filhos adolescentes e consegue o cargo de atendente de telefone num programa de rádio. Diariamente ela escuta confissões de pessoas pela cidade e acaba sensibilizada por uma jovem em situação difícil. Seleção oficial do Festival de Berlim 2022. Panorama FIC

E.T.: O Extraterrestre – De Steven Spielberg
Estados Unidos 1982 116′ L Inglês Oscar, BAFTA, Golden Globes
Com Dee Wallace, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore
O garoto Elliott faz amizade com um alienígena inofensivo que está longe do seu planeta. Ele decide manter secretamente a adorável criatura em casa, na Califórnia, após apresentá-la aos irmãos. Os dois desenvolvem uma forte conexão, mas E.T. precisa reencontrar seus pares antes que seja tarde. Vencedor de quatro Oscar. FIC

Sra. Harris vai a Paris (Mrs. Harris Goes to Paris) – De Anthony Fabian Hungria, Reino Unido, Canadá 2022 115′ 12 Inglês, Francês
Com Lesley Manville, Isabelle Huppert, Lambert Wilson, Alba Baptista, Lucas Bravo
Em 1950, uma faxineira viúva que vive em Londres embarca numa aventura rumo a Paris. Conquistada após muito trabalho e esforço, sua viagem tem um objetivo especial: comprar um vestido de alta-costura da grife Dior. Panorama FIC

Till – A Busca por Justiça – De Chinonye Chukwu
Estados Unidos 2022 120′ 14 Inglês
Com Danielle Deadwyler, Jalyn Hall, Jamie Renell, Whoopi Goldberg, Sean Patrick Thomas
Mamie Till-Mobley luta por justiça após a morte de seu filho, Emmett Till, jovem negro brutalmente assassinado aos 14 anos, em 1955. Till foi raptado e linchado depois que uma mulher branca alegou ter sido assediada pelo menino numa loja de conveniências do Mississippi. Baseado em fatos reais. Panorama FIC

Os Harkis (Harkis) – De Philippe Faucon
França, Bélgica 2022 82′ 14 Francês, Árabe Cannes – Quinzaine des réalisateurs
Com Theo Cholbi, Mohamed Mouffok, Omar Boulakirba, Pierre Lottin, Yannick Choirat
Salah, Kaddour e outros argelinos entram para o exército francês como “harkis”. A guerra torna o destino deles incerto, mas o tenente Pascal, líder do grupo, enfrenta a hierarquia e exige a repatriação de todos os combatentes argelinos da sua unidade. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

The Five Devils (The Five Devils) – De Léa Mysius
França 2022 95′ 16 Francês Cannes – Quinzaine des réalisateurs
Com Adèle Exarchopoulos, Sally Dramé, Swala Emati, Moustapha Mbengue, Daphne Patakia
Vicky vive com sua mãe, Joanne, e o pai, Jimmy, um homem que luta para encontrar o seu espaço. Quando a tia de Vicky reaparece após sair da prisão, sua presença traz de volta o passado de uma forma violenta e mágica. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Panorama FIC

Close (Close) – De Lukas Dhont
Bélgica, Países Baixos, França 2022 104′ 16 Holandês, Francês, Flamengo Cannes Film
Festival, Karlovy Vary International Film Festival, Ghent Film Festival, Sydney Film Festival
Com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucker
A amizade entre dois meninos, Leo e Rémi, acaba de repente. Sem entender o que aconteceu, Léo procura Sophie, mãe de Rémi. O filme dividiu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2022 com Stars at Noon, de Claire Denis. Panorama FIC

My Policeman (My Policeman) – De Michael Grandage
Reino Unido, Estados Unidos 2022 113′ 16 Inglês TIFF 2022 – Special Presentations
Com Harry Styles, Emma Corrin, David Dawson, Linus Roache, Gina McKee, Rupert Everett
My Policeman conta uma história de amor proibido e mudanças nas convenções sociais. O longa acompanha três jovens – o policial Tom, a professora Marion e o curador de museu Patrick – enquanto eles embarcam em uma jornada emocional na Grã-Bretanha dos anos 1950. Avançando para a década de 1990, Tom, Marion e Patrick ainda estão se recuperando de saudade e dos arrependimentos da juventude, mas agora eles têm uma última chance de reparar os danos do passado. Panorama FIC

MOSTRA EXPECTATIVA 2022
Às Margens (On the Fringe) –
De Juan Diego Botto
Espanha 2022 103’ 14 Espanhol Venice 2022 – Horizons
Com Penélope Cruz, Luis Tosar, Adelfa Calvo, Christian Checa, Font García
Histórias entrelaçadas contadas ao longo de um dia. Azucena precisa evitar que o banco tome a casa da família. O advogado Rafael testemunha uma criança sendo acolhida pelo serviço social e deve decidir entre ir em busca da mãe ou dar atenção à sua esposa grávida. Theodora é uma avó tentando reencontrar o filho perdido há muito tempo para se despedir. Expectativa FIC

O Homem Mais Feliz do Mundo (The Happiest Man in the World) – De Teona Strugar Mitevska
República da Macedónia do Norte, Bélgica, Eslovênia, Dinamarca, Croácia, Bósnia e Herzegovina 2022 95’ 14 Bósnio
Com Jelena Kordi? Kuret, Adnan Omerovic, Labina Mitevska, Ana Kostovska, Ksenija Marinkovi?
Asja é uma mulher solteira de e vive em Sarajevo. Ela conhece Zoran, um banqueiro, em um evento de namoro. Zoran não está procurando por amor, mas por perdão. Durante a guerra de 1993, ele estava atirando na cidade do lado oposto e quer conhecer sua primeira vítima. Expectativa FIC

Um Homem (A Man) – De Kei Ishikawa
Japão 2022 121′ 14 Japonês Venice – Horizons
Com Satoshi Tsumabuki, Sakura Andô, Masataka Kubota, Nana Seino
O advogado Kido recebe um estranho pedido de Rie, uma antiga cliente: ela quer que ele verifique os antecedentes de seu falecido marido, Daisuke. Isso porque Kyoichi, irmão afastado de Daisuke, não reconhece o caçula e afirma no funeral que o morto era outra pessoa. Kido deve descobrir a identidade e desvendar o mistério. Exibido no Festival de Veneza 2022. Expectativa FIC

Três Noites por Semana (Three Nights A Week) – De Florent Gouelou
França 2022 103′ 14 Francês
Com Pablo Pauly, Romain Eck, Hafsia Herzi, Harald Marlot, Mathias Jamain Houngnikpo
Baptiste, de 29 anos, é casado com Samia. Um dia conhece Cookie Kunty, uma drag queen da noite parisiense que o encanta imediatamente. Tomado pela ideia de realizar um projeto fotográfico com ela, passa a conhecer um novo universo que o leva a se apaixonar por Quentin, o jovem por trás da caracterização. Expectativa FIC

O Sexto Filho (The Sixth Child) – De Léopold Legrand
França 2022 92′ 14 Francês
Com Sara Giraudeau, Benjamin Lavernhe, Judith Chemla, Damien Bonnard
O sucateiro Franck e a esposa Meriem têm cinco filhos e sérios problemas financeiros. Um sexto herdeiro está a caminho. Julien e Anna são advogados e não conseguem ter um bebê. Essa é a história de um arranjo impensável. Expectativa FIC

Chiara: Santa Clara de Assis (Chiara) – De Susanna Nicchiarelli
Itália, Bélgica 2022 106′ 12 Italiano, Latim Venice – Competition
Com Margherita Mazzucco, Andrea Carpenzano, Carlotta Natoli, Paola Tiziana Cruciani, Luigi Lo Cascio
Assis, 1211. Chiara tem 18 anos e uma noite foge de casa para juntar-se ao amigo Francesco. Deste momento em diante, sua vida muda para sempre. Com carisma e convicção, rompe com as amarras de sua família e enfrenta o Papa. Sua luta é por ela, pelas mulheres que a seguem e por um sonho de liberdade. A história de uma santa. A história de uma jovem e sua revolução. Baseado na vida de Santa Clara de Assis. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022. Expectativa FIC

Como uma tartaruga (Lisa) – De Monica Dugo
Itália 2022 80′ 12 Italiano Veneza 2022
Com Monica Dugo, Romana Maggiora Vergano, Edoardo Boschetti, Francesco Gheghi, Angelo Libri
Daniele, Lisa, Sveva e Paolo compõem uma família aparentemente perfeita, até o dia em que o pai ir embora. O guarda-roupa vazio torna-se um refúgio para a esposa abandonada, mas esse comportamento estranho leva a filha adolescente do casal, Sveva, ao desespero. Expectativa FIC

Blue Jean (Blue Jean) – De Georgia Oakley
Reino Unido 2022 97′ 14 Inglês Venice 2022
Com Rosy McEwen
Inglaterra, 1988. A conservadora Margaret Thatcher aprovar uma lei estigmatizando gays e lésbicas. Sob pressão, uma professora de ginástica, chega ao limite ao conhece uma nova aluna. Exibido na Giornate degli Autori no Festival de Veneza 2022. Expectativa FIC

Você Não Terá Meu Ódio (You Will Not Have My Hate) – De Kilian Riedhof
França, Alemanha, Bélgica 2022 102′ 12 Francês Locarno – Piazza Grande
Com Pierre Deladonchamps, Zoé Iorio, Camélia Jordana, Thomas Mustin, Anne Azoulay
Inspirado no best-seller homônimo de Antoine Leiris, narra a trajetória do próprio autor, que perdeu a mulher no ataque terrorista ao Bataclan, em novembro de 2015. Antoine recusou o ódio e tomou como razão de viver o amor pelo filho. Ele emocionou o mundo ao postar no Facebook uma mensagem aos terroristas, afirmando que a liberdade e a felicidade do menino seriam sua resposta à violência. Expectativa FIC

Belas Promessas (Promises) – De Thomas Kruithof
França 2021 98′ 14 Francês Veneza 2021
Com Isabelle Huppert, Reda Kateb, Naidra Ayadi, Jean-Paul Bordes
Clémence é a destemida prefeita de uma cidade nas proximidades de Paris e está completando o último ano de seu mandato. Ela tem ao lado o fiel braço direito Yazid, que a ajudou a combater a pobreza, o desemprego e as gangues. Porém, ao ser abordada para concorrer a outro cargo, sua ambição parece redefinir suas prioridades. Exibido no Festival de Veneza 2021. Expectativa FIC

Meu Lugar no Mundo (My Emptiness and I) – De Adrián Silvestre
Espanha 2022 105′ 14 Espanhol, Francês San Sebastian 2022
Com Raphaëlle Perez, Alberto Díaz, Marc Ribera, Isabel Rocatti, Carlos Fernández Guía, Carmen Moreno
Raphi é uma jovem francesa que trabalha em Barcelona e sonha em formar uma família tradicional, mas não tem sorte nos encontros. Diagnosticada com disforia de gênero, ela inicia o processo de transição que a levará a uma árdua viagem para encontrar sua identidade e lugar no mundo. Expectativa FIC

Visão de uma Borboleta (Butterfly Vision) – De Maksym Nakonechnyi
Ucrânia, República Tcheca, Croácia, Suécia 2022 107′ 14 Ucraniano, Inglês Cannes – Un Certain Regard
Com Rita Burkovska, Liubomyr Valivots, Myroslava Vytrykhovska-Makar, Natalka Vorozhbyt
Após meses privada de liberdade como prisioneira de guerra em Donbass, a ucraniana Lilia luta para se readaptar à vida. Atormentada, ela se recusa a ser rotulada como vítima, ainda que tenha sofrido traumas brutais. Exibido na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022. Expectativa FIC

Nossa Senhora da Loja do Chinês (Our Lady of the Chinese Shop) – De Ery Claver
Angola 2022 98′ 12 Português, Mandarim Locarno – Cineasti del Presente
Com Cláudia Pucuta, David Caracol, Willi Ribeiro
Trazida por um comerciante chinês, uma peculiar imagem de plástico de Nossa Senhora movimenta um bairro de Luanda. Uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro comprometido inicia um novo culto e uma criança solitária procura vingar a perda de um amigo. Expectativa FIC

Autobiography (Autobiography) – De Makbul Mubarak
Indonésia, França, Singapura, Polônia, Filipinas, Alemanha, Catar 2022 115′ 12 Indonésio Venice 2022 – Horizons, TIFF 2022
Com Kevin Ardilova, Arswendy Bening Swara, Yusuf Mahardika
Na Indonésia ditatorial, um jovem toma conta de uma mansão vazia. Seu pai está preso, seu irmão foi embora e sua família trabalha há anos para o mesmo clã. Quando o proprietário, general Purna, reaparece para concorrer a um cargo político, o jovem se engaja e passa a defendê-lo de ataques em meio a uma onda de grande violência. Vencedor do prêmio FIPRESCI no Festival de Veneza 2022. Expectativa FIC

Uma canção de amor (A Love Song) – De Max Walker-Silverman
Estados Unidos 2022 81′ 12 “Inglês” Berlinale 2022, Sundance 2022
Com Dale Dickey, Wes Studi, Michelle Wilson, John Way, Benja K. Thomas
Num camping próximo a um lago nas montanhas, uma mulher aguarda sozinha e ansiosa a chegada de um amor do passado. Viúvos, Faye e Lito não se viam há décadas e passam horas conversando sobre suas vidas, amores e perdas. Exibido na mostra Panorama no Festival de Berlim 2022. Expectativa FIC

Canção de Ninar (Lullaby) – De Alauda Ruiz de Azúa
Espanha 2022 104′ 12 Espanhol Berlinale 2022, San Sebastian 2022
Com Laia Costa, Susi Sánchez, Ramón Barea, Mikel Bustamante, José Ramón Soroiz Amaia, que acaba de se tornar mãe, decide ir ficar na casa dos pais quando seu parceiro é obrigado a se ausentar temporariamente por razões profissionais. Ela ainda não sabe muito bem como ser mãe e descobre, na viagem, que jamais deixará de ser filha. Exibido na mostra Panorama no Festival de Berlim 2022. Expectativa FIC

A Vítima (Victim) – De Michal Blaško
Eslováquia, República Tcheca, Croácia, Suécia, Alemanha 2022 91′ 14 Ucraniano, Tcheco Venice 2022, TIFF 2022
Com Vita Smachelyuk, Gleb Kuchuk, Igor Chmela, Viktor Zavadil, Inna Zhulina
Irina, uma mãe solteira ucraniana do filho, Igor, em uma pequena cidade fronteiriça tcheca. Ao descobri que Igor foi atacado por ciganos, seu mundo desaba. Com o tempo, ela começa a perceber incoerências na história contada pelo filho. Exibido no Festival de Veneza 2022. Expectativa FIC

À Sombra das Figueiras (Under The Fig Trees) – De Erige Sehiri
Tunísia, Suíça, França, Catar 2022 92′ 10 Árabe Cannes Directors’ Fortnight (2022),
TIFF – Contemporary World Cinema, Sarajevo International Film Festival – Kinoscope
Com Fide Fdhili, Feten Fdhili, Ameni Fdhili, Samar Sifi, Leila Ouhebi
Entre as árvores, jovens mulheres e homens que trabalham na colheita de verão na Tunísia desenvolvem novos sentimentos, flertam, tentam se entender, encontram conexões mais profundas – e também fogem delas. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Expectativa FIC

Última dança (Last Dance) – De Delphine Lehericey
Suíça, Bélgica 2022 84′ 12 Francês Locarno – Piazza Grande
Com François Berléand, Kacey Mottet Klein, Maria La Ribot, Sabine Timoteo, Jean-Benoît Ugeux
Depois que sua esposa morre, Germain, um aposentado de 75 anos, convive com a intromissão dos filhos em sua vida ociosa enquanto secretamente se prepara para cumprir uma promessa feita à companheira. Expectativa FIC

Cidadãos Preocupados (Concerned Citizen) – De Idan Haguel
Israel 2022 82′ 12 Hebraico Berlin – Panorama
Com Shlomi Bertonov, Ariel Wolf
Ben vive num bairro repleto de imigrantes em Tel-Aviv com seu namorado, Raz. Eles pensam em conseguir uma mãe de aluguel para o primeiro filho do casal e Ben busca alegrar a vizinhança plantando uma árvore na rua. Sua boa ação, no entanto, gera uma sequência de eventos que culminam numa ação violenta da polícia, o enchendo de culpa. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim 2022. Expectativa FIC

Conversando sobre o tempo (Talking About the Weather) – De Annika Pinske
Alemanha 2022 90′ 12 Alemão Berlin – Panorama
Com Anne Schäfer, Judith Hofmann, Marcel Kohler, Anne-Kathrin Gummich, Max Riemelt
Clara vive incomodada com a chegada dos 40 anos. Perto ao desafio de terminar seu PhD sobre o conceito de liberdade na obra de Hegel, ela decide repensar sua vida. Relacionamentos amorosos, família, carreira e o seu próprio conceito de liberdade são revistos. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim 2022. Expectativa FIC

Wildhood: busca pelas raízes (Wildhood) – De Bretten Hannam
Canadá 2021 108′ 14 Inglês, Micmac TIFF 2021
Com Steve Lund, Michael Greyeyes, Phillip Lewitski, Joshua Odjick, Joel Thomas Hynes
Link é um adolescente que está conhecendo sua sexualidade e tem um pai abusivo. Quando descobre que a mãe supostamente morta, Sarah, pode estar viva, Link foge com o irmão caçula. Em deslocamento os dois encontram Pasmay, que compartilha as raízes indígenas de Link e lhe ajudá-los na busca pela matriarca. Expectativa FIC

Return to Seoul (Return to Seoul) – De Davy Chou
França, Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Romênia 2022 116′ 12 Inglês, Francês Cannes
Com Park Ji-Min, Oh Kwang-rok, Guka Han, Kim Sun-young, Yoann Zimmer
Adotada por uma família francesa, Freddie é uma jovem que retorna pela primeira vez à Coreia do Sul, onde nasceu. Na terra que lhe é estranha, ela inicia uma investigação sobre suas origens que toma direções surpreendentes e inesperadas. Seleção oficial da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022. Expectativa FIC

Tudo sob Descontrole (Freestyle) – De Didier Barcelo
França 2022 89′ 10 Francês
Com Marina Foïs, Benjamin Voisin, Jean-Charles Clichet, Albert Delpy, Jean-Pierre Martins Louise é uma enfermeira em crise após separar-se do marido, que a trocou por sua melhor amiga. Durante um ataque de pânico não consegue sair do próprio carro, que acaba sendo roubado, dando início a uma tensa relação. Expectativa FIC

Os Piores (The Worst Ones) – De Lise Akoka & Romane Gueret
França 2022 99′ 16 Francês Cannes – Un Certain Regard
Com Mallory Wanecque, Timéo Mahaut, Johan Heldenbergh, Loïc Pech, Mélina Vanderplancke
Adolescentes do mesmo bairro são selecionado para um filme durante o verão. Vencedor da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022. Expectativa FIC

Holy Spider (Holy Spider) – De Ali Abbasi
Dinamarca, Alemanha, Suécia, França 2022 117′ 16 Persa Cannes –
Competition / TIFF 2022 – Special Presentations
Com Zar Amir-Ebrahimi, Mehdi Bajestani, Arash Ashtiani, Forouzan Jamshidnejad, Sina Parvaneh
Uma jornalista investiga o submundo da cidade sagrada iraniana Mashad, em busca de um serial killer de prostitutas. Conhecido como Spider Killer, o assassino acredita estar na missão espiritual de limpar as ruas do pecado. Baseado em fatos reais, o longa rendeu a Zar Amir-Ebrahimi o prêmio de melhor atriz em Cannes 2022. Expectativa FIC

PREMIERE LATINA
Alis: a amiga confidente (Alis) –
De Clare Weiskopf, Nicolás Van Hemelryck
Colômbia, Romênia, Chile 2022 84′ 12 Espanhol Berlinale 2022 – Generation
Com Paula Yeraldine Gutiérrez Sánchez, Linda Sofía Rodríguez Ávila, Yulieth Natalia Parra Cardoso, Derly Carolina Cristancho, Carol Daniela Maje
La Arcadia é um internato em Bogotá onde residem adolescentes deixadas pelas famílias por falta de baixa renda e outros motivos. Os cineastas pedem que as garotas fechem os olhos e imaginem a vida de uma colega fictícia chamada Alis. Criatividade e memória se misturam na experiência, que tem resultados surpreendentes e emocionantes. Exibido no Festival de Berlim 2022. Première Latina DOC

O Curto Verão de Hilda (Hilda’s Short Summer) – De Agustín Banchero
Uruguai, Brasil 2021 88′ 16 Espanhol San Sebastián 2021
Com Carla Moscatelli, Eduardo Castro, Gabriel Villanueva, Vicentino Morrocco, Bruno Coszión
Hilda é uma mulher solitária que rompe intencionalmente qualquer tipo de relação afetiva com pessoas próximas. Sua vida se modifica quando chega a notícia de que seu filho, que não vê há muitos anos, lhe fará uma visita. Ela começa os preparativos para melhorar o aspecto deteriorado de sua casa e sua imagem, mas um imprevisto a leva ao colapso, revivendo dolorosas memórias. Première Latina FIC

Transition: Presença Invisível (Transition) – De Alejandro Torres Kennedy
México 2021 86′ 10 Francês, Inglês, Espanhol Warsaw International Film Festival 2021
Com Marie Boutonnet, Jorge González, Bernardo Bolaños, Alan Crichton, Marie Christine Dupuy
Um lockdown é instaurado. A francesa Marie é deixada sozinha em um iate preso numa marina sul-africana. Ela ouve barulhos estranhos e sente uma presença invisível. Première Latina FIC

La Encomienda (La Encomienda) – De Pablo Giorgelli
Argentina, Brasil 2021 101′ 12 Espanhol
Com Ettore D’Alessandro, Marcelo Subiotto, Henry Shaq Montero
Uma embarcação que tenta ingressar clandestinamente nos Estados Unidos naufraga em meio ao oceano. Pietro acreditava estar sozinho, mas encontra companhia. Os sobreviventes lutam contra a escassez de água e comida. As inclemências do tempo agravam a situação e degradam a saúde dos náufragos, levando-os a lutar desesperadamente pela sobrevivência no imenso mar. Première Latina FIC

A Vaca que Cantou uma Canção para o Futuro (The Cow Who Sang a Song into the Future) – De Francisca Alegría
Chile, França, Estados Unidos 2022 93′ 12 Espanhol Sundance 2022
Com Leonor Varela, Mía Maestro, Alfredo Castro, Marcial Tagle, Enzo Ferrada
Em meio a corpos flutuantes num rio, Magdalena ressuscita trazendo velhas feridas e uma onda de segredos de família. A visão chocante coloca em crise seu marido viúvo e a filha, Cecilia, que decide voltar para a fazenda leiteira da família. Competição oficial do Festival de Sundance 2022. Première Latina FIC

1976: Um Segredo na Ditadura (1976) – De Manuela Martelli
Chile, Argentina, Qatar 2022 95′ 14 Espanhol Cannes Directors’ Fortnight
(2022) | San Sebastian Film Festival – Horizontes Latinos
Com Aline Kuppenheim, Nicolás Sepúlveda, Hugo Medina, Alejandro Goic
Chile, 1976, um dos mais sangrentos anos da ditadura do general Augusto Pinochet. Carmen é uma dona de casa que vive a placidez da vida burguesa de classe média. Até o dia em que recebe o apelo do padre da família para que esconda, por piedade, um refugiado político em sua casa de praia. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Première Latina FIC

Nudo Mixteco: três destinos de mulheres (Nudo Mixteco) – De Ángeles Cruz
México 2021 91′ 12 Espanhol San Sebastián
Com Sonia Couoh, Noé Hernández, Myriam Bravo, Eileen Yañez, Aida López
Chibela, Maria e Toña são mulheres cujas vidas estão vinculadas à cidade de Mixteco, no interior do México. A independência feminina é um desafio às estruturas convencionais da região e as três enfrentam situações desafiadoras durante os festejos do padroeiro, San Mateo. Première Latina FIC

O Branco (The White Man) – De Alejandro Andújar
República Dominicana 2021 103′ 14 Espanhol
Com Judith Rodríguez, Ettore D’Alessandro, Karina Valdez, Gerardo Mercedes, Alexis Luciano Em um recanto rural da República Dominicana transcorre a história de Gênesis, camponesa que é oferecida pelo pai para se casar com Sandro, conhecido como El Blanco. Seu sonho de uma vida feliz e pacata é interrompido por dois imprevistos: a impossibilidade de engravidar e a chegada da irmã, Mariella, que desencadeia tempestades. Première Latina FIC

Jogo da Corrupção – De Armando Bó
Chile, Argentina, Estados Unidos 2020-presente 120′ 16 Espanhol
Com Albano Jerónimo, Eduardo Moscovis, Maria Fernanda Cândido, Anna Brewster, Carol Abras, Nelson Freitas, Polliana Aleixo, Isadora Ferrite, Leonardo Cidade, Leandro Firmino, Maria Bopp, Mariana Armellini, Demétrio Nascimento Alves, Bukassa Kabengele, Fabio Aste, Craig Stevenson, Philippe Jacq
O filme traz um olhar satírico sobre os bastidores da corrupção por dentro do futebol, e mostra as origens da transformação da FIFA de uma simples organização esportiva em uma potência comercial e política. No centro da história está o ex-presidente da FIFA, João Havelange, o improvável forasteiro brasileiro que usurpou o poder dos europeus e manteve o controle da organização por quase três décadas. Com uma alta dose de humor e ironia, a série mostra tudo que Havelange possivelmente ganhou e perdeu, roubou e apostou, e como ele supostamente transformou o jogo bonito em uma máquina de fazer dinheiro. Première Latina FIC

Segredos em Família (Some Beasts) – De Jorge Riquelme Serrano
Chile 2019 97′ 18 Espanhol San Sebastian 2019
Com Paulina García, Consuelo Carreño, Millaray Lobos, Alfredo Castro, Gastón Salgado Uma família viaja para uma ilha deserta no sul do Chile, com o sonho de construir um hotel. Quando o homem que ajudou na travessia desaparece, eles ficam retidos no local. Com frio, sem água e sem expectativa de serem salvos, os ânimos se exaltam, revelando o lado animalesco que existe em cada um. Première Latina FIC

Argentina, 1985 (Argentina, 1985) – De Santiago Mitre
Argentina, Estados Unidos 2022 140′ 14 Espanhol Venice – Competition
Com Ricardo Darín, Peter Lanzani, Alejandra Flechner
Argentina, 1985 é inspirado na história real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985. Sem se deixar intimidar pela influência ainda considerável dos militares em sua frágil nova democracia, Strassera e Moreno Ocampo reuniram uma jovem equipe jurídica de heróis improváveis para esta batalha de Davi contra Golias. Sob constante ameaça a si mesmos e suas famílias, eles correram contra o tempo para trazer justiça às vítimas da junta militar. Première Latina FIC

MIDNIGHT MOVIES 2022
Piggy (Piggy) – De Carlota Pereda
Espanha, França 2022 90′ 16 Espanhol Sundance 2021, San Sebastian 2022
Com Laura Galán, Richard Holmes, Carmen Machi, Pilar Castro, Claudia Salas
Sara é uma adolescente com sobrepeso, que vive na sombra de uma turma de garotas. Nem mesmo sua amiga de infância a defende quando ela é vítima de bullying pesado na piscina local e tem suas roupas roubadas. Um psicopata misterioso, no entanto, surge disposto a ajudá-la, sumindo com as inimigas da jovem. Expansão do premiado curta homônimo, lançado em 2018 pela mesma diretora. Midnight Movies FIC

Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert) – De Stephan Elliott
Austrália 1994 103′ 14 Inglês Cannes 1994, Oscar 1995, San Francisco 1994,
Golden Globes 1995
Com Terence Stamp, Guy Pearce, Hugo Weaving
Anthony é contratado para realizar um show performático longe de casa e convida uma amiga drag queen e uma trans para irem juntos. Num ônibus extravagante chamado Priscilla, os três viajam pelo deserto australiano fazendo shows para plateias entusiasmadas e eventualmente homofóbicas. O real motivo da jornada, porém, é mantido em segredo pelo líder. Oscar de melhor figurino. Midnight Movies FIC

Nightsiren (Nightsiren) – De Tereza Nvotová
Eslováquia, República Tcheca 2022 110′ 14 Eslovaco Locarno 2022
Com Natalia Germani, Eva Mores, Juliána Brutovská, Iva Bittová, Jana Olhová
Uma mulher retorna ao seu vilarejo natal nas montanhas, procurando por respostas relacionadas a eventos traumáticos ocorridos em sua infância. Sua investigação do passado desconhecido, no entanto, desperta antigas superstições que levam os moradores a acusá-la de feitiçaria e assassinato. Vencedor do prêmio Realizadores do Presente no Festival de Locarno 2022. Midnight Movies FIC

