Em apresentação no Palco Supernova, banda supera o horário ingrato do Rock In Rio entregando um set list caprichado e faz balanço dos seus vinte e cinco anos de estrada.
Rock in Rio – Palco Supernova Autoramas
Sábado – Dia 21 de Setembro de 2024
TEXTO: Leozito Rocha
FOTOS: Michael Meneses!
Em atividade desde 2019 o Palco Supernova é o espaço mais independente do festival, esse ano o Rock in Rio organizou um palco para lá de bonito e moderno. Com a temática “cinema” reunindo signos da sétima arte o espaço ali reservado a shows curtos e emocionantes deu conta do recado. Não houve nenhum atraso e todos os artistas tiveram o calor do público e a energia das apresentações mais intimistas. Ponto pro Palco Supernova. Porém, certas bandas ali mereciam espaço e palco maior. Somaria também mais uma observação: horários mais adequados.
No caso do pessoal do Autoramas foi tudo isso junto. Convidados a tocar às 14:30hs do sábado (dia 21), a banda foi prejudicada pela abertura dos portões às 14 horas. Ou seja: mal a multidão entrava o show já estava prestes a começar. Em um evento com quilômetros de espaço e distâncias enormes entre palcos e uma série de obstáculos a cumprir fica difícil essa equação.
Mesmo assim, a banda entrou firme e mandou ver. Gabriel Thomaz e sua trupe separou um setlist caprichado e potente. Já ligaram as guitarras e emendou com “Nada a ver” e “Carinha Triste”. O povo ia chegando e parando para observar a performance deles.
Reunir em meia hora uma trajetória com vinte e cinco anos de estradas, nove discos (coletâneas também) e formações distintas (apenas Gabriel como constante existência) não é tarefa fácil. Emendaram com “Paciência” e “Você Sabe” (clássico cantado pelos fãs).
Os Autoramas foram ao palco com a formação atual: Gabriel Thomaz (voz e guitarra), Luma Garcia (voz, teclados e percussão), Jairo Fajer (Baixo) e Igor Sciallis (bateria). Daí já disparam “Abstrai” e “Já Cansei de Te Ouvir Falar” ainda sob sol e calor do dia. É… De novo: horário ingrato!
Quem lembra do show que eles fizeram em 2013, ali mesmo, no RIR sabe do que a banda é capaz. Naquele dia, Bnegão juntou-se a eles e fizeram algo bonito e bacana de se ver. Em quase uma hora de show, no palco Sunset (bem maior) botaram todos para curtir. Tal performance foi elogiadíssima e uma das mais comentadas daquela edição.
Iniciam “Fale Mal de Mim” (talvez a mais famosa deles) e “A Cara do Brasil” (canção de 2022, uma parceria de Gabriel Thomaz e Rodrigo Lima do Dead Fish, banda que tocou no mesmo palco uma semana antes). Direto do último álbum dos Autoramas.
Perto ali do fim a banda encerra o show com “Catchy Chorus” indo para a massa! Primeiro Gabriel, depois, Jairo e Luma na sequência. Ali, no povo, na galera, nos fãs que prestigiaram e curtiram mais uma apresentação eficiente e emocionante dos caras.
Após a apresentação, a banda atendeu a Rock Press para uma entrevista em formato de live (assista aqui). O papo descontraído rendeu bastante: falamos do show, cena rock, veganismo e etc; e talvez o papo estaria rolando até agora, mas foi só falar de Botafogo que a live caiu. (Risos). Enfim, com dizem por aí… “Tem Coisas que Só acontecem com o Fogão”.
Seja como for, Os Autoramas cumpriram mais uma missão! E, como (Gabriel) gosta de dizer: Rrrrroooock! – Leozito Rocha!
Rock Press no Rock in Rio 2024:
O Portal Rock Press novamente marca presença na edição de 40 anos do festival com a equipe: Michael Meneses, Leozito Rocha, Jonildo Dacyony, Lu Valiatti, Cadu Oliveira, Kesley Meneses e Mariana de Menezes. Acompanhe nossa cobertura em nossas redes sociais, e aqui no site. Nos vermos lá e nos conectamos aqui em Rock Press! ACESSE: https://portalrockpress.com.br/festivais/rock-in-rio/
SIGA:
YOUTUBE: www.youtube.com/@portalrockpress
FACEBOOK: www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: www.instagram.com/portalrockpress
LEOZITO ROCHA – É radialista, pesquisador musical, escritor e amante de cinema. Colaborador de sites musicais, curador de rádio, editor e apresentador do “O Som do Leozito” na Internova Rádio (OUÇA), e observador incurável. Seu facebook é: https://www.facebook.com/leo.rocha.798/
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.
Uma resposta