L7 – De volta a Belo Horizonte/MG!

Em nova passagem por Belo Horizonte, no último dia 27/10, a banda norte-americana L7 repetiu a performance energética de 2018. Da mesma forma, as brasileiras Tantum e Dirty Grave mandaram muito bem nos shows de abertura numa noite de celebração rock na capital mineira.

TANTUM + DIRTY GRAVE + L7

Mister Rock – Belo Horizonte/MG
27 de outubro de 2023
TEXTO e FOTOS: Robert Moura

Em sua segunda passagem por Belo Horizonte, a banda norte-americana L7 fez, novamente, uma ótima apresentação na cidade com seu rock vigoroso. Donita Sparks (vocais e guitarra), Suzy Gardner (vocais e guitarra), Jennifer Finch (baixo e backing vocals) e Demetra Plakas (bateria e backing vocais) mostraram estar em boa forma, não deixando o pique energético da apresentação cair e o público respondeu à altura vibrando durante toda o show que ainda teve direito às, cada vez mais raras, rodas de mosh.

TANTUM – Prata da casa, a banda belo-horizontina Tantum, surgida em 2019, ficou a cargo do primeiro show da noite. Formada pela vocalista Chervona que também toca flauta e teclados, o baixista Laer Aliv, o guitarrista João Brumano e o baterista Pedro Cíndio. Com notória influência musical hard rock setentista e oitentista, a Tantum traz essas referências também para seu visual resultando numa mistura de Twisted Sisters com Wendy O. Williams que reforça sua presença cênica. A banda que também bebe na fonte do metal e do rock progressivo, além de algumas doses de música clássica e brasileira, deu seu recado apresentando um trabalho promissor. A vocalista Chervona ressaltou a presença numerosa de mulheres na plateia e trouxe seu discurso feminista lembrando o preconceito que as mulheres sofrem no meio musical.

DIRTY GRAVE – Na sequência foi a vez da banda Dirty Grave, de Orlândia, interior paulista, que embora tenha feito um set bem curto conquistou o público com seu doom metal. Na estrada desde 2013, a banda apresenta uma sonoridade redonda e uma performance muito entrosada. A formação atual conta com Ângela Melissa nos vocais e baixo, Pedro Barros na guitarra e Henrique Lima na bateria. Infelizmente (para os que assim fizeram), uma parte do público ficou na área externa da casa durante os shows de abertura e não conferiram as boas performances das bandas Tantum e Dirty Grave. Mentalidade tacanha de quem só valoriza o artista depois que ele conquista certo status de fama.

L7 – Surgida em 1985, em Los Angeles, com uma pegada que mistura punk rock, grunge e metal, a banda estadunidense L7, tem sete álbuns e dois ao vivo no currículo. A banda segue na ativa com shows regulares desde 2015 (elas tiveram uma pausa nas atividades entre 2001 e 2014). A L7 foi apresentada ao público brasileiro de forma mais incisiva no Hollywood Rock de 1993, e desde então mantém um público cativo no País. A turnê também passou por São Paulo/SP, Ribeirão Preto/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS e finalizou no Rio de Janeiro/RJ (leia aqui).

O setlist da noite belo-horizontina foi composto pelas músicas “Deathwish”, “Andres”, Everglade”, Scrap”, “Stadium West”, “Shove”, “One More Thing”, “Mr. Integraty”, “Slide”, “Can I Run”, “Human”, “Bad Things”, “Monster”, “Fuel My Fire”, “Fighting The Crave”, “Drama”, “Non-Existent Patricia”, “Wargasm”, Dispatch From Mar-a-Lago”, o grande hit da banda “Pretend We´re Dead”, “Shitlist”; guardando “American Society”  e “Fast And Frightening” para o bis. 
 
Assim como o show da banda no mesmo Mister Rock, em 2018, o evento teve um público majoritariamente feminino. Porém, dessa vez, a passagem pela cidade registrou uma presença maior de marmanjos que também assistiram aos shows de forma muito empolgada e mostraram seu respeito pela porrada sonora feita pelas jovens senhoras da L7, assim como pelas bandas Tantum e Dirty Grave. A sensação no final da noite foi de uma celebração em que valores de contestação, atitude, respeito, e desculpem pelo clichê, paz e amor, atrelados ao rock seguem resistindo, apesar de toda a força que o capital exerce (também) na indústria musical. Let’s Rock! – Robert Moura

Contatos:
TANTUM:
SITE
: www.tantumband.com/
INSTAGRAM: www.instagram.com/tantumband/

DIRTY GRAVE
BANDCAMP:
https://dirtygrave.bandcamp.com/
INSTAGRAM: www.instagram.com/dirtygravedoom/

L7
SITE:
www.l7theband.com/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/l7theband/


ROBERT MOURA – 
É natural de Belo Horizonte. Doutorando em Música (UFRJ), mestre em Artes (UEMG) e bacharel em Música (UEMG). Fundador e professor da Alaúde Escola de Música. Tocou guitarra em bandas de rock na capital mineira. Atualmente, seu trabalho está focado no violão clássico e composição. Em 2021, lançou o EP digital “Ensaio Para A Morte” com a trilha sonora que compôs para a peça homônima, e em 2023 lançou os singles “A Rosa de Heitor” e “Júpiter e Marte”, compostas para a trilha da peça “Heitor”.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube