MARLEY75 – Redemption Song ganha clip e abre as comemorações dos 75 anos de Bob Marley

No dia 6 de fevereiro de 1945 nascia Bob Marley, um dos maiores ícones do Reggae, da cultura Rastafári Bob_Marley_divulgaçãoe da luta jamaicana. Se vivo, completaria 75 anos. Em celebração ao seu legado, foi projetado o Marley75, desenvolvido pela Universal Music e o selo Island Records. A primeira novidade é o lançamento o videoclipe da canção manifesto “Redemption Song" e ainda vem muito mais...

 


 

MARLEY75
“Redemption Song” ganha clip e abre as comemorações dos 75 anos de Bob Marley

TEXTO: Millena Borges
FOTOS: Divulgação

O ano de 2020 será repleto de arte para os fãs de Bob Marley graças uma série de atividades envolvendo música, moda, fotografia, tecnologia, esporte e filme. A justa Bob_Marley_divulgaçãohomenagem ao maior nome da história do Reggae não teve a data escolhida ao acaso, afinal fevereiro não é apenas o mês do aniversário de Bob Marley, mas também pelo fato que é o mês da História Negra nos Estados Unidos (Black History Month), época em que se festeja a memória e a história africana. O ponto de partida foi o lançamento o videoclipe para “Redemption Song”, no canal oficial do músico, no YouTube. A canção que desde seu lançamento se tornou um hino faz parte do álbum “Uprising” (de Bob_Marley_ALBUM_Uprising1980 e último álbum de Bob Marley) e teve como inspiração um discurso do ativista jamaicano Marcus Garvey.

“Redemption Song” é uma canção que carrega sentido até os dias atuais, 40 anos após seu lançamento, pois trata-se da libertação dos negros durante períodos de escravidão e colonização.
 
O clipe, em formado de animação, teve produção de Octave Marsal e Theo De Gueltzl que aproveitaram a oportunidade para lembrar das contribuições de Bob Marley para a sociedade, principalmente para a cultura negra. Sobre videoclipe e o legado de Marley, os produtores Marsal e De Gueltzl, declararam: “A partir da história da escravidão e da Jamaica, da cultura Rastafári, do legado de profetas (Haile Selassie, Marcus Garvey, Malcolm X), e também da vida pessoal de Bob, levamos o público a uma jornada através de alegorias e representações”.  

No decorrer do ano, o canal de Bob Marley no YouTube terá diversas outras novidades sobre o músico, outra novidade, vem da Editora Belas Letras, que está lançando o livro “No Woman No Cry”, de autoria de Rita Marley, esposa do cantor e que o acompanhou nos palcos como vocal de apoio.

Bob Marley, ainda hoje é um dos nomes mais importantes da cultura Rasta no mundo, no Brasil o artista possui milhares de fãs tendo São Paulo como um dos locais onde mais escuta as músicas de Bob Marley no mundo. Ainda em 2020, outras iniciativas do Marley75 serão anunciadas. Sobre o videoclipe, assistimos e podemos dizer, ficou lindo, as animações reforçaram o ar poético da canção.  Assista ao clip de “Redemption Song”, AQUI!  - Millena Borges.

 

CONTATO COM A ROCK PRESS: http://www.portalrockpress.com.br/contato

 

MILLENA BORGES - É moradora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Técnica em Controle Ambiental pelo IFRJ e Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá/Campus Madureira.