Em noite de som balanço, o samba elétrico da banda carioca Comanches abre as portas do Cortiço Carioca, um novo espaço de shows na Lapa/RJ. E foi uma noite efervescente e que ainda contou com o singular set do magnífico DJ Zod ambientando o espaço.
COMANCHES:
Em noite de Som, Samba e Balanço!
Cortiço Carioca – 10 de fevereiro de 2023 – Lapa/RJ
TEXTO e FOTOS: Nem Queiroz
No meu som gradiente que não funciona mais, tem um adesivo dos Comanches. Conheço essa turma não é de hoje! É uma banda swingueira da pesada! No repertorio, por exemplo, Jorge Ben, Originais do Samba, Caetano e Simonal. O melhor não para por aí! Eles têm composições próprias com músicas para não deixar ninguém parado, como é o caso da elétrica “Maverick78”.
Com um set-list recheado de hits do sombalanço, os Comanches nos apresentam de sua autoria canções como “Fiel”, “Love nessa preta”, “Samba em Si-mo-nal”, “Sutra soul” e “Boteco Guanabara”, todas em altíssimo grau de competência e euforia. Nos conta o vocalista e líder da banda Sérgio Pascolato que a banda está na ativa desde 2013, quando começou tocando em barzinhos, mas que se transformou em banda mesmo com um trabalho autoral já em 2015.
Nesta noite de sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, eles voltaram à ativa. Permeando o repertório autoral, fomos brindados com variadas versões de clássicos tais como “De noite na cama”, “Cadê Teresa”, “Não vem que não tem”, “Nega de Ubaluaê”, “Menina mulher da Pele preta” e “Bebete Vambora”, entre outras!
Havia também um superfã gritando à beira do palco que esta era a melhor banda do Brasil. Exageros à parte, ele não estava de todo errado. Diante de uma banda formada por Sergio Pascolato (vocal), Robson Riva (bateria), Francisco Sartori (teclados), Pedro Selector (trompete), Sandro Lustosa Tuareg (percussão) e Bruno Pederneiras (baixo), você para e pensa que exagero é desperdiçar um show desse!
Então seus olhos passeiam pela plateia e encontram figuras do calibre de um Robertinho Silva, que não se conteve e deu a honra de uma participação para lá de especial, sendo aplaudidíssimo, como era de se esperar; ou esbarra noutra grata e ilustre presença do brother Formigão (Planet Hemp). Dizer mais o quê para descrever tão prazerosa noite?! Só estando lá para saber de verdade (se você não esteve, não perca a próxima edição). Fazia três anos que eles não se apresentavam e, segundo o que apurei só ensaiaram uma única vez. É inevitável pensar que se com um único ensaio o show foi tão brilhante, imagina o seguinte com mais ensaios!?
Inevitável também é entender que em shows como esses a gente acaba aprendendo a admirar a boa música. Comanches é uma mistura papa fina de samba, soul, rock com uma pitada finesse de jazz, puxada pela elegância técnica do trompete de Pedro Selector e o teclado espertão do Francisco Sartori.
A sexta-feira era de noite chuvosa e as ruas de quase toda a cidade estavam desertas. Não fosse por esse show eu nem sairia de casa. Ainda bem que saí e pude testemunhar a volta magistral dos Comanches, que tem trabalhos programados para um novo disco com produção de Bruno Perdeneiras. E já adiantamos aqui o naipe de artistas envolvidos no projeto. Farão participações no novo disco Robertinho Silva, BNegão, o próprio Perdeneiras (Nobru para os íntimos) como baixista (que também é guitarrista do Planet Hemp), e para não deixar ninguém de fora, Pedro Garcia, batera também do Planet e ninguém menos que Marcelo D2 prometem chegar juntos na empreitada. Fechando com chave de ouro, a engenharia de mixagem ficará nas mãos do grande Antoine Midani. E o registro será no Studio Espaço Ipiranga. Realmente de tirar o fôlego.
Um novo espaço…
O Cortiço Carioca é um lugar ‘duca’, cheio de ambientes distintos e um restaurante com ares de requintado, mas com ótimos preços. Uma casa que merece a visita de todos. E ao que tudo parece, a nova casa dos Comanches. Fica a dica ao leitor.
Ainda há de se destacar nesta noite esplendorosa a competência e a coragem da jovem Tayná Rodrigues, produtora do evento, que provou ver além, apostando na volta desses magníficos rapazes. O show dos Comanches na verdade é um baile! Um super baile dançante e, por isso mesmo, super recomendável aos amantes do gênero. Vida longa aos Comanches! – Nem Queiroz.
Conheça o Cortiço Carioca:
ENDEREÇO: Rua Joaquim Silva, 106, (próximo à Escadaria do Selaron). – Lapa RJ/RJ.
SITE: https://corticocarioca.com.br/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/CorticoCarioca/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/corticocarioca/
Uma resposta
O Rio precisa de novos espaços. Que a nova casa seja um sucesso !