Começa nesta quinta-feira (16/02), em Curitiba/PR, o 22º Psycho Carnival, com mais de 40 atrações, divididas entre cinco dias de puro rock insano. Uma volta triunfal, após dois anos em stand-by deste que é o maior festival Psychobilly da América Latina e um dos mais importantes do mundo. Além do supracitado psychobilly, o evento recebe muita banda boa de rockabilly, surf music, garage rock, e claro, do punk rock. Entre as atrações nacionais estão Os Replicantes, Kráppulas, Red Ligths Gang, Agrotóxico, Flicts, Ovos Presley, Kães Vadius, Sick Sick Sinners. Já entre as internacionais Disturbance (países baixos),13 Bats (Espanha), Damage Done by Worms, Pisscharge e Church of Confidence (Alemanha), Cowboys From Hell e Rat Demons (Colombia), Diablos Suicidas (Chile). O festival fará homenagens ao Gus Tomb, baixista da Catalépticos, que faleceu em 2021.
PSYCHO CARNIVAL 2023:
22º edição do maior festival de Psychobilly da América Latina!
TEXTO: Max Merege
FOTOS: Pri Oliveira, Marcelo Nunes e Divulgação
CARTAZ: Arte por Oscar Hertin
A saber, Curitiba, que entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, revelou nomes como Missionários, Cervejas, Kräpulas e Ovos Presley, a partir de ’96, meteu o pé na porta com o Psychobilly Fest, sempre entre o fim do inverno e o início da primavera, com nomes proeminentes do cenário regional e convidados oriundos dos mais diversos cantos do Brasil. Não demorou muito, assim que Os Catalépticos se lançaram internacionalmente a partir da Europa, a cena deu um salto quântico e coisa mudou de figura: os gringos queriam vir tocar por Curitiba, e quiçá, beber da água (e também do goró) que a saicarada da área bebia.
O primeiro Psycho Carnival rolou no porão do 92°, em 2000, com Catalépticos, Ovos Presley, Demon Drunx, Kosmic Gorillas, e uma turma francesa chamada Skatafiles que contou com o Ricardo “Cox” Huczok na guitarra. Apesar de pequeno, o evento lotou o lugar. A ideia deu tão certo que no ano seguinte decidiram fazer melhor, e assim o fizeram; estabeleceu-se então que anualmente Curitiba sediaria o Psycho Carnival.
Quanto ao Psycho Fest, este ganhou um contorno mais regional e intimista. Pessoalmente, este que vos relata compareceu ininterruptamente às seis primeiras edições do Carnival, mas devido às mudanças e tantas outras exigências mais da vida, as idas ficaram mais espaçadas, mas não menos aprazíveis, já que além da oportunidade de rever os amigos e chacoalhar o esqueleto (ou ao menos o que restou do mesmo), sempre foi possível contar com o melhor leque de bandas da mais pura, selvagem e proscrita versão do rock n’ roll. E olha que nesses 20 e tantos anos, o que não faltou foi banda boa, bons contatos e a possibilidade de sempre adquirir material de primeiríssima qualidade direto com os artistas a preços extremamente convidativos.
Uma das lendas é a de faltando pouco para fecharem com os Cramps em 2010, Lux Interior partira antes do combinado. Mas enfim, se fosse para falarmos de todos os grandes nomes que tocaram neste fest, certamente faltaria espaço aqui. Todavia, nada custa-nos apresentar uma breve pincelada a respeito das atrações desta edição.
Como não poderia deixar de acontecer, o Psycho Carnival deste ano é dedicado ao Gustavão, o Gus Tomb (foto), que além de ter sido o icônico (e mundialmente influente) baixista dos Catalépticos, também foi um dos idealizadores e headhonchos do festival em seus primeiros 10 anos. Morreu vitimado pelo COVID-19 em setembro de 2021 (saiba mais aqui).
Sobre as atrações, há que se salientar a experiência dos alemães do Damage Done By Worms (foto abaixo), grande banda de Berlin (mesma cena que revelou Sunny Domestoz e Mad Sin), na ativa há três décadas e sobre a qual pesa a responsabilidade de ser a headliner do festival num todo, que conta também com um retorno do cultuado Kães Vadius; o Ovos Presley (presença certa em todas edições, se liga AQUI nesse registro do show de 2020), a também curitibana Kräpulas e o mundialmente afamado Sick Sick Sinners entre tantos nomes de peso.
No âmbito surf-garageira, temos a princípio The Mullet Monster Mafia e Sangue de Androide; No outlaw country, destaque fica para o Hillbilly Rawhide fazendo as honras da casa e os paulistas da The Red Lights Gang. No lado mais insano do rockabilly, o Run Devil Run chega moendo com uma formação de responsa. Klaus Koti, que se apresentaria como Chucrobilly Man e com a Wi-Fi Kills, precisou cancelar apresentações por conta de um problema na coluna.
A presença feminina, devidamente representada, tem na trupe curitibana de As Cigarras, um combo admirável cuja sonoridade pega em cheio fãs das Pandoras, Headcoatees e Perla; passando pela alemã Pisscharge, conduzida por ninguém menos que a Kassandra, que cantava na AAAAAA Malenkarada; e claro, o clássico dos clássicos, Os Replicantes (foto de Marcelo Nunes ao lado), capitaneados há mais de 15 anos pela grande Julia Barth, que além de brilhante crooner é também compositora de mão cheia.
Como tem ocorrido nos últimos 7 anos, mestres do punk rock também não poderiam ficar de fora, pois além do No Milk Today (prata da casa), tem Flicts (olha eles AQUI na edição de 2018), Agrotóxico, a banda holandesa Disturbance, e claro, os supracitados Replicantes.
Entre os shows noturnos no Jokers e eventos paralelos diurnos – shows nas ruínas e no Lado B, oficina de cinema do Cleiner, DJ sets do Fábio Zanetti, Kelley Joy e Teddy Portella (será?) – o centro curitibano vai literalmente tremer! Tudo isso e muito mais no Carnaval mais doidão e barulhento do planeta. – Max Merege.
22ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PSYCHO CARNIVAL
SERVIÇO:
DATA: Dias 16 a 20 de fevereiro de 2023.
LOCAL: Jokers Pub (Rua São Francisco, 164, Centro, Curitiba/PR), Lado B, TUC, Ruínas de São Francisco, Cão Velho e Janaíno Vegan.
INGRESSOS:
Venda física em Curitiba/PR:
Jokers – Rua São Francisco, 164, Centro.
Lado B – Rua Inácio Lustosa, 517, Centro.
Let’s Rock – Praça Tiradentes, Galeria Pinheiro Lima, lojas 03 e 04, Centro.
Cervejaria Maniacs – Av. Munhoz da Rocha, 1049, Cabral.
Venda online: AQUI no site da Sympla!
APOIO: A 22ª edição do Psycho Carnival já conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da cervejaria e bar Maniacs Brewing Co., do Jokers Pub, do site Cwb Live, da @PriOliveira_photo, da De Inverno Comunicação e do Goethe-Institut Curitiba.
REALIZAÇÃO: Psychobilly Corporation, Mamute Productions e Orleone Records.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quinta-feira (16) – Jokers Pub – Noite do Esquenta – A partir das 19h
Os Cavaleiros Temporários – (Curitiba/PR)
Double Shot (Curitiba/PR)
Hillbilly Rawhide (Curitiba/PR)
Sexta-feira (17) – Jokers Pub – 1ª Noite – A partir das 18h
Vurtu – (Piracicaba/SP)
Cowboys From Hell – (Colômbia)
Tampa do Caixão – (Joinville/SC)
Mongo – (Curitiba/PR)
13 Bats – (Espanha)
No Milk Today – (Curitiba/PR)
Replicantes – (Porto Alegre/RS)
Sábado (18)
LOCAL: TUC – Teatro Universitário de Curitiba/PR
10h – Workshop sobre videoclipe – Cleiner Micceno
12h – Almoço de Confraternização / Show com Eles Mesmos
Eles Mesmos (Curitiba/PR)
15h – Roda de conversa Psycho Carnival / Coletivo das Culturas e show com a banda Cão Véio (Curitiba/PR).
Lado B – 15h Dirty Quarantine (Curitiba/PR).
Janaíno Vegan – 16h – DJ Jeferson Red Star (São Paulo)
Jokers Pub – Psycho Carnival 2ª Noite a partir das 18h
The Edwoods (São Paulo)
Stompin’ Mutants (Londrina/PR)
Sangue de Androide (São Paulo)
Church Of Confidence (Alemanha)
Frenetic Trio (Londrina/PR)
Flicts (São Paulo)
Sick Sick Sinners (Curitiba/PR)
Domingo (19)
TUC – Teatro Universitário de Curitiba a partir das 10h
Workshop de videoclips com Cleiner Micceno
DJ set com Fabio Zanetti
Big Bull & His Selfish Band (Uberlândia/MG)
As Cigarras (Curitiba/PR)
Kráppulas (Curitiba/PR)
Tarde Lado B às 15h
Zabilly Rockabilly (Colombo)
Esquenta no Janaíno Vegan às 16h
DJ Kelley Joy (Curitiba/PR)
Jokers Pub – Psycho Carnival 3ª Noite a partir das 18h
Diablos Suicidas (Chile)
Run Devil Run (São Paulo)
Rat Demons (Colômbia)
Agrotóxico (São Paulo)
Disturbance (Países Baixos)
The Mullet Monster Mafia (Piracicaba/SP)
Ovos Presley (Curitiba/PR)
Segunda-feira (20)
TUC – Teatro Universitário de Curitiba
10h – Workshop sobre videoclipe – Cleiner Micceno
15h – Roda de Conversa Psycho Carnival / Coletivo das Culturas
Tarde Lado B
15 – Resistentes – (Rio Claro/SP)
Esquenta no Janaíno Vegan
16h – DJ Therencio – (Rio de Janeiro)
Jokers Pub – Psycho Carnival Última Noite a partir das 18h
Psycho Daime (CuritibaPR)
Fish’n Creepers (Curitiba/PR)
Pisscharge (Alemanha)
Billys Bastardos (Londrina/PR)
Red Lights Gang (São Paulo)
Kães Vadius (São Paulo)
Damage Done By Worms (Alemanha)
Max Merege, Brasileiro, quarentão, curitibano, pantaneiro, gateiro expatriado de Mury/RJ, atualmente vivendo em Joinville/SC, Psychobilly, Garageiro, Sk8rocker, fã do Cara de Porco, do Poindexter e discípulo de Os Disstantes, RockPresser há uns bons aninhos, hoje à frente do AcePEEP – junto com minha sócia M33 Card, pela PEEPfm sempre aos sábados, 21h. OUÇA EM: PEEPfm.com
Uma resposta