M.I.T.A. 2023: Festival chega à 2ª edição unindo diferentes gerações!

Depois do sucesso em 2022, o Festival M.I.T.A. volta com força total nos dias 27 e 28 de maio no Jockey Club, na Gávea/RJ; e nos dias 3 e 4 de junho no Vale do Anhangabaú/SP, com nomes nacionais e internacionais e unindo estilos e gerações, reforçando que a diversidade é uma das bandeiras do evento. Entre as atrações, Lana Del Rey, Jorge Ben Jor, Florence + The Machine, The Mars Volta, NX Zero, Natiruts, Capital Inicial, também acontecerão jams como o Planet Hemp convidando Tropkillaz, Badbadnotgood e Arthur Verocai, Djonga e BK, Far From Alaska e Supercombo entre outros. Os ingressos estão a venda e a produção do M.I.T.A. é uma parceria da Bonus Track e da 30E. Saiba mais na matéria que segue.

TEXTO: Paulo Schwinn e Michael Meneses
FOTOS: Jorge Hely, Nem Queiroz,

Cadu Oliveira e divulgação

A rotina de festivais, shows e eventos culturais no Brasil e no mundo segue firme e forte, especialmente agora com declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 5 de maio (5/05), decretando o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional por conta da COVID-19. Um desses festivais é o M.I.T.A. (Music Is The Answer) e, assim como em 2022, o evento terá edições na capital carioca e em São Paulo. A cada fim de semana serão mais de 16 atrações.

No Rio de janeiro o evento acontece no Jockey Club, na Gávea, Zona Sul carioca, em uma área conhecida como Pião do Prado, que possui um total de 110 mil m2 de área aberta. Já em São Paulo, o festival será no Vale do Anhangabaú, que foi totalmente reformado e preparado para receber grandes shows. Com apresentações divididas em dois palcos, o M.I.T.A. é um festival diurno e, segundo a produção, a maratona de shows está prevista para começar às 12h. Os portões abrem às 11h, por isso é importante chegar cedo aos locais das apresentações. A Rock Press selecionou alguns dos destaques entre as atrações do Rio de Janeiro e de São Paulo confira:

RIO DE JANEIRO, 27 DE MAIO:

LANA DEL REY: Talvez a mais esperada atração do festival, a cantora e compositora americana acaba de lançar ”Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd’, seu nono álbum, e estava com apresentações marcadas para o Brasil desde março de 2020 (no Lollapalooza) que foram adiadas e posteriormente canceladas por causa da pandemia da Covid-19. Lana já tinha vindo 2 vezes ao país: em 2013 (com apresentações no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte) e em 2018, quando se apresentou apenas no Lollapalooza. A apresentação no Rio de Janeiro em 2013 ocorreu no atual Qualistage (Barra da Tijuca). Lana Del Rey é vegetariana e apaixonada por macarrão e massas. No camarim o cardápio será regado de pizza de queijo, macarrão ao molho de tomate, e arroz integral com tofu, além de frutas, chás, sucos e alimentos como cenoura, pepino, gengibre, beterraba, limão, lima, maçã, aipo, abacaxi, laranjas e cappuccino.

JORGE BEN JOR: Esse grande nome da música brasileira e mundial dispensa apresentações (mas iremos apresentar assim mesmo, risos). Completando 60 anos de carreira em 2023 (seu primeiro álbum, ‘Samba Esquema Novo’, é de 1963), Ben Jor é certeza de alegria e energia garantidas, por causa de canções clássicas como “Chove Chuva”, “País Tropical”, “Taj Mahal”, e dezenas de outras, além do estilo guitarrístico inconfundível, cheio de suingue. Seus discos seguem vendendo muito bem e as versões 180g em vinil estão entre os LPs mais vendidos da chamada “volta do vinil”. Esse é o show que mais representa o espírito de união de gerações diferentes numa mesma apresentação, como prega o M.I.T.A. Expectativa de ser histórico!

BADBADNOTGOOD convida ARTHUR VEROCAI: O BadBadNotGood é uma banda instrumental canadense formada por músicos de influência jazzistíca, num ‘crossover’ que inclui também elementos de hip-hop, além de comunidades de música alternativa. O baixista Chester Hansen, o tecladista Matthew Tavares e o baterista Alexander Sowinski terão o luxuoso reforço do pianista, violonista, compositor, arranjador e maestro brasileiro Arthur Verocai, que trabalhou com vários nomes da música popular brasileira como Caetano Veloso, Ivan Lins e Gal Costa, dentre outros. Verocai teve seu primeiro álbum (Arthur Verocai, lançado em 1972 e relançado em vinil mais recentemente) redescoberto no começo dos anos 2000 por produtores de hip-hop nos Estados Unidos e Reino Unido, o que revitalizou sua carreira musical. Ecologicamente falando, a banda BadBadNotGood busca reduzir o descarte desnecessário e solicitou que nenhum plástico descartável seja utilizado em seu camarim e show. Também pediu para que tudo seja compostável ou reciclável.

JEHNNY BETH: Nascida Camille Berthomier, em 1984, Jehnny é uma cantora e compositora francesa que se destacou na banda de rock inglesa Savages (em hiato por tempo indeterminado desde 2017), tendo aparecido no duo John & Jenn, em 2008. JB lançou já lançou dois álbuns em sua carreira solo: To Love Is To Live (2020) e Utopian Ashes (2021), esse em parceira com Bobby GIllespie (Primal Scream), ambos muito elogiados pela crítica especializada.

PLANET HEMP convida TROPKILLAZ: O Planet voltou em 2022 com o álbum Jardineiros, 20 anos depois do último disco, gravado ao vivo para a finada MTV Brasil, sendo aclamados por público e crítica. A formação atual do grupo que conta com Marcelo D2 e BNegão (vocais), Nobru Pederneira (guitarra), Formigão (Baixo) e Pedro Garcia (Bateria). O show terá participação mais que especial do Tropkillaz, projeto de música eletrônica formado em 2012 pelos DJs e produtores André Laudz e Zé Gonzales. Outro show que promete ser bem para cima. Essa tour do Planet Hemp começou em noite histórica no Circo Voador, palco da foto ao lado. (LEIA AQUI!).

GILSONS: Trio musical de MPB formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil (respectivamente filho e netos de Gilberto Gil). Lançaram um EP, intitulado de “Várias Queixas”, em 2019 e o álbum, “Pra Gente Acordar”, lançado em 2022.

FLUME: Nome artístico do produtor e DJ australiano Harley Edward Streten, de 31 anos, que já lançou quatro álbuns e fará sua terceira visita ao país, tendo tocado no Festival Lollapalloza nas edições 2014 e 2017.

LARINHX convida MC CAROL: Apresentação conjunta da carioca produtora de funk com a cantora, compositora e ativista MC Carol, de Niterói/RJ.

SLIPMAMI & EBONY: A produtora e cantora de pop eletrônico Slipmami faz apresentação conjunta com a produtora e cantora Ebony. Ambas são crias de baixada fluminense (Duque de Caxias e Queimados, respectivamente), e seguem como lutadoras pelo desenvolvimento de suas carreiras musicais.

RIO DE JANEIRO, 28 DE MAIO:

FLORENCE + THE MACHINE: Atração internacional mais esperada do M.I.T.A. ao lado de Lana Del Rey, a banda vai fechar os line-ups dos dias 28/05 (RJ) e 04/06 (SP). Formado em Londres, Inglaterra, no ano de 2007, o projeto atualmente é formado por Florence Welch (vocalista), Isabella Summers (Tecladista), pelo guitarrista Robert Ackroyd, o harpista Tom Monger, o baixista Cyrus Bayandor e a baterista Loren Humphrey. O nome Florence + The Machine vem da antiga colaboração entre Welch e Summers, que existe desde a adolescência de ambas: elas tinham um duo, inicialmente batizado como Florence Robot/Isa Machine e o nome do atual projeto veio daí. O grupo já lançou 6 álbuns, sendo ‘Dance Fever’ (2022) o mais recente. Foram um dos grandes shows do Rock in Rio 2013 (fotos). Um detalhe importante é a consciência ambiental, da banda que solicitou que as garrafas de água sejam de vidro, enquanto os pratos e tigelas de sejam de porcelana, para evitar o uso de plásticos e afins. Outro ponto é a opção por uma alimentação vegetariana.
 
THE MARS VOLTA: Banda de rock progressivo moderno de El Paso, estado do Texas(EUA), formada em 2001 pelos amigos Omar Alfredo Rodriguez-Lopez (guitarrista e produtor) e Cedic Biler-Zavata (vocais e letras), que são considerados o núcleo, os únicos membros que participaram de todas as formações. Omar e Cedic terminaram uma outra banda de destaque, o At The Drive-In, para formar o The Mars Volta. Para o público rock and roll, esse é o show mais esperado e celebrado do festival.

HAIM: Banda americana de Los Angeles, formada pelas irmãs Este Haim (baixo e vocais), Danielle Haim (Voz, bateria e guitarra) e Alana Hain (guitarra, teclados e vocais). Além de seus instrumentos de origem, as irmãs HAIM tocam vários outros e os revezam nas apresentações ao vivo. As moças já lançaram 3 álbuns, sendo Women In Music Pt. III o mais recente (2020). Os shows do grupo têm uma atmosfera mais rock and roll que os trabalhos de estúdio, com estilo mais pop.

NX ZERO: Banda paulista formada em 2001, lançou seis álbuns entre 2004 e 2015. Em 2017, anunciou seu fim, mas desde janeiro de 2023 voltou a fazer shows, sendo dois no MITA (RJ e SP no dia 04 de junho), os mais esperados dessa turnê de reunião, intitulada de ‘Cedo Ou Tarde’.

SCRACHO convida BAIA: A banda de reggae Scracho, que lançou cinco álbuns entre 2007 e 2013, está de volta depois de cinco anos de ausência dos palcos. Nesse show do M.I.T.A. terão a participação de Mauricio Baia (Baia e Rockboys; 4 Cabeça), cantor e compositor baiano que se apresentou no Circo Voador recentemente, atraindo fãs de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

SABRINA CARPENTER: Em sua segunda passagem pelo Brasil (a primeira ocorreu em 2017, quando abriu os shows de Ariana Grande), a cantora, compositora e atriz americana Sabrina Carpenter já gravou cinco álbuns desde 2015. As canções do disco mais recente, foi intitulado de “Emails I Can’t Send” e teve seu lançado em 2022, deverão ser o destaque de sua apresentação. Como atriz seu último papel de destaque foi em 2020, no filme Clouds.


CAROL BIAZIN: Cantora e compositora paranaense finalista da sexta temporada do programa de novos talentos musicais The Voice Brasil, ocorrido em 2017. Desde então já lançou três EPs e um álbum “Beijo de Judas” (2020), e prepara “Reversa”, disco que será lançado em 2023.

JEAN TASSY & YAGO OPROPRIO: Jean Tassy é um rapper nascido em Brasília que já lançou três EPs e um álbum. Ele dividirá o palco no MITA com Yago Opropio, que já lançou 20 singles solo ou em parceria e teve seu primeiro EP, O Inquilino, lançado em março de 2023.

Artistas que se apresentarão apenas em São Paulo

Dia 3 de junho:
NATIRUTS:
Anteriormente conhecida como Nativus, a banda Natiruts levanta a bandeira do reggae desde 1996, quando foi formada, em Brasília. Já lançaram nove álbuns de estúdio, sendo o mais recente, “Good Vibration Vol.1” (2021), além de quatro trabalhos ao vivo.

DUDA BEAT: Nascida em Recife, Duda já lançou dois álbuns: “Sinto Muito” (2018), considerado um dos melhores daquele ano, e “Te Amo Lá Fora” (2021). Em 2021, lançou um EP intitulado “Duda Beat & Nando Reis” que contou com a colaboração do próprio.

DJONGA convida BK: Djonga (foto ao lado), é um rapper e escritor mineiro, de Belo Horizonte, que lançou seis EPs e um álbum entre 2015 e 2022. Ele terá no palco a companhia de BK, também rapper e escritor e nascido no Rio de Janeiro. BK já lançou quatro álbuns, sendo Icarus (2022) o mais recente.

ÀVUÁ & RODRIGO ALARCON: Àvuá é um duo formado por Bruna Black e Jota Pê, amigos que uniram suas carreiras após participarem dos shows um do outro e terem um bom retorno do single que gravaram em conjunto, “Conte Comigo” (2019). Rodrigo Alarcon é um cantor e compositor paulista e que teve seu primeiro álbum, Rivo III e a Fé, de 2022, incluído na lista de 50 melhores discos do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Dia 4 de junho:
CAPITAL INICIAL:
Com mais de 40 Anos de estrada, essa banda de Brasília, depois de altos e baixos, se mantém em atividade, lotando shows Brasil afora. Afinal, são 21 álbuns e muitos hits, alguns deles regravados no disco ‘Capital Inicial 4.0’, lançado em agosto de 2022.

DON L convida TASHA & TRACIE: Don L é mais um rapper a fazer parte do cast do M.I.T.A. 2023. Com quase 20 anos de carreira, Don já lançou diversos singles e dois álbuns, sendo “Roteiro pra Aïnouz, vol. 2” (2021) o mais recente. Tasha & Tracie é uma dupla de rappers brasileiras formada em 2019 pelas irmãs gêmeas Tasha Okereke e Tracie Okereke, que atuam na arte, moda, ativismo e música. Já lançaram vários singles, sendo “Willy” (2022) o mais recente.

FAR FROM ALASKA convida SUPERCOMBO: Outro show para agradar em cheio os fãs de rock das novas gerações curtirem. FFA é uma banda formada em Natal, no ano de 2012, que lançou seu primeiro álbum, “Modehuman” (2014), aclamado por crítica e público. Ainda em 2012 ganharam o concurso Som Para Todos, que garantiu ao grupo o direito de abrir o Festival Planeta Terra daquele ano, sendo inclusive elogiados por Shirley Manson, vocalista e compositora da banda Garbage, que tocou na mesma edição do evento. O segundo álbum, “Unlikely”, foi lançado em 2017, também elogiado por crítica e público. Atualmente, a banda é formada por Emmily Barreto (vocal), Cris Botarelli (sintetizador, lap steel, e baixo) e Rafael Brasil (guitarra) e fizeram o show de abertura para Pitty na Fundição Progresso recentemente. O Far From Alaska terá como banda convidada o Supercombo, outra banda com muito destaque na cena pop rock brasileira, algo conquistado desde que surgiu, na cidade de Vitória (ES), em 2007. Ao longo dos anos o grupo já lançou três Eps e cinco álbuns de estúdio. O mais recente é intitulado de Supercombo e foi lançado em 2021. A formação atual conta com Leonardo Ramos (único integrante que está desde o início no projeto, voz, guitarra, violão, bateria), Carol Navarro (voz e contrabaixo elétrico), Paulo Vaz (teclados e programações) e André Dea (bateria).

Recomendamos…

O Festival MITA é uma iniciativa de uma parceria das empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e da 30E. Os ingressos para o M.I.T.A. seguem à venda, mas, vale lembrar que estão esgotados para o dia 27 de maio (sábado), no Rio de Janeiro (veja serviço completo abaixo). O evento disponibilizou a possibilidade da compra do Ingresso Social, com preço especial, e parte do valor arrecadado será destinado às instituições parceiras do evento (Instituto Vida Livre e The Friendship Circle) que estarão presentes em ambas as capitais apresentando propostas e resultados para que sejam discutidas questões de responsabilidade social e ambiental. #Recomendamos! – Paulo Schwinn.

MITA – Music Is The Answer 2023

REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/mita.festival/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/mita.festival
INGRESSOS: https://www.eventim.com.br/campaign/mitafestival

SERVIÇO:

RIO DE JANEIRO
DATAS:
 Dias 27 (ESGOTADO) e 28 de maio, às 12h (Abertura dos portões: 11h).
LOCAL: Jockey Clube – Pça Santos Dumond, número 31, Gávea, Rio de Janeiro/RJ
INGRESSOS: Site da Eventim ou nas bilheterias do Jeunesse Arena – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca – Funcionamento: Terça à Sábado das 10h às 17h – exceto em feriados e em dias de evento na Arena
CLASSIFICAÇÃO: Acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.

ATRAÇÕES:

Dia 27 de maio (INGRESSOS ESGOTADOS).
Lana del Rey
Flume
Jorge Ben Jor
BadBadNotGood convida Arthur Verocai
Jehnny Beth
Planet Hemp convida Tropkillaz
Gilsons
Larinhx convida MC Carol
Slipmamy & Ebony

Dia 28 de maio
Florence + The Machine
Haim
The Mars Volta
NX Zero
Scracho convida Baia
Sabrina Carpenter
Carol Biazin
Jean Tassy & Yago Oproprio

SÃO PAULO
DATAS: 
Dias 03 e 04 de junho, às 12h (Abertura dos portões: 11h).
LOCAL: Novo Anhangabaú – Vale do Anhangabaú, centro histórico de São Paulo
INGRESSOS: Site da Eventim ou nas bilheterias do Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca – SP/SP – Funcionamento: Terça à Sábado das 13h às 17h, exceto em dias de jogos e shows.
CLASSIFICAÇÃO: Acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.

ATRAÇÕES:

Dia 3 de junho
Lana del Rey
Flume
Natiruts
Badbadnotgood
Jehnny Beth
Duda Beat
Djonga convida BK
Àvuà & Rodrigo Alarcon

Dia 4 de junho
Florence + The Machine
Haim
The Mars Volta
Capital Inicial
NX Zero
Sabrina Carpenter
Don L convida Tasha & Tracie
Far from Alaska convida Supercombo

Paulo Schwinn é natural de Santos, SP, ex-vocalista e guitarrista da banda de rock Sujeitos Compostos (conheça) e que em breve estará lançando seu trabalho solo, além de produtor e apresentador do Programa Desvio à Esquerda, na Web Rádio Rota 220 (ouça), e fã do bom (velho e novo) Rock and Roll.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube