ROCK DO SUBÚRBIO CARIOCA: Micah apresenta 10 projetos alternativos independentes do Rio de Janeiro!

O ano de 2020 começou atravessado por cancelamentos de shows e eventos por Rock_do_Subúrbio_Carioca_ARTE_por_Luciano_Drakkontempo indeterminado, todos em casa, cuidando de si e daqueles que amamos, e mais que isso, pensando coletivamente. O momento exige muita consciência. Casas de shows e estúdios fechados, impacto grande na produção artística, enxurrada de lives nas redes sociais. É um período de reinvenção e busca por alternativas. No meio desse caos a Rock Press convidou a cantora Micah para apresentar um pouco da cena Rock Alternativa da zona oeste carioca, e assim contribuir trazendo visibilidade para os artistas independentes que seguem no corre durante o período de quarentena. E em tempo: brevemente outras regiões do Rio de Janeiro, e do Brasil serão a bola da vez! 

O NOVO ROCK DO SUBÚRBIO CARIOCA:
Micah apresenta 10 projetos alternativos independentes do Rio de Janeiro! 

TEXTO: Micah
ARTE: Luciano Drakkon*
FOTOS: Divulgação

Circulando desde o início de 2018, com o meu primeiro trabalho lançado “Plantas no Fundo do Aquário” e com o micah_foto_divulgação_destaquerecém-lançado segundo EP, “Período Fértil”, tive a oportunidade de conhecer muitos artistas e bandas incríveis da minha zona oeste. Trabalhar como assistente de produção na FluxRoom, também é um canal que me proporciona fazer muitas pontes. Sou cria de Sepetiba, e atualmente moro e participo artisticamente da cena campo-grandense, ambos bairros da zona oeste e do subúrbio carioca. 

Compartilho com vocês então, 10 projetos independentes do subúrbio do Rio que estão em minhas playlists, que acompanho os shows, dividem palcos comigo no underground e sem dúvidas, nomes importantes na cena alternativa. Artistas que navegam pelo Rock em todas as suas tendências, assim como, pela Black Music, MPB, Jazz e afins da atual safra do Rio de Janeiro. Gente que ‘tá na luta, inclusive alguns deles já estiveram em matérias da Rock Press em outras ocasiões. CONHEÇA:

Bellasigma_FOTO_Igor_Alves_PintoBELLASIGMA: Rock alternativo com influências do Pop ao Soul, do Grunge ao Progressivo, formada por Isabella Carvalho (voz/piano), Bruno Ferreira (bateria), Matheus Felipe (baixo/backing vocal) e Thiago Terra (guitarra/backing vocal). Conheci a Banda formada em Bangu recentemente, e me ganharam com seus arranjos e vocais super melódicos. O fato de ter uma mulher de frente na banda aquece o coração!  Em abril, dividiríamos o palco, mas por conta das atuais circunstâncias, o encontro acontecerá mais pra frente. 
CONTATOS:
Facebook: https://www.facebook.com/bellasigma/
Instagram: https://www.instagram.com/bellasigma/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/49NvjYMFQIAVGSxD0FVpkw
FOTO: Igor Alves Pinto

BiNG_Foto_MENORMEBiNG: Rapper de Campo Grande, influenciado por artistas como Djonga, Tyler, The Creator e Youg Buda. BiNG é singular e extremamente talentoso. Em minha jornada foi grande fonte inspiração e motivação para compor, admiro muito as construções de suas letras e a forma que se expressa. Algumas de suas canções podem ser encontradas em seu canal no YouTube, e clipes no canal da GUAXA, produtora independente de Campo Grande/RJ. Além do trabalho solo, é vocalista na banda Pretos Novos de Santa Rita, e também me acompanha nos shows e nos processos criativos fazendo mágica na guitarra.
CONTATOS:
Instagram:
https://www.instagram.com/bingzera/
Youtube: https://www.youtube.com/user/XmygolXD
FOTO: Menorme

Boa_Praça_FOTO_Matheus_PapiBOA PRAÇA: Banda de rock alternativo/progressivo, influenciada por bandas como Mutantes, Beatles e Pavement. Formada por Guilherme Macedo (guitarra/voz), Mateus Pinto (bateria/voz), Matheus de Aguiar (baixo/voz) e Vitor Gouveia (guitarra/voz), definitivamente é o bonde mais carismático de Campo Grande. Canções muito bem construídas, com letras que nos prendem com suas histórias cantadas.
CONTATOS:
Facebook: https://www.facebook.com/boapracabanda/ 
Instagram: https://www.instagram.com/boapracabanda/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1hhzsUAekwmfdHmEAkwegK
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNkBGHkIiAljB3NxN1bL-Ng
FOTO: Matheus Papi

JOÃO, JOSÉ E OUTROS SANTOS: É o projeto dos compositores João Moreira (voz/teclas) e José Nettinho (baixo),Joao_jose_e_outros_Santos_FOTO_Allan_Barreto que sempre fazem uma cozinha especial com outros artistas. Canções influenciadas pela bossa nova, recheadas de experimentação com sintetizadores e beats eletrônicos. Contam atualmente na performance ao vivo com Fagundeez (guitarra), Victor Gomes (beats) e o multi-instrumentista Danilo Belo (experimentações). Aguardo ansiosa pelo primeiro trabalho em estúdio da banda.
CONTATOS:
Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vvxZyzVcwWM
Facebook: https://www.facebook.com/joaojoseeoutrossantos/ 
Instagram: https://www.instagram.com/joaojose.eoutrossantos/
FOTO: Allan Barreto

Luquimia_FOTO_Pedro_Xavier_do_Lago_e_AliceLUQUIMIA: Banda alternativa do bairro de Inhoaíba, formada por Bernardo Mofe (vocal), João Victor (baixo), Matheus Bê (bateria) e Pedro Lago (guitarra). Definem-se como “Seita Samba Noise Crítica”, que se justifica quando apresentam como influências, Mombojó, Ventre, Seu Jorge e Alcest. Som pesado, sujo, dançante, letras densas e curiosas. Luquimia fez um memorável show no (infelizmente) falecido CCMD (Centro Cultural Maria das Dores), e eu estava lá (Amém!). A banda lançou recentemente o EP “Degradação”, que está disponível em todas as plataformas digitais.
CONTATOS:
Facebook:
https://www.facebook.com/luquimiabanda/
Instagram: https://www.instagram.com/luquimiabanda/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/24e8c3y4pidf5YVuFcb7Be
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCa-D0QsyZcv0abL-sV-HdnQ 
FOTO: Pedro Xavier do Lago e Alice

PEDRAS PILOTÁVEIS: “Rock da Idade da Pedra”, é assim que a banda de Bangu se apresenta. Formada Pedras_Pilotaveis_FOTO_ Jhon_Alexandrepor Felipe Ramos (voz/guitarra), Jon Pires (baixo) e Rafael Rocha (bateria), o power trio faz um som que carrega a essência do Blues e Rock and Roll dos anos 70. São influenciados por nomes como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, B.B. King, Cream, The Meters e Tim Maia. Em 2019, dividimos palco da Areninha Hermeto Pascoal, no queridíssimo Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu. Escutei o show fritante do camarim, e depois agradeci pela tecnologia e assisti alguns registros em vídeo.
CONTATOS:
Instagram: https://www.instagram.com/pedraspilotaveis/
Facebook: https://www.facebook.com/PedrasPilotaveis/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/2RIsPF3Yn7F1p4v9aHwaMr
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChtO5LyxDvJwzl_m1sQCK4Q
FOTO: Jhon Alexandre

Pretos_Novos_de_Santa_Rita_FOTO_Leonardo_LopesPRETOS NOVOS DE SANTA RITA: Banda de Campo Grande, formada por BiNG (vocal), Felipe Sonic (baixo), Genesis Chagas (bateria) e Washington Beloni (guitarra), influenciada pelo Neo Soul, Afrobeat e o Rap. Carregam influências como Jamiroquai, Tyler, The Creator e Djonga. Identidade forte, shows quentes, letras instigantes e até hoje, a banda com quem mais dividi palco. Sem dúvidas, uma das minhas bandas preferidas da cena atual campo-grandense. Vale lembrar que o primeiro EP da banda está disponível em todas as plataformas digitais, escutem "Se chegar na esquina é checkpoint" e aproveitem a viagem.
CONTATOS:
Facebook: 
https://www.facebook.com/prtsnvs/
Instagram: https://www.instagram.com/pretos_novos/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4T4QUNufYMmZ61DkOoERFY
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCd0znnD1sOxuQx-wVl4dJRg
FOTO: Leonardo Lopes

Rebeca_F_FOTO_Amanda_AssisREBECA F. Cantora e compositora, leva de uma maneira doce e descontraída temas como solidão e amor em suas canções. Tocou muita guitarra em bandas de rock na adolescência, e atualmente apresenta um trabalho que carrega influências que vão de PJ Harvey a Bilie Eilish. A artista lançou algumas de suas composições em uma série de vídeos chamada “Cantando pros Móveis”, que está disponível em seu canal do YouTube. Atualmente, está produzindo seu primeiro EP, que não vejo a hora desfrutar. Em “Período Fértil” tive a honra de fazer uma parceria com a artista, a faixa “Casa 9”, que encerra o EP, é de sua autoria.
CONTATOS:
Facebook:
https://www.facebook.com/eurebecaf/
Instagram: https://www.instagram.com/eurebecaf/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGf4J2wSf08ZuL4XoIDU_-w
FOTO: Amanda Assis

Volo_Volant_FOTO_Luiza_MendesVOLO VOLANT: “Rock Pensativo Redundante”, é assim que Alvaro Mendes (voz/guitarra), Deborah Henriques (baixo), Yuri Padilha (guitarra/sintetizador) e Talita Marques (bateria), banda de Realengo, definem seu som, que é influenciado pelo rock dos anos 60 e psicodelia. Dividimos palco no II Festival de Bandas da Casa Bosque, em Campo Grande, e no Minha Casa Sessions, em Realengo. O clipe da minha música favorita da banda, intitulada “Lulu”, está disponível no YouTube. CONTATOS:
Facebook:
https://www.facebook.com/volovolant/
Instagram: https://www.instagram.com/volovolant/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/0IDfmfRTM1gTXFh5nBJVtl
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4BWB9zqMOXafjNbt_Maajg
FOTO: Luiza Mendes

Varandao_Foto_Daniel_NobreVARANDÃO: Som pra se divertir. A boyband de Campo Grande, composta por Alek (bateria), Cout1nho (voz), Dan Bacaxa (guitarra), Felipe Cof (vocal), Maneko (baixo) e R. Guerra (vocal) arrasta um bonde para os shows e coloca todo mundo pra cantar junto. A banda que toca Trap é influenciada por grupos como BROCKHAMPTON e The Internet. Dividimos a caçamba de um caminhão que virou palco, no Festival Oeste-se!. CONTATOS:
Facebook:
https://www.facebook.com/varandaogang/
Instagram: https://www.instagram.com/varandaogang/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/6szGc0bzf7tY6HXwBVyNZ0
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCeZzK55GPRF4rWL5N33Ovpg
FOTO: Daniel Nobre

#RECOMENDAMOS…
Não deixem de conhecer e escutar o som desses artistas, vamos contribuir para o fortalecimento da cena suburbana, não apenas do Rio de Janeiro, assim como do Brasil, divulguem pra geral e faça a música e a arte como um todo ir mais longe! Lembrando que aqui listei apenas 10 artistas/bandas, contudo, o movimento é muito maior! Conhece outros trabalhos? Compartilhe nos comentários. Agradeço pelo espaço e aproveito para deixar minhas redes sociais e plataformas de streaming. Sigam lá também! Abraços e até a próxima. Micah.

Rock Press apresenta Micah…

TEXTO: Michael Meneses
FOTOS: Rafa Chlum

Micah_Foto_Rafa_Chlum

Quem me conhece, sabe: nunca morri de amores por certas tecnologias, não tenho paciência para streeming e afins. Até uso (quem nunca?), mas, no primeiro erro, blug, Micah_Foto_Rafa_Chlumtilt, queda de conexão… literalmente me desconecto. Porém, o mundo é outro, mesmo para mim que SEMPRE irei defender a produção de mídia física, (Vinil, CD, DVD, K7…), afinal esses formatos, bem ou mal, sempre dão algum retorno financeiro ao músico, ajudando com os gastos de ter uma banda e principalmente por eu não conhecer nenhuma banda do circuito underground que pague todo o investimento que se tem com o números de “likes” e “acessos” nas plataformas digitais. Contudo, reconheço, o streeming é uma EXCELENTE ferramenta de divulgação para a música e áudiovisual como um todo.

Pois bem, mas porque essa introdução para apresentar a musicista Micah e autora desse texto. Pelo fato que mesmo que já estivesse encontrado com a Micah pelos underground das nossas vidas suburbanas, foi no YouTube que a conheci como artista, ao ouvi o EP “Plantas no Fundo do Aquário”  (OUÇA AQUI). E assumo que me encantei com o que escutei. Seria um típico disco que compraria, independente do formato. 

Nos palcos, Micah esteve presente nos principais espaços culturais do subúrbio, como Lonas Cuturais e Teatros, assim como levou seu trabalho a outros pontos da cidade, sempre apresentando um som que mescla MPB, Pop e Rock Alternativo. O que lhe dá liberdade para interagir com eventos e sons de outros estilos como o Jazz. Outro diferencial da cantora é uma voz marcante, autêntica que acaba por dar força as suas canções. A considero uma das revelações da atual cena alternativa carioca, assim como os nomes listados por ela. Sendo assim: conheçam o trabalho da cantora nos links abaixo e não escondemos que, Micah é um desses artistas que #Recomendamos! – Michael Meneses! 

CONTATOS MICAH:
Twitter:
https://twitter.com/micahoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/micahoficial/
Instagram: https://www.instagram.com/micahoficial/
Deezer: https://www.deezer.com/en/album/66505272
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=iE0dZ-3B4Ug
Spotify: https://open.spotify.com/album/4gjrckGUly3ZiEKvEwnQ3I?si=K-FK3FxwRiqubZZ2frvxag
Contato para shows: micahoficialcontato@gmail.com / (21) 99599-6112 (Philip Sanchez).

 

* Luciano Drakkon - é tatuador e body piercer do estúdio Drakkon Skincraft, Morador de Campo Grande no Rio de janeiro, também é baixista na banda de Ho Drakon Ho Megas Stoner Doom, (ou como dizia o tio Lemmy,  sem rótulos, apenas uma banda do bom e velho Rock n' Roll). Skatista e motociclista, atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estácio de Sá.
CONTATOS:
Estúdio Drakkon Skincraft:

Facebook: https://www.facebook.com/LucianoDrakon/
Instagram: https://www.instagram.com/lucianodrakkon/
Deviantart: https://www.deviantart.com/lucianodrakonxi

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie News e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, HQ, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/