ROCK IN RIO 2024: Terra Celta é o Folk Rock no Festival ENTREVISTA!

Retornando ao Rock in Rio pela quinta vez a banda paranaense Terra Celta apresenta seu Folk-Rock no Palco Global Village, no tradicional “Dia do Rock” do festival (15/09). Aproveitamos a ocasião para um papo com a banda na coluna 1, 2, 3, 4… da Rock Press!

TEXTO / ENTREVISTA: Michael Meneses!
FOTOS: Fábio Alcover, Suzana Proença e Divulgação

O Rock in Rio sempre teve em sua essência a diversidade de gêneros musicais, do Heavy Metal ao Samba, do Rock Progressivo ao RAP, da Soul Music ao Axe… Claro, que nós da Rock Press torcemos por presença forte do rock em seus segmentos no festival, porém acreditamos na importância do diálogo entre as todas as manifestações artísticas. E, esse diálogo entre diversos estilos sempre estiveram presentes no Rock in Rio desde sua primeira edição há 40 anos, em 1985. Um desses exemplos, é a banda Terra Celta que fará sua quinta apresentação no festival, dessa vez no Palco Global Village (antiga Rock Street).

Em atividade desde 2005, a banda Terra Celta é oriunda de Londrina, cidade da região norte do Paraná. Em sua formação Arrigo (acordeom), Bruno Guimarães (baixo), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Elcio Oliveira Filho (vocais, violino, gaita de fole, tin whistle e nyckelharpa) e Leonardo Cacione (bateria).

Nesses quase 20 anos de história, além do Rock in Rio (Brasil, Portugal e EUA), a banda já realizou shows em festivais pelo Brasil como o Psicodália, Demo Sul, FILO, Odin’s Krieger Fest, Viradas Culturais, Oktoberfests entre outros.

A Rock Press aproveitou a ocasião dessa nova apresentação do Terra Celta no Rock in Rio para bater um papo com a banda e saber das novidades na entrevista que segue…

Terra Celta – ENTREVISTA!

1 – Portal Rock Press / Michael Meneses: A banda Terra Celta chega ao Rock in Rio pela quinta vez. Conta um pouco da história de vocês aos leitores da Rock Press…

Terra Celta: O grupo se formou em 2005 de forma despretensiosa e com a intenção apenas de juntar os amigos e tocar algo diferente. Aos poucos foi ganhando palcos cada vez maiores e seguidores fiéis que ficam sempre na expectativa pelo próximo disco. O primeiro álbum da banda, No Sintoma, possuía apenas regravações de músicas típicas instrumentais ou em língua inglesa. Já o segundo, Folkatrua, lançado em 2010, trouxe composições próprias e em português. As composições em português ganharam o coração do público – como “Um Outro Lugar”, ultrapassa 2 milhões de vews no YouTube e Spotity. O álbum homônimo “Terra Celta”, lançado em 2020, conta com algumas faixas icônicas da carreira da banda, como “Mulher Maravilha” e “Gaia”.

2 – Rock Press: Depois de outras apresentações no Rock in Rio, o que o público pode esperar dessa vez e o que vocês lembram das outras apresentações?
Terra Celta: Sempre temos a sensação de estreia/primeira vez. É sempre muito emocionante participar de um evento tão grandioso como o Rock in Rio. Esta será nossa quinta edição. Já estivemos em 2013 no Rio, 2014 na edição de Lisboa, 2015 em Las Vegas, 2022 no Rio novamente e agora na edição de 40 anos do festival. Preparamos algo especial e com repertório 100% autoral trazendo um repertório que vai proporcionar uma viagem ao universo “Terra Celta” ao longo desses 19 anos de carreira independente.

3 – Rock Press: Depois do Rock in Rio o que vem pela frente?
Terra Celta: Temos a agenda lotada até o final do ano composta por eventos, festivais, mas estamos com expecitativa alta para participar de um projeto socioeducativo que envolve show + workshop para crianças no interior de São Paulo. Além disso, a banda Terra Celta está produzindo um novo álbum instrumental, que tem foco na distribuição e turnê internacional e na comemoração dos 20 anos de carreira da banda.

4 – Rock Press: Como anda o cenário rock no Paraná e o que vocês têm visto de legal pelo Brasil e no mundo?
Terra Celta: No Paraná há um público cativo de rock, em suas mais diversas variáveis. O Terra Celta é uma banda bastante conhecida no Estado, não somente por sua projeção no cenário nacional e internacional, mas, também, por fazer um rock de caráter autoral e único. Nas cidades de Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Maringá e Ponta Grossa, dentre outras, ainda há bandas que se destacam pela criação de novos nichos no mundo do rock e vale a pena conhecer as bandas Tiregrito, Trombone de Frutas, Hillbily Rawhide e Confraria da Costa.

5 – Rock Press: Deixe uma mensagem final aos leitores da Rock Press que vão conferir o show de vocês no Rock in Rio…
Terra Celta: Vá de sapato confortável porque você vai dançar muito. Estamos trabalhando para que você termine o show cansado, suado e FELIZ!

Terra Celta no Rock in Rio 2024

A banda se apresenta no palco Global Village do Rock in Rio, no domingo, dia 15 de Setembro, no mesmo espaço além do Terra Celta haverá apresentações de Anees e da cantora Larissa Luz. Até lá vale conferir “Never Stop Dancing”, single mais recente da banda. #Recomendamos. – Michael Meneses!

TERRA CELTA – CONTATOS:
SPOTIFY: www.open.spotify.com/terracelta
DEEZER: www.deezer.com/br/artist/6844423?
YOUTUBE: www.youtube.com/@terraceltaoficial
INSTAGRAM: www.instagram.com/terraceltaoficial
FACEBOOK: www.facebook.com/terraceltalondrina

Rock Press no Rock in Rio 2024:

O Portal Rock Press novamente marca presença na edição de 40 anos do festival com a equipe: Michael Meneses, Leozito Rocha, Jonildo Dacyony, Lu Valiatti, Cadu Oliveira, Kesley Meneses e Mariana de Menezes. Acompanhe nossa cobertura em nossas redes sociais, e aqui no site. Nos vermos lá e nos conectamos aqui em Rock Press! ACESSE: https://portalrockpress.com.br/festivais/rock-in-rio/

SIGA:
YOUTUBE: www.youtube.com/@portalrockpress
FACEBOOK: www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: www.instagram.com/portalrockpress

MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube