Com Bruce Dickinson nos vocais, está chegando ao Brasil o “Concerto for Group and Orchestra”, uma homenagem ao compositor, pianista e organista Jon Lord, músico fundador do Deep Purple, e que também integrou o Whitesnake, lançou álbuns solos e outros trabalhos. As apresentações acontecem em São Paulo (15/04), Curitiba (19/04), Rio de Janeiro (21/04) e Porto Alegre (25/04) e os ingressos estão a venda. Leia mais na matéria que segue…
TEXTO: Jonildo Dacyony
FOTOS: Divulgação
No ano da graça de 2023, um dos sinônimos para expressão “chover no molhado” é, sem dúvida, falar sobre a multifacetada trajetória de Bruce Dickinson. Contudo, torna-se inevitável esse “lugar comum”, pois quando se trata do vocalista de uma das mais bem-sucedidas bandas da história da música (e não somente do heavy metal), sempre esperamos algo que, no mínimo, desperte o interesse do público, dada a sua quase ininterrupta lista de projetos.
Nos últimos anos, além das extensas turnês à frente da donzela, é claro, de acumular a função de comandante da aeronave pertencente à banda, Dickinson se notabilizou também como um orador bastante concorrido, trazendo para suas palestras sua experiência empresarial em segmentos diversos, que contemplam, além da música e da aviação, a literatura e o mundo das cervejas, só para ficarmos em alguns.
Com isso, quem acompanha a carreira de Bruce com um pouco mais de atenção não se surpreendeu com este atual projeto, tendo em vista, que o artista sempre se declarou como um grande fã dos compatriotas do Deep Purple. Uma homenagem a um ícone da música do quilate de Jon Lord, compositor, pianista e organista, pioneiro na fusão do rock com a música erudita que, além de ser um dos fundadores do Purple, integrou bandas como Whitesnake, The Artwoods e Flower Pot Men, tendo lançado ainda o single “The Sun Will Shine Again”, com Anni-Frid “Frida” Lyngstad (Abba) e o reverenciado grupo Paice Ashton Lord, que a exemplo da banda que o alçou à fama, passou por diversas fases e formações, lá na longínqua década de 1970.
Como toda lenda da música, Lord tem sua obra-prima: Concerto For Group And Orchestra, parceria entre Deep Purple e Royal Philarmonic Orchestra, lançado originalmente em 1968 (que apresentava os movimentos “Moderato-Allegro”, “Andante” e “Vivace-Presto” na abertura, seguindo com clássicos como “Wring that Neck” e “Child in Time”). É justamente a esse projeto, que conta com músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), além de músicos de várias sinfônicas brasileiras e nomes como John O’Hara (Jethro Tull) nos teclados, Tanya O’Callaghan (Whitesnake) no baixo, Kaitner Z Doka (Jon Lord, Ian Paice) na guitarra e Bernard Welz (Jon Lord, Don Airey) na bateria e Mario Argandonia (Scorpions) na percussão e que mesmo depois de 55 anos, ainda pode ser considerado ambicioso, devido a sua impecável qualidade musical, que Bruce Dickinson se junta, interpretando clássicos do mestre do qual é fã confesso e agregando dois dos maiores sucessos de sua carreira solo: “Jerusalem” e “Tears of the Dragon”, além, de aguardados clássicos do Purple, como “Smoke on the Water”, “Perfect Strangers, entre outros.
Importante ressaltar que o Concerto For Group And Orchestra, será conduzida por Paul Mann (foto), que esteve à frente em várias apresentações desse projeto pelo mundo, incluindo a apresentação no The Royal Albert Hall em Londres (capa ao lado), no ano de 1999, quando Concerto For Group And Orchestra, completou 30 anos de história.
Recomendamos…
O pioneirismo do Deep Purple com Concerto for Group and Orchestra, em 1969 (capa ao lado), tronou-se e segue como uma das mais importantes referências quando o assunto é a união do rock com a música clássica, e o Jon Lord seguiu apresentando o concerto, sempre acompanhado por importantes orquestras pelo mundo. Jon Lord faleceu em 2012, aos 71 anos em Londres, e sete anos depois o “concerto” voltou aos palcos, em 2019, no Canadá, e depois em 2021, na Hungria. Recentemente, essa produção passou pela Romenia, Bulgária, Servia, Croácia, Eslovênia, República Tcheca e agora é a vez do Brasil. As apresentações acontecerão em São Paulo/SP (15/04), na Vibra São Paulo; em Curitiba/PR, (19/04), no Teatro Positivo; no Rio de Janeiro (21/04), no Vivo Rio e, encerrando, show em Porto Alegre (25/04), no Auditório Araújo Vianna. Os ingressos seguem a venda (serviço abaixo).
Então, o que esperar dessas noites como essas que se aproximam, senão uma verdadeira catarse coletiva? O Bruce convidou geral (AQUI) e nós #Recomendamos! – Jonildo Dacyony.
Concerto For Group And Orchestra
no Brasil
SERVIÇO:
SÃO PAULO/SP
DATA: Sábado, 15 de Abril de 2023, às 21h. (abertura dos portões, às 19h).
LOCAL: VIBRA SÃO PAULO – Av. das Nações Unidas, 17.955 – Vila Almeida – SP/SP
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos, menores de 18 anos a entrada é permitida apenas com autorização do responsável legal.
ACESSIBILIDADE PARA PCD.
INGRESSOS: Bilheteria da Vibra São Paulo e no site: www.uhuu.com
MEIA ENTRADA: A meia entrada é destinada para estudantes, jovens de baixa renda até 29 anos, professores, pessoas acima de 60 anos e PCD.
CURITIBA/PR
DATA: Quarta-feira, 19 de abril de 2023, às 21h. (abertura dos portões, às 20h).
LOCAL: TEATRO POSITIVO – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba/PR.
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos, menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
ACESSIBILIDADE PARA PCD, ELEVADOR E ASSENTOS PARA OBESOS.
INGRESSOS: Bilheteria do Teatro Positivo e no site: www.diskingressos.com.br
MEIA ENTRADA: A meia entrada é destinada para estudantes, jovens de baixa renda até 29 anos, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de câncer e PCD.
Descontos Especiais:
Clube Disk Ingressos: Desconto de 50% sobre o valor de Inteira.
Clube Gazeta do Povo: Desconto de 50% sobre o valor de Inteira.
RIO DE JANEIRO/RJ
DATA: Sexta-feira, 21 de abril de 2023, às 21h. (abertura dos portões, às 20h).
LOCAL: VIVO RIO – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – RJ/RJ.
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos, menores de 18 anos a entrada é permitida apenas com autorização do responsável legal.
ACESSIBILIDADE PARA PCD, RAMPAS E ASSENTOS PARA OBESOS.
INGRESSOS: Bilheteria do Vivo Rio e no site da Showpass. https://www.showpass.com.br/evento/198/The_Music_of_Jon_Lord_and_Deep_Purple
MEIA ENTRADA: A meia entrada é destinada para estudantes, jovens até 21 anos, jovens de baixa renda até 29 anos, professores, pessoas acima de 60 anos e PCD.
PORTO ALEGRE/RS
DATA: Terça-feira, 25 de abril de 2023, às 21h. (abertura dos portões, às 19h30).
LOCAL: AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA – Av. Osvaldo Aranha, 685 – Bairro Bom Fim – Porto Alegre/RS
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos, menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
ACESSIBILIDADE PARA PCD, RAMPAS E ASSENTOS PARA OBESOS.
INGRESSOS: Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro), na Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2611 – Loja 249 – Jardim Lindóia – Porto Alegre) e no site da Sympla. www.sympla.com.br/araujovianna
MEIA ENTRADA: A meia entrada é destinada para estudantes, jovens de baixa renda até 29 anos, doadores de sangue, pessoas acima de 60 anos e PCD.
Descontos Especiais:
Ingresso Solidário – Desconto especial mediante doação de 1Kg de alimento não perecível.
Clube Assinante Zero Hora: Desconto de 50% sobre o valor de Inteira
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro): Loja Planeta Surf Bourbon Wallig – Av. Assis Brasil, 2611 – Loja 249 – Jardim Lindóia – Porto Alegre/RS.
Jonildo Dacyony é nascido em Natal-RN e criado na capital do Rio de Janeiro, portanto, um potiguar/carioca. Apaixonado por cinema, teatro, literatura, música, vinhos, cervejas e pelo Flamengo. Tem mais de três décadas de rock’n’roll, é profissional de hotelaria e food & beverage, além de ser formado em História e graduando em Geografia.