Com direção do produtor cultural, DJ e ator Rodrigo da Rocha a peça Os Três Médicos – Um Comédia de Martins Pena, resgata a comédia do século XIX para refletir sobre temas e costumes que ainda ecoam na sociedade brasileira. A Rock Press conferiu o espetáculo que segue em cartaz no Teatro Cine Joia, em Copacabana/RJ.

TEXTO: Jonathan Assis
FOTOS: Jonathan Assis e Divulgação

Sempre aos domingos, às 19h e até o dia 25 de Maio, o público carioca poderá conferir no Teatro Cine Joia uma nova montagem da comédia “Os Três Médicos”, escrita por Martins Pena em 1845. A peça, uma crítica ácida à prática médica e à relação entre ciência e oportunismo, traz à tona disputas de ego, métodos absurdos e uma família que, aflita pela doença de um ente querido, se vê nas mãos de três médicos charlatães. A direção é de Rodrigo da Rocha, que também atua na montagem ao lado de um elenco experiente. Rodrigo também trabalha na Dom Discos e é figura sempre presente em eventos de discos de vinil e música.
Rodrigo conta que a escolha da obra surgiu de uma memória afetiva. Quando era criança, encontrou na estante da sua mãe um livro chamado “Comédias de Martins Pena”. O texto chamou sua atenção já naquela época, havia ali uma crítica social muito afiada e que segue atual. O diretor também quis trazer à cena uma peça menos conhecida do autor, fugindo das obras mais populares como “O Juiz de Paz na Roça” ou “O Noviço”. A ideia era apresentar uma comédia com linguagem de época, mas com temas que continuam sendo discutidos hoje, como competição, ganância, egoísmo e a exploração da dor alheia.

Para dar vida ao século XIX com fidelidade e criatividade, o espetáculo investe fortemente na estética visual. O figurino e a cenografia são assinados por Fhernando DeFranco, que também interpreta Lino das Mercês, um dos personagens da trama. Inspirado na comédia dell’arte e nas encenações originais da época, o ator trabalhou com uma paleta principal de três cores — branco, preto e cinza, tanto para o cenário quanto para as roupas dos personagens. O rosto dos atores é pintado de branco, um recurso que remete à tradição dos personagens-tipo e também faz alusão a Martins Pena, considerado o “Molière brasileiro”. Segundo o diretor Rodrigo da Rocha, esse visual contribui para destacar os gestos caricatos, os estereótipos sociais e as pequenas tragédias pessoais de cada figura em cena.
Mesmo ambientada no Rio de Janeiro de 1845, “Os Três Médicos”, dialoga com o presente ao ironizar a forma como o conhecimento técnico pode ser distorcido em benefício próprio. A trama não apenas diverte com situações absurdas e diálogos espirituosos, mas também convida à reflexão sobre como lidamos com a dor, a saúde e o poder.
O elenco é composto por Adilson Santos Timbó, Carla Fernandes, Douglas Castro, Fhernando DeFranco, Flávia Brum, Junio Bastos, Marcelo Sabat, Rodrigo da Rocha e Vitor Borges. Já a equipe técnica conta com Junio Bastos como assistente de direção, iluminação de Marcelo Sabat, sonoplastia de Vitor Borges, visagismo de João de Freitas, maquiagem assinada por Ana Hernandez, além de Vitor Gamorim na operação de som e Mariana Lima na operação de luz.

Recomendamos…
A produção é da Cultura em Dia Produções Artísticas em parceria com a Dom Discos e conta com apoio cultural do Lar das Ideias. Os ingressos estão disponíveis. (veja serviço abaixo), Essa ótima oportunidade para conhecer (ou redescobrir) a obra de Martins Pena. #Recomendamos! – Jonathan Assis.
SERVIÇO:
Os Três Médicos – Uma Comédia de Martins Pena
LOCAL: Cine Joia – Shopping 680 & Edifício Central Copacabana, Av. Nossa Senhora de Copacabana, N: 680 – RJ/RJ
DATAS: Domingos de Abril e Maio, às 19h, e em cartaz até o dia 25/05
INGRESSOS: No site da Sympla e na Bilheteria do Cine Joia