AUXÍLIO EMERGENCIAL: Produzido na Fanzinoteca IFF Macaé/RJ fanzine traz informações sobre auxílio emergencial

“Auxílio Emergencial - Que direito é esse?” é uma cartilha ao melhor estilo de fanzine desenvolvidaFanzineoteca_IFF_Macaé pela equipe da Fanzinoteca, assistentes sociais e estudantes do IFF (Instituto Federal Fluminense), Campus Macaé/RJ. O principal objetivo é tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial. A Fanzinoteca ainda promove oficinas de fanzines, palestras e a publicação de zines como o PEIBÊ#7, Traços de Memória#3 e o Doc. "Faça em casa e ganhe as ruas!”.

AUXÍLIO EMERGENCIAL:
Produzido na Fanzinoteca IFF Macaé/RJ fanzine traz informações sobre auxílio emergencial

TEXTO:
Larissa Oliveira e Michael Meneses
IMAGENS:
Fanzinoteca IFF Macaé/Divulgação

Zines_na_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJ

Em funcionamento desde 2017 no IFF - Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ (instituição educacional pública da rede federal técnica-Predio_da_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJprofissionalizante), a Fanzinoteca IFF Macaé (foto) é uma das únicas do Brasil e possui cerca de 3000 exemplares de fanzines e publicações independentes, abrangendo todos os segmentos editoriais, como HQ, poesia, música, causas sociais e cultura em geral. O acervo da fanzinoteca inclui produções dos próprios alunos da instituição, e de doações vindas de todo o Brasil, que são catalogadas por ordem alfabética e por gênero editorial. Ao longo desses três anos de atividades, a zinoteca recebeu aproximadamente 3000 mil visitantes que interagiramVaral_de_Fanzines_na_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJ em oficinas, debates, rodas de leitura e palestras. Contudo, por conta do Coronavírus, no momento a fanzinoteca encontra-se fechada, mas tão logo a quarentena termine, a mesma estará aberta para visitação e consulta pública de todo seu acervo literário.

  Preservando a história dos fanzines no Brasil!  

A preservação de fanzines e publicações undergrounds é algo de extrema importância para história literária independente. Logo, se você edita ou colabora com fanzines, coleciona, faz pesquisa sobre e possui zines repetidos, sejam eles, novos ou raros, e pensa em doar sua coleção, saiba que a Fanzinoteca IFF Macaé recebe doações de zines do Brasil e do mundo e faz intercâmbios com fanzineiros enviando zines editados pelos alunos do Instituto.

A arte dos Zines em prol do entendimento e questionamentos do Auxílio Emergencial

Com o coronavírus, o governo federal criou um Auxílio Emergencial que visa ajudar trabalhadores autônomos. Junto com essa ação, muitas dúvidas sugiram na população. Foi aí que a Fanzinoteca IFF Macaé teve a iniciativa de produzir um fanzine para ajudar com essas dúvidas.

Auxílio_Emergencial_Que_direito_é_esse_ZINE“AUXÍLIO EMERGENCIAL - QUE DIREITO É ESSE?” – Publicada recentemente em formato PDF, a cartilha-zine vem sendo uma referência de informação em meio à quarentena por conta da pandemia do coronavírus; e retrata a Lei 13.982/2020, que garante um auxílio financeiro de R$ 600 ou R$ 1.200 a trabalhadores sem vínculo empregatício. A publicação explana as condições específicas para garantir esse direito, destacando mais detalhes para aqueles que possuem o bolsa-família. As assistentes sociais do IFF que contribuíram para o projeto deixam contatos via telefone e e-mail para quaisquer dúvidas. A iniciativa ainda traz ilustrações Beralto_da_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJcoloridas tanto com teor crítico quanto criativo, remetendo à ideia de um zine.

Com coordenação do fanzineiro e professor Alberto de Souza “Beralto” (foto), Ubirajara Santiago e Andrea Barbosa, ambos docentes da IFF Macaé/RJ, o projeto foi ilustrado pelos estudantes por Ana Erasmi, Keven Rocha, Mestre dos Magos (Gabriel Mira) e Pedro Gabriel Lopes e com textos produzidos pelas assistentes sociais Débora Spotorno e Jéssica Oliveira Monteiro. O planejamento visual também foi assinado pelo Beralto. 
 

E a Lei já trouxe os benefícios esperados para a população brasileira?

Apesar da obrigatoriedade, o governo tem atrasado o pagamento de muitos que se inscreveram através do aplicativo e isso põe em questão o quanto ele está fazendo pela população, que sem renda, passa fome e não tem acesso a coisas básicas. Se dependesse do presidente do Brasil, esta ajuda nem existiria, pois, o mesmo propõe o fim da quarentena em nome da economia. Há quem acredite que o auxílio partiu diretamente do “bondoso” presidente; mas ele não está preocupado nem com a saúde, nem com a pobreza da população. Se estivesse, suas atitudes se assemelhariam a de outros líderes que foram firmes e solidários em relação às questões sociais pertinentes à quarentena. Enquanto ficamos dentro de nossas casas atualizando o aplicativo do auxílio emergencial para ver se nossa situação “em análise” sai desse status, é importante nos informamos através de fontes como a cartilha-zine, a fim de termos consciência sobre a efetividade dos nossos direitos. Para acessar a publicação “Auxílio Emergencial - Que direito é esse?” CLICK AQUI! 

OUTRAS PRODUÇÕES:
Zines PEIBÊ#7, Traços de Memória#3 e o Documentário "Faça em casa e ganhe as ruas!”

Acervo_de_zines_da_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJ

Zine_Peibe_N_7Entre as diversas atividades da Fanzinoteca IFF Macaé, estão alguns fanzines de âmbito nacional. Entre os quais os recém lançados PEIBÊ#7, Traços de Memória#3, que estão com edições online por conta da pandemia do COVID-19. O momento ainda sugeriu o documentário "Faça em casa e ganhe as ruas!".  Conheça um pouco dessas publicações e iniciativas.

PEIBÊ#7 – O zine se realiza a partir de uma convocatória aos interessados em participar da publicação. Seu conteúdo é uma seleção de quadrinhos de autoria de artistas de vários pontos do Brasil e a mais recente edição (7), saiu unicamente em versão virtual, e está disponível para download AQUI! Participam dessa edição do PEIBÊ, os zineiros Beralto - Alberto Souza, Catia Ana, Cervo, Ciberpajé - Edgar Franco, David Beat, Edson Baptista, Elidiomar Silva, Fabio Barbosa da Silva, Gazy Andraus, Jackeline Silva, Josi Om, Karoll Castro, Keven Rocha, Luci Boa Nova Coelho, Mestre dos Magros, Danielle Barros, Sandro Leonardo, Sara Gaspar, Thina Curtis e Ubirajara Santiago. A revisão ficou a cargo da jornalista Valdênia Lins e o projeto foi coordenado por Andrea Barbosa, Beralto e Ubirajara Santiago.

"FAÇA EM CASA E GANHE AS RUAS!" - Outra novidade, e ainda aderindo à campanha #FiqueEmCasa, e produzido pelo coletivo da fanzinoteca, foi o documentário "Faça em casa e ganhe as ruas!". A iniciativa reuniu autores que contribuíram nas publicações, em especial o PEIBÊ. O doc narra a trajetória dos zines nas vidas dos autores dessa edição do zine e reforça a importância do “Faça Você Mesmo” em tempos de isolamento ZINE_Traços_de_Memóriasocial. ASSISTA! 

TRAÇOS DE MEMÓRIA#3 – O momento atual onde as pessoas estão em isolamento social, resgatou uma dádiva nas pessoas que é o ato de narrar, ouvir, assistir e ler. A inspiração para o dom de buscar e transmitir conhecimento por meio de contos, histórias, causos, poesias, lendas e memórias gerais. A essência do fanzine Traços de Memória é reunir iniciativas educacionais e de pesquisa do projeto “Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem”, uma ação do grupo “Em Cada Canto, um Conto”, cuja meta é amenizar a desigualdade que envolve o currículo formal e o ensino da transmissão oral de tradições, visando promover uma socialização de conhecimentos culturais no Ensino Médio Integrado e do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional). Nesta terceira edição, o zine traz ilustrações e histórias vivenciadas no ambiente familiar. Tudo desenvolvido por alunos bolsistas do projeto. A publicação é uma parceria da fanzinoteca no site da Editora Marca de Fantasia. CONHEÇA AQUI! 

Acervo_da_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJ

#Recomendamos...
Já_fez_seu_fanzine_hoje_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJA Rock Press acompanha a arte dos fanzines desde sempre, e reconhece a importância não apenas da Fanzinoteca, mas também por todo trabalho desenvolvidos com os alunos naquela unidade do Instituto Federal Fluminense. Logo, recomendamos: faça zines, leia zines e doem zines ao Fanzinoteca IFF Macaé, pois em tempos atuais, lutar pela arte dos fanzines é um ato artístico de resistência. - Larissa Oliveira e Michael Meneses.

Para maiores informações sobre o projeto e doações de fanzines para a Fanzinoteca IFF Macaé entre em contato:

Doações_para_a_Fanzineoteca_IFF_Macaé_RJA/C: Alberto Carlos P. Souza
CAIXA POSTAL: 109766
Rio das Ostras – RJ - Brasil
CEP: 28893970


Email: projetoifanzine@gmail.com
Facebook: facebook.com/iffanzine/
Instagram: instagram.com/projetoiffanzine/
Blog: iffanzine.blogspot.com.br/

 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/