GIANT LOVE, NEON DHARMAS e ECONOMIC FREEDOM FIGHTERS: Shows intimistas e barulhentos no Escritório (RJ).

Dando continuidade a mini tour pelo Rio de Janeiro, a banda Giant Love (SP), passou pelo palco do Escritório, dessa vez acompanhada pelas cariocas Neon Dharmas e Economic Freedom Fighters. Rock Press esteve presente, saiba mais na matéria que segue…

TEXTO e FOTOS: Larissa Oliveira
Escritório – Rio de Janeiro/RJ
8 de Setembro de 2024

Quem disse que não dá para sair do tédio em um dia de domingo e curtir um bom som? Mesmo com o vazio da região central do Rio de Janeiro. Afinal, o Espaço Escritório abriu suas portas para duas bandas cariocas, Neon Dharmas e Economic Freedom Fighters, a paulista, Giant Love. Giant Love e Neon Dharmas já haviam tocado juntos no dia anterior no NEU! em Niterói ao lado da Duramadre (MG) e esta última também se apresentou dois dias antes no Pecado Mora ao Lado (Leia aqui), juntamente com a Neon Dharmas.

Giant Love: novos ares para o sempre irreverente noise/grunge dos anos 90

Formada em 2019 por Breno Honorio (vocal e guitarra), a Giant Love agora conta também com Gabriel Debia (guitarra e voz), Ligia Murakawa (baixo e voz) e Rafael Lopes (bateria) e já possuem três EPs, e vários singles, incluindo o recente, ‘Puppets’, que foi lançado em Fita-K7 e traz lindos desenhos de monstrinhos na capa. ‘Caindo’, que abriu o set da noite e é a mensagem política anti-bozo da banda, assim como as novas versões de faixas antigas que se encontram no ‘New Sessions’. A nova versão de ‘Sweet Gun (Of mine’ chama muita atenção pela presença do backing vocal da baixista. Infelizmente ela não pode vir ao Rio, sendo substituída pelo irmão de Breno, Bruno, que já havia gravado com a Giant anteriormente. As melodias da Giant remetem aos melhores nomes do alternativo do passado, mas as letras são pessoais e a nova formação tem sua própria bagagem de outras bandas, contribuindo para uma diversidade sonora e ideias frescas para futuros trabalhos. Um full álbum seria bem-vindo. Aguardemos!

Neon Dharmas: o espírito poético e contestador do pós-punk se faz presente!

Formada em 2017, o trio Rafael Trevisani (guitarra e voz), Helder Martins (baixo e voz) e Alberto “Tie Dye” (bateria) continuaram a noite tocando faixas do primeiro disco ‘Cavalos Selvagens’ de 2019 e inéditas, como a ‘Esperança Flutuante’. O nome Neon Dharmas é uma fusão entre a luz neon que é atmosférica e dharmas que é um ensinamento budista sobre sair de um estado de infelicidade e alcançar a alegria. E as letras da banda buscam esse lugar de escape do caos cotidiano e da confusão interna, assim como bem faziam os nomes célebres do pós-punk nacional, como As Mercenárias, que também abraçava o ativismo político, e com Neon Dharmas isso pode ser percebido tanto em faixas como ‘Cavalos Selvagens’ quanto na capa do álbum com a colagem de símbolos políticos. Destaque também para o single ‘Olhos Ateus’, e fiquemos atentos aos futuros trabalhos que podem sair da verve poética da banda, algo que faz falta na música atual.

Economic Freedom Fighters: lo-fi despojado e engajado

Com um nome inspirado em um partido político de esquerda da África do Sul, Joab Régis (vocal e guitarra) Davi Hidalgo (guitarra) e Eduardo Ribeiro (bateria) lutam por um indie mais inclusivo e politizado. Na descrição do EP ‘Respeita os Cria’ (2023) no Bandcamp, podemos ler “Economic Freedom Fighters é uma resposta, mesmo que tardia, a um reflexo da cena de rock alternativo onde é majoritariamente formada por brancos. A primeira faixa do álbum, ‘Afropessimismo’ já dita o tom. O som da banda também flerta com o psicodélico, não só na melodia, como também nas letras, como em ‘Força Forte’ que foi lançada como single em 2021. EFF também tem letras motivacionais, como ‘Yogaberry’, algo bem importante numa época em que se tornou vital discutir saúde mental, assim como lida com outros temas pertinentes como as complexas relações amorosas em ‘Lascivo’. Ademais, naquela noite a bateria da banda foi substituída por Pedro Millecco da Trash No Star e assim, os rapazes tocando da forma mais improvisada e leve que podiam, apesar do peso do Big Muff em sua guitarra. Acredito que o trio ainda tem muito a dizer e experimentar com seus riffs bem trabalhados. Vida longa!

Recomendamos…
Conhecer as bandas locais é uma experiência gratificante. A diversidade dos sons, a aproximação com o público, e a seriedade em produzir e espalhar os trabalhos por aí, é algo presente na maioria das bandas. Ainda há muito para conhecer e para quem diz que o rock no Rio de Janeiro está morto, precisa, por exemplo, ir ao Escritório e ficar colado com as bandas, como se fizesse parte delas e constatar que há muita garra e qualidade no que fazem. #Recomendamos. – Larissa Oliveira.

CONTATOS:
ESCRITÓRIO:
Endereço: @escritorio_transfusao – Rua da Constituição, 64 – RJ/RJ.

CONTATOS COM AS BANDAS:

GIANT LOVE
INSTAGRAM:
@giantlovemusic
BANDCAMP: www.giantlove.bandcamp.com
FACEBOOK: www.facebook.com/giantlovemusic
SPOTIFY: www.open.spotify.com/intl-pt/artist/3CtLYN8JnQOqwFlGrOfiKr?si=q-kMvLV1TWm-_5PZGFlHGQ&utm_medium=share&utm_source=linktree&nd=1&dlsi=57bef331063c4d45

NEON DHARMAS
INSTAGRAM: 
@neondharmas
FACEBOOK: www.facebook.com/neondharmas
BANDCAMP: www.neondharmas.bandcamp.com/track/olhos-ateus
SPOTIFY: www.open.spotify.com/intl-pt/artist/4Lz2Jgit8KBrjJ0QkSVJoH?si=18ZEBrMLTZOvD-8vfNHfow&nd=1&dlsi=fc989efc99a646af

ECONOMIC FREEDOM FIGHTERS
INSTAGRAM:
@economic_freedomfighters
BANDCAMP: www.transfusaonoiserecords.bandcamp.com/album/respeita-os-cria
SPOTIFY: www.open.spotify.com/intl-pt/album/4lyFDw00jkEhVTvfVKD1eM?si=KAkZyXPlQQKjq2y3uQmp8A&context=spotify%3Aalbum%3A4lyFDw00jkEhVTvfVKD1eM&nd=1&dlsi=f2babde2e4b14c5c

LARISSA OLIVEIRA – Sergipana atualmente no Rio de Janeiro, é pedagoga e professora de idiomas (Inglês e Francês), escritora e editora dos Blogs A Redoma de Vidro e Mulheres da Geração Beat (e Women of the Beat Generation), escrevendo também para o Cine Suffragette e Portal Rock Press. Atua como zineira bilíngue e riot grrrl no @iwannabeyrgrrrlzine e como tradutora de artigos e livros. Não vive sem praia, CDs e batom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube