CIDADE NEGRA: Comemora 30 anos na Fundição Progresso (RJ)

Consegue lembrar de algo em sua vida que existe há trinta anos? O Cidade Negra retorna ao Rio de Janeiro no sábado (11/04), para uma celebração na Fundição Progresso, na Lapa. O show integra a turnê “De Agora em Diante”, que marca a trajetória da banda. Os ingressos estão disponíveis. Leia mais na matéria que segue.

TEXTO: Alex Dusky
FOTOS: Divulgação

Há artistas que atravessam o tempo e constroem um universo onde milhares de vidas habitam, em ilhas de memórias onde em muitas delas a música que toca é do Cidade Negra. Eles pertencem a esse segundo grupo de artistas que superam todas as dificuldades de um relacionamento tão longo, que carregam consigo as marcas e as cicatrizes do tempo e que tornam tudo combustível, em forma de som, discurso e presença.

Com a turnê “De Agora em Diante”, a banda inaugura um novo ciclo que vai além da celebração de carreira. Existe aqui um gesto consciente de continuidade, não se trata de revisitar o passado, mas de reposicioná-lo dentro de um presente vivo, em movimento. A parceria entre Toni Garrido e Bino Farias reaparece com esse sentido de reconstrução.

O repertório, que combina clássicos, releituras e material inédito, não funciona como uma linha do tempo, mas como um campo de diálogo entre diferentes momentos da banda. Ao mesmo tempo, o espetáculo presta homenagem ao álbum “Sobre Todas as Forças”, que completa 30 anos. Um disco que não apenas marcou época, mas ajudou a consolidar uma linguagem própria dentro do reggae brasileiro, de forma híbrida, acessível e profundamente conectada com o imaginário popular.

Mais do que um show, “De Agora em Diante” se apresenta como um ato de resistência. Fala de permanência em um cenário que tudo muda rápido demais, de identidade em meio à diluição estética, e principalmente de vínculo com o público, com a própria história e com aquilo que ainda está na estrada a frente.

De agora em diante, o futuro tem batida, tem poesia, tem verdade”, afirma Toni Garrido. E talvez seja exatamente isso que sustenta o Cidade Negra após três décadas: a capacidade de continuar dizendo algo que ainda importa.

Recomendamos…
Com apresentações previstas em diversas cidades do país, o Cidade Negra reafirma sua relevância ao equilibrar legado e reinvenção sem recorrer à nostalgia vazia. No Rio de Janeiro, a Fundição Progresso se torna o ponto de encontro entre história e continuidade um espaço onde o passado não se repete, mas se transforma. #Recomendamos! – Alex Dusky.

SERVIÇO:
ATRAÇÃO: Cidade Negra – Turnê “De Agora em Diante”
DATA: Sábado, 11 de abril de 2026
LOCAL: Fundição Progresso – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
INGRESSOS: Antecipados (AQUI) no Site da Eventim e na bilheteria da Fundição em dias e nos horários dos eventos.

REDES SOCIAIS DA FUNDIÇÃO PROGRESSO:
SITE: https://www.fundicaoprogresso.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/fundicaoprogresso
INSTAGRAM: www.instagram.com/fundicaoprogresso

Alex Dusky é: Filho do seu Marcos, carioca, cria de Inhoaíba. Música é meu amor, cinema é profissão, escrever é necessidade. Flamenguista, velho, post-punk, ex-guitarrista da banda Sex Noise.

Respostas de 3

  1. Belíssimo texto, quantas histórias foram vividas ao som do Cidade Negra. A música marca vidas e traz consigo lembranças singulares. Acredito que o show será um mergulho em várias memórias e também releituras de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube