Celebrando 40 anos e declarando amor ao Brasil com ‘Come To Brazil’ single de “Supercharged”, o Offspring retorna ao país em março com a ‘Punk is Coming’ tendo Damned, Sublime, Rise Against, Amyl & the Sniffers e The Warning como bandas de aberturas. A turnê passa por Belo Horizonte (05), Rio de Janeiro (06), Porto Alegre (11) que terão programação diferente de São Paulo (08) e Curitiba (09) que terão todas as bandas no cast. A iniciativa é da 30e e os ingressos a venda. Saiba tudo na matéria que segue.
TEXTO: Larissa Oliveira
FOTOS: Divulgação
Offspring ainda estão certos
e trazem vigor ao punk rock!


Em 8 de abril de 1994, o corpo de Kurt Cobain do Nirvana, foi encontrado. Decretou-se o fim de uma era punk que foi originada no Noroeste do Pacífico nos EUA, porém no mesmo dia seria lançado um álbum divisor de águas para então nova onda punk a vir, mais pop, porém, não menos importante. ‘Smash’ do Offspring, banda californiana formada pelo vocalista e guitarrista (e que começou como baterista), Dexter Holland, pelo guitarrista, Kevin ‘Noodles’ e Gregory “Greg K.” Kriesel (baixista), não era o primeiro disco da banda, que existia desde os anos 80, mas os colocaram no mainstream, com sucessos “Come out and Play”, “Gotta Get Away” e “Self Steem”, essa claramente inspirada em “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana.
Além disso, Smash se tornou um dos álbuns alternativos mais vendidos de todos os tempos. Em 1998, Offspring lançaria seu quinto álbum, ‘Americana’ trazendo os hits “Pretty Fly (for a White Guy)”, “Why Don’t You Get a Job?” e “The Kids Aren’t Alright” a temática crítica à desilusão juvenil com a cultura norte-americana foi sem dúvida um fôlego para o fim do milênio.
Com 11 álbuns na cola, apesar dos altos e baixos, Offspring segue relevante com melodias cativantes, letras de fácil identificação e engajadas, e performances energéticas que atraíram uma nova geração de fãs para o punk e inspiraram muitas outras bandas a explorar o gênero. Além de ‘Dookie’ do Green Day e bandas como NOFX, Pennywise e Rancid, a mistura de sensibilidades do Offspring teve uma influência significativa no desenvolvimento do subgênero, inspirando bandas e moldando a cena pop punk do final dos anos 1990 e 2000.
PUNK IS COMING TOUR BRASIL
As últimas passagens do Offspring pelo Brasil ocorreram no Lollapalooza de 2024 e no Rock in Rio (2022). Dessa vez a banda retorna com uma espécie de “Offspring Fest”, e que conta com The Damned, Sublime, Rise Against, Amyl & the Sniffers e The Warning. Conheça as bandas de abertura…

AMYL & THE SNIFFERS – Punk rock australiano formada em 2016 em Melbourne, liderada pela carismática e energética Amy Taylor, a banda também conta com Bryce Wilson (bateria), Declan Mehrtens (guitarra) e Gus Romer (baixo). O reconhecimento veio com o disco ‘Comfort to Me’ (2021), nele. hits como “Guided by Angels”, “Security” e “Hertz” o que rendeu excursões com Weezer, Green Day e Smashing Pumpkins. Além disso, seu punk escrachado traz letras que criticam a sexualização sofrida pela vocalista Amy Taylor, a indústria musical e ao fato de que a banda se tornou mainstream. Atualmente a banda conta com três álbuns e continua provocando a caretice do mundo, inclusive no clipe censurado de “Jerkin”. Detalhe, a banda tem como fã o Liam Gallagher, do Oasis.

SUBLIME: Californianos como Offspring, a banda de ska punk Sublime foi formada em 1988 por Bradley Nowell (vocal e guitarra), Bud Gaugh (bateria e percussão) e Eric Wilson (baixo). O trio lançou ‘40oz. to Freedom’ (1992) e ‘Robbin’ the Hood’ (1994), mas tornou-se renomado com o disco homônimo de 1996. Hits como “Doin Time” (que foi regravado por Lana Del Rey) e “Santeria” ainda fazem a cabeça dos fãs. Porém, ‘Sublime’ foi lançado dois meses após a morte do vocalista, um choque para todos, incluindo o mascote da banda, o dálmata Lou Dog, que pertencia a Bradley. A banda voltou à ativa em 2009 com um novo vocalista, mas em 2023 o filho de Bradley assumiu o posto.

RISE AGAINST: Punk/HC em atividade desde 1999, contando com Tim McIIrath (vocal e guitarra), Zach Blair (guitarra), Joe Principe (baixo) e Brandon Barnes (bateria). Lançaram os dois primeiros discos de forma independente e com o álbum Siren Song of the Counter Culture (2004), alcança o mainstream assinando com a Geffen Rec. Rise Against manteve sua essência ativista e contestadora, sempre trabalhando temas como o ativismo vegano, LGBT+ e problemas ambientais. Todos os membros da banda são vegetarianos e ativistas da PETA. O clipe de “Ready to Fall” traz imagens de rodeio, desmatamento e afins. O último disco da banda ‘Nowhere Generation’ (2021) ainda mostra que tem muito a dizer. Rise Against passou pelo Brasil em 2023 no Lollapalooza.

