FACING FEAR: Heavy Metal Made in Rio! ENTREVISTA

A banda carioca Facing Fear prepara um novo álbum, antes comanda o Facing Fest, evento que acontece no Heavy Beer/RJ (16/11), e terá as bandas L.O.K.O., Vox Mortem e OnVecna. A realização é da Rob Low Produções e conta com contribuição voluntária valendo como ingressos. Conversamos com o vocalista Terry Painkiller na Coluna 1,2,3,4,…

Facing Fear – Heavy Metal Made in Rio!

TEXTO/ENTREVISTA: Michael Meneses!
FOTOS: Ian Dias

Apresentando um típico heavy metal tradicional, e em atividade desde 2016 a banda carioca Facing Fear é formada por Terry Painkiller (vocal), Dantas e John Killesh (guitarras), Pedro Baumgarten (baixo) e Patrick Augusto (bateria).

Em sua discografia, a banda possui o EP “Lutaremos Pelo Metal’ (2017) e os álbuns “Ana Jansen” (2019) e “Marginal Metal” lançado em 2022 (capa ao lado). Esses trabalhos levaram a banda para apresentações além do Rio de Janeiro, e até então a banda levou seu trabalho para os públicos de São Paulo, Piauí e Distrito Federal, onde tiveram oportunidade de dividir palco com bandas como; Ambush, Azul Limão, Black Pantera, Flagelador e Lyria entre outras.

Ao contrário do que muitos pensam (incluindo esse que vós escreveis), o Facing Fear não é uma banda do município de São Gonçalo/RJ, e sim do subúrbio carioca, e só fomos descobrir isso com a entrevista abaixo.

No momento o Facing Fear trabalha em seu próximo álbum e faz show no Heavy Beer (RJ) no próximo 16 de novembro ao lado das bandas Vox Mortem, OnVecna e L.O.K.O.. O evento é mais uma realização da Rob Low Produções e terá como ingresso a contribuição voluntária (pague quanto puder). Para saber mais sobre o show e mais sobre a banda, conversamos com a o vocalista Terry Painkiller na Coluna 1,2,3,4,…

1 – Michael Meneses / Rock Press – Conta um pouco da história da banda aos leitores da Rock Press…

Terry Painkiller / Facing Fear – A banda começou no último trimestre de 2016, com Dantas e Vall procurando fazer o impossível: montar uma banda de Heavy Metal no Rio de Janeiro. Se juntaram a Nathalia e Carina, mas rolou umas tretas e eu entrei no início do segundo trimestre de 2017. Já entrei gravando o EP “Lutaremos Pelo Metal”. De lá para cá a banda gravou 2 álbuns, intitulados “Ana Jansen” e “Marginal Metal” e uns 2 singles por fora. Tiveram saídas e incorporações que são normais nesse mundo underground. Hoje somos eu, Dantas, John Killesh, Pedro Baumgarten e Patrick Augusto.

2 – Rock Press – Vocês optaram por vídeos bem-humorados e com conteúdo que despertam consciência na cena. Por que essa iniciativa?

Terry Painkiller – Os vídeos servem para diluir essa imagem perversa que fazem do headbanger. Boa parte da mídia e dos desocupados de plantão não medem esforços em estereotipar todos os headbangers como vilões da sociedade. Falo por mim e pelos que me acompanham. Somos pessoas tão normais quanto qualquer outro. Bebemos, nos divertimos, curtimos uma gama variada de coisas que qualquer pessoa curte. Essa galera deveria dar mais atenção ao que vem acontecendo na subcultura gótica nesse exato momento, por exemplo. Quanto aos meus conteúdos, são uma forma de dar norte a quem está perdido nesse underground. O brasileiro tem dificuldade em estudar algo fora do obrigatório. Todos nós precisamos estudar, buscar conhecimento para não cair nas gambiarras feitas por aí. O músico tem uma soberba de acreditar que, por ele ser músico, por saber tocar um instrumento, está abençoado pelos deuses com todo o conhecimento do universo, quando não está.

3 – Rock Press – O Facing é uma banda da cidade de São Gonçalo. Como anda a cena na região e como você está vendo o momento atual do rock no Rio e no Brasil?

Terry Painkiller – Não, não é! O Facing Fear é uma banda da Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas imediações de Campo Grande. A galera era majoritariamente de lá. A associação que fazem com São Gonçalo é por minha causa, por ser residente e por ter participado de bandas no passado. Quanto à cena de São Gonçalo. Bem… Não existe cena em São Gonçalo. Há bares de Rock, algumas bandas que dão para contar nos dedos, mas cena de Rock em São Gonçalo não existe há tempos.

4 – Rock Press – Vocês estão organizando um show onde os ingressos serão por meio do “financiamento coletivo”, “pague quanto puder…” Por que optaram por esse formato?

Terry Painkiller – Essa ideia tem dois objetivos: o primeiro é jogar, definitivamente, a responsabilidade ao público pela valorização do artista. Aqui no RJ, temos um público que se afasta da responsabilidade, sempre engrossando o coro da agressão verbal de alguma parte. Seja de artistas com relação às casas e produtores, seja de casas e produtores com relação ao artista. Se as bandas não são valorizadas nas casas, é porque o público não comparece e, quando questionados, alegam diversos fatores… O maior deles: O “preço” do ingresso. Bem, acho que com o Facing Fest, o público não tem motivos para virar beiço. Já o segundo motivo é a democratização do rolé. Recentemente, quando fizemos uma apresentação aqui no Rio encontrei um casal que passava em frente ao bar e eles disseram que não tinham grana para pagar pelo ingresso. Então, espero que este casal, assim como tantas outras pessoas estejam no Facing Fest e que possam contribuir com a quantia que puder.

5 – Rock Press – Finalizando quais os planos futuros da banda e deixe uma mensagem final aos leitores da Rock Press…

Terry Painkiller – Nós queremos gravar esse próximo disco e lançá-lo no segundo semestre de 2025. Vamos ponderar mais com relação aos shows, principalmente aqui no Estado do RJ, devido ao custo logístico, já que tem saído mais caro tocarmos no RJ, do que em qualquer outro canto deste país. Agradeço profundamente o espaço disponibilizado e a minha mensagem aos leitores é a seguinte: Vocês possuem a oportunidade de fazer parte do crescimento de vários artistas. Não desperdicem isso!

FACING FEST 2024!

O evento terá em seu cast, além de logicamente o próprio Facing Fear, as bandas Vox Mortem, OnVecna e L.O.C.O. Conheça as demais bandas:

ONVECNA – Mesclando new metal, thrash e hardcore, a banda está em atividade desde 2021, suas letras trabalham temáticas sociais, incluindo a saúde mental.

L.O.K.O. – Essa sim é uma banda de São Gonçalo/RJ, o som traz influências da dark music e estão lançando “Shadows Of My Mind”, álbum gravado em São Paulo.

VOX MORTEM – Nome veterano do underground carioca e fundindo thrash, death e hardcore, quem já assistiu sabe que a banda costuma entregar shows intensos.

O ingresso para o Facing Fest será com contribuição voluntária, portanto vale sua presença e consciência, colaborando, consumindo no local e fortalecendo no merchan. – Michael Meneses!

CONTATOS FACING FEAR:

TEL: +55 21 99223 2838
SITE:
www.facingfearbr.com
INSTAGRAM: @facingfearbr
E-MAIL: facingfearbr@gmail.com
YOUTUBE: www.youtube.com/c/FacingFear
FACEBOOK: www.facebook.com/facingfearhmb

FACING FEST

SERVIÇO:
ATRAÇÕES:
Facing Fear, Vox Mortem, OnVecna e L.O.C.O.
LOCAL: 
Heavy Beer – Rua Ceará – 104 – Praça da Bandeira – RJ/RJ
DATA: Sábado, 16 de novembro de 2024, às 20h.
INGRESSOS: Contribuição Voluntária
INFO: @facingfest

MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.

Uma resposta

  1. Entrevista fantástica! Gratidão imensa ao Michael Meneses e toda equipe Portal Rock Press. Facing Fear é a banda do underground que hoje mais troca com o público por todo o País.
    Eles são incríveis e o Facing Fest vai ser demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube