De 09 a 18 de abril, como já ocorre todo ano desde 2005, a cidade de Porto Alegre/RS se tornará a capital do gênero fantástico no cinema com o Fantaspoa. O festival promoverá a exibição de mais de 160 filmes entre terror, fantasia, ficção científica, entre outros. Essa será a décima sétima edição do evento.
TEXTO: Nilvio Pessanha
IMAGENS: Divulgação
Os fãs do chamado cinema fantástico (que compreende filmes de gênero como horror, suspense, ficção científica e fantasia) estão em festa. De 09 a 18 de abril, o maior festival do gênero na América Latina ocorrerá, como anualmente desde sua primeira edição em 2005, na capital gaúcha. Reunindo mais de 160 filmes, oriundos de 40 países.
O Fantaspoa é a grande opção para uma legião de cinéfilos dessa categoria. Não é segredo para nenhum grande fã de cinema que filmes de gêneros são, geralmente, menosprezados e diminuídos em sua importância, principalmente categorias como horror e fantasia. Por isso, um festival da magnitude como o Fantaspoa é tão celebrado pelos amantes do cinema do gênero fantástico.
Filmes, música, debates e muito mais…
Na verdade, a décima sétima edição do festival já começou. Estão disponíveis no canal do YouTube do Fantaspoa vários debates com temas como “Mulheres no Cinema” e “LGBTQI+ no Cinema”, palestras como “Adaptações Cinematográficas”, com Lourenço Mutarelli, e “Laranja Mecânica: os 50 anos do clássico de Stanley Kubryck”. Além de exposições e eventos musicais. Dá para acessar a programação pelo site https://www.fantaspoa.com/2021/. Os filmes, entre curtas e longas-metragens, que serão exibidos pelo festival ficarão disponíveis na plataforma de streaming Darkflix até atingirem 3.000 visualizações. Todas as atividades online e gratuitas.
Como consta na apresentação no próprio site oficial do festival: “Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia. ”
Alguns destaques da programação:
O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão – 2020, Aventura/Horror/Fantasia, Brasil
Sinopse: Rodrigo Aragão é uma referência do cinema de terror brasileiro e esse é o seu filme mais ousado que traz um jesuíta corrompido pelo livro de São Cipriano. O jesuíta e seus seguidores tentam iniciar um reinado de terror no Brasil colonial, mas são amaldiçoados a viver em um cemitério.
A Nau dos Loucos: Mergulho e Decolagem de Pazucus, de Gurcius Gewdner – 2021, Documentário, Brasil
Premiere mundial.
Sinopse: Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?
O Grande Salto, de Karim Lakzadeh Shirjeh-ye Bozorg – 2021, Fantasia, Irã
Sinopse: Estreia mundial. É um road movie que conta história de Mard e Maryam que embarcam numa jornada de aventuras para encontrar uma criança perdida junto com integrantes remanescentes de uma trupe circense.
A Dark, Dark Man, de Adilkhan Yerzhanov -2019, Thriller/Drama, Cazaquistão/França
Sinopse: Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Prêmio de melhor direção no Asian Pacific Screen Awards.
Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman This Game’s Called Murder, – 2021, Thriller/Comédia, EUA
Sinopse: Primeira exibição mundial desse filme que é um conto moderno de humor negro sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.
Carroña, de Eric Fleitas e Luciana Garraza – 2019, Ação/Crime/Horror, Argentina
Sinopse: O longa-metragem distópico dos cineastas argentinos, que passou por vários festivais, traz um mundo anárquico violento, pós-apocalíptico, onde uma traficante de órgãos quer vingança por um crime que o marcou.
A Cabelereira, de Jill Gevargizian – The Stylist, 2020, Horror/Drama, EUA
Sinopse: Filme que teve passagem por importantes festivais como Sitges Film Festival e Fantastic Fest retrata a tentativa de uma serial killer de equilibrar sua atividade profissional de cabeleireira com os seus instintos assassinos.
Danger! Danger!, de Lexie Findarle Trivundza e Nick Trivundza – 2020, Ação/Aventura/Ficção Científica, EUA
Sinopse: Primeira sessão internacional. O filme é descrito pelos diretores como uma carta de amor a Steven Spilberg e aos filmes de aventura da década de 80. O filme traz a aventura Jonathan Danger procurando um templo secreto que pode ter um portal para voltar no tempo, enfrentando soviéticos e um pulmão perfurado.
Post Mortem, de Péter Bergendy – 2020, Horror/Mistério/Thriller, Hungria
Sinopse: No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás resolve investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.
Hawk e Rev: Matadores de Vampiros, de Ryan Barton-Grimley Hawk and Rev: Vampire Slayers,
– 2020, Comédia/Horror, EUA
Sinopse: Qual a graça de um festival de cinema fantástico sem filme de vampiro? Philip “Hawk” Hawkins não sonha apenas em matar vampiros – ele come, dorme, e respira desejando isso. Após de ser expulso do Exército por esfaquear outro soldado, Hawk fica entediado de trabalhar como segurança noturno em sua cidade natal, Santa Muerte, e decide, junto com seu parceiro Rev, ir atrás dos sanguinários vampiros.
Sangue Vurdalak, de Santiago Fernandéz Calvete – 2020, Horror/Thriller, Argentina/Cingapura
Sinopse: Mais vampiro. Após matar um vampiro, um homem volta para casa durante a hora mágica, entre o dia e a noite, sem saber se ainda é um homem ou se foi transformado em um monstro. Sua família precisa descobrir antes que seja tarde demais.
Sangre Comigo, de Amelia Moses – 2020, Thiller/Horror, Canadá
Sinopse: Primeiro longa-metragem da diretora canadense e primeira sessão na América Latina. A vulnerável e excluída Rowan fica animada quando é convidada pela popular Emily para um fim de semana em uma cabana na floresta. O entusiasmo logo se transforma em paranoia quando Rowan acorda com incisões misteriosas em seu braço. Assombrada por sonhos, Rowan começa a suspeitar que a estão drogando e roubando seu sangue.
Dois Minutos Além do Infinito, de Junta Yamaguchi – 2020, Ficção científica, Japão
Sinopse: Outro filme que terá sua primeira exibição na América Latina. Kato é dono de um café, que fica abaixo de onde mora. Após o expediente, sobe para o seu apartamento e vê sua própria imagem na televisão, dizendo “Eu sou o seu futuro eu. Dois minutos no futuro!”
Röckët Stähr’s Death of a Rockstar, de Röckët Stahr – 2020, Animação, EUA
Sinopse: Considerado a primeira ópera-rock em formato de animação da história do cinema, o filme é resultado dos incríveis esforços do cineasta e compositor Röckët Stahr que assina o roteiro, direção, produção, animação e trilha sonora deste projeto que levou 13 anos para ser concluído. “Röckët Stähr’s Death of a Rockstar” estará fazendo no Fantaspoa sua primeira exibição fora de seu país de origem. No ano de 2164, quando o rock’n’roll é proibido, um grupo de rebeldes liderado por um cientista louco tenta iniciar uma revolução. Um rockstar é clonado com o objetivo de fazer uma turnê de guerrilha para “libertar as massas da tirania por meio do rock”. No entanto, logo descobrem que mesmo os melhores planos muitas vezes dão errado.
Ritos Ancestrais, de Christopher Alender – 2020, Horror, EUA
Sinopse: Vai ter filme de exorcismo também. Filme que rodou por importantes festivais traz uma jornalista viaja para Veracruz, sua terra natal, a fim de investigar uma história de feitiçaria. Lá, é sequestrada por um grupo de moradores que acredita que ela é a encarnação do diabo.
Recomendamos…
Então viva o Fantaspoa! Viva o cinema fantástico! Viva o cinema de gênero. – Nilvio Pessanha.
Nilvio Pessanha é morador do bairro de Campo Grande na zona oeste carioca, agitador cultural, coordenador do cineclube Cine Rua ZO, professor de língua portuguesa e literatura no município e do estado do Rio de Janeiro, pai do Francisco, vascaíno, é membro dos podcasts Trincheiras da Esbórnia (OUÇA AQUI!) e Cine Trincheiras (CONHEÇA AQUI)!