FANTASPOA 2021: A festa do cinema fantástico!

De 09 a 18 de abril, como já ocorre todo ano desde 2005, a cidade de Porto Alegre/RS se tornará a capital do FANTASPOA_2021gênero fantástico no cinema com o Fantaspoa. O festival promoverá a exibição de mais de 160 filmes entre terror, fantasia, ficção científica, entre outros. Essa será a décima sétima edição do evento.

FANTASPOA 2021:
A festa do cinema fantástico!

TEXTO: Nilvio Pessanha
IMAGENS: Divulgação

FANTASPOA_2021

Os fãs do chamado cinema fantástico (que compreende filmes de gênero como horror, suspense, ficção científica e fantasia) estão em festa. De 09 a 18 de abril, o maior festival do gênero na América Latina ocorrerá, como anualmente desde sua primeira edição em 2005, na capital gaúcha. Reunindo mais de 160 filmes, oriundos de 40 países.

O Fantaspoa é a grande opção para uma legião de cinéfilos dessa categoria. Não é segredo para nenhum grande fã de cinema que filmes de gêneros são, geralmente, menosprezados e diminuídos em sua importância, principalmente categorias como horror e fantasia. Por isso, um festival da magnitude como o Fantaspoa é tão celebrado pelos amantes do cinema do gênero fantástico.

Filmes, música, debates e muito mais...
Na verdade, a décima sétima edição do festival já começou. Estão disponíveis no canal do YouTube do Fantaspoa vários debates com temas como “Mulheres no Cinema” e “LGBTQI+ no Cinema”, palestras como “Adaptações Cinematográficas”, com Lourenço Mutarelli, e “Laranja Mecânica: os 50 anos do clássico de Stanley Kubryck”. Além de exposições e eventos musicais. Dá para acessar a programação pelo site https://www.fantaspoa.com/2021/. Os filmes, entre curtas e longas-metragens, que serão exibidos pelo festival ficarão disponíveis na plataforma de streaming Darkflix até atingirem 3.000 visualizações. Todas as atividades online e gratuitas.

Como consta na apresentação no próprio site oficial do festival: “Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia.”

#Recomendamos...
Então viva o Fantaspoa! Viva o cinema fantástico! Viva o cinema de gênero. - Nilvio Pessanha.

Alguns destaques da programação:

O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão
2020, Aventura/Horror/Fantasia, Brasil

Rodrigo Aragão é uma referência do cinema de terror brasileiro e esse é o seu filme mais ousado que traz um jesuíta corrompido pelo livro de São Cipriano. O jesuíta e seus seguidores tentam iniciar um reinado de terror no Brasil colonial, mas são amaldiçoados a viver em um cemitério.

A Nau dos Loucos: Mergulho e Decolagem de Pazucus, de Gurcius Gewdner
2021, Documentário, Brasil

Premiere mundial. Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?

O Grande Salto, de Karim Lakzadeh
Shirjeh-ye Bozorg, 2021, Fantasia, Irã

Estreia mundial. É um road movie que conta história de Mard e Maryam que embarcam numa jornada de aventuras para encontrar uma criança perdida junto com integrantes remanescentes de uma trupe circense.
 
A Dark, Dark Man, de Adilkhan Yerzhanov
2019, Thriller/Drama, Cazaquistão/França

Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Prêmio de melhor direção no Asian Pacific Screen Awards.
 
Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman
This Game’s Called Murder, 2021, Thriller/Comédia, EUA

Primeira exibição mundial desse filme que é um conto moderno de humor negro sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.
 
Carroña, de Eric Fleitas e Luciana Garraza
2019, Ação/Crime/Horror, Argentina

O longa-metragem distópico dos cineastas argentinos, que passou por vários festivais, traz um mundo anárquico violento, pós-apocalíptico, onde uma traficante de órgãos quer vingança por um crime que o marcou.

A Cabelereira, de Jill Gevargizian
The Stylist, 2020, Horror/Drama, EUA

Filme que teve passagem por importantes festivais como Sitges Film Festival e Fantastic Fest retrata a tentativa de uma serial killer de equilibrar sua atividade profissional de cabeleireira com os seus instintos assassinos.
 
Danger! Danger!, de Lexie Findarle Trivundza e Nick Trivundza
2020, Ação/Aventura/Ficção Científica, EUA

Primeira sessão internacional.  O filme é descrito pelos diretores como uma carta de amor a Steven Spilberg e aos filmes de aventura da década de 80. O filme traz a aventura Jonathan Danger procurando um templo secreto que pode ter um portal para voltar no tempo, enfrentando soviéticos e um pulmão perfurado.

Post Mortem, de Péter Bergendy
2020, Horror/Mistério/Thriller, Hungria

No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás resolve investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.

Hawk e Rev: Matadores de Vampiros, de Ryan Barton-Grimley Hawk and Rev: Vampire Slayers, 
2020, Comédia/Horror, EUA

Qual a graça de um festival de cinema fantástico sem filme de vampiro? Philip "Hawk" Hawkins não sonha apenas em matar vampiros - ele come, dorme, e respira desejando isso. Após de ser expulso do Exército por esfaquear outro soldado, Hawk fica entediado de trabalhar como segurança noturno em sua cidade natal, Santa Muerte, e decide, junto com seu parceiro Rev, ir atrás dos sanguinários vampiros.

Sangue Vurdalak, de Santiago Fernandéz Calvete
2020, Horror/Thriller, Argentina/Cingapura

Mais vampiro. Após matar um vampiro, um homem volta para casa durante a hora mágica, entre o dia e a noite, sem saber se ainda é um homem ou se foi transformado em um monstro. Sua família precisa descobrir antes que seja tarde demais.

Sangre Comigo, de Amelia Moses
2020, Thiller/Horror, Canadá

Primeiro longa-metragem da diretora canadense e primeira sessão na América Latina. A vulnerável e excluída Rowan fica animada quando é convidada pela popular Emily para um fim de semana em uma cabana na floresta. O entusiasmo logo se transforma em paranoia quando Rowan acorda com incisões misteriosas em seu braço. Assombrada por sonhos, Rowan começa a suspeitar que a estão drogando e roubando seu sangue.
 
Dois Minutos Além do Infinito, de Junta Yamaguchi
2020, Ficção científica, Japão

Outro filme que terá sua primeira exibição na América Latina. Kato é dono de um café, que fica abaixo de onde mora. Após o expediente, sobe para o seu apartamento e vê sua própria imagem na televisão, dizendo "Eu sou o seu futuro eu. Dois minutos no futuro!"
 
Röckët Stähr's Death of a Rockstar, de Röckët Stahr
2020, Animação, EUA

Considerado a primeira ópera-rock em formato de animação da história do cinema, o filme é resultado dos incríveis esforços do cineasta e compositor Röckët Stahr que assina o roteiro, direção, produção, animação e trilha sonora deste projeto que levou 13 anos para ser concluído. “Röckët Stähr's Death of a Rockstar” estará fazendo no Fantaspoa sua primeira exibição fora de seu país de origem. No ano de 2164, quando o rock'n'roll é proibido, um grupo de rebeldes liderado por um cientista louco tenta iniciar uma revolução. Um rockstar é clonado com o objetivo de fazer uma turnê de guerrilha para "libertar as massas da tirania por meio do rock". No entanto, logo descobrem que mesmo os melhores planos muitas vezes dão errado.
 
Ritos Ancestrais, de Christopher Alender
2020, Horror, EUA

Vai ter filme de exorcismo também. Filme que rodou por importantes festivais traz uma jornalista viaja para Veracruz, sua terra natal, a fim de investigar uma história de feitiçaria. Lá, é sequestrada por um grupo de moradores que acredita que ela é a encarnação do diabo.

 

Nilvio Pessanha é morador do bairro de Campo Grande na zona oeste carioca, agitador cultural, coordenador do cineclube Cine Rua ZO, professor de língua portuguesa e literatura no município e do estado do Rio de Janeiro, pai do Francisco, vascaíno, é membro dos podcasts Trincheiras da Esbórnia (OUÇA AQUI!) e Cine Trincheiras (CONHEÇA AQUI)!  

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA 

Comments

Comments are closed on this post.