MANESKIN: A revelação do Glam Rock Italiano!

Apresentando um autêntico glam rock, os vencedores do Festival Eurovision da Canção de 2021 (um dos mais importantes da MANESKINEuropa), o Maneskin atingiu a nona posição nos charts globais do Spotify com “Zitti e Buoni”, tornando-a a primeira música italiana mais escutada em um único dia no mundo. 

MANESKIN:
A revelação do Glam Rock Italiano!

TEXTO: Millena Borges
FOTOS: Oliviero Toscani e Divulgação

MANESKIN_DIVULGAÇÃO

MANESKIN_Zitti_e_BuoniIndependente de estilos, o rock italiano sempre foi potente e revelou bons nomes como Cripple Bastards, Lacuna Coil, Le Orme, Locanda Delle Fate (que entrevistamos (LEIA AQUI) por conta dos shows no Brasil em 2017, relembre AQUI), Museo Rosenbach, Premiata Forneria Marconi... a lista é enorme. Agora, a música italiana chama a atenção do mundo com o glam rock da banda Maneskin que após vencer o Festival Eurovision da Canção de 2021, um dos principais reality show voltado para música e com participantes de vários países do continente europeu. A banda rapidamente se espalhou pelo mundo. O quarteto formado por Damiano David (vocal), Thomas Raggi (guitarra), Victoria De Angelis (baixo) e Ethan Torchio (bateria) levou o prêmio para Itália após 31 anos. O País já havia ganho o festival em 1964 (com a canção “Non ho l'età per amarti” com Gigliola Cinquetti) e 1990 (Toto Cutugno com “Insieme: 1992”). “Zitti e Buoni” (foto), a canção vencedora do Eurovision, já chegou emplacando a nona posição nos charts globais do Spotify. A música também atingiu o 5º lugar nas 50 virais no Brasil, além de estar entre as 10 das mais escutadas de diferentes países europeus, como a Itália, Ucrânia, Lituânia e Alemanha. 

Das ruas para os palcos europeus

MANESKIN_ao_vivo

Nascida em 2015, em Roma, e formada pelos amigos de escola, Victoria e Thomas, com Damiano e Ethan se juntando ao duo logo em seguida. As primeiras apresentações da banda foram nas ruas de Roma e em clubes locais. O início do Maneskin é marcado pela vitória em seu primeiro concurso musical, Pulse. Este foi o momento em que a banda ganhou um nome. Måneskin significa “luz da lua” em dinamarquês, uma homenagem à descendência da baixista, Victoria. 
 
Logo os italianos começaram a ganhar reconhecimento no país de origem após ficarem em 2º lugar no programa musical X FactorMANESKIN_Il_Ballo_Della_Vita em 2017. Neste mesmo ano, o quarteto lançou seu primeiro EP, “Chosen”, com sete músicas. Além do EP de estreia, o Maneskin possui dois álbuns de estúdio, Il Ballo Della Vita, lançado em 2018 (foto) que contém as mais escutadas “Torna a Casa” e “Morirò da Re” e rendeu a oportunidade de abrir shows do Imagine Dragons em 2019 e apresentações pela Europa. O segundo play foi Teatro D’Ira - Vol. 1 (2021) que inclui “Zitti e Buoni”, “Coraline” e “I Wanna Be Your Slave”. 
 
Embora a banda possua influências que vão do classic rock, rap, reggae, pop e funk em seu som, Maneskin traz de volta a força do glam rock. Com sons que variam de álbum para álbum, entre glam rock, rock alternativo e hard rock, afinal são claras as influências da banda pelo rock setentista, embora elas não se limitem a esse período. O que abre o leque para referências que vão que dos anos 60 aos 2010. Entre elas, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, Radiohead, Nirvana, David Bowie, Franz Ferdinand, Rolling Stones, The Doors, Red Hot Chili Peppers, Arctic Monkeys, Harry Styles e Bruno Mars.
 
Colecionando prêmios...
MANESKIN_Oliviero_ToscaniAlém dos prêmios, já citados acima, o Maneskin já possui uma interessante lista de conquistas. Após ganharem o 2º lugar no X Factor Italiano e assinarem contrato com a Sony Music em 2017. No mesmo ano, a banda produziu o documentário This Is Maneskine fez sua primeira turnê europeia, com cerca de 66 shows esgotados e 140 mil ingressos vendidos. 
 
No início de 2021, Maneskin conquistou o 1º lugar no Festival de Sanremo - um dos mais importantes eventos musicais do continente europeu e passaporte de entrada da banda para o Eurovision. O reconhecimento de público e crítica alavancou, e o Maneskin chegou a esgotar seu merchandise em menos de 30 minutos após o início das vendas. 

#Recomendamos...
O Maneskin já possui mais de 91 milhões de streams com a faixa “Torna a Casa” no Spotify. Outros singles não ficam para trás: “Zitti e Buoni” coleciona 93 milhões de streams e “Morirò da Re” possui cerca 86 milhões de reproduções. Sendo assim, fica a dica, ouça essa nova potência do rock italiano. - Millena Borges 

CONTATOS: 
SITE:
 https://www.maneskin.it/
TWITTER: https://twitter.com/thisismaneskin
FACEBOOK: https://www.facebook.com/maneskinofficial/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/maneskinofficial/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/M%C3%A5neskinOfficial
SPOTIFY: https://open.spotify.com/artist/0lAWpj5szCSwM4rUMHYmrr

 

MILLENA BORGES - É moradora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Técnica em Controle Ambiental pelo IFRJ e Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá/Campus Madureira.
 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA