O palco do Circo Voador recebeu no dia 15 de março um grande baile groove, promovido pela galera do Bixiga 70, que lançou seu novo álbum, “Vapor”; e o BNegão & Seletores de Frequência, comemorando 10 anos do clássico “Sintoniza Lá”, em noite que foi de celebração para as duas bandas. Nos intervalos o agito ficou por conta do Baixa Santo Soundsystem.
BIXIGA 70 e BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA
Circo Voador – Lapa – Rio de Janeiro
Sexta-feira – 15 de Março de 2024
TEXTO: Kesley Meneses
FOTOS: Sabrina Bernado
O calor seguia ditando as regras do verão carioca e o clima na Lapa e no entorno do Circo Voador era efervescente, enquanto dentro da Lona da Lapa, Baixa Santo Soundsystem preparava o povo que estava chegando, para uma dessas noites memoráveis.
Bixiga 70 a todo Vapor!
Depois de passar pelo Circo Voador em setembro de 2023 (relembre aqui), o Bixiga 70 retornou ao Rio de Janeiro com nova formação e apresentou ao público carioca o seu novo trabalho, “Vapor”, já disponível nas plataformas de streaming. Quando a banda subiu ao palco, o público ainda estava chegando ao Circo e foi se encorpando ao longo da apresentação, mas já havia uma plateia expressiva que mostrou animação do início ao fim.
Atualmente composta por Cristiano Sacebllo, Cuca Ferreira, Douglas Antunes, Daniel Nogueira, Daniel Verano, Marcelo Dworecki e os novos integrantes – o tecladista Pedro Regada, a baterista Simone Sou e as percussionistas Valentina Facury e Amanda Teles – a banda apresentou o novo álbum, marcado pela sua potência sonora característica. Do repertório, com músicas vibrantes de pegada carnavalesca e irresistivelmente dançantes, merecem destaque as hipnóticas “Malungu” e “Na quarta-feira”, que eclodem em energia, envolvem o corpo e convidam o público a entrar na viagem a vapor do Bixiga 70.
BNegão & Seletores de Frequência Sintonizados!
Quando BNegão & Seletores de Frequência subiram ao palco do Circo, a galera já estava pilhada e no ponto para o prometido baile groove de encerramento da turnê de 10 anos de “Sintoniza Lá”. O álbum de 2012 é um primor do groove nacional, com um inconfundível sotaque sonoro-carioca. E, como apontou o anfitrião DJ Lencinho ao anunciar a entrada do grupo, BNegão & Seletores de Frequência fazem parte da história do Circo Voador. Estava montada a panela de pressão para fazer explodir o público já em ebulição. Promessa cumprida com sucesso!
Foi bonito ver e sentir a energia que tomou conta da Lona! O público celebrou, dançou, cantou, se expressou e abriu grandes rodas regidas pela indefectível habilidade de BNegão. As mulheres tiveram ainda um momento especial, quando ele pediu que elas tivessem uma roda especial, só delas. Pra se jogar e se entregar sem medos ou riscos: homens de fora!
Além das músicas do álbum aniversariante, como “O Mundo (Panela de Pressão)”, “Reação (Panela II), “Alteração (Éa)” e a deliciosa “Essa é pra tocar no baile”, o show apresentou também outras preciosidades, como “Prioridades”, a sempre atual “A verdadeira dança do Patinho” e a imperdível “(Funk) Até o Caroço”, todas do “Enxugando Gelo”, álbum de 2003.
E, como não poderia deixar de ser, BNegão usou o microfone para manifestar apoio e defender a liberdade para a Palestina, criticando o genocídio promovido por Israel e sua guerra de extermínio. O público aplaudiu e endossou a fala. Momentos como esse, quando o artista expõe seu ponto de vista e traz o público para pensar e se posicionar também sobre pautas importantes, são fundamentais para a construção de uma sociedade mais crítica e de uma juventude mais consciente. Tanto BNegão, sempre muito ativo e crítico de questões sociais, quanto o Circo Voador, espaço mais democrático do Rio de Janeiro para grandes shows, promovendo arte e cultura como expressões políticas, merecem destaque pelo comprometimento e posicionamento político. E o baile seguiu com todo gás. – Kesley Meneses.
Kesley Meneses é sergipana, feminista, pedagoga atuante na educação pública, defensora da democracia e amante de música.
Uma resposta