BILL SIENKWICKZ – Dos quadrinhos a capas de álbuns musicais, um artista inquieto!

Artista inquieto e prolífico, dono de um traço e técnica que o qualifica como um dos maiores bill_sienkiewicz_Destaque_na_CCXP_2020ilustradores da história, Bill Sienkvickz é uma das atrações da CCXP Worlds, que começa dia 04 de dezembro. Com uma arte marcante, Bill trabalhou com Frank Miller e Alan Moore, ilustrou biografia de Jimi Hendrix, fez capas para álbuns de rap, folk, de Ronnie James Dio e ilustrações para shows de Roger Waters.

BILL SIENKWICKZ
Dos quadrinhos a capas de álbuns musicais, um artista inquieto!

TEXTO: Jorginho
IMAGENS: Divulgação

Enquanto a CCXP 2020 não chega, as novidades do evento seguem sendo divulgadas pela a produção, a mais recente é a Mônica 50 Anosconfirmação dos astros Lana Parrilla e Sean Maguire da série “Once Upon a Time”, que estarão em um painel no Thunder Arena, Lana Parrilla esteve na edição de 2019, mas será a primeira vez de Sean Maguire. Outra novidade divulgada pela produção é o pôster oficial do evento deste ano que faz uma homenagem aos 50 anos da primeira edição da Turma da Mônica. Neles estão reunidos personagens da turma mais amada do Brasil, com desenhos de artistas consagrados no cenário nacional e internacional. Artistas que passaram recentemente pelo projeto Graphics MSP, como Bianca Pinheiro, Roger Cruz, Vitor Caffagi, e muitas outras feras que fazem do pôster (foto), um verdadeiro item para colecionador. A primeira publicação da Turma da Mônica ocorreu pela Editora Abril em 1970. Desde então, foi publicada em diversos países, e dificilmente você encontrará alguém no Brasil que não conheça a menina de vestidinho vermelho e coelho azul. Recentemente, Maurício de Souza, criador da personagem, completou 85 anos de vida. Justa homenagem, e aqui nós também prestamos a nossa ao Maurício e toda a turminha. 

A Rock Press está acompanhando e na expectativa pela CCXP. Para saber mais dos convidados e da programação, é só ficar atento: https://portalrockpress.com.br/ccxp_worlds2020 

BILL_SIENKWICKZ_Trabalhando

Bill Sienkwickz...

Super_Powers_n10_Editora_Abril_BrasilA cidade era Alvorada, uma das tantas que fazem parte da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Era o mês de agosto. O ano, 1988. O Grêmio havia se tornado tetracampeão gaúcho, o inverno era rigoroso. Nas lojas, os aparelhos de som tocavam a todo volume “Faroeste Caboclo”, da Legião Urbana. Sim, caro leitor, um cenário muito diferente do que temos agora, em que a trilha sonora musical das lojas causa dor de ouvidos em qualquer roqueiro que se preze. Eu tinha onze anos e cursava a então chamada 5°série na Escola Estadual Salgado Filho, era longe de casa e, por causa do frio, ganhava dinheiro para ir e vir de ônibus, o que raramente eu fazia. Preferia economizar e ir até à banca de revistas do Bento (que continua firme e forte, abraços Bento) para abastecer minha coleção de quadrinhos. Lembro de chegar lá quase ao meio-dia e me deparar com uma das capas mais lindas que, até então, não tinha visto: Super Powers n°10 (capa), da Editora Abril, uma edição dedicada ao Batman. A capa lindamente pintada com toques de expressionismo celebrava o meu primeiro contato com a arte de Bill Sienkwickz. Comprei a edição, e ela se tornou, durante anos, um dos itens mais valiosos da minha coleção. Depois desse evento, tudo o que eu via que levava a assinatura dele, tinha por obrigação comprar, pelo menos quando eu podia.
 
Bill Sienkwickz nasceu no dia 3 de maio de 1958, vinte anos e um dia antes da escritora Patrícia Maciel (minha amada esposa), portanto, Moby_Dick_de_Herman_Melvill_por_Bill_Sienkwickztaurino, e trinta anos e três meses antes de eu adquirir Super Powers n°10. Ele nasceu na cidade de Blakely, Estado da Pensilvânia/EUA, mesmo Estado que marcou a derrocada de Donald Trump esta semana, direcionando a vitória para Joe Biden. O ilustrador traz a arte em seu DNA, pois é descendente do escritor Henryk Sienkiewickz que foi vencedor do prêmio Nobel, em 1905, e escreveu a obra “Quo Vadis”. Bill foi estudar artes na Newark School of Fine and Industrial Art, em Nova Jersey. Mandou seu portfólio aos 19 anos para a DC Comics. O então diretor de arte, Vince Coletta, viu a qualidade do jovem artista. Não podendo contratá-lo no momento, indicou o jovem à lenda viva Neal Adams, que o levou para a Marvel.
 
Novos_Mutantes_Bill_SienkwickzNa Marvel, Bill estreou com o herói urbano “Cavaleiro da Lua”, passou pelo Quarteto Fantástico e chegou aos Novos Mutantes (para este que está escrevendo, o melhor material feito naqueles anos na Marvel, sem sombra de dúvidas, foi o dele em Novos Mutantes). O personagem Legião, filho de Charles Xavier, que ganhou série para a TV em 2015, foi criação de Bill. Ele trabalhou com os maiores roteiristas do seu tempo: Frank Miller, em Elektra Assassina; Allan Moore, em Brought To light; Chris Claremont, em Os Novos Mutantes. O ilustrador adaptou lindamente para os quadrinhos a obra de Herman Melville, a clássica Moby Dick (foto acima), e trabalhou com Neil Gaiman em “Sandman: Endless Night”, trabalho esse que lhe garantiu, em 2004, o seu primeiro prêmio Eisner de melhor artista. Em 2019, recebeu o seu segundo Eisner, desta vez por Melhor Coleção/Arquivo de quadrinhos com “Mutants and Moon Knights...and assassins”.

BILL_SIENKWICKZ_na_música

Na Música...

Bill Sienkwickz tem um trabalho muito forte ligado à música, tendo ilustrado a biografia em quadrinhos de Jimi Hendrix escrita por Roger_Walters_by_Bill_SienkwickzMartin Green, chamada “Voodoo Child: The illustrated Legend of Jimi Hendrix” (foto); e arte de capas para os álbuns “The Very Best of Dio”, de Ronnie James Dio (2000), “Charity of Night”, do cantor canadense Bruce Cockburn (1997), “Bobby Digital in Stereo”, da rapper RZA (1998), “Business as usual” do duo de Rappers EPMD (1990), “Man on the moon”, do também rapper Kid Cuti (2009). Outro destaque ocorreu, em 2006, quando junto com Neal Adams criou artes para serem apresentadas durante a execução da música “Leaving Beirut”, durante a tour “The Dark Side The Moon” de Roger Waters (arte).

Sienkvickz será uma das atrações da CCXP Worlds que começa dia 4 de dezembro. Queria eu, se não estivéssemos em tempos de pandemia, e se o evento fosse presencial, ter a oportunidade de pedir um autógrafo na minha Super Powers, numa edição de O Sombra (edição americana) ou de Os Novos Mutantes (edição americana). Mas, na verdade, já não possuo nenhuma delas, o tempo as levou. Como levou alguns anos de minha vida, como levou alguns amigos e parentes embora. Só não levou e nem levará aquele momento especial, naquela banca, naquela cidade, o momento em que descobri a arte de Bill Sienkvickz. - Jorginho
 
JORGINHO escreveu esse texto ao som de Leaving Beirut, presente no álbum To Kill the child/Leaving Beirut de 2004. O mesmo é filósofo, educador social, agitador cultural, administrador do ColetiveArts (grupo de artistas e escritores de Porto Alegre/RS), acadêmico de pedagogia, torcedor do Grêmio, mas não gosta de futebol, gosta é do Grêmio. Trabalha como ilustrador, criador de conteúdo e tudo que seja relacionado ao desenho, incluindo participações em exposições nacionais e internacionais na área de cartuns, quadrinhos, charges e desenho em geral. Já ilustrou inúmeros livros infantis, também foi autor pela plataforma Elefante Letrado. Trabalha com oficinas de desenho, ilustrações e fanzines. Também é produtor e apresentador do Programa Psycho Killer na Rádio Rota 220 (OUÇA AQUI).
CONTATO:
Instagramhttps://www.instagram.com/jorge.l.pereira2/
Facebook: https://www.facebook.com/JorgeLuisCardosoPereira/

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA

Portal Rock Press