O mês de Abril chegou e com ele nova edição do Rockarioca Convida, que dessa vez, haverá uma campanha em prol do músico Paulo Leminski Neto. Como sempre, o evento será no La Esquina (RJ) na próxima quinta-feira (10/04), com shows do músico Luiz Lopez, e a banda Dedo de Bruxa que entrevistamos na Coluna 1,2,3,4… da Rock Press.
ENTREVISTA COM DEDO DE BRUXA
ENTREVISTA: Michael Meneses!
FOTOS: Michael Meneses! e Divulgação
O fiel leitor aqui da Rock Press já sabe, toda segunda quinta-feira do mês, é dia de umas das mais bacanas e iniciativas da cena underground no Rio de Janeiro, o Rockarioca Convida. Neste mês de abril, o evento terá shows do guitarrista Luiz Lopez e da banda Dedo de Bruxa e ao final dos shows, festa com som mecânico conduzida pelo La Esquina, com muito pop, reggaeton, funk e afins. (veja serviço completo ao final desta matéria).
Perto de completar 5 anos de atividade a iniciativa do Rockarioca Convida é uma produção do músico, DJ e produtor cultural Pedro Serra por meio do Coletivo Rockarioca e já entrevistamos o produtor aqui na coluna 1,2,3,4… (leia aqui).
Conheça as atrações dessa edição:

LUIZ LOPEZ: Músico sempre lembrado por ter sido guitarrista da banda do Erasmo Carlos por 13 anos. Luiz Lopes, também tocou na banda A Cor do Som, Penélope, Filhos da Judith, Zabele, Rodrigo Santos e atualmente, é o tecladista da formação atual da banda Penélope.
O músico, ainda participa do espetáculo Rita & Raul, toca no Flores Astrais, banda Tributo ao Secos & Molhados e no Erasmando sua banda tributo ao Tremendão.
Com dois discos solos (Primal e Visceral), e preparando o novo álbum (Plural), a canção “Erasmo” é um dos seus últimos singles e shows solos e com repertorio do guitarrista, tecladista e compositor, são raros, logo vale a sua presença. OUÇA!

DEDO DE BRUXA: Com pouco mais de um ano de atividade, mas já bastante ativa, essa banda é formada por músicos veteranos e com passagens por outras bandas do cenário independente carioca, o guitarrista Alê Ribeiro e o baterista Guga Nascimento passaram pelas bandas Cromáticos, Roxanne, o baixista e produtor musical, Augusto Manso passou pelo Criadores de Acaso, A Torre e Pietros, e a vocalista Simone fez parte do Pulo do Gato, Roxanne e o guitarrista Vini Dantas tocou no The Haze, Roadback e New Enemy.
No repertorio da banda, músicas como ‘Despertador’, ‘América Latina’, ‘Dopamina da Flor’, ‘Não Quero Saber’ e ‘Elon Musk e o Foguete’. OUÇA! Entrevistamos a vocalista Simone Sas na coluna 1,2,3,4… da Rock Press.


1 – ROCK PRESS / MICHAEL MENESES: Dedo de Bruxa é uma das novas bandas do cenário carioca. Fale um pouco sobre a história da banda, influências… apresenta a Dedo de Bruxa aos leitores da Rock Press…
Simone Sas / Dedo de Bruxa: Somos uma banda nascida no ano bissexto em 29 de fevereiro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro, composta por 3 paulistas e 2 cariocas, a banda está presente no cenário musical do estado do Rio, trazendo um som caracterizado pela distorção limpa, letras que falam de angústias e alegrias, na percepção dos seus integrantes. As influências vão de Rita Lee a Metallica, passam por Alanis Morrissette e Alice in Chains, e flertando com Sepultura e Pitty. Em outubro de 2024 lançamos um EP com 5 faixas que está disponível nas plataformas de streamings. Para esse ano de 2025, estamos preparando o lançamento de novos singles.
2 – ROCK PRESS: Mesmo que formada a poucos tempos a banda tem feito shows regulares no circuito alternativo. O que estão apresentando com essas apresentações?
Simone Sas: Desde maio de 2024, quando estreamos num pocket show, no Mississipe Delta Blues Bar, seguimos apresentando nosso EP gravado no Estúdio Locomotiva, composto por 5 músicas. Nossos shows mostra a pluralidade do nosso som, reflexo da variedade de autores que compõe nosso repertório. Todos os “bruxos” dessa banda são compositores!

3 – ROCK PRESS: A banda é uma das atrações do Projeto Rockarioca Convida, falem sobre a expectativa para o show e como vocês estão vendo a cena rock independente atual?
Simone Sas: O Rockarioca Convida é um projeto marcado pela diversidade e originalidade das bandas que se apresentam. É uma honra ter sido convidada. Mostra o reconhecimento e confiança no nosso trabalho. Estamos encarando como um marco na trajetória da banda. A cena rock nacional, do ponto de vista de quem trabalha nela, só tem crescido! Pode não estar sendo percebida por quem está de fora, pois existe um apelo muito grande pelo Rap, Trap, Sertanejo, Funk, mas a cada dia vemos novos trabalhos, casas abrindo espaço para o Rock, bandas gringas vindo e lotando as casas. O Rock está mais vivo do que nunca, só precisa de maior visibilidade.
4 – ROCK PRESS: Além de cantora, você é uma produtora cultural. Fale das suas produções e projetos nessa área?
Simone Sas: Trabalho com produção desde 2019 e a partir da 1ª experiência, que foi num projeto infantil da Cantora Joyce Candido, no Blue Note, chamado “Imaginada”, comecei a fazer a transição de carreira. Trabalhei como arquiteta até início de 2022, quando assumi, de uma vez por todas, minha nova carreira como produtora/agitadora cultural. Comecei fazendo algumas produções e logo chegaram os artistas que acompanho até hoje: Priscila Winter com a banda The Winter, Dani Vallejo, Esquadrão Sonzera Total, Dedo de Bruxa e agora, a banda Disstantes! Eu tinha uma empresa de Arquitetura e em outubro de 2024, a transformei na minha empresa de produção: SAS Produções. Tenho boas expectativas para 2025. Inscrevi alguns projetos em editais e já produzi várias coisas, inclusive um dos palcos do Carnarock, onde me senti reconhecida pelos meus pares, gente graúda que já trabalha com produção faz um tempão! Também fiz parte da equipe que produziu o Parayba Rock Fest de 2024. Amo ser produtora, uso meus conhecimentos em arquitetura para produzir meus eventos e faço tudo com o maior carinho, acho que essa é a chave do sucesso!


5 – ROCK PRESS: Além do show no Rockarioca Convida, o que vem pela frente na Dedo de Bruxa e deixe uma mensagem aos leitores da Rock Press…
Simone Sas: no dia 2 de maio teremos a honra de abrir o show de retorno da banda carioca “Ave Máquina”. Esse evento será no CCDiversa, no Centro do Rio e promete ser incrível. Vamos entrar em estúdio novamente para gravar alguns dos vários singles que já compõem os setlists dos nossos shows. Dedo de Bruxa é novinha, em 28 de fevereiro fez um ano (na verdade nascemos em 29/02/24), mas já chegamos gravando um EP e fazendo shows por toda cidade. Somos cinco amigos que curtem muito fazer música juntos e estamos amando compor e mostrar nossas canções. A cada dia aumenta o número de pessoas que nos seguem nas nossas redes. Pessoas que conheceram a banda em show, por amigos e até pelo algoritmo das plataformas e redes sociais. isso está nos motivando a querer produzir cada vez mais!
Recomendamos…

Por vezes tomamos conhecimentos que figuras históricas dos diferentes caminhos da arte, passam por situações complicadas, financeiramente, quase sempre ligado a questões da saúde, depressão, problemas familiares…e claro, existe aquele momento que essa pessoa é alguém próximo a gente ou a nossa vivência na cena rock nacional independente, uma pessoa querida e cheia de contribuições ao rock brasileiro. Falamos do músico, poeta, Paulo Leminski Neto (na foto acima com as bandas X-Rated, Robertinho do Recife, Rock Billygoat, Monstros do Ula, Ula, Elétrico Vesúvio…). No momento Paulo, também conhecido por Lucky Leminski, e leciona aulas de canto, passa por essas situações, incluindo situação de rua.
Por conta disso, esta edição do Rockarioca Convida, vai doar 30% da renda ao Paulo Leminski Neto, que já participou do evento com a banda Elétrico Vesúvio. Nós da Rock Press, achamos pertinente sua presença e atitude em colaborar com o amigo Paulo Leminski Neto. Recomendamos! – Michael Meneses!
Rockarioca Convida com:
Dedo de Bruxa e Luiz Lopez
SERVIÇO:
LOCAL: La Esquina – Av. Mem de Sá, 61 – Lapa/RJ
DATA: 10 de Abril, às 19h30 e a partir das 23h, festa com som mecânico da casa.
INGRESSOS: Antecipados no site da Sympla (aqui) e na hora na bilheteria do La Esquina.

MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e realiza o Parayba Rock Fest.