FORKILL: Shows, disco e baixista novo – Entrevista na Coluna 1,2,3,4…

A banda carioca Forkill, segue promovendo o premiado “Sick Society”, disco lançado pela Dies Irae Rec, com shows agendados em Bangu/RJ (27/05), no Devastation Metal Fest, evento beneficente em prol de crianças carentes, no Metal Demolition em junho no Heavy&Beer e em agosto em Rio Metal Fest com a Gangrena Gasosa. Aproveitamos o momento, para um papo com a banda, na coluna 1,2,3,4… da Rock Press e resenhamos o “Sick Society”. Tudo na matéria que segue…

ENTREVISTA: Michael Meneses
FOTOS: Daniela Barros
RESENHA: Leonardo Cunha

Por vezes falei nas lives do Instagram da Rock Press, que o confinamento poderia gerar excelentes manifestações artísticas, seja na música, na literatura e nas artes visuais, e foi o que aconteceu. Aos poucos, formos tendo contato com excelentes álbuns, livros e obras de artes em geral. Uma dessa obras, foi o disco Sick Society, da banda carioca Forkill, que contou com um lançamento caprichado da Dies Irae Rec em 2022. Eu mesmo, inclui o álbum como um dos melhores do ano na lista de melhores do ano do Rock On Board (Leia aqui!).


O Forkill, agora com novo baixista, o músico Eduardo Martins que já esteve em bandas como Vox Mortem, Chaotic System e recentemente o Soviet Canibal. Pois bem, com a formação consolidada, banda vem realizando shows para promover o álbum, o próximo será em Bangu (RJ), na Areninha Carioca, a eterna Lona Cultural Hermeto Paschoal em Bangu. O evento será beneficente em prol de crianças carentes da região, terá como ingresso 1 quilo de alimento não perecível ou brinquedos, e além da Forkill, tocam no show as bandas, Caosficina, Hacropole, Quantum, Far Beyond e Empire. Em seguida, outras duas datas confirmadas, o Metal Demolition no Heavy&Beer com as bandas Lowd, Hate Spectrum e Facing Fear e em agosto em Realengo com Cliva, Sangue de Bode, Vox Mortem e Gangrena Gasosa.

Conversamos com a banda, sobre essas e outras novidades nesta entrevista dessa edição da Coluna 1,2,3,4… da Rock Press!

1 – Michael Meneses/Portal Rock Press: A banda é um nome do heavy carioca. Conta um pouco da história da banda aos leitores da Rock Press…
Ronnie Giehl:
A banda foi formada em 2010, com a proposta de resgatar a verdadeira essência do Thrash Metal dos anos 1980. Tivemos a oportunidade de gravar e lançar o primeiro álbum em 2012 (Breathing Hate) com a produção do lendário guitarrista Robertinho de Recife onde tivemos uma ótima repercussão nas mídias e foi um grande aprendizado para a banda. Ao longo desses anos sempre fomos bem ativos em termos de shows, e é no palco é onde nós sentimos bem para mostrar nosso trabalho, fazendo o Thrash rolar. Tivemos a oportunidade de tocar com bandas que sempre acompanhei e as temos como referência em nossas influências como: Destruction, Nuclear Assault, Krisiun, Vulcano, Attomica, Andralls, Claustrofobia, Azul Limão e até mais atuais como a Crypta. Sempre buscamos fazer um trabalho sério, com compromisso e dedicação e tem sido assim, muita batalha, mas amamos isso e vamos em frente. Hoje posso afirmar que chegamos a uma identidade bem própria em termos de estilo e pegada e temos conseguido atingir a Headbangers pelo mundo todo que entram em contato com a banda para adquirir material ou até mesmo só para comentar sobre nosso som. Com muito trabalho e dedicação, chegamos ao terceiro álbum (Sick Society) que tem nos ajudado a abrir muitas portas e tem atingido uma ótima repercussão no cenário Nacional, o que nos orgulha muito.

2 – Portal Rock Press: Vocês acabam de lançar um novo disco, fale sobre esse trabalho?
Igor Rodrigues: O álbum se chama Sick Society, e é um projeto que iniciamos no momento que a pandemia já estava pegando. Como estávamos parados devido a todas as restrições de segurança do momento, eu (Igor) e o Ronnie começamos a estruturar as músicas e compartilhar com o Rodrigo (batera) e o Gustavo que era o baixista da época. Iniciamos as criações em agosto de 2020, finalizamos as músicas até janeiro 2021, começamos a ensaiar juntos essas músicas a partir de janeiro 2021, e em março já estávamos iniciando as gravações, enquanto em paralelo eu ainda finalizava as letras. O produtor do álbum foi o Daniel Escobar (guitarrista do Savant) e muitos dos processos de gravação foram realizados no Tellus Estúdios, em Niterói, com total suporte do Felipe (dono do estúdio) e do Caio Mendonça (técnico). A ideia da concepção da capa e encartes foi nossa, mas quem criou a arte foi o Marcelo DoD de São Paulo. O álbum foi lançado em setembro de 2022 e já teve excelentes feedbacks de diversos canais e pessoas da mídia do metal nacional e alguns de fora do país, o que nos deixa muito orgulhosos!

3 – Portal Rock Press: A banda está com formação nova, como se deu o processo da entrada do novo baixista?
Igor Rodrigues: O Dudu entrou oficialmente na banda em julho de 2022 depois de um processo de teste que fizemos com alguns baixistas. No primeiro ensaio que fizemos com o Dudu já tomamos a decisão de escolhê-lo, pois tudo fluiu da melhor maneira possível e ele também chegou com as músicas escolhidas já dominadas, foi foda demais! Um dos pontos mais legais é que o Dudu além de ser um excelente baixista, tem um backing vocal poderoso, que encaixou muito bem nas músicas da Forkill. Sem contar que, assim como nós, é alguém que agita e se diverte demais no palco. Além de ter um background musical bastante relevante e uma diversidade de influências também bastante rica.

4 – Portal Rock Press: A banda se apresentar em um evento beneficente Bangu/RJ. Fale dessa iniciativa, o show e a importância dessa ação?
Igor Rodrigues: Esse show é o Devastation Metal Fest, vão tocar as bandas Caosficina, Hacropole, Quantum, Far Beyond Empire, e nós iremos fechar o evento tocando o Sick Society na íntegra. Esse evento é beneficente e arrecada alimentos e brinquedos para uma instituição de assistência à infância em Bangu. Essas iniciativas de cunho social começam faz um tempo com o Gabriel que é o vocal do Caosficina, mas hoje tem toda a organização do evento trabalhando em conjunto com liderança do Gabriel e do Alan do Hacropole. Obviamente esse tipo de atitude tem de ser reconhecido, e qualquer evento como esse que arrecada mantimentos importantes para suporte da comunidade local deve ser um modelo a ser seguido.

5 – Portal Rock Press: Quais os projetos futuros da banda, o que vem pela frente e deixe uma mensagem final aos leitores da Rock Press…
Igor Rodrigues: Está no nosso planejamento agora continuar a divulgar bastante esse nosso novo trabalho, principalmente nos shows onde nosso set list é composto 90% de músicas desse novo álbum, e pretendemos lançar até o início do ano que vem um EP com 4 ou 5 novas músicas. Além disso após esse show do dia 27/05, temos já outro show marcado para o dia 18/06 no festival RJ Metal Demolition junto com as bandas Lowd, Hate Spectrum e Facing Fear. Agradecemos muito essa oportunidade de conversar com a Rock Press e seus leitores, e continuem suportando o metal nacional para que possamos, quem sabe um dia, ter uma ponte mais fácil entre nossos talentos nacionais e oportunidades locais e internacionais. Grande abraço!

FORKILL – Sick Society (Dies Irae Records)

TEXTO: Leonardo Cunha

Tradicional banda de thrash metal do Rio de Janeiro nós brinda com seu terceiro trabalho, intitulado Sick Society lançado em 2022 pela Dies Irae Rec. O disco possui 13 faixas do que há de melhor da atual cena thrash metal nacional, com aquela pegada mais ríspida diga-se old school deixando a audição muito interessante, cativando assim o ouvinte.

O álbum se inicia com Open Wounds“, que possui uma ótima introdução que deixa o ouvinte aguçado. Em Seguida, The Seed“, uma porrada direta no melhor do estilo.Brain Shaped Youthtraz riffs matadores e dá o clima para Merchants of Faith que mantem a energia lá em cima e cumpre com muita competência seu papel. The Joker, que música, um som contagiante que não tem como a escutar sem dar aquela bangueada, total revival, é a minha predileta! Seven Plagues e uma faixa instrumental, um flerte entre o heavy metal tradicional com o peso do thrash metal, fantástica! A faixa título Sick Society e um esporro direto com aquele riff cortando na carne além de um solo de altíssimo nível. Scarse outra faixa instrumental, bem elaborada e coesa com muito peso e técnica, mostrando toda a energia da banda. Fechando o álbum temos a regravação de Killed at Last que esteve presente no trabalho anterior do Forkill “The Sound Of Devil’s Bell”, de 2019, e lançada como single em 2021 estreando a nova e atual formação que mostra todo seu poder de fogo.

Sick Society foi lançado pela Dies Irae Rec., e justiça seja feita, esse selo acredita e apoia o metal nacional, o disco vem no formato sleepcase e inclui poster e adesivo. Um trabalho de primeira para esse e outros títulos da Dies Irae Rec, já falamos do último disco do Azul Limão (leia aqui), e em breve teremos outro títulos em nossas pautas. – Leonardo Cunha.

Recomendamos…
Se você aprecia thrash metal de qualidade e apoia o metal brasileiro, não deixe de conferir Sick Society e importante marque presença nos shows da Forkill, e não esqueça de colaborar com a ação social do Devastation Metal Fest. – #Recomendamos! – Leonardo Cunha e Michael Meneses!

AGENDA DE SHOWS DA FORKILL:

DEVASTATION METAL FEST
BANDAS:
Caosficina, Hacropole, Quantum, Far Beyond Empire e Forkill
LOCAL: Areninha Carioca Hermeto Paschoal – Praça 1º de Maio – S/N – Bangu – RJ/RJ
DATA: 27 de maio, às 18hs
INGRESSO: 1KG de alimento não perecível ou brinquedos.

METAL DEMOLITION
BANDAS
: Lowd, Hate Spectrum, Facing Fear e Forkill
LOCAL: Heavy & Beer – Rua Ceará, N:104 – Praça da Bandeira – RJ/RJ
DATA: 18 de junho
INGRESSO: No site da Sympla, no local + 1KG de alimento não perecível (que serão doados para Casa do Índio na Ilha do Governador/RJ).
PRODUÇÃO: Na Força do Ódio Produções.

RIO METAL FEST 2023
BANDAS
: Forkill, Cliva, Sangue de Bode, Vox Mortem e Gangrena Gasosa
LOCAL: Areninha Carioca Gilberto Gil – Av. Marechal Fontenele, N:5000 – Realengo – RJ/RJ
DATA: 5 de agosto, sábado, às 18h.
INGRESSO: No site da Sympla e bilheterias da Areninha Carioca Gilberto Gil.

REDES SOCIAIS – FORKILL:
FACEBOOK:
http://www.facebook.com/forkill.thrash
INSTAGRAM: http://www.instagram.com/forkillofficial
YOUTUBE: http://www.youtube.com/forkillofficial

REDES SOCIAIS – DIES IRAE RECORDS:
SITE: https://diesirae.loja2.com.br/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/diesiraerecords
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/diesiraerecords/

LEONARDO CUNHA – Mineiro, porém é torcedor do Vasco, ou melhor, o Gigante da Colina; tem 50 anos, pesquisador e colecionador de itens sobre o metal nacional. Foi editor do fanzine Underground Forces na década de 1990, na mesma época apresentou e produziu o Programa Cidade Rock pela Rádio Cidade Rock de Leopoldina/MG. Atualmente, colabora com veículos ligados ao heavy/rock e é apresentador e produtor do Canal Underground Forces no Youtube. (Assista AQUI).

MICHAEL MENESES É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube