A procura por um corpo perfeito pode ser perigosa. Os relatos de pessoas que sofreram por esta busca mostra a
falta de entendimento de que a beleza é subjetiva e por isso não se aplica á padrões.
Há Beleza no Padrão?
Texto: Tania Lima - Arte por Alex Delaterra
O mais legal disso e poder ver como a beleza é um bem eclético. Há beleza nos cabelos loiros, ruivos e pretos; Nos olhos azuis, castanhos, verdes e nas demais variações de tudo isso. Pensando nesta democracia da beleza fica constatado o quanto é chato instituir padrões. A música, por exemplo, não permite esta ousadia; o tempo todo ela é eclética que só, lança novos ritmos que vão rompendo fronteiras sem pedir licença para aprovação; deste modo ela vai ganhando adeptos e também se modificando para conquistar um público cada vez maior.
Agora falando especificamente da beleza física, lembrei-me dos concursos de beleza; Eu acho que neste caso a criação de um concurso para eleger o mais belo (ou a mais bela) é o mesmo que instituir a existência de algo superior/melhor/mais bonito. Tudo bobagem. Temos que garantir o nosso direito de SER belo e único. Eu posso listar aqui várias belezas únicas, aquelas que são carregadas de personalidade: Lupita Nyongo/Iza/Chantelle Winnie modelo Inglesa que tem vitiligo, enfim muitas. Bora celebrar a diversidade e dar um basta aos padrões! Bora adotar uma postura que reflita sobre tudo que seja imposto. Eu vou... Bora? – Tania Lima.
Sobre Tania Lima - Formada em Administração, Sociologia, possui lato sensu em Docência do Ensino Superior, cursa Mestrado em Políticas Públicas na UFRJ, milita em causas sociais, em prol do movimento afro e nunca se cansa de lutar!
Sobre a arte, por Alex Delaterra: Retrato no tamanho 50x70cm, em Tinta acrílica sobre papel cartão de Beatriz Nascimento. Uma mulher super ativa, pesquisadora, ativista, determinada, intelectual, professora de universidade e à frente de vários projetos... enfim uma dessas guerreiras! Não a conhecia Quando me indicaram. Perguntei-me: Que isso? Como não conheço nada sobre nós e, aliás, quase ninguém?! Uauu... que missão importante. Essa mulher precisa ter sua história viva em nossas mentes e me sinto honrado em fazer parte disso com minha arte.
Sobre Alex Delaterra - Estudou Artes Visuais na PUC-Campinas, e seus trabalhos são constantemente expostos em eventos culturais independentes que ocorrem pelo Rio de Janeiro, sobretudo na Zona Oeste Carioca Conheça outros de seus trabalhos em:
Facebook: https://www.facebook.com/people/Alex-Delaterra/100011353119088
Instagram: https://www.instagram.com/alex_delaterra/
ATENÇÃO: Essa coluna, assim como outros espaços do Portal Rock Press dará voz a fotógrafos, tatuadores, chargistas e artistas plásticos que desejem ilustrar em prol da consciência social. Escreva para gente!
CONTATO PORTAL ROCK PRESS:
Envie News e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, HQ, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. - A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br
Envio material físico das suas produções:
PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30450
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970
TWITTER: https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/