BRAZIL CINEFEST 2020: Edição online e gratuita!

A edição 2020 do Brazil Cinefest teve início nesta quinta-feira (5/11) e segue até o dia 15 de novembro. Com uma BRAZIL_CINE_FEST_2020seleção de curtas de vários países, pela primeira vez, o festival será em online. Confira a programação que é gratuita e com alguns filmes premiados, na matéria que segue!

BRAZIL CINEFEST 2020: Edição online e gratuita!

 TEXTO: Walter Paz
IMAGENS: Divulgação

Os festivais de cinema deste ano de 2020 sofreram um impacto direto com a pandemia. Com as salas e cineclubes fechados por conta do isolamento social, as mostras de cinema de todo mundo não tiveram outro caminho senão migrarem para o mundo virtual, e as plataformas digitais foram a melhor opção. Enquanto a vacina não vem, o melhor remédio é ficar em casa e viver a cultura ao máximo.
 
Uma dessas opções é a edição 2020 do Brazil Cinefest que selecionou curtas-metragens de diversos países e que se destacaram em edições anteriores do evento. A mostra é gratuita e teve início no último dia 5, tendo a duração até o dia 15 de novembro. (Assista AQUI!). “Devido à pandemia e seus reflexos, uma edição especial online com ótimos curtas de edições anteriores foi a melhor maneira encontrada para continuar compartilhando a magia do cinema.”, declarou o diretor do Brazil Cinefest, João Rocha, na abertura online do evento.
 
Entre as produções selecionadas, a temática voltada para a atualidade e o imediatismo do nosso mundo estão presentes e bem retratados no policial “Galinhas”, de Bryan Montgomery Jr., a fantasia polonesa “A Leiteira”, da diretora Agnieszka Baginska, que trabalha os impactos ambientais no meio ambiente, um retrato bastante triste da política ambiental do atual governo brasileiro. A mostra também reúne produções premiadas, como “Laura”, de Thiago Valente, que faturou o Prêmio César de Melhor Curta 2014 e de Melhor Curta do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, “Até a China”, curta de animação, de Marcelo Marão e vencedor do XIX Festival Cine - PE de Melhor Roteiro, Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pelo Júri Oficial; outro premiado do festival é o drama “Voltando para Casa”, de Thiago Kistenmacker (Melhor Curta – Festival Rio Gay de Cinema – 2014) e o drama “Darluz”, de Leandro Godinho, que faturou o Prêmio de Melhor Ficção do Festival REC em 2009.

Conheça a seleção do BRACIFF 2020

BRAZIL_CINE_FEST

BRAZIL_CINE_FEST_2020_Ate_A_ChinaATÉ A CHINA
Animação, 15'. Brasil, 2015. 
Direção e Voz: Marcelo Marão.
Sinopse: A narrativa de um cidadão do município de Nova Iguaçu/RJ na Baixada Fluminense que decide ir até a China levando apenas a bagagem de mão. Procurando descrever com bom humor suas aventuras, desde o check-in no aeroporto, ida à loja de conveniência, sua chegada na China, a dificuldade em se familiarizar com a língua e os costumes. Ainda assim, o bem-humorado, o viajante iguaçuano, mostra curiosidades do país, como o trânsito caótico (por incrível que pareça, bem pior que o daqui), motociclistas que usam os casacos ao contrário, restaurantes que servem enguias (peixe-elétrico), e alguns presentes inusitados, como artefatos geek, almofadas estilizadas e pés de galinha embalados à vácuo, que o aventureiro comprou como "souvenir". Prêmio de Melhor Roteiro, Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pelo Júri Oficial no XIX Festival Cine – PE.
BRAZIL_CINE_FEST_2020_DARLUZ
DARLUZ
Drama experimental, 15'. Brasil, 2009. 
Direção: Leandro Godinho. 
Elenco: Mawusi Tulani, Antonio Vanfril, Carolina Bianchi, Tayrone Porto.
Sinopse: Inspirado no conto homônimo de Marcelino Freire que no referido conto trabalha a fonética, as definições e a força das palavras. Esses são o destaque desse curta que narra em primeira pessoa a história de Darluz. Prêmio de Melhor Ficção do Festival REC em 2009.

BRAZIL_CINE_FEST_2020_Do_Petroleo_e_do_CinemaDO PETRÓLEO E DO CINEMA
Documentário, 16'. Brasil, 2015. 
Direção: Artêmio Macedo. 
Elenco: João Rocha, D. Lucia Rocha, Helder Santana, Thales de Moraes, Rafael Costa, Juliano Fonseca
Sinopse: Todo garoto tem um sonho, e o sonho do jovem João é produzir um festival de cinema na cidade de Macaé/RJ. Também conhecida como a capital do Petróleo, a cidade situa-se na bacia de Campos, e, até o ano de 2011, festivais cinematográficos e produções audiovisuais eram uma realidade distante. O documentário conta com depoimentos de personagens que acompanharam a realização desse sonho.

GALINHAS (Chickens)
Policial, 13'. EUA, 2018.BRAZIL_CINE_FEST_2020_Chickens
Direção: Bryan Keith Montgomery Jr.
Elenco: Brian Ramian, Amelia Hensley, William J. Beaumont, Adrian Denzel, Jay´lin Spivey.
Sinopse: Com intuito de ocultar um crime, parceiros policiais em Los Angeles/EUA se metem em confusões neste "terrir-policial". As nuances das mentiras policiais, nas quais eles se colocam como os 'Santos’, sempre estando acima do bem e do mal em todas as situações, mostram que tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, essa hipocrisia reina absoluta.
BRAZIL_CINE_FEST_2020_Laura
LAURA
Drama, 21'. Brasil, 2010.
Direção: Thiago Valente.
Elenco: Andrea Rossi, André Ramiro, Mariana Santos.
Sinopse: Atriz quarentona, Laura, teve seus dias de glória ao atuar em uma novela. Casada com um fã que é dez anos mais novo. Com o passar do estrelato, Laura desenvolve depressão e se torna arrogante e rude com todos que a cercam. Vencedor do Prêmio César de Melhor Curta 2014 e de Melhor Curta do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

A LEITEIRA (Milkmaid)BRAZIL_CINE_FEST_2020_Milkmaid
Fantasia, 8'. Polônia, 2014. 
Direção: Agnieszka Baginska.
Elenco: Dagmara Kurzawa, Agnes Peel MacGregor, Dawid Skalecki.
Sinopse: O meio ambiente se faz presente neste curta de fantasia sobre a ânsia e a luta por justiça de uma camponesa.
 BRAZIL_CINE_FEST_2020_En_La_Opera
NA ÓPERA (En La Opera)
Animação, 1'. Argentina, 2010
Direção: Juan Pablo Zaramella.
Sinopse:  A animação em stop-motion produzida na Argentina mostra as reações do público em prantos diante de uma ópera bem executada que toca aos corações da plateia emocionada pelo espetáculo. 
BRAZIL_CINE_FEST_2020_Poster_THEROOSTER
O GALO (The Rooster)
Comédia, 20'. Rússia, 2015.
Direção: Alexey Nuzhny. 
Elenco: Valentina Mazunina, Nikolay Kovbas, Pavel Savinkov, Yana Troyanova, Yulia Salmina.
Sinopse: Essa película russa mostra um retrato de uma dependência sentimental e narra o cotidiano de Anya, que a partir da morte do seu amante, não encontra sentido para a vida, até se deparar com um galo que a faz lembrar-se de seu amante e passa a ser seu novo relacionamento.
 BRAZIL_CINE_FEST_2020_Restauro_Poster
RESTAURO (Repaired)
Romance, 11'. EUA, 2018.
Direção: Marcelo Barbosa.
Elenco: Carla Bridi e Roberto Nardocci
Sinopse: Um romance lindo se passa em um atelier de restauração. Os personagens são um jardineiro de uma pintura antiga e uma escritora em uma tela em preto e branco. Eles se encontram e travam uma saga para tentar se unirem e viverem esse amor. O final é surpreendente e comovente, vale a pena conferir.

A RODA GIGANTE (La Noria)BRAZIL_CINE_FEST_2020_La_Noria
Animação, 12'. Espanha, 2018
Direção: Carlos Baena
Sinopse: Um garoto órfão busca aplainar sua saudade do pai desenhando e montando uma roda gigante, passatempo predileto de ambos. Conforme sua dor aumenta, bate uma insatisfação e ele destrói a obra. A partir daí, monstros passam a lhe perseguir, embora aparentemente estejam assustando o menino, as criaturas querem na verdade o ajudar. No final, o terror toma conta da casa e o desfecho é surpreendente.
 
BRAZIL_CINE_FEST_2020_Voltando_pra_CasaVOLTANDO PRA CASA
Drama, 25'. Brasil, 2014.
Direção: Thiago Kistenmaker.
Elenco: Cauê Pereira, Guilherme Queiroz, Roney Villela, Thainá Rocha.
Sinopse: Letícia e Fernando vivem as angústias da juventude em meio às suas realidades, anseios e temperamentos. Ainda assim, têm que conviver com a opressão do pai, um fervoroso conservador religioso que descobre a homossexualidade de Fernando, deixando o clima mais tenso. Ao mesmo tempo, Letícia, em parceria com Fernando, tenta montar sua primeira coreografia de ballet contemporâneo. Os ensaios dão um alívio para a vida dela, já que em casa, as ameaças do pai são intermitentes. O curta faturou o Prêmio de Melhor Curta do Festival Rio Gay de Cinema em 2014.
 
#Recomendamos...
BRAZIL_CINE_FEST_2020Em tempos como os atuais, apoio aos eventos culturais são fundamentais para produções como o Brazil Cinefest, que, em sua edição 2020, contou com o apoio da Spcine, CiaRio, Naymar, Revista de Cinema, Cine Planeta, Rio Film Comission, Rede Ibero americana de Festivais de Cine, IMDb.com e FilmFreeway. Nesse contexto de discussões acaloradas sobre os problemas sociais, esses trabalhos são um acalanto para suas mentes nesses momentos difíceis. #RECOMENDAMOS! - Walter Paz.

ASSISTA: http://www.spcineplay.com.br/
SITE DO FESTIVAL: https://www.brazilcinefest.com/

 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA