ROCK ALTERNATIVO: 10 bandas do cenário Internacional

A gente sabe que lidar com a quarentena nem sempre é fácil, pensando nisso, a Rock Press criou mais uma lista, ROCK_ALTERNATIVO_10_bandas_do_cenário_internacional_ARTE_Marcelo_Dolaagora com 10 bandas do Rock Alternativo internacional. Reunimos nomes que estão na correria há cerca de 10 anos e que você talvez não conheça.  E, como já anunciamos, outras listas estão por vir. Aguardem! 

ROCK ALTERNATIVO:
10 bandas do cenário Internacional!

TEXTO: Millena Borges
ARTE: Marcelo Dola
FOTOS: Divulgação

Enquanto alguns artistas, por meio de gravadoras, mídia, ou simplesmente pelo ideal do “Faça Você Mesmo”, conseguem rapidamente fazer seus caminhos chegarem longe, algumas bandas, tão boas quanto, ainda não receberam um reconhecimento justo. Por isso, indo do Punk ao Indie Pop, passando por Post-Hardcore, EMO e afins, compilamos dez bandas subestimadas que merecem a atenção e que trazem em suas sonoridades, o Rock produzido na década de 1990. 

Ao final de uma rápida apresentação para cada banda, estão os links para vocês conhecerem os trabalhos de banda e ao final dessa matéria vocês podem escutar a playlist que preparamos com essas bandas no Spotify. Em breve, matérias com listas com bandas de outros estilos, assim como, seleções de filmes e livros. Aguardem!
 
 
banda_Trophy_EyesTROPHY EYES –  O quarteto descreve o próprio som como “Pop Punk Agressivo” ou simplesmente “Hardcore Melódico”. Nascido em Newcastle na Austrália, e em atividade desde 2013, a formação atual consiste de John Floreani (vocal), Andrew Hallett (guitarra), Jeremy Winchester (baixo) e Blake Caruso (bateria). A banda possui três álbuns de estúdio, são eles: “Mend, Move On” (2014), “Chemical Miracle” (2016) e “The American Dream” de 2018 (foto); além de dois EPs: “Demo 2013” e “Everything Goes Away”, ambos de 2013. A discografia ainda inclui diversos singles, inclusive o mais recente, “Figure Eight", lançado em janeiro último (2020), esses trabalhos podem ser encontrados no site da Hopeless Records (selo independente californiano que já trabalhou com nomes como; Avenged Sevenfold, The Queers, Sum 41, entre outros). O Trophy Eyes vem ganhando seu reconhecimento entre os apreciadores do estilo. Assista ao lyric vídeo de “Figure Eight” (AQUI), que conta com a participação do lutador de luta livre Seth Rollins, grande fã da cena Punk/EMO.Trophy_Eyes_THE_AMERICAN_DREAM
CONTATOS: 
SITE:
 http://www.trophyeyesmusic.com/
TWITTER: https://twitter.com/trophyeyesmusic
FACEBOOK: https://www.facebook.com/trophyeyesmusic  
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/trophyeyesmusic/ 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/HopelessRecords 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/6KPdmtIl0LA5mRFSqseWhI
HOPELESS RECORDS: https://www.hopelessrecords.com/ 

 

banda_Mom_JeansMOM JEANS – Em atividade desde 2014, esse quarteto americano reflete em suas músicas o amor que compartilham por “Punk Triste” e/ou EMO, ao menos, é assim que eles se apresentam. A Mom Jeans é formada por Eric Butler (vocal), Austin Carango (bateria e vocais), Bart Thompson (guitarra e vocais) e Sam Kless (baixo). Além de alguns EPs lançados, a banda possui dois álbuns, “Best Buds” (2016) e "Puppy Love" de 2018 (foto). Mom_Jeans_PUPPY_LOVEAssista “Scott Pilgrim vs. My GPA” no Audiotree Live AQUI!
CONTATOS: 
SITE:
 https://momjeansband.com/ 
TWITTER: https://twitter.com/momjeansca?lang=en 
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/momjeans/ 
SPOTIFY:  https://open.spotify.com/artist/6PsktPFR0UZptKdSqmlS5h

