CANTO CEGO e MOTE COMBINADO: Fechando com chave de ouro a última edição do Rockarioca convida de 2023!

A última edição de 2023 do Festival Rockarioca Convida, aconteceu no aconchegante La Esquina, na Lapa/RJ e fechou o ano desse necessário e empolgante evento da melhor maneira possível. As bandas Canto Cego e Mote Combinado, ambas com mulheres poderosíssimas no vocal, fizeram excelentes shows, empolgando o ótimo público que compareceu ao local.

Rockarioca Convida 6 com:
Canto Cego e Mote Combinado

La Esquina – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
21 de dezembro de 2023
TEXTO e FOTOS: Paulo Schwinn

O idealizador do Rockarioca, o produtor, diretor, DJ e baterista Pedro Serra (confira aqui na Rock Press a entrevista esse multi-homem!) apresentou a primeira banda, a Mote Combinado, dizendo que a conheceu ali mesmo no La Esquina, quando o guitarrista Caio Rodrigues foi à primeira edição do Rockarioca Convida para falar do trabalho e o desejo em tocar no evento, o que acabou acontecendo. A Mote Combinado, que além de Caio, tem na sua atual formação Larissa Moraes (voz), Sandhro Almeida (guitarra), Deprecho (baixo) e Bill Dias (bateria), subiu ao palco como se estivessem num estúdio de gravação ou na sala de casa: totalmente à vontade! O baixista Deprecho estava inclusive tocando seu instrumento descalço, tamanho era o despojamento do grupo. Com um setlist enxuto (7 músicas tocadas em cerca de meia hora), o Mote Combinado mostrou sua força em canções que mesclam o rock com ritmos regionais e brasileiros como o maracatu e o frevo, incluindo uma empolgante versão (mais acelerada) para ‘Toda Vez Que Eu Dou Um Passo O Mundo Sai Do Lugar’ do poeta e cantor pernambucano Siba. Das belas faixas autorais, destaque para a novíssima ‘Mormaço’, que seria (e foi) lançada na meia-noite seguinte ao show, e ‘A História da pessoa que Ia’, com influências do rock dos anos 70, ampliando ainda mais o leque de referências sonoras dessa bela banda de Niterói/RJ.

Não demorou muito e Pedro Serra voltou ao palco para apresentar a segunda atração da noite, a banda Canto Cego, que completou 10 anos da sua formação em 2023. Quando Roberta Dittz (voz e violão), Magrão (baixo e backing vocais), Rodrigo Solidade (guitarra e backing vocais) e Ruth Rosa (bateria e backing vocais) subiram ao palco, a expectativa era alta e o jogo já estava ganho para essa banda que tem uma excelente performance de palco. Roberta Dittz é linda, com seus cabelos de cor rosa choque, teatral, com suas mãos que sabem exatamente o que fazer em cada momento de cada música e uma voz muito peculiar e afinada. Solidade é muito criativo em sua guitarra, extraindo dela riffs e solos muito bem elaborados. Magrão faz o papel quase de uma segunda guitarra com seu baixo cheio de swing, trabalhando muito bem nas escalas. E por fim, e não menos importante por isso, Ruth Rosa é uma usina de ritmos com sua bateria cheia de força e energia. A canção que abriu o show, a energética ‘Farsa (Alvorada)’ é a mesma que abre o terceiro disco do Canto Cego, que leva o nome da banda, lançado em 2023. O repertório se concentrou nesse álbum mais recente, com destaque para a linda balada ‘Fica Comigo’, que revela uma sonoridade mais doce da banda, mas também abriu espaço para faixas mais antigas como a ótima releitura de ‘Zé do Caroço’, clássico samba de Leci Brandão, lançada no disco Valente (o primeirão do Canto Cego, de 2017), transformada num rock arrepiante, cheio de distorção e fúria, que ganha ainda mais verdade ao vivo. E a faixa que encerrou o show de 1 hora, com 14 canções, foi uma do segundo disco (Karma, de 2019), a furiosa ‘Transmutação’, com seu toque de baião que botou todos os presente para dançar, encerrando o show da Canto Cego em alto astral, projetando um ano maravilhoso para o evento e Coletivo Rockarioca.

Recomendamos…
O Festival Rockarioca Convida já anunciou as atrações que participarão da primeira edição de 2024, a sétima do evento: a banda Melvin & Os Inoxidáveis e a cantora Dani Vallejo. Veja as informações abaixo e que seja uma noite linda, cheia de rock e alegria, como foi essa da última edição de 2023. #Recomendamos! – Paulo Schwinn.

Rockarioca Convida 7:
Melvin & os Inoxidáveis + Dani Vallejo

SERVIÇO:
LOCAL: La Esquina – Av: Mem de Sá, 61 – Lapa – RJ/RJ
DATA: Quinta-feira 11 de janeiro às 19h30.
INGRESSOS: Antecipados no site da Sympla (aqui) e no dia do evento na bilheteria do La Esquina.
PRODUÇÃO: Coletivo Rockarioca
INFO: https://www.facebook.com/events/3614391512134936/

REDES SOCIAIS ROCKARIOCA:
FACEBOOK: https://www.facebook.com/rockarioca
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rockarioca/
DEEZER: https://www.deezer.com/us/playlist/8307060022
SPOTIFY: https://open.spotify.com/playlist/18CFuMO7fQTKlxAkg6Jhuk?si=7e75fe80e7404d3c

Paulo Schwinn é natural de Santos, SP, vocalista e guitarrista da banda de rock Sujeitos Compostos (conheça) e que em breve estará lançando seu trabalho solo, além de produtor e apresentador do Programa Desvio à Esquerda, na Web Rádio Rota 220 (ouça), e fã do bom (velho e novo) Rock and Roll.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube