MARGAUX MOTIN: Uma artista que encanta!

Uma das artistas presentes na CCXP Worlds será a ilustradora francesa Margaux Motin. Autora de um dos quadrinhos MARGAUX_MOTINmais marcantes da atualidade, o “Placas Tectônicas”, que narra com um singelo bom humor os desafios de sua rotina após uma separação que a deixou com as dores e delícias da criação de uma filha pequena. Conversamos com Margaux Motin na Coluna 1, 2, 3, 4... da Rock Press!

MARGAUX MOTIN:
Uma artista que encanta!

TEXTO: Jorginho
IMAGENS: Margaux Motin/Divulgação

MARGAUX_MOTIN_Divulgação_6

Sempre fui um apaixonado por quadrinhos, nas suas mais variadas formas. Quando pego um MARGAUX_MOTIN_divulgação_n5álbum, uma revista periódica ou um fanzine, sempre me transporto para um lugar muito meu, em que fico em comunhão com o que estou lendo, é um ritual sagrado. Sempre que surge algo novo, fico com uma curiosidade para poder conhecer e fruir a obra. Quando vi anos atrás “Mulheres Alteradas”, da cartunista argentina Maitena, me apaixonei de tal forma pelo seu trabalho que batizei minha segunda filha com o nome dela. Meus outros dois filhos, um é Jordão; outro é Peter, por causa do Homem-Aranha. Este ano, quando li o livro Placas Tectônicas da escritora Margaux Motin (lançado no Brasil pela Editora Nemo. Foto),MARGAUX_MOTIN_Placas_Tectônicas_Editora_Nemo no qual ela nos traz uma autobiografia em quadrinhos, tive a mesma sensação de apaixonamento pelo trabalho desta autora.

Margaux é uma artista de uma sensibilidade incrível, nos faz rir, sorrir, e até chorar, por identificação com algum problema que ela tenha passado. A obra narra a história de Margaux recém separada, na casa dos trinta anos, com uma filha pequena e tendo que se reinventar perante o mundo. Tudo isso sem perder a fluidez do seu traço, que é uma das grandes virtudes da autora. Margaux é uma das grandes expoentes do quadrinho francês, começou a se destacar em 2008 quando criou o seu blog e logo depois publicou uma coletânea  “J'aurais adoré être ethnologue“  (que teve algumas partes publicadas na revista Piauí, mas que alguma editora poderia ter a generosidade de publicar por aqui na íntegra) e não parou mais. Sabendo que ela estaria abrilhantando a CCXP Worlds, resolvi tentar entrevistá-la. Enviei e-mail e cruzei os dedos. Tive a grata satisfação de receber a sua resposta positiva. Fui falar com o velho flamenguista Michael Meneses, que sentenciou: “Se tu conheces e admira a obra dela, e além do mais, ela vai estar na CCXP, cai dentro!” Obrigado, bicho, por me aturar, às vezes sou um chato, e reconheço. Avisei minha esposa Patrícia Maciel que se porventura tivermos uma filha, o nome dela será Margaux. Ela apenas me olhou assustada, e, antes que eu explicasse, fui conversar com Margaux Motin para a coluna 1, 2, 3,4... da Rock Press!
 
1 - Rock Press/Jorginho: Margaux, quais foram os seus primeiros contatos com desenhos e artes? E as suas maiores influências no desenho? Que quadrinhos costumava ler na infância?
MARGAUX_MOTIN_Divulgação_10Margaux Motin: 
Como muitas pessoas, o meu primeiro contato com o desenho foi na infância. A diferença é que continuei a desenhar até ser adulta. Em relação às artes, foi a minha mãe que nos fez conhecer desde muito cedo, ao nos levar aos museus e ao mostrar-nos livros. Minhas maiores influências são Sempé, Myazaki e Disney. Eu li poucos quadrinhos quando criança. Mas eu tinha um livro cult: Eloise de Kay Thompson. (N. do A.: publicado no Brasil pela Companhia das Letras).

2 - Rock Press: Você criou um blog em 2008. Como foi trabalhar nele e depois saltar para as publicações impressas?
Margaux Motin: 
O blog foi uma experiência fantástica, pois me permitiu desenhar quase todos os dias e obter feedback dos leitores. Foi mágico, porque até então eu só tinha o ponto de vista dos meus clientes, como ilustradora comercial. As publicações impressas surgiram naturalmente, porque, na época, foram os editores que vieram me procurar, sem que eu precisasse consultá-los. E isso foi uma ótima oportunidade.MARGAUX_MOTIN_Le_Printemps_Suivant

3 - Rock Press: O livro “Placas Tectônicas” foi o seu primeiro trabalho publicado no Brasil pela Editora Nemo. Como foi escrever uma autobiografia em quadrinhos? Qual foi a importância deste álbum para você?
Margaux Motin:
 “Placas Tectônicas” foi meu terceiro livro autobiográfico. E sempre foi natural para mim estar na autobiografia porque gosto de usar minhas experiências para contar histórias. “Placas Tectônicas” foi meu álbum de maior sucesso, até o lançamento do meu novo quadrinho “Le Printemps Suivant” (A Próxima Primavera. Foto), há algumas semanas.

Margaux_Motin_AVT_n6546

MARGAUX_MOTIN_Divulgação_94 - Rock Press: Você, como artista, de que forma está vendo este momento em que a humanidade enfrenta uma pandemia de Covid19? Como seu trabalho foi afetado pela pandemia?
Margaux Motin: 
Para mim, a pandemia mudou muito pouco. Se ao menos muitas pessoas começassem a viver como eu vivo! Em casa, no jogging, de cabelo sujo. No meu trabalho teve muito pouco impacto. Como ilustradora, perdi alguns clientes temporariamente, pois muitas campanhas publicitárias foram adiadas. Mas, como autora, não mudou minha maneira de trabalhar, já que para fazer um livro vão-se alguns meses. Eu moro no campo, entre o mar e a floresta, e não assisto ao noticiário, então fico longe de informações que me causem ansiedade.

5 - Rock Press: Quais seus planos para o futuro? Poderia deixar uma mensagem para os leitores do Portal Rock PressMARGAUX_MOTIN_Divulgação e para o pessoal que vai prestigiar a CCXP?
Margaux Motin: 
Atualmente, estou trabalhando no segundo volume da minha nova história em quadrinhos, “Le Printemps Suivant”. Meus planos para o futuro são me divertir fazendo lindos livros e lindas ilustrações, e focar nas coisas que amo e que me dão alegria, para que eu possa compartilhar essa alegria com os meus leitores. Envio muitos beijos aos leitores do Portal Rock Press e visitantes virtuais do CCXP!

Recomendamos...
A artista francesa Margaux Motin que nos encanta com seu traço, roteiro e personalidade, tem muitas obras fantásticas que merecem publicação aqui no Brasil. Então vamos lá editores, fica aqui a dica! Margaux estará presente no Artist Valley da CCXP Worlds, o maior evento GEEK do mundo. A CCXP vai ser virtual este ano (dias 4, 5 e 6 de dezembro), e contará com muitas atrações, entre elas, Bill Sienkwickz, Neil Gaiman, Kevin Eastman, Trina Robbins, Denilson Reis, Christopher Kastensmidt e muito mais. Fiquem atentos à programação, a Rock Press segue na cobertura do evento (LEIA AQUI) trazendo muitas Informações para vocês. – Jorginho.

Contatos Margaux Motin:
BLOG:
 https://margauxmotin.typepad.fr/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/margauxmotin/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/MargauxMotinillustratrice/

JORGINHO escreveu esse texto/entrevista ao som de “Voyage Voyage”, música presente no single da cantora francesa Desireless em 1986, intitulado “Voyage Voyage”. O mesmo é filósofo, educador social, agitador cultural, administrador do ColetiveArts (grupo de artistas e escritores de Porto Alegre/RS), acadêmico de pedagogia, torcedor do Grêmio, mas não gosta de futebol, gosta é do Grêmio. Trabalha como ilustrador, criador de conteúdo e tudo que seja relacionado ao desenho, incluindo participações em exposições nacionais e internacionais na área de cartuns, quadrinhos, charges e desenho em geral. Já ilustrou inúmeros livros infantis, também foi autor pela plataforma Elefante Letrado. Trabalha com oficinas de desenho, ilustrações e fanzines. Também é produtor e apresentador do Programa Psycho Killer na Rádio Rota 220 (OUÇA AQUI).         
REDES SOCIAIS JORGINHO:
INSTAGRAM:
 https://www.instagram.com/jorge.l.pereira2/
FACEBOOK 1: https://www.facebook.com/JorgeLuisCardosoPereira/
FACEBOOK 2: https://www.facebook.com/Jorginholcp
E-MAIL: jorginhoilustrador@gmail.com
COLETIVEARTS
BLOG:
 https://coletivearts.blogspot.com/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/coletivearts
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/coletivemovimento/

 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA

Portal Rock Press