THE DAMNED: Lendária banda britânica formada por Brian James (guitarrista) em 1976. O gótico Dave Vanian assumiu os vocais, Rat Scabies a bateria e Captain Sensible o baixo, depois a guitarra. The Damned foi a primeira banda punk inglesa a lançar um single “New Rose” no mesmo ano e um álbum, “Damned, Damned, Damned” (1977). O grupo passou por altos e baixos, como o fracasso do segundo álbum e a dissolução da banda. Na virada da década de 1970, a banda assumiu um estilo mais gótico, sendo o “Black Album” de 80 considerado um dos pioneiros do estilo. “Strawberries” de 1982 foi um sucesso e três anos depois, o “Phantasmagoria” fez muito sucesso com o hit “Eloise”, que com certeza será esperado pelo público nesta passagem pelo Brasil. Aliás, The Damned tem ligações com Offspring, os californianos fizeram uma versão para “Smash it Up” e os ingleses gravaram um disco pelo selo deles, Nitro. A banda continua lançando trabalhos como o mais recente “Darkadelic” (2023).

THE WARNING: Formada pelas irmãs mexicanas Daniela (guitarra e vocal), Paulina (bateria) e Alejandra Villarreal (baixo), a banda começou em 2013 e o cover delas para “Enter Sandman” do Metallica viralizou, ao ponto de receberem elogios do próprio Kirk Hammett. O power trio nem imaginava como isso abriria as portas, incluindo convite do Metallica para participar de um tributo pelos 30 anos do Black Album. The Warning lançou discos em inglês e abriram shows do Def Leppard. Mas com a intenção de fomentar uma melhor representatividade, as meninas começaram a gravar em espanhol, rompendo com a ideia de gravar metal em inglês e encorajando mais mexicanas a fazerem música na própria língua. The Warning conta atualmente com quatro discos, o mais recente é “Keep me Fed” que teve o single “Qué más Quieres” indicado a melhor música de rock no Grammy Latino. O trio é um ótimo exemplo de que não existe idade para começar tocar e influenciaram novas gerações de meninas a empunhar instrumentos e fazerem música na sua própria língua.
Recomendamos…
A turnê do Offspring com convidados ilustres de diferentes gerações do punk será uma mostra da filosofia do gênero, que abraça as diferenças ao invés de excluir. Não existe idade para ser punk e Amyl e The Warning representam o punk feminista atual, que mesmo mais jovem, é levado a sério e que iniciativas como essa do Offspring continue no mainstream, já que isso existe no underground há tempos e cada vez mais lutamos por mais inclusão. – Larissa Oliveira.
PUNK IS COMING TOUR
BRASIL 2025
Offspring, The Damned, The Warning
Rise Against, Amyl & the Sniffers e Sublime
SERVIÇO:

BELO HORIZONTE (MG)
SHOWS: Amyl & The Sniffers + The Offspring
DATA: 05 de março de 2025 (abertura da casa às 19h)
LOCAL: BeFly Hall – Av. Nossa Sra. do Carmo, 230 – Savassi, Belo Horizonte/MG
INGRESSO: No site da Eventim (AQUI) e na bilheteria da Loja Eventim – BH – Shopping 5ª Avenida – Rua Alagoas, 1314 – Belo Horizonte/MG
RIO DE JANEIRO (RJ)
SHOWS: Sublime + Rise Against + Offspring
DATA: 06 de março de 2025 (abertura da casa às 18h)
LOCAL: Farmasi Arena – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca/RJ
INGRESSO: No site da Eventim (AQUI).
SÃO PAULO (SP)
SHOWS: Sublime + Rise Against + The Damned + Amyl & the Sniffers + The Warning + The Offspring
DATA: 08 de março de 2025 (abertura da casa às 12h)
LOCAL: Arena Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, SP/SP
INGRESSO: No site da Eventim (AQUI) e na bilheteria do Allianz Parque: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes – SP/SP
CURITIBA (PR)
SHOWS: Amyl and the Sniffers + Sublime + Rise Against + The Damned + The Warning +The Offspring
DATA: 09 de março de 2025 (abertura da casa às 10h)
LOCAL: Pedreira Paulo Leminski–João Gava, 970 – Abranches, Curitiba/PR
INGRESSO: No site da Eventim (AQUI) e na bilheteria do Opera de Arame – Rua João Gava, 970 – Curitiba/PR
PORTO ALEGRE (RS)
SHOWS: The Warning + The Offspring
DATA: 11 de março de 2025 (abertura da casa às 10h)
LOCAL: Pepsi On Stage – Av. Severo Dullius, 1995 – Anchieta, Porto Alegre/RS
INGRESSO: No site da Eventim (AQUI) e na bilheteria da loja Planeta Surf, Shopping TOTAL – Av. Cristóvão Colombo, 545, Porto Alegre/RS.
LARISSA OLIVEIRA – Sergipana morando atualmente em Belo Horizonte/MG, é pedagoga e professora de idiomas (Inglês e Francês), escritora e editora dos Blogs A Redoma de Vidro e Mulheres da Geração Beat (e Women of the Beat Generation), escrevendo também para o Cine Suffragette e Portal Rock Press. Atua como zineira bilíngue e riot grrrl no @iwannabeyrgrrrlzine e como tradutora de artigos e livros. Não vive sem praia, CDs e batom.