Pornomelancolia (Pornomelancholia) – De Manuel Abramovich
Argentina, França, Brasil 2022 98′ 18 Espanhol San Sebastian 2022
Com Lalo Santos
Lalo é um influenciador sexual que posta conteudo pornôs caseiros para seus milhares de seguidores. Embora aparente ter tudo sob controle, no íntimo é um solitário que vive em constante estado de melancolia. Midnight Movies DOC

Mantícora (Manticore) – De Carlos Vermut
Espanha 2022 115′ 14 Espanhol TIFF 2022 – Contemporary World Cinema
Com Nacho Sánchez, Zoe Stein, Catalina Sopelana, Javier Lago, Patrick Martino
Julian é um bem-sucedido designer de vídeo games, assombrado por um segredo sombrio. Quando Diana aparece na sua vida, ele percebe uma oportunidade rara de ser feliz. Midnight Movies FIC

Grito de Horror (The Howling) – De Joe Dante
Estados Unidos 1981 90′ 16 Inglês, Espanhol
Com Belinda Balaski, Patrick Macnee, Dee Wallace, Dennis Dugan, Christopher Stone
Karen White é uma repórter de televisão perseguida por um assassino em série chamado Eddie Quist. Perturbada após encontrar o criminoso, ela se esconde com o marido num retiro isolado, mas a tranquilidade do local guarda um segredo assustador e sangrento. Midnight Movies FIC

Oldboy (Oldboy) – De Park Chan-Wook
Coreia do Sul 2003 120′ 18 Coreano Grand Prix at the 2004 Cannes Film Festival
Com Choi Min-sik, Gang Hye-jeong, Yoo ji-tae, Kang Hye-jeong, Kim Byeong-Ok
Dae-Su é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando é inexplicavelmente solto, ele descobre ter sido acusado de forma injusta pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2004. Midnight Movies FIC

Solitário (Lonesome) – De Craig Boreham
Austrália 2022 95′ 18 Inglês Seattle IFF 2022
Com Josh Lavery, Daniel Gabriel, Anni Finsterer, Ian Roberts, Ally Morgan
Casey, rapaz do interior fugindo de um escândalo de cidade pequena, conhece Tib em
Sydney. Ambos encontram algo que estavam perdendo, mas nenhum deles sabe como negociá-lo. Midnight Movies FIC

Shortbus (Shortbus) – De John Cameron Mitchell
Estados Unidos 2006 101′ 18 Inglês
Com Paul Dawson, Lindsay Beamish, Adam Hardman, Sook-Yin Lee, Raphael Barker
Uma terapeuta de casais confessa a dois pacientes homossexuais que, apesar da profissão, nunca teve um orgasmo. Para ajudá-la, os rapazes a levam até o clube exclusivo Shortbus, uma casa do amor livre. Midnight Movies FIC

Decisão de Partir (Decision to leave) – De Park Chan-wook
Coreia do Sul 2022 138′ 16 Coreano, Chinês Cannes – Melhor Diretor
Com Tang Wei, Park Hae-il, Go Kyung-Pyo, Lee Jung-hyun, Jeong Min Park
Na Coreia do Sul, um detetive eficiente e meticuloso é chamado para investigar um possível assassinato que ocorreu em um remoto vilarejo de montanha. No entanto, durante sua investigação, ele acaba se envolvendo amorosamente com a viúva da vítima, considerada a principal suspeita do crime. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes 2022. Midnight Movies FIC

Fogo-Fátuo (Will-o’-the-Wisp) – De João Pedro Rodrigues
Portugal, França 2022 67′ 18 Português, Inglês Cannes, TIFF
Com Mauro Costa, André Cabral, Joel Branco, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova
2069, ano talvez erótico – logo veremos –, mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga o faz rememorar árvores, um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022. Midnight Movies FIC

Halloween Ends (Halloween Ends) – De David Gordon Green
Estados Unidos 2022 111′ 16 Inglês CinemaCon 2022
Com Jamie Lee Curtis, Will Patton, Kyle Richards, Andi Matichak, Rohan Campbell
Quatro anos após os eventos de Halloween Kills: O Terror Continua (2021), Laurie está morando com sua neta, Allyson, enquanto termina de escrever suas memórias. Michael Myers nunca mais foi visto e, após ter sido assombrada pela presença dele por décadas, ela está determinada a se libertar do medo e começar a viver. No entanto, o retorno da violência e do terror forçarão Laurie a finalmente enfrentar o mal que ela não pode controlar, de uma vez por todas. Midnight Movies FIC

Nanny (Nanny) – De Nikyatu Jusu
Estados Unidos 2022 98′ 14 Inglês, Uolofe Sundance 2022 / TIFF 2022 – Special Presentations
Nanny é um filme de gênero que mistura horror psicológico com questões culturalmente relevantes de identidade social, incluindo raça, gênero e status socioeconômico. Nele, Aisha, uma mulher que recentemente emigrou do Senegal para os EUA, é contratada para cuidar da filha de um casal abastado que vive em Nova York. Assombrada pela ausência do filho que deixou para trás, Aisha espera que seu novo emprego lhe dê a chance de trazê-lo para os EUA, mas fica cada vez mais inquieta com a vida volátil da família para a qual trabalha. À medida que sua chegada se aproxima, uma presença violenta começa a invadir seus sonhos e sua realidade, ameaçando o sonho americano que ela está meticulosamente montando. Midnight Movies FIC

ITINERÁRIOS ÚNICOS
Cesária Évora (Cesária Évora) – De Ana Sofia Fonseca
Portugal 2022 95′ L Inglês, Francês, Português, Crioulo
É Tudo Verdade 2022 – Competição Internacional Cesária Évora
Documentário íntimo sobre a vida e a carreira da cantora cabo-verdiana Cesária Évora (1941–2011). Imagens inéditas ajudam a narrar as batalhas e sucessos da artista, que foi da pobreza ao estrelato e sonhava apenas com a liberdade. Itinerários únicos DOC

Jane Campion, A Mulher Cinema (Jane Campion, The Cinema Woman) – De Julie Bertuccelli
França 2022 98′ 12 Inglês Cannes – Classics DOC
Com Jane Campion
O doc aborda a vida e a trajetória de Jane Campion, primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, com O Piano (1993). Vencedora do Oscar de melhor direção por Ataque dos Cães (2021), a cineasta gravou seu nome de forma única na história do cinema, tradicionalmente dominado por homens. Exibido no Festival de Cannes 2022. Itinerários únicos DOC

Revelando Eadweard Muybridge (Exposing Muybridge) – De Marc Shaffer
Estados Unidos 2021 88′ L Inglês
Com Gary Oldman
Documentário sobre pioneiro fotógrafo do século XIX Eadweard Muybridge, que mudou o mundo com sua câmera. Personagem de papel fundamental na história do cinema, esse autor de icônicas sequências de imagens em movimento teve uma vida complicada e inspirou artistas de diferentes campos. O filme traz, entre outros, o ator Gary Oldman, colecionador e entusiasta de seu trabalho. Vencedor do prêmio de melhor roteiro documental do Writers Guild of America 2022. Itinerários únicos DOC

Mambas: Guerreiras da Savana (Black Mambas Black) – De Lena Karbe
Alemanha, França 2022 82′ L English, Tsonga, Sepedi
Documentário sobre trabalho de mulheres sul-africanas que atuam para defender animais de caçadores. Compondo a primeira unidade exclusivamente feminina do tipo, as “Black Mambas” protegem os elefantes, rinocerontes, leões, leopardos e búfalos do Kruger National Park. Itinerários únicos DOC

Amando Patricia Highsmith (Loving Highsmith) – De Eva Vitija
Suíça, Alemanha 2022 84′ 12 Inglês, Francês, Alemão
Com Patricia Highsmith, Marijane Meaker, Monique Buffet, Tabea Blumenschein, Judy Coates Baseado nos escritos e anotações pessoais de Patricia Highsmith, o documentário lança novas luzes sobre a vida e extensa obra da autora de romances como O Talentoso Ripley, Carol e Pacto Sinistro. Itinerários únicos DOC

Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet (Dark Red Forest) – De Huaqing Jin
China 2021 85′ L Tibetano
O documentário retrata o dia a dia das monjas que vivem no maior mosteiro do Tibete. A quatro mil metros de altitude, isoladas do mundo, milhares de mulheres dedicam-se à religiosidade budista, refletindo sobre as mais profundas questões existenciais. Itinerários únicos DOC

Maya (Maya and The Wave) – De Stephanie Johnes
Estados Unidos, Brasil, Portugal 2022 95′ L Inglês, Português TIFF Docs
Com Maya Gabeira, Fernando Gabeira, Sebastian Steudtner, Yamê Reis
O documentário segue a campeã mundial de surfe Maya Gabeira em sua batalha contra ondas monstruosas e o machismo no campo das competições esportivas. Itinerários únicos DOC

Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song (Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song) – De Daniel Geller & Dayna Goldfine
Estados Unidos 2021 118′ 12 Inglês
Com Leonard Cohen, Jeff Buckley, Brandi Carlile, Bob Dylan, Judy Collins
O documentário retrata o músico Leonard Cohen por três prismas: o compositor e sua época; a jornada dramática da canção Hallelujah, da rejeição da gravadora ao sucesso no topo das paradas; e testemunhos comoventes de grandes artistas para os quais sua icônica canção tornou-se referência pessoal. Itinerários únicos DOC

Lynch/Oz (Lynch/Oz) – De Alexandre O Philippe
Estados Unidos 2022 109’ 12 Inglês Tribeca – Spotlight Documentary
Com Rodney Ascher, Justin Benson, Karyn Kusama, Aaron Moorhead, Amy Nicholson.
O cineasta David Lynch nunca escondeu que O Mágico de Oz (1939), realizado por Victor Fleming, foi uma de suas maiores obsessões cinematográficas. O documentário procura destrinchar as influências do clássico em Technicolor na obra do cineasta de Twin Peaks (1990 – 1991) e Cidade dos Sonhos (2001). Itinerários únicos DOC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube