De volta ao Brasil, o renomado ex-guitarrista do Genesis, Steve Hackett celebra as quase cinco décadas da grandiosa turnê do Seconds Out com apresentações no Vivo Rio (Rio de Janeiro, dia 18/08) e no Espaço Unimed (São Paulo, dia 20/08). Além dos clássicos do Genesis, Hackett deve incluir, músicas de sua carreira solo. Os ingressos estão a venda, e a iniciativa dos shows é da Top Cat Produções.
TEXTO: Rick Olivieri e Michael Meneses
FOTOS: Lee Millward/Divulgação
Pisando em solo brasileiro neste mês de agosto, após cinco anos (a última vez foi em março de 2018, antes da terrível pandemia que assolou o mundo inteiro), o genial instrumentista/compositor Steve Hackett chega para celebrar 46 anos da turnê que gerou o álbum Seconds Out e também para comemorar a primeira passagem do Genesis pelo Brasil, em maio de 1977 na edição do Projeto Aquarius, um evento organizado pelo Jornal O Globo. (Veja o cartaz oficial ao lado).
O músico vem acompanhado da competentíssima banda Argentina Genetics, que reproduz com esmero a sonoridade dos álbuns e a atmosfera dos shows do Genesis dos anos 1970, em ambas as fases (com Peter Gabriel, e na fase do Phil Collins nos vocais) e já tocou na íntegra clássicos como Nursery Cryme, Foxtrot, Selling England by the Pound, The Lamb Lies Down on Broadway, A Trick of the Tail e Wind and Wuthering.
O álbum duplo Seconds Out é considerado um dos melhores feitos “ao vivo” de todos os tempos e traz algumas das mais marcantes composições do Genesis, tais como Carpet Crawlers, Firth of Fifth, I Know What I Like, Musical Box, Supper’s Ready e The Cinema Show. O trabalho também marcou a saída definitiva de Hackett, que partiu para dar continuidade à sua exitosa carreira solo e com outros artistas de talento.
Enfim, será uma grande oportunidade para os fãs se deleitarem com a apresentação de músicos extraordinários levando alguns dos maiores clássicos do gênero progressivo que permanecem atemporais após quase cinquenta anos, além de composições da carreira solo de Steve, como Spectral Mornings e Shadow of the Hierophant.
A banda Genetics é formada pelos seguintes músicos: Thomas Preço (vocal principal, flauta e percussão), Cláudio Lafalce (baixo, guitarras, pedais de baixo, efeitos e vocais), Léo Fernández (guitarras, baixos e baixos pedais e vocais), Horácio Pozzo (teclados e guitarras), Daniel Rawsi (bateria, percussão, efeitos e vocais) e músico convidado, Jorge Araújo.
RECOMENDAMOS…
Steve Hackett morou no Rio de Janeiro nos anos 1980, era um ouvinte assíduo da Fluminense FM, uma das poucas rádios que tocavam músicas da sua carreira solo, participou do disco ‘Voo de Coração’, do Ritchie, e já esteve outras vezes no Brasil para shows solos.
Hackett e Genetics farão uma grande turnê pela América do Sul, passando, além do Brasil, pelo Peru, Argentina, Chile e Paraguai. A iniciativa da tour Steve Hackett with Genetics é da Top Cat Produções e faz parte do Top Cat Concert Series 2023. Os ingressos estão à venda. #Recomendamos! – Rick Olivieri e Michael Meneses.
STEVE HACKETT NO BRASIL
Serviço:
RIO DE JANEIRO
STEVE HACKETT with Genetics
LOCAL: Vivo Rio – Av. Infante D. Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
DATA: 18 de agosto de 2023
INGRESSOS: Bilheteria do Vivo Rio e AQUI no site da Sympla.
PRODUÇÃO: Top Cat Produções
INFO: 55.21. 2531-1227 – www.vivorio.com.br
SÃO PAULO
STEVE HACKETT with Genetics
LOCAL: Espaço Unimed – R. Tagipuru, 795, Barra Funda – São Paulo/SP
DATA: Domingo 20 de agosto de 2023
INGRESSOS: Bilheterias do Espaço Unimed e AQUI no site da Ticket 360.
PRODUÇÃO: Top Cat Produções
INFO: 55 (11) 3864-5566 – http://espacounimed.com.br/
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.