BLACK FLAG: Lenda do Punk/HC no Brasil pela primeira vez!

Há mais de quatro décadas, a Black Flag tem sido umas das bandas mais respeitadas no cenário Punk. Sua consolidação no Black_Flag_Divulgaçãomeio partiu de suas inovações instrumentais (que influenciaram diversas vertentes do Rock), como também do forte teor contestador nas letras. Fundada em 1976, na Califórnia, por Greg Ginn, guitarrista e fundador da gravadora independente SST - responsável por lançar os discos memoráveis - é a primeira vez que o Black Flag vem à América do Sul, incluindo o Brasil. A banda faz apresentação única em São Paulo (08/03), no Carioca Club. Os ingressos estão à venda.

BLACK FLAG: Lenda do Punk/HC no Brasil pela primeira vez!

TEXTO: Larissa Oliveira
FOTOS: Divulgação

 

Black_Flag_Divulgação

Depois de anos de espera, e até mesmo uma data anunciada no ano passado (2019) que foi adiada para o próximo domingo (8/3), chegou a hora! Finalmente teremos o Black Flag em terras brasileiras.

Da formação original, o guitarrista Greg Ginn é o único membro remanescente, e a banda já contou com vários vocalistas que deixaram sua marca registrada, como Henry Rollins. Atualmente, a Black Flag conta com o renomado skatista, Mike Vallely, nos vocais (vale lembrar que há uma forte conexão entre Black Flag e o skate), Tyler Smith, no baixo, e Brandon Pertzborn, na bateria.

É importante ressaltar algumas coisas sobre a banda. Houve um longo hiato de 1986 até 2013, reunindo-se ocasionalmente, em uma das vezes com o vocalista Ron Eyes, que gravou o álbum “What The...”. Cerca de um ano depois, Greg anunciou que Ron sairia e cederia o posto ao músico e skatista, Mike Vallely. Desde então, a nova formação tem tocado as músicas icônicas como “Damaged”, “Rise Above” e “My War”, entre outras que com certeza causarão uma nostalgia como nenhuma outra nos fãs brasileiros sedentos por músicas-protesto em meio ao caos político no país. E esse é um dos maiores legados do Black Flag. Vivemos atualmente numa conjuntura política arbitrária e perigosa que cada vez mais se utiliza de seu poder para silenciar os espaços em que a cultura underground atua. A banda californiana foi pioneira em abrir esses espaços e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo em suas cidades.

Influenciando Gerações...

Desde seu surgimento até os dias de hoje a banda segue influenciando músicos, jornalista, skatistas, fanzineiros e fãs de diversas áreas, prova disso foram as declarações de alguns ilustres fãs da banda no Brasil. Um desses é Jão, guitarrista e fundador do Ratos de Porão. “Quando apareceu, né, meu, era uma sonoridade muito nova. Pega os quatro primeiros anos da banda, era um negócio muito diferente, pra frente do seu tempo, com aquelas guitarras tortas", declarou Jão.

Já o jornalista Fábio Massari, defendeu a importância da banda, “Se tem uma banda que podemos chamar de ‘seminal’, sem exageros e medo de errar, dá-lhe Black Flag! O grupo do Sr. Greg Ginn (guitarrista visceral e chefão linha dura da não menos importante etiqueta SST) basicamente pavimentou o caminho, cristalizando cenas do underground americano nos bicudos anos 80 e estabelecendo caminhos futuros. A vida seria outra, e muito mais complicada, não fosse por eles", firmou Massari.

Com a vinda da Black Flag, cabe aos fãs, e a todos nós criarmos aquela ponta de esperança que devemos continuar lutando e não há nada como o poder da música, nesse caso o Punk, para incitar o “Faça Você Mesmo” e que façamos algo desde já. #Recomendamos! - Larissa Oliveira.

Black_Flag_Brasil_2020Black Flag em São Paulo

SERVIÇO:
DATA:
8 de março de 2020, às 18h
LOCAL: Carioca Club - Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros/SP.
INGRESSOS:
Antecipados e sem taxa de conveniência (somente em dinheiro):
Locomotiva Discos - Rua Barão de Itapetininga, 37 - Loja 8 - República/SP
No site: https://pixelticket.com.br/eventos/3429/black-flag-em-sao-paulo
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
EVENTO: https://www.facebook.com/events/2810663235615150/


 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie News e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, HQ, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/