PITTY: Reativando o sistema (Ao Vivo no Qualistage/RJ)

Cantora retornou ao Rio de Janeiro que a recebeu de braços abertos desde o início de sua carreira para cantar na integra “Admirável Chip Novo”, álbum que a consagrou. Rock Press conferiu!

PITTY: Reativando o sistema (Ao Vivo no Qualistage)
Qualistage – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
6 de outubro de 2023
TEXTO: Bruno Souza
FOTOS: Tadeu Goulart

Há poucas horas de completar mais um ano de vida, Pitty subiu ao palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para mais uma etapa da comemoração de um outro importante aniversário: o de 20 anos do Admirável Chip Novo, álbum que a lançou para o mundo como uma das principais artistas do rock no Brasil. Ao lado de Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) e Jean Dolabella (bateria), a cantora levantou o público na última sexta-feira, 6 de outubro, com muita atitude e performances visuais.

A noite foi especial não apenas para fãs do Rio de Janeiro, como também de outros estados, que vieram para terras cariocas somar a essa grande festa e fizeram os olhos da baiana brilharem em diversos momentos, como na tradicional roda punk ao som de “Memórias”, na união de vozes apaixonadas e emocionadas em “Me Adora” e no coro de “Parabéns pra Você”, pelo aniversário da artista que sempre se entregou ao máximo em tudo que se propôs a fazer e tem isso reforçado em suas falas, como “E eu lá vim da Bahia pra chegar devagar?” – dito em uma das gravações reproduzidas ao longo do show, esta especificamente antes de “Máscara”, primeiro single de Pitty e no qual ela apostou todas as fichas, mesmo não sendo considerada uma faixa tão “comercial” para o Brasil da época, por ser mais pesada, longa e ter trecho em inglês.

O show, dividido em 3 atos, traz no primeiro momento todas as músicas do “Chip Novo” na mesma ordem do disco, e cantadas do início ao fim pelo público de todas as idades, que tem o álbum num lugar especial de sua história, com hits atemporais como “Teto de Vidro”, “Admirável Chip Novo”, “Máscara”, “Equalize” e “Semana Que Vem”.

O segundo ato traz a empolgante “Seu Mestre Mandou” – também composta por Pitty e lançada no primeiro álbum ao vivo da artista – e versões para clássicos do Bad Brains, Shocking Blue e The Velvet Underground, parte das músicas do DVD “Admirável Video Novo”, de 2004, que ganharam um álbum no último mês de junho, “Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo”, trazendo as versões estendidas e remasterizadas de músicas que sempre foram referências para Pitty e sua banda.

Já o último ato do espetáculo homenageia outros trabalhos da artista e trouxe, além de “Setevidas”, “Memórias”, “Na Sua Estante” e “Me Adora”, todas apresentadas ao longo da atual tour iniciada em abril, a faixa “Um Leão”, canção do álbum Setevidas que não havia entrado no setlist de nenhum dos shows da turnê. Artista, banda e fãs saíram do espetáculo de alma lavada.

Esse 6 de outubro marcou ainda o lançamento do projeto de releituras “Admirável Chip Novo (Re)Ativado”, que chegou às plataformas digitais nesse dia trazendo grandes nomes da música brasileira num encontro de gerações. Planet Hemp, Ney Matogrosso, Emicida, Pabllo Vittar, Tuyo, Céu, Criolo & Tropkillaz, Sandy, MC Carol, Marina Peralta & Rockers Control e Supercombo imprimem sua identidade nas faixas revisitadas e reimaginadas. O disco explora bastante a diversidade sonora e estará presente no formato LP no box especial ACNXX, que já está em pré-venda e inclui o LP Admirável Chip Novo em seu formato original, o LP Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo pela primeira vez no formato e um caderno moleskine com textos de “O Boteco”, diários de Pitty escritos em seu blog em 2003/2004 e algumas páginas em branco para ainda serem preenchidas. Segundo Pitty, cada parte que abrimos da caixa tem uma surpresa, um detalhe, com o melhor material. “É uma joia mesmo”, completa a artista em uma rede social.

Proximos shows in Rio…
A data marcou também a despedida da tour ACNXX em shows “solo” no Rio de Janeiro, pois as próximas apresentações no estado serão todas em festivais: Rock Festival Nova Iguaçu (29 de outubro), Rock The Mountain (5 e 12 de novembro, em Petrópolis), além do festival I Wanna Be Tour, que chega ao Rio em 9 de março de 2024, trazendo grandes nomes que marcaram o pop punk dos anos 2000, como Simple Plan, A Day To Remember, The All-American Rejects, The Used, NX Zero e Fresno. Sobre esses shows… #Recomendamos! – Bruno Souza.

SETLIST:
[ATO 1]

1 – Teto De Vidro
2 – Admirável Chip Novo
3 – Máscara
4 – Equalize
5 – O Lobo
6 – Emboscada
7 – Do Mesmo Lado
8 – Temporal
9 – Só De Passagem
10 – I Wanna Be
11 – Semana Que Vem
[ATO 2]
12 – Seu Mestre Mandou
13 – Sailin’ On (Bad Brains cover)
14 – Love Buzz (Shocking Blue cover, transitando também para a versão do Nirvana)
15 – Femme Fatale (The Velvet Underground cover)
[ATO 3]
16 – Setevidas
17 – Memórias
18 – Um Leão
19 – Na Sua Estante
20 – Me Adora

Bruno Souza é comunicador, apaixonado por música, shows e festivais. É dono da página Frontstage, lançada em 2023, e da revista digital Repost, que traz arte, cultura e entretenimento há quase 3 anos. Conheça seus trabalhos nos perfis @frontstagebr e @repost.revistadigital ou acesse: https://revistarepost.com/

Tadeu Goulart é um fotógrafo e jornalista 30 + do do Rio de Janeiro, emo e fã de Simple Plan. Registra a cena underground carioca. Conheca seus trabalhos no instagram @tadeufotografia!

Respostas de 4

  1. Texto maravilhoso!!
    Pitty é incrível e marcou muito a minha adolescência. E que setlist foi esseee??😍 Inveja de quem estava lá 🥲

  2. Texto incrível! Descreveu tudo e mais um pouco do que deu pra sentir com esse show maravilhoso! ❤️😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube