Mais um workshop acontece nesta quarta-feira (23/07) e traz a produtora, gestora cultural e integrante da banda da banda carioca Trash No Star Letícia Lopes falando, exclusivamente, para mulheres e pessoas trans da cena rock sobre capacitação em técnicas de áudio. O evento faz parte da série promovida pela Bonde Music e é gratuito, mas requer inscrição. Leia mais na matéria que segue!
TEXTO: Juliana Brumana
FOTO: Divulgação

A série de workshops promovida pela Bonde Music que está acontecendo ao longo de todo o mês de julho, em comemoração ao “Dia do Rock”, está quase terminando.
Nesta penúltima semana de eventos, o tema será o “Som das Minas: Capacitação em Técnicas de Áudio para Mulheres – Nível Básico” e será apenas para mulheres e pessoas trans e será ministrado por Letícia Lopes, fundadora do espaço Cultural Motim, em Vila Isabel (RJ), também produtora, gestora cultural, e vocal e guitarra da banda Trash No Star.
A produção do evento promete um bate-papo sobre a parte técnica de áudio e montagem de palco, além da reflexão sobre temas fundamentais como: barreiras de gênero no mercado, como a presença de mais mulheres e pessoas trans nas áreas técnicas podem transformar a cultura dos eventos, autonomia, segurança no trabalho, dentre outros.
Sobre a importância de uma oficina como essa na capacitação e inclusão de mulheres e pessoas trans na cena independente, Letícia respondeu: “A cena independente ainda carrega muitas das estruturas de mercado tradicionais. Esse evento é uma resposta prática à exclusão histórica de mulheres e pessoas trans das áreas técnicas da música e do áudio. A iniciativa vai além da capacitação técnica, fortalece a autoestima, estimula a autonomia e amplia o acesso dessas pessoas à espaços profissionais onde historicamente não eram bem-vindas.”
Se você se interessou pelo assunto ou gostaria de aprender um pouco mais, a oportunidade está aberta. Letícia ou, simplesmente Lety, desenvolve projetos com foco na inclusão de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ na cena cultural e é integrante da banda Trash No Star, já entrevistada na coluna 1, 2, 3, 4… da Rock Press (leia aqui), também da banda Madame Salame e da Visão Turva, além de trabalhar como técnica de palco.
A capacitação desta quarta (23), será de nível básico e lembramos que a palestra ocorre no Nórdicas MC, bem no início da Rua Ceará, à partir das 19h. As vagas são limitadas, e dessa vez, apenas para mulheres e pessoas trans. INSCRIÇÕES AQUI!
AS PALESTRAS…
Se você chegou agora e perdeu os eventos passados, estamos aqui para relembrar e te contar o que ainda está por vir nesse mês de muita comemoração e eventos marcantes para o Rock autoral.
No dia 09, a produtora Monique Ferreira abriu os trabalhos com o workshop “Produzir é conectar: O impacto do fator humano na produção de eventos”. Já no dia 12, sábado, foi marcado por vários shows que movimentaram a cena underground carioca. Depois, foi a vez do fundador da Bonde Music, músico e gerente de projetos André Paumgartten palestrar sobre: “Como escrever projetos culturais para editais públicos”. Nesta quarta, será a vez de Letícia Lopes falar, especialmente para mulheres e pessoas trans, sobre técnicas de áudio. Encerrando a série de palestras e workshops, no dia 30, é vez do fotojornalista Michael Meneses, atual editor da revista da Rock Press em um papo sobre fotografia de shows e eventos culturais.
RECOMENDAMOS…
Além de gratuito, a série de atividades idealizadas e promovidas pela produtora Bonde Music, que acontecem no decorrer deste mês, não apenas estimulam a cultura, mas, também, fortalecem a cena independente com a capacitação de produtores e artistas da cultura alternativa. Por esses e tantos outros motivos que nós da Rock Press só podemos dizer que #Recomendamos! – Juliana Brumana.
PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS E WORKSHOPS:
23/07 (19h) – Letícia Lopes (Lety) – Som das Minas: Capacitação em Técnicas de Áudio para Mulheres – Nível Básico.
30/07 (19h) – Michael Meneses – Fotografia de Shows e Eventos Culturais
INSCRIÇÕES AQUI!
SERVIÇO:
LOCAL: Nordicas MC – Rua Ceará, esquina com Rua Lopes de Sousa – logo após a linha férrea – Rio de Janeiro/RJ
INFO: (21) 98259-1974 ou contato@bondemusic.com.br
Juliana Brumana é carioca, estudante de jornalismo, escritora, estagiaria do @Portal Rock Press, empreendedora (@consultoraella), também é esposa, mãe de dois lindos meninos, com uma imensa paixão pela comunicação e por pessoas.