POESIA DE ENCONTRO: Ontem e Agora! Evento literário em Petrópolis/RJ

A cidade de Petrópolis na região serrana do estado do Rio de Janeiro será palco de um encontro de poesia e literatura independente, neste sábado (14/10). O “Poesia de Encontro: Ontem e Agora – Nós, As Poetas” e é uma iniciativa do Coletivo Nós, as Poetas. O evento é gratuito. Saiba mais na matéria que segue!

TEXTO: Michael Meneses
FOTOS e IMAGENS: Michael Meneses e divulgação

Em atividade desde 2016 o Coletivo Nós, as Poetas, conta com mulheres poetas de rua que promovem ações e eventos de literatura independente, fanzines e arte pelas ruas do Rio de Janeiro e de outras capitais e cidades. As publicações quase sempre, possuem pouca visibilidade da grande mídia, porém graças a luta de centenas de zineiras (os) que cruzamos diariamente nas ruas e praças dos grandes centros urbanos esse segmento literário segue resistente mesmo com a força e as facilidades da internet. É literalmente falando uma literatura de guerrilha!

Roda de conversa com participação do coletivo Nós, as Poetas!

Mesmo tendo a capital carioca como principal foco das atividades o coletivo conta com escritoras de várias partes do mundo, entre as quais, Rio Grande do Sul, Niterói/RJ, São Paulo, Brasília e Milão (Itália) elas se assumem como poetas, não poetisas. “Este termo encontra-se enredado na cultura machista e patriarcal, denota diminuição e inferioriza a literatura produzida por nós, mulheres. Estamos desde 2016, juntas, em festa, em luta, promovendo a difusão das artes literárias de “escritores anônimos”, mulheres e corpos dissidentes de quem, por muito tempo, permaneceu à margem do padrão estabelecido”. Defendeu Gabriela Luna, curadora do evento.

O Poesia de Encontro: Ontem e Agora – Nós, As Poetas acontece nesse sábado dia 14 de outubro a partir das 12h, na ocasião serão apresentadas três publicações oficiais produzidas pelo coletivo são elas: “Ser mulher” (2016), “Erótica” (2018) e “Publicação literária – em combate à violência de gênero” (2020). Segue toda programação:

12:00 – Abertura da Exposição – Onde está a poesia?
Curadora:
Gabriela Luna
Artistas: Clara Lobo, Keila Vieira, Mariane Duarte / DunDun Vive, Marina Marins, Nathália Rinaldi, Odaraya Mello / Anuradha e Shaina Marina.
No ordinário da cultura, a poesia lê jornal. Neste gabinete de curiosidades aberto estão miudezas, ferramentas e rastros da poesia sendo poesia. A experiência das combinações mais improváveis, reconhece as possibilidades da criação como um caminho onde o limite não existe. Onde está a poesia é uma pergunta em exposição, uma releitura dos desvios do abismo de cada verso construído.                                                                                       
“Onde está a poesia? Indaga-se por toda parte. E a poesia vai à esquina comprar jornal.” (Ferreira Gullar, Dentro da noite veloz, 1975)

13:00 – Cinepoesia
“Mergulhos” (23 minutos).
Direção:
Beatriz Ohana.
Clarice é uma escritora em início de carreira que precisa entregar seu segundo livro para uma editora. Em meio a um bloqueio criativo, ela se depara com um mundo novo e fantástico que se revela uma grande armadilha. O curta-metragem “Mergulhos” é uma obra de realismo mágico com toques de surrealismo. É uma homenagem a grandes nomes da literatura latino-americana como Gabriel García Márquez, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Eduardo Galeano, Gabriela Mistral e Jorge Luis Borges. Foi filmado no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e recebeu o prêmio de Melhor Criação Audiovisual do 5º Marginal Art Festival, o MAF, na Eurart Galeria, em Portugal. 

“Por nós, por elas: um manifesto em combate à violência de gênero” (09 minutos)
Direção:
Coletivo Nós, as Poetas!
Poemas, performances e relatos em colagens. Vídeo-performance colaborativa com resultados das pesquisas em experiências individuais acerca do enfrentamento poético aos traumas vivenciados pelas integrantes do coletivo de mulheres poetas de rua Nós, as Poetas! Filme contemplado com o Prêmio RespirArte, da Funarte, em 2020, foi criado por Aira John, Ara Nogueira, Barbara Iung, Clara Lobo, Gabriela Luna, Jeane B., Maria Mitsuko, Sarah John e Tayná Wolff, inspiradas por poemas de Barbara Iung, Gabi Luna, Mia Vieira, Nathalia Rinaldi, Rejane Barcelos e Sarah John.
Mixagem de Som: Jeronimo Orselli e Maria Mitsuko. Videografia: Gabriela Luna

14:00 – Roda de conversa – Como Petrópolis se reconstrói (ou reocupa) a partir da palavra: novas perspectivas literárias.
Composta pelos autores petropolitanos:
Barbara Iung (Mediadora) – educadora popular e produtora executiva do “Poesia de Encontro”.
Anna dos Santos – publicada pela Macabéa Edições.
Gael Kopke – fundador da Biblioteca da Roda do CdC
Nathália Rinaldi – pesquisadora, autora da zine “Caixa de Saída”.

16:00 – Oficina – “A arte da palavra e imagem: vamos produzir fanzine?”, Ministrada pela poeta Emily Santos
Realização de uma experiência poética com a produção de poesias visuais – texto, som e imagem –  por meio do gênero literário fanzine. Emily é poeta, faz parte da Roda Cultural do CdC e do Slam do Caule. Pela escrita, organiza em sua oficina, como observar o mundo através do olhar de cada participante, para mergulhar no processo criativo, observar as minúcias, perceber que a palavra carrega significados, descreve histórias, sonhos e mundos.

18:00 – Teatro – “Casa das Margaridas”
Atrizes: Cleonice Fernandes e Simone Gonçalves
Dramaturga: Carol Pitzer
Inspirada na vida e nas falas de Stela do Patrocínio, uma mulher preta, pobre e louca. Viveu 30 anos à margem, trancada em instituições de tratamento psiquiátrico, sem receber nenhuma única visita em toda sua vida.  Hoje se fala muito em dar vozes às mulheres esquecidas, Stela é uma dessas vozes. Escrevia em papelões falas subjetivas que hoje são finalmente reconhecidas como poesias. A peça traz a importância de ouvir o falatório de Stela, e de tantas mulheres apagadas e esquecidas da sociedade, enquanto as atrizes falam sobre arte e de si mesmas, de maneira poética, em cena. 

19:00 – Entrega do Prêmio Literário “Por nós, por elas: poesia”
Encerrando a programação, entrega do Prêmio “Por nós, por elas: poesia” para a publicação literária local com mais votos recebidos pelo público até o dia do evento. Uma oportunidade de incentivar as vozes das escritoras e escritores invisibilizados da cidade de Petrópolis/RJ.

Autoras em ação!

Recomendamos…
Se liguem, eventualmente o O Coletivo Nós, as Poetas, abre chamada pública para novas autoras (mulheres cis, trans e pessoas não binárias), para publicarem no zine oficial do coletivo. Importante, o “Poesia de Encontro: Ontem e Agora – Nós, As Poetas!” é um evento gratuito, porém é preciso retirar o ingresso no site da Sympla. Prestigiem, nós da Rock Press #Recomendamos. – Michael Meneses!

“POESIA DE ENCONTRO:
Ontem e Agora – Nós, As Poetas!

SERVIÇO:
LOCAL:
Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305, Centro – Petrópolis/RJ.
DATA: 14 de Outubro de 2023 (12h – abertura do evento).
EVENTO GRATUITO: Retire o ingresso (AQUI) no site da Sympla
APOIO: Patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste 2023.
PRODUÇÃO: Coletivo Nós, as Poetas!
REDE SOCIAIS e INFO: 
SITE: www.nosaspoetas.com/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/nosaspoetas
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/poesiadeencontro/
EVENTO NO FACEBOOK: https://web.facebook.com/events/1394939811234800/


MICHAEL MENESES
 –
 É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza
... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube