YES – Banda anuncia álbum ao vivo!

“The Royal Affair Tour - Live From Las Vegas”, álbum inédito de uma YES_The_Royal_Affair_Tour_Live_From_Las_Vegasdas maiores bandas do rock progressivo mundial, chegará dia 30 de outubro de 2020, através da BMG Records. Registro da bem-sucedida turnê americana de 2019, foi anunciado que o trabalho estará disponível exclusivamente na YES Store, a partir de 2 de outubro, em CD, vinil duplo, (em ambos, acompanha um livreto de 12 páginas) e também digital. Além de clássicos da bandas lançados entre 1970/80, o álbum ainda traz versões para músicas de Richie Havens, Paul Simon, “Imagine”, de John Lennon. Além de participações especiais de John Lodge, (The Moody Blues) e Carl Palmer (ELP) e Arthur Brown. Saiba mais na matéria a seguir!

YES – Banda anuncia álbum ao vivo!

TEXTO: Rick Olivieri
IMAGENS: Divulgação

Em atividade desde 1968, o YES é formado, atualmente, por Steve Howe (guitarra), integrante da banda desde 1970, estreando no “Time and a Word”; Alan White (bateria) que subsituiu Bill Bruford no controle das baquetas em 1972 - tendo tocado em, praticamente, todos os álbuns desde o “Close to the Edge”; Geoff Downes (que assumiu os teclados da banda pela primeira vez em 1980, no álbum “Drama”); Jon Davison (nos vocais principais desde 2011); Jay Schellen (bateria); além de Billy Sherwood (este, tocou guitarra/teclado nos anos 1990 e assumiu o baixo/vocal em 2015), tocando também com o Asia nesta turnê.
 
Para quem não conhece o trabalho do baixista e se preocupa se o substituto de Chris Squire, falecido em 2015, está à altura do posto, a resposta é "sim!". Pode ficar tranquilo. Billy é, de fato, super competente e foi escolhido pelo próprio Chris para o seu lugar no YES. Da mesma forma que o vocalista Jon Davison tem se mostrado excelente como frontman, desde 2012, com a saída de Benoit David, que havia assumido o posto de Jon Anderson por conta de complicações de saúde vividas por este (o membro co-fundador da banda passou por problemas respiratórios que demandavam repouso por alguns meses), em 2008. 

Sobre essa formação, Steve Howe comenta: “Ter a oportunidade de reunir os membros da banda no desenvolvimento de um conjunto bem refinado de músicas que capturam o verdadeiro potencial da banda é, simplesmente, uma honra para mim.”

The Royal Affair Tour, Live From Las Vegas 

YES_The_Royal_Affair_Tour_Live_From_Las_Vegas_CD_e_Vinil

Gravado ao vivo no Las Vegas Hard Rock Hotel, em 26 de julho de 2019, “The Royal Affair Tour - Live From Las Vegas” foi mixado pelo já mencionado baixista Billy Sherwood e o que vem demonstrar que o músico não é apenas uma mera peça de reposição, preenchendo uma lacuna dentro da banda. Vale registrar que a The Royal Affair Tour tinha em seu programa uma exposição de arte do grande artista Roger Dean, dono de um estilo icônico, que foi do clássico logotipo do YES às capas de alguns dos discos mais memoráveis, incluindo “Fragile”, “Close to the Edge”, “Yessongs”, “Tales from Topographic Oceans”,“Relayer”, e outros, além do trabalho para bandas de renome como Uriah Heep (“Demons and Wizards” e “The Magician's Birthday”), Gentle Giant (“Octopus”), Asia (“Alpha”, “Astra”, “Then and Now”), e muitos outros. Outro detalhe interessante é que Dean desenvolveu a arte do álbum “The Royal Affair Tour”, ao vivo no Facebook, enquanto interagia com fãs. 
 
Tendo sido arquitetada como uma celebração das cinco décadas de existência prestigiada da banda progressiva britânica, a turnê contou com convidados de peso: Asia (com participação do tecladista, Geoff Downes, e participação especial do guitarrista Steve Howe), John Lodge, (veterano do The Moody Blues) e o ELP Legacy de Carl Palmer (com Arthur Brown).
 
Apresentando um desfile de faixas clássicas, compostas ao longo da fase entre os anos 1970 e 1980, o álbum inicia com cover de um ícone da geração Woodstock, Richie Havens, a agitada e divertida “No Opportunity Necessary, No Experience Needed”, do álbum “Time And A Word” (1970) - reza a lenda que foi a primeira faixa do Yes que Geddy Lee ouviu na vida, num dia em que cabulou aula para ouvir o novo disco que um amigo havia comprado.
 
Em seguida, temos “Tempus Fugit”, faixa do pesado álbum “Drama” (1980), primeiro a contar com Trevor Horn nos vocais e, talvez também por isso, um dos mais subestimados trabalhos na trajetória do Yes.
 
Apesar de fazer parte da fase em que alguns grupos de renome do Rock Progressivo começavam a acenar para um aspecto ligeiramente mais comercial, devido à crescente demanda por uma sonoridade mais acessível e orientada para a execução radiofônica, “Going For The One", do álbum homônimo (1977), segue sendo elogiada até hoje por muitos dos fãs mais exigentes. 
 
Depois é a vez da excelente "I’ve Seen All Good People”, do “The Yes Album” (1971). Um grande clássico, daqueles que não poderiam mesmo faltar em um apanhado deste tipo, com suas melodias e harmonias memoráveis. Tão contagiante quanto a anterior, “Siberian Khatru”, do “Close to the Edge” (1972), mostra, desde a introdução, a química perfeita entre os músicos. Aqui, especialmente, além do vocais, cada instrumento é nitidamente percebido em igualdade de importância, na sua colaboração com os outros. "Onward" é uma bela composição de Chris Squire e considerada uma das melhores faixas do álbum do Tormato (1978), apesar deste ser um tanto criticado pelos fãs mais fervorosos das obras mais complexas do período setentista, pela tendência mais comercial, iniciada no trabalho anterior.
 
O disco inclui, ainda, versões para “America”, de Paul Simon, e não para por aí. John Lodge, cantou “Imagine”, de John Lennon. Uma curiosidade para quem não sabia, Alan White chegou a integrar, em 1969, a Plastic Ono Band e tocou na gravação original da famosa canção do ex-beatle, antes de se tornar baterista do YES. Para fechar em grande clima, duas faixas que não poderiam faltar: “Roundabout”, do “Fragile” (1971) e “Starship Trooper”, do “The Yes Album” (1971).
 
“The Royal Affair Tour - Live From Las Vegas” é um lançamento da BMG Rec., e chega ao mercado em 30 de outubro de 2020. Porém, o play estará disponível, exclusivamente, na YES Store, a partir do próximo dia 2 de outubro. Finalizamos com as palavras de Alan White sobre o disco: “O álbum da turnê Royal Affair, sendo lançado em outubro, é um novo capítulo bem-vindo na vasta extensão de gravações ao vivo do YES. Espero que vocês gostem." Sendo assim, "YES, Opportunity Necessary, YES, Experience Needed"- Rick Olivieri.
 
 
The Royal Affair Tour – Live in Las Vegas:
1. No Opportunity Necessary, No Experience Needed
2. Tempus Fugit
3. Going For The One
4. I’ve Seen All Good People
5. Siberian Khatru
6. Onward
7. America
8. Imagine
9. Roundabout
10. Starship Trooper
 
YES LINKS:
SITE: 
http://yesworld.com/
TWITTER: https://twitter.com/yesofficial
INSTAGRAM: https://instagram.com/yesofficial/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/yesofficial
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/yesofficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/yestheband

Rick Olivieri - Músico, Artista Gráfico e Produtor de Cinema, TV e Vídeo, carioca, fã de quadrinhos e formado em comunicação social pela UFRJ.

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA