A Globo Livros relançou em edição ampliada “A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs”, biografia assinada pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer. Referência do Rock Brasil, os Titãs retornam aos palcos para shows em comemoração aos seus 40 anos. A expectativa é grande, afinal, será um encontro de gerações entre fãs que nunca viram a banda ao vivo e os que a acompanham ao longo dos anos. A Rock Press entrevistou os autores do livro na coluna 1, 2, 3, 4…
Entrevista com Hérica Marmo e Luiz André Alzer, autores da biografia da banda
TEXTO: Michael Meneses
FOTOS: Nem Queiroz (RJ), Carlos Delagusta (SP) e divulgação
“Mais que uma banda de rock, eles são uma usina de ideias”. Assim definiu o músico e produtor Liminha. E com toda a razão! Completando 40 anos de história, Titãs é uma dessas bandas unânimes que desde sempre conseguiram agradar diferentes públicos. Indo dos New Waves aos Heavys, dos POPs aos Punks, você sempre vai encontrar fãs da banda e isso já atravessa gerações.
A formação clássica incluiu os músicos Arnaldo Antunes (vocal), Branco Mello (baixo e vocal), Sérgio Britto (vocal e teclados), Tony Bellotto (guitarra e vocal), Nando Reis (baixo e vocal), Charles Gavin (bateria), Paulo Miklos (vocal, baixo e guitarra) e o saudoso Marcelo Fromer (guitarra), que faleceu em junho de 2001.
Em novembro de 2022, os Titãs anunciaram uma turnê comemorativa de 40 anos que terá início agora em abril. Intitulada “Encontro – Todos ao Mesmo Tempo Agora”, contará com shows pelas principais capitais do Brasil, além de apresentações em Ribeirão Preto/SP e Lisboa/PT. Para várias dessas datas os ingressos esgotaram rapidamente, o que possibilitou a abertura de apresentações extras. O título da tour é inspirado no último álbum da banda que contou com todos os músicos da formação clássica, o disco “Tudo ao Mesmo Tempo Agora” (1991).
Em meio a expectativa para os shows e as comemorações pelos 40 anos dos Titãs, a Globo Livro lançou a nova edição da biografia oficial “A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs”, escrita pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer. Originalmente lançado em 2002, ocasião em que a banda completava 20 anos de estrada, dessa vez o livro traz além do conteúdo original, a história dos 20 anos seguintes, além de um caderno de fotos e imagens raras dessa trajetória.
O trabalho de pesquisa para o livro incluiu diversas entrevistas com os músicos e vários personagens da história da banda. No livro, relatos do surgimento no Colégio Equipe (São Paulo), a fase underground, shows, o auge, os bastidores, a prisão de integrantes, os desentendimentos, a discografia, curiosidades e o triste capítulo do atropelamento que vitimou o músico Marcelo Fromer. Ao final, a pesquisa rendeu ao livro mais de 450 páginas de histórias de uma das mais importantes e influentes bandas do rock brasileiro.
Os autores…
“A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs” foi escrito pela jornalista e roteirista Hérica Marmo, que atualmente reside em Portugal e também é autora do livro “A canção do mago – A trajetória musical de Paulo Coelho”. Como roteirista, integrou a equipe da novela “Na Corda Bamba” e escreveu o filme natalino “A consoada”, ambos pela TVI (Portugal). Quem também assina o livro é o jornalista Luiz André Alzer, que ao longo de mais de 30 anos de carreira atuou como repórter nos jornais O Globo e O Dia, foi editor-chefe no Diário de S. Paulo e editor executivo e diretor do jornal Extra. Além da biografia dos Titãs, é autor de outros cinco livros, entre os quais “Almanaque Anos 80”, escrito em coautoria com Mariana Claudino. Um título que recomendamos!
A biografia já se encontra à venda e teve evento de lançamento na Livraria da Travessa no Rio de Janeiro e São Paulo, com a presença dos autores e da banda, reunindo filas de fãs, músicos, imprensa e personalidades, entre os músicos dos Titãs, Tony Bellotto e Charles Gavin estiveram presentes no lançamento carioca, enquanto, Branco Mello e Sérgio Britto marcaram presença em São Paulo. A Rock Press, esteve nos eventos de lançamento (fotos dessa matéria), um dos presente no evento do Rio de Janeiro, foi filho do Marcelo Fromer, aproveitei para mostrar a ele a foto que fiz da placa da Rua Marcelo Fromer, localizada em Campo Grande, na zona oeste carioca e que postei em meu Instagram pessoal em 2013.
A coluna 1, 2, 3, 4… da Rock Press conversou com Hérica Marmo e Luiz André Alzer na entrevista que segue.
1 – Michael Meneses/Rock Press: Vinte anos se passaram entre a primeira e a 2ª edição do livro. Quais as novidades o leitor vai encontrar na nova edição?
Luiz André Alzer – A nova edição tem cinco capítulos novos, que cobrem os últimos 20 anos da banda. Nesse período, aconteceram fatos importantes, como as saídas do Charles e do Paulo, que a gente narra com todos os detalhes; o lançamento do Nheengatu, um disco com uma pegada que lembra o Cabeça Dinossauro; os próprios shows de comemoração dos 25 anos do Cabeça; a ópera-rock, que foi um acontecimento absolutamente inédito no Brasil… E a proposta, assim como na edição original, era botar o leitor dentro de cada cena, com muita informação, mas também muitas curiosidades que nunca foram contadas. E o livro saiu na versão impressa simultaneamente com a versão e-book.
2 – Rock Press: Os meios de comunicação evoluíram com o avanço da internet, redes sociais e aplicativos. Como foi o processo de pesquisa para essa nova edição do livro?
Hérica Marmo – Se não fosse pelos avanços tecnológicos nesses últimos 20 anos, essa atualização não teria sido possível. Primeiro porque eu atualmente moro em Portugal. E também porque quando começamos as entrevistas nessa fase, o mundo ainda estava em quarentena. Então, o fato de ter a possibilidade de fazer longas entrevistas por chamadas de vídeo foi fundamental para a viabilidade da nova edição do livro. Fora isso, o processo também mudou substancialmente. Muitas informações que, há 20 anos, só encontrávamos vasculhando acervos de gravadoras e jornais ou mesmo na Biblioteca Nacional, hoje estão disponíveis no YouTube ou nos sites dos veículos.
3 – Rock Press: Em algumas semanas, os Titãs estão voltando aos palcos. Alguns fãs nunca assistiram a banda ao vivo. Na opinião de vocês, qual será a reação desses fãs nos shows?
Hérica Marmo – Acho que vão ser shows catárticos. Os Titãs têm fãs de gerações diversas. Os mais velhos vão reviver momentos importantes de suas vidas. E os mais novos vão ter a oportunidade de ver pela primeira vez a formação clássica no palco. E ainda tocando os seus maiores sucessos. Sem dúvidas, serão noites inesquecíveis tanto para os Titãs quanto para o público.
4 – Rock Press: Vocês tiveram outros livros e trabalhos publicados. Apresentem seus demais trabalhos aos leitores da Rock Press. E, aproveitando, a produção de biografias se mostra uma opção de mercado na área da música. Qual dica vocês dariam para novos biógrafos?
Luiz André Alzer – Herica lançou “A canção do mago”, sobre as músicas de Paulo Coelho, cinco anos depois da biografia dos Titãs, e eu tenho outros quatro livros publicados, o principal deles o “Almanaque anos 80”, que saiu em 2004. Hoje sou sócio de uma editora de livros de não ficção, e um gênero que lançamos bastante, por coincidência, é biografia. Esse é um mercado que cresceu muito e, para quem gosta de música brasileira, hoje dá para fazer um mergulho pela nossa história musical com títulos excelentes, que vão desde o rock até a MPB, passando pelo rap, funk e até a chamada música brega. Uma boa biografia, na minha opinião, não pode se prender a pesquisa, por mais profunda que seja. As entrevistas com personagens do entorno do biografado (ou até mesmo do biografado, como é o caso dos Titãs) são o que trazem colorido ao livro, com detalhes e histórias inéditas, que não cabem em reportagens e outras publicações. E para extrair essas informações, o fundamental é que essas entrevistas sejam feitas com bastante tempo, de forma a explorar um determinado episódio, descrevendo desde o tênis que a pessoa usava até reproduzir diálogos falados na época.
5 – Rock Press: Deixem uma mensagem final aos fãs dos Titãs e leitores da Rock Press.
Luiz André Alzer – Essa biografia nos dá muito orgulho por contar a trajetória de uma banda única, formada originalmente por oito integrantes, com cinco vocalistas e todos compositores. Poucos grupos no mundo ficaram 40 anos juntos e com uma produção incansável e criativa como eles. Nesse momento do reencontro, vale ainda mais a pena conhecer o universo dos Titãs, não só para quem gosta de rock e de música, mas para quem aprecia histórias com muitas reviravoltas.
Recomendamos…
O livro “A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs” já se encontra à venda nas principais livrarias do Brasil e é um desses títulos que entra para a galeria de livros que recomendamos. Assim como recomendamos os shows da banda em abril. Simplesmente, #recomendamos ambos. – Michael Meneses!
TÍTULO: A vida até parece uma festa: a história completa dos Titãs
AUTORES: Hérica Marmo e Luiz André Alzer|
PÁGINAS: 456| Formato: 15,5cm x 23cm
REDES SOCIAIS:
TITÃS:
SPOTIFY: Titãs
SITE: http://www.titas.net/
TWITTER: http://www.twitter.com/titasoficial
YOUTUBE: http://www.youtube.com/titasoficial
FACEBOOK: https://www.facebook.com/titasoficial
INSTAGRAM: http://www.instagram.com/titasoficial
CONTATO PARA SHOWS: A/C – Silvia Venna – showstitas@gmail.com
GLOBO LIVROS
SITE: www.globolivros.com.br
TWITTER: www.twitter.com/globolivros
FACEBOOK: www.facebook.com/globolivros
INSTAGRAM: www.instagram.com/globolivros
Uma resposta