 

banda_Vacation_ManorVACATION MANOR – Duo americano de Indie/Rock/Pop formada por Nathan Towles (vocal e guitarra) e Cole Young (bateria). Os amigos se conheceram quando Nathan buscava por músicos para tocar em um concurso de bandas da faculdade. Ganharam a disputa com apenas um ensaio na noite anterior. A banda lançou seu primeiro EP em 2016, “Girl, Say” e seu primeiro álbum intitulado de “Everything I Can’t Say Out Loud” em 2018 (foto). Inicialmente, eles eram um quarteto, e hoje seguem como um duo. Apesar disso, continuam com a proposta inicial: produzir canções honestas e reflexivas sobre amor, saudade e perdas.  Assista a versão de “Light Another” AQUI!  Vacation_Manor_EVERYTHING_I_CANT_SAY_OUT_LOUD
CONTATOS:
SITE:
 http://vacationmanor.com/
TWITTER: https://twitter.com/vacationmanor
FACEBOOK: https://www.facebook.com/vacationmanor/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/vacationmanor/
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/6lcBiGiT3dlyDMjBBtfyfS  
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC0yTyQ2XS8K5jKJFfvzQCwA 

 
banda_The_TechicolorsTHE TECHNICOLORS – Esse quarteto oriundo do Arizona/EUA já esteve no Brasil em duas ocasiões: em 2015 dividindo palco com a banda The Maine, em turnê que passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS, e em 2019 em show único em São Paulo. Em sua formação estão Brennan Smiley (vocal e guitarra), Sean Silverman (guitarra), Nico Nicolette (baixo) e Austin Scates (bateria) que iniciaram a banda como um projeto em 2009 e já reúnem três álbuns, Listener (2012), Ultraviolet Disguise (2015) e Metaphysical de 2017 (foto), além vários EPs e singles. Assista ao videoclipe de “Sha La La”, single lançado em 2018 AQUI!  The_Technicolors_METAPHYSICAL
CONTATOS: 
SITE: https://www.thetechnicolors.com/
TWITTER: https://twitter.com/TheTechnicolors 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/user/the_technicolors 
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thetechnicolors/ 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/thetechnicolorsmusic 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/TheTechnicolorsVEVO
iTUNES: https://itunes.apple.com/us/artist/the-technicolors/id393250620


banda_RoseviewROSEVIEW – Os músicos Keanu Papassavas-Temor (vocal), Brandon Embelton e Mark Waller (guitarras), Topaz Papassavas-Temor (baixo) e Nick McGoldrick (bateria) formaram o Roseview em 2015 em Portland/EUA. Influenciados por bandas como Underoath, Counterparts e The Devil Wears Prada, o resultado é um Hardcore melódico, notado em seu primeiro álbum que rendeu 10 faixas e foi intitulado “The Misery in Me” (2018). Pela sua visão positivista, a banda tem sua música descrita como um som que sugere “que podemos forjar força e sabedoria, até mesmo no incêndio que ateamos a nós mesmos”. Sua gravadora é a Tragic Hero Records, que fica localizada em Raleigh, na Carolina do Norte/EUA. Assista “Lead”, do disco “The Misery in Me” AQUI! Rosevie_The_Miseryin_Me
CONTATOS: 
TWITTER: https://twitter.com/roseviewmusic
FACEBOOK: https://www.facebook.com/roseviewmusic/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/roseviewmusic/ 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/tragicherovideo
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/0oLsYVo4HsQqqY93I3j4B6
TRAGIC HERO REC: http://www.tragicherorecords.co/
 

banda_Glass_TidesGLASS TIDES – Formado em 2017, essa banda australiana é formada por Jack Chambers e Paul Bakker (vocais e guitarras), Oscar Lang (baixo) e George Solomon (bateria), suas grandes influências vêm de bandas como Emarosa e Bring Me The Horizon. Com dois EPs lançados “Thoughts” (2017) e “My Descend” (2019), o Glass Tides lançou seu primeiro disco nesse de 2020, intitulado de “In Between” (foto). Desde sua formação, a banda vem crescendo rapidamente, à medida que atrai novos fãs. Entre seus hits estão uma versão para “Doomed” do Bring Me The Horizon. Assista “Crawling”, faixa do álbum “In Between”Glass_Tides_IN_BETWEEN AQUI!
CONTATOS: 
TWITTER: https://twitter.com/glasstidesaus 
BANDCAMP: https://glasstides.bandcamp.com/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/glasstidesaus/ 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/GLASSTIDESAUS/ 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/3ss8CCHIds5hKnQ9un3dU0
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC4W8yFX0QyVCTm0VrVcEcFg 

 
banda_MovementsMOVEMENTS - Formada em 2015 por Patrick Miranda (vocal), Ira George (guitarra), Austin Cressey (baixo) e Spencer York (bateria), o Movements é uma banda americana que mistura Post-Hardcore, EMO e Rock Alternativo. Após alguns singles e EPs, a banda lançou o álbum “Feel Something” em 2017. A temática das suas letras trata dos problemas e sofrimentos trazidos por doenças mentais como depressão, ansiedade e TOC. São influenciados por bandas como Title Fight, Balance and Composure, My Chemical Romance, Underoath, The Devin Wears Prada, entre outras. Seus álbuns podem ser encontrados no site daMovements_FEEL_SOMETHING Fearless Records, gravadora independente situada em Culver City, Califórnia/EUA, e que já trabalhou com o At the Drive-In. Assista ao clipe de “Full Circle", do álbum Feel Something (foto), AQUI!  
CONTATOS: 
SITE: https://movementsofficial.com/ 
TWITTER: https://twitter.com/movementsca 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/MovementsCA/ 
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/movementsofficial/?hl=pt-br  
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/1kkyfIopIiVvaPHHlbsfac?autoplay=true&v=A
YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=PedACuLiMxU&list=PLqFcSg-NrPkgy_FjD3wfHaXeq4wKrXop1&index=1
FEARLESS RECORDS: https://fearlessrecords.com/
 
 
banda_GrayscaleGRAYSCALE - O quinteto americano formado por Collin Walsh (vocal), Dallas Molster (vocal e guitarra), Andrew Kyne (guitarra), Nick Ventimiglia (baixo) e Nick Veno (bateria), nasceu em 2011 influenciado pela cena Pop Punk/Alternativo. Seu mais recente álbum de estúdio se chama “Nella Vita" (2019).  Além desse, compõem a discografia: “Adornment” (2017) e os EPs What We’re Missing (2016), Change (2015) e Leaving (2013). Mesmo com as influências listadas acima, O Grayscale traz em suas músicas elementos dos anos 1990, do Funk, e até do Hip-Hop e seus plays também podem ser encontrados no site da Fearless Records. Grayscale_NELLA_VITAAssista “Baby Blue”, videoclipe uma das faixas do disco, “Nella Vita” AQUI!  
CONTATOS:  
SITE: https://grayscalepa.com/
TWITTER: https://twitter.com/GrayscalePA
FACEBOOK: https://www.facebook.com/GrayscalePA 
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/grayscalepa/ 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/GrayscalePA 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/6Xq9CIMYWK4RCrMVtfEOM0 
FEARLESS RECORDS: https://fearlessrecords.com/

banda_BasementBASEMENT – Banda EMO inglesa formada, em 2009, por Andrew Fisher (vocal), Alex Henery (vocal e guitarra), Ronan Crix (guitarra), Duncan Stewart (baixo) e James Fisher (bateria). Em seus dez anos de carreira, gravaram quatro álbuns de estúdio I Wish I Could Stay Here (2011), Colourmeinkindness (2012), Promise Everything (2016) e Beside Myself (2018). Além dos EPs, “Songs About the Wether” (2010) e “Further Sky” (2014). Assumem influências de nomes como Nirvana e Sunny Day Real State e seu Rock Alternativo já foi descrito como Pop Punk, Post-Hardcore e Grunge pela crítica especializada, entre as quais, a revista britânica NME, que descreveu o trabalho da banda como um “um rock em sua melhor forma - livre de besteiras e que em épocas Basement_BESIDE_MY_SELFanteriores, teria lotado arenas.”.  Ouça “Be Here Now" do álbum, “Beside Myself" (foto) AQUI! 
CONTATOS:
SITE: https://www.basementuk.com/ 
TWITTER: https://twitter.com/basementuk 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/Basementuk
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/basementuk/ 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/4DUQBYAyOTZotSEdKhaf6c 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCOOhGn7_-Jm63TRNAY-_6gw
 

banda_SeahavenSEAHAVEN – Essa banda americana iniciou seus trabalhos em 2009 e sua discografia conta com os EPs “Ghost/Acoustic” (2010) e “Acoustic Sessions” (2011), e os álbuns “Winter Forever” (2011) e “Reverie Lagoon: Music for Escapism Only” (2014). Sua formação conta com Kyle Soto (vocais e guitarra), Cody Christian (guitarra), Mike DeBartolo (baixo e vocais) e Eric Findlay (bateria). Seu som pode ser descrito como EMO, mas são inspirados pelo Post-Punk e Indies, tendo como referência bandas como Brand New, Jawbreaker e Crime in Stereo. Sua gravadora é a independente Run for Cover Records, sediada em Boston, Massachusetts/EUA. Escute o single "Silhouette (Latin Skin)" AQUI! Seahaven_REVERIELAGOON
CONTATOS: 
TWITTER: https://twitter.com/seahaventweets
BANDCAMP: https://seahaven.bandcamp.com/ 
YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/runforcovertube 
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/seahavenpuravida/ 
FACEBOOK: https://www.facebook.com/welcometoseahaven/ 
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/0jLpeMAu3aYRlvbjZd65np 
RUN FOR COVER RECORDS: https://www.runforcoverrecords.com/
 
#Recomendamos...
Não deixe de seguir as recomendações de Organização Mundial de Saúde e dos diversos cientistas e profissionais da área. Fique em casa! Proteja-se. E para que você continue se distraindo durante a distanciamento social, escute a playlist dessa matéria AQUI, e aguardem nossas futuras lista. - Millena Borges. 

LEIA TAMBÉM: 
O NOVO ROCK DO SUBÚRBIO CARIOCA: Micah apresenta 10 projetos alternativos independentes do Rio de Janeiro! - CLICK AQUI! 
 

YOUTUBE: 10 filmes nacionais para assistir durante a quarentena! - CLICK AQUI!

PREVENÇÃO - Um protocolo para o novo coronavírus - CLICK AQUI! 

 

MILLENA BORGES - É moradora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Técnica em Controle Ambiental pelo IFRJ e Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá/Campus Madureira.

MARCELO DOLA - Natural de Belo Horizonte, porém passou toda sua infância na pequena cidade de Pains no interior de MG, onde aprendeu que leite não vem da caixinha nem galinha do açougue. Estudou Artes Visuais na E.L.A – Arena da Cultura – 2006 a 2013, formou-se em Artes Gráficas e Gravura pela EBA/UFMG 2010 a 2017.
De 2011 a 2014 trabalhou como monitor dos cursos de Artes Visuais do Arena da Cultura, e desde 2015 é professor da mesma instituição. Sua pesquisa plástica tem como viés a reprodutibilidade da imagem, reprodução técnica, narrativas gráficas, apropriação e ressignificação de suportes, livro de artista, encadernação e mail art. Em 2006 publica o primeiro Fanzine de forma autoral, e desde então edita, publica e editora zines, revistas independentes e livros de artista de maneira contínua e aperiódica. Conheça seus trabalhos em:

ISSUU: https://issuu.com/marcelodola
FLICKR: https://www.flickr.com/people/fotosdodola/

 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie News e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, HQ, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/