O CaRIOca ProgFestival chega a sua sétima edição e trazendo novidades, entre elas, pela primeira vez apresentações em Bangu/RJ e em São Paulo. O evento começa no sábado (26) e segue nos dias, 30, 31 de outubro e 1, 2, 7 e 8 de novembro. No palco, as bandas Ultranova (PA), as cariocas Veludo, Luiz Zamith & Banda, Caravela Escarlate, Montechiari Project, Jubal Troupe, Stratus Lun e Anxtron, e as paulistas Som Nosso de Cada Dia e Patrulha do Espaço. Leia mais na matéria que segue.
TEXTO: Michael Meneses!
FOTOS: Carlos Vaz, Bruno Rafael, Fernanda Pio e Divulgação
Realizado de forma totalmente independente, o CaRIOca ProgFestival é uma espécie de “Faça Você Mesmo” do Rock Progressivo no Rio de Janeiro e que esse ano chega a sua 7ª. Edição, graças à iniciativa das produtoras luso-brasileiras: BeProg (Brasil), LibertArte (Portugal) e Nobre Vagamundo (Brasil). Sua primeira edição ocorreu em 2017 e desde então
O Rock Progressivo na capital carioca é um estilo pode parecer tímido, porém ele segue atuante, e, tão underground quanto o punk/HC, heavy, indie, o jazz-rock, garage rock é outros seguimentos do bom e velho rock and roll. Todos esses estilos precisam de espaços para shows, patrocínios, rádios e uma merecida visibilidade da mídia, pois tirando a imprensa especializada em rock, como a Rock Press e algum outros veículos, todo o rock independente passa despercebido.
A Expansão do Festival e os Planos Futuros!
Ao longo de suas seis edições o festival cresceu e cerca de 3600 pessoas marcaram presenças em shows nacionais e internacionais. Nesta 7ª. Edição, algumas novidades, a principal é a sua expansão, já que esse ano o CaRIOca ProgFestival chega ao subúrbio do Rio, mais especificamente ao charmoso e histórico bairro de Bangu, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal (a eterna Lona Cultural de Bangu na Zona Oeste do Rio), e vai ao palco do Teatro Unicid em São Paulo, (no bairro da Vila Leopoldina).
Em Bangu, o evento chega por influência de um outro festival que ocorrido em julho no mesmo palco, o Parayba Rock Fest e alem dos shows, haverá uma feira cultural e stands com merchan das bandas, discos de vinil, camisas de rock e outros itens.
Já sobre a inclusão da capital paulista no roteiro do CaRIOca ProgFestival, Cláudio Paula, da produtora LibertArte revelou: “São Paulo é nossa primeira inserção na região. Uma cidade que possui um berço de rock progressivo e de rock’n roll muito forte. Estamos muito animados. Já no Rio de Janeiro, a nossa intenção é começar a levar o festival para o interior. Bem possível que na região serrana tenhamos uma edição lá, mas ainda não podemos divulgar. Estamos na fase de conversas e ajustes”, comentou Cláudio Paula.
A ansiedade pela edição 2024 é grande, a Rock Press conversou com o músico Luiz Zamith (foto ao lado), atração da noite inicial do festival sobre sua expectativa para o show em Bangu: “Fiquei muito contente com o convite feito pelo Claudio Paula produtor e idealizador do Carioca ProgFestival, para que abríssemos a programação desta sétima edição do Festival, sendo a primeira vez que um dos palcos será na zona oeste do Rio de Janeiro, na Areninha Hermeto Paschoal em Bangu. Sempre soube do grande número de admiradores da música progressiva que moram nesta região e acho fantástico que nesta edição o festival se aproxime mais desse público, disponibilizando Bangu como um dos locais do festival. Estou muito otimista e confiante de que teremos um ótimo público. Eu e a banda preparamos um show bacana que incluirá músicas do primeiro CD “Introspecção” lançado em 2018 e algumas composições que farão parte do novo álbum “Confluências” a ser lançado em 2025. Além de algumas surpresas. Tanto nosso grupo como a ótima Caravela Escarlate que fará o segundo show da noite estão empenhadas em entregar um ótimo espetáculo que marque em grande estilo a estreia do Carioca ProgFestival na zona oeste do Rio. Espero que gostem de nosso show. Desejou o músico.
A ideia de expansão do evento é reforçada pelo produtor cultural Vladimir Ribeiro: “Desde a edição de 2019, a maior de todas, já havia a certeza que era necessário expandir o festival para outras regiões e cidades, mas em seguida veio a pandemia e tivemos que adiar nossos planos por alguns anos. Nunca desanimamos e essa ideia permaneceu viva. Agora em 2024 retomamos com força total e a etapa São Paulo estreia com quatro shows incríveis. A 7ª edição ainda nem começou e já estamos preparando uma ainda maior para 2025. Aguardem”. Prometeu o produtor.
Porém, não para por aí, Cláudio, deu um spoiler da edição 2025 do festival: “A expectativa é grande. Estamos chamando a 7ª edição de “virada de mesa”. E a gente não para. Já para 2025, temos duas bandas confirmadas para a 8a edição: a banda Tryo (do Chile) e a banda Anjo Gabriel (banda Pernambucana)”. Queremos ver o CaRIOca ProgFestival crescendo e chegando a mais pessoas e lugares”. Enfatizou Cláudio Paula.
Além de Bangu/RJ e São Paulo/SP, o evento segue ocupando os seus tradicionais palcos, o Centro Cultural da Música Carioca, na Tijuca, (zona norte/RJ), e o Theatro Municipal de Niterói (pertinho da estação das barcas na cidade de Niterói/RJ).
Atrações da edição 2024!
Ao longo dos anos, o festival sempre deu oportunidade para bandas de diferentes estados do Brasil, nomes de cidades como Rondônia, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, e obviamente do Rio de Janeiro, marcaram presença no evento.
Para a edição 2024, e o sempre virtuoso rock progressivo será representado pelas bandas Ultranova (PA), Veludo, Luiz Zamith & Banda, Caravela Escarlate, Montechiari Project (foto ao lado), Jubal Troupe, Stratus Lun e Anxtron (ambas do Rio de Janeiro), Som Nosso de Cada Dia e Patrulha do Espaço (estas de São Paulo). A Programação completa do evento segue no final dessa matéria.
Recomendamos…
Além da expectativa de bons shows, o evento também é a chance de o púbico fortalecer e consumir o material das bandas participantes dessa iniciativa. Os ingressos para a edição 2024 seguem à venda (veja serviço completo abaixo). A Rock Press reconhece que o CaRIOca ProgFestival acontece graças ao idealismo e ao carinho da produção e equipe envolvida na realização do evento, logo: #Recomendamos! – Michael Meneses!
PROGRAMAÇÃO
CaRIOca ProgFestival 2024
LUIZ ZAMITH & BANDA + CARAVELA ESCARLATE
LOCAL: Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Praça Primeiro de Maio, s/n – Bangu/RJ
DATA: 26 de outubro de 2024, às 19h.
INGRESSOS: Na bilheteria da Areninha Cultural Hermeto Pascoal e no site: https://linktr.ee/cariocaprogfestival.
MONTECHIARI PROJECT (Macuco/RJ)
LOCAL: Centro da Música Carioca – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca/RJ
DATA: Quarta-feira, 30 de Outubro, às 19h.
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na hora na bilheteria da casa.
INFO: Tel. (21) 3238-3831
ULTRANOVA (Pará)
LOCAL: Centro da Música Carioca – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca/RJ
DATA: Quinta-feira, 31 de Outubro às 19h.
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na hora na bilheteria da casa.
INFO: Tel. (21) 3238-3831
JUBAL TROUPE (Mesquita/RJ) + VELUDO (Rio de Janeiro)
LOCAL: Theatro Municipal de Niterói – Av. XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói/RJ
DATA: Sexta-Feira, 1 de outubro, às 19h
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na bilheteria do Teatro.
INFO: Tel. (21) 2620-1624
ULTRANOVA (Pará) + SOM NOSSO DE CADA DIA (São Paulo)
LOCAL: Theatro Municipal de Niterói – Av. XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói/RJ
DATA: Sábado, 2 de novembro às 19h
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na bilheteria do Teatro.
INFO: Tel. (21) 2620-1624
PATRULHA DO ESPAÇO (SP) + SOM NOSSO DE CADA DI A (SP)
LOCAL: Teatro UNICID (antigo Teatro UMC) – Av. Imperatriz Leopoldina 550 – Vila Leopoldina – SP/SP
DATA: Quinta-feira, 7 de novembro, às 20h
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na bilheteria do Teatro.
ANXTRON (Niterói/RJ) + STRATUS LUNA (SP)
LOCAL: Teatro UNICID (antigo Teatro UMC) – Av. Imperatriz Leopoldina 550 – Vila Leopoldina – SP/SP
DATA: Quinta-feira, 7 de novembro, às 20h
INGRESSOS: Antecipados no site https://linktr.ee/cariocaprogfestival ou na bilheteria do Teatro.
REDES SOCIAIS DO CARIOCA PROG FESTIVAL:
FACEBOOK: www.facebook.com/cariocaprogfestival
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cariocaprogfestival/
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.
Respostas de 2