Pela segunda vez no Rock in Rio, o Black Pantera segue, necessário ao Rock Brasil e fez bonito no palco Supernova do Festival. Peso, militância e respeito mútuo deram o tom da apresentação!

BLACK PANTERA
Palco Supernova – Rock in Rio
15 de Setembro de 2024
TEXTO: Leozito Rocha e Michael Meneses!
FOTOS: Michael Meneses!

Antes de entrar, o batera (Rodrigo) e o baixista (Chaene) do Black Pantera conversaram conosco. Estavam ansiosos e felizes. Rolou até um papo com Sr. Ulisses e Dona Guiomar, pais do Chaene (baixista) e do Charles (vocalista /guitarrista). Genitores estavam emocionados (de verdade!). E, de repente o anúncio do começo. Black Pantera adentrava… Importante citar que essa foi a segunda vez do Black Pantera no Rock in Rio, em 2022 a banda abriu os trabalhos no Palco Sunset, e teve como banda convidada os pernambucanos e também militantes do Devotos (relembre aqui).
Um PODER PRETO INCRÍVEL! O punho cerrado e pro alto, Chaene chama o público. As letras políticas, viscerais, emponderadas e poética ao mesmo tempo. O som é pesado, é punk, é metal, é crossover… Uma mistura das boas desses mineiros que se orgulham em dizer que são de Uberaba.

O nome reverenciando os “Panteras Negras” dá o tom da consciência da banda e a luta antirracista, antifascista. O trio vem desde 2014 e já acumulam quatro discos oficiais. Todos aclamados. O show foi perfeito. Desde o começo a massa toda pulou, dançou, abriram uma imensa roda punk e intercalavam gritos políticos e de luta. PODER NEGRO! Esse era o mote e o mantra.


A banda tem muitos fãs, mas nenhum deles estavam e despertaram tantas emoções quanto o casal Ulisses e Guiomar, pais dos irmãos Charles e Chaene, assim como na apresentação de 2022, eles estavam presentes, porém dessa vez foi um espetáculo à parte; o casal chorou e fez o público, jornalistas e técnicos chorarem, especialmente na música “Tradução” – canção composta em homenagem a Dona Guiomar, mas dedicadas à todas as mães. Neste momento Dona Guiomar surge no palco enquanto Sr. Ulisses (que também é músico) chorava no pit, porém bem próximo ao calor e carinho do público.

Esse misto de emoções, energia e resistência se fez presente em sintonia com a plateia, onde as canções eram cantadas, exaltadas e berradas a plenos pulmões. Foi uma energia imensa e arrepiante mesmo. Talvez, um dos melhores shows do festival. Quem viu sabe do que falamos. O trio arrepia mesmo e não brinca em serviço. Não tem como ficar parado ou indiferente ali. Foi do cacete mesmo! Porradas como “Sem Anistia”, “Boom”, “Perpétuo” entre outras explodiram ali naquele palco. E, ficou pequeno, hein? Ficou pequeno… afinal grande é a necessidade de bandas como Black Pantera representando! – Leozito Rocha e Michael Meneses!
Rock Press no Rock in Rio 2024:
O Portal Rock Press novamente marca presença na edição de 40 anos do festival com a equipe: Michael Meneses, Leozito Rocha, Jonildo Dacyony, Lu Valiatti, Cadu Oliveira, Kesley Meneses e Mariana de Menezes. Acompanhe nossa cobertura em nossas redes sociais, e aqui no site. Nos vermos lá e nos conectamos aqui em Rock Press! ACESSE: https://portalrockpress.com.br/festivais/rock-in-rio/
SIGA:
YOUTUBE: www.youtube.com/@portalrockpress
FACEBOOK: www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: www.instagram.com/portalrockpress
LEOZITO ROCHA – É radialista, pesquisador musical, escritor e amante de cinema. Colaborador de sites musicais, curador de rádio, editor e apresentador do “O Som do Leozito” na Internova Rádio (OUÇA), e observador incurável. Seu facebook é: https://www.facebook.com/leo.rocha.798/
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.
Uma resposta