Em atividade desde 2019 a banda Apnea se revela como mais um nome importante da cena rock em Santos/SP. Tendo como baterista o Boka do Ratos de Porão, a banda fará seu primeiro show no Rio de Janeiro neste sábado (05/10), com dividindo palco com Lucifer (Alemanha) e a NoSunnyDayz (RJ). Entrevistamos o Boka na coluna 1, 2, 3, 4… da Rock Press!
ENTREVISTA/TEXTO: Michael Meneses!
FOTOS: Fabiano Pereira/Divulgação
Vulcano, Garage Fuzz, Recordando o Vale das Maçãs, Harry, Charlie Brown Jr., Surra, Ovec, Safari Hamburguers, Shadowside,Bayside Kings, Sociedade Armada, White Frogs… Uma lista de relevantes nomes do rock brasileiro, cada um no seu estilo, mas você sabe o que essas bandas têm em comum? Todas são oriundas da rica cena rock da cidade de Santos/SP.
Ao longo de décadas, Santos revelou excelentes bandas e músicos. A lista poderia ser maior e ainda tem espaço para outros dois importantes nomes, o Psychic Possessor e a I Shot Cyrus, e sabe o que essas duas últimas tem em comum? Ambas tiveram como baterista o músico Mauricio Boka, que desde 1991 toca no Ratos de Porão (SP). A novidade é que o Boka também deu cria a mais uma grata supressa do rock santista e que atende por Apnea.
Formada no ano de 2019 por iniciativa de Marcus Vinicius (vocal e guitarra, e ex-Safari Hamburguers e ex-Bayside Kings) e Mauricio Boka (bateria), em seguida entraram para o time, os músicos Gabriel Imakawa (baixo e banda Jerseys) e Nando Zambeli (guitarra e ex-Garage Fuzz). E, com essa seleção de craques do rock santista, o som ganhou identidade e com influências de post grunge, stoner, metal e rock setentista.
A discografia do Apnea, teve início com o EP “Salt Water” de 2021 no Electro Sound Studio de Santos (administrado por Marcão Britto, ex-Charlie Brown Jr) e que contou com produção, mixagem e masterização assinada por André Freitas.
Em setembro de 2022, veio o álbum, “Sea Sound” (capa ao lado), novamente gravado no Electro Sound Studio, com André Freitas na produção e Fernando Sanches assume a mixagem e masterização. O disco apareceu em listas dos melhores de 2022, incluindo a minha seleção para o site Rock On Board (leia).
O lançamento mais recente do Apnea é o EP “Beyond City Limits” (2024), dessa vez com o toque feminino de Muriel Curi assinando a produção e mixagem, enquanto Fernando Sanchez seguiu masterizado.
Além do Apnea, e logicamente do Ratos de Porão, Boka segue firme e forte com seus trabalhos com a Pecúlio Records, selo referência do rock independente brasileiro. Conversamos com o músico na coluna 1, 2, 3, 4… do Rock Press.
1 – MICHAEL MENESES / ROCK PRESS: O Apnea possui um som bem diferente para quem se acostumou ouvir você tocando com Ratos de Porão e indo mais longe, no Psychic Possessor, como surgiu a ideia da banda e como foi a reação do público com o som?
Boka / Apnea: Sim! Obviamente o Apnea soa muito diferente de tudo que eu já fiz em mais de 3 décadas tocando batera. Todas as bandas que toquei anteriormente tinham um som veloz e realmente queria experimentar outra coisa. O meu gosto musical tem muito de hard rock, metal, grunge, etc. Ao encontrar amigos que estavam querendo fazer o mesmo som, colocamos em andamento a ideia de fazer a banda e fomos aos poucos criando uma linguagem e uma identidade musical. Acho que a resposta do público e da mídia especializada tem sido muito boa. Sempre sentimos retorno positivo e surpresa de quem conhece ou ouve o som pela primeira vez.
2 – ROCK PRESS: Os lançamentos da banda possuem belas artes psicodélicas. Por que optaram por essa estética?
Boka: A gente procura passar momentos e imagens relacionadas ao mar, pois eu o Nando somos surfistas e vivemos numa cidade de praia e muito da estética da banda está relacionada a isso e consideramos que o som tem momentos “viagem”, especificamente a arte do álbum “Sea Sound” foi idealizada por mim e o artista Daniel Toledo, que captou de maneira brilhante o que é nosso primeiro full-length.
3 – ROCK PRESS: Vocês vão tocar pela primeira vez no Rio de janeiro, dividindo palco com Lucifer e com a NoSunnyDayz. Como andam os shows da banda e como você está administrando a agenda de shows, R.D.P, Apnea…?
Boka: Temos feito bastante coisa na medida do possível, porém a agenda do Apnea está subordinada à agenda do Ratos de Porão e ao trabalho dos outros integrantes da banda. Eu sou suspeito para falar do Rio de Janeiro. Um dos públicos mais legais pra R.D.P., tenho inúmeras amizades maravilhosas e toco no Rio de Janeiro desde a época do Psychic Possessor. Muita expectativa para esse primeiro show com Apnea.
4 – ROCK PRESS: Mudando de assunto, quais as novidades da Pecúlio? E como você vê o mercado de discos (CD, DVD, Vinil, K7…) no Brasil?
Boka: Acho que hoje está meio que estabelecido que apesar da relação das pessoas com a maneira de ouvir música tenha mudado substancialmente, ainda temos espaço para quem gosta de LPs e CDs. Para ter uma ideia o álbum de estreia do Apnea praticamente esgotou uma prensagem de 500 cópias e o primeiro 7′ de 300. Acredito que seja um número bastante relevante para uma banda nova. No momento eu estou trabalhando para relançar parte do catálogo do Ratos de Porão que saiu anteriormente pelo selo. Fizemos o “Ao Vivo No CBGB” e o “Just Another Crime” em CD digipack e licenciamos o “Guerra Civil Canibal” para ter um lançamento em 12′ pela primeiro vez.
5 – ROCK PRESS: Deixe uma mensagem final aos leitores da Rock Press…
Boka: Agradecer o apoio, espero ver vocês no show! Sem público não existe banda! Também agradeço o apoio de sempre de vocês da Rock Press, veículo que acompanho desde sua formação nos 90. Vida longa!
Apnea – Show no Rio de Janeiro!
Tocando pelo circuito independente brasileiro, o Apnea se apresenta no Rio de Janeiro no dia 5 de outubro no Agyto (Lapa). A banda dividi palco com os alemães Lucifer, banda de heavy/doom em tour pela América latina, no Brasil, além do Rio, shows em São Paulo/SP (06/10) e em Belo Horizonte/MG (08/10).
No Rio, a banda carioca NoSunnyDayz faz o show de abertura, e apresentará seu novo single “Take My Money” (ouça), já ouvimos e confirmamos, a NoSunnyDayz é o elo perfeito do rock setentista com os dias atuais (leia entrevista).
A iniciativa da turnê do Lucifer no Brasil é da Xaninho Discos, veja o serviço abaixo e prestigiem! #Recomendamos! – Michael Meneses!
APNEA – CONTATOS:
E-MAIL: apnea.banda@gmail.com
LINKTREE: https://linktr.ee/apneaband
SPOTIFY: www.open.spotify.com/apnea
YOUTUBE: www.youtube.com/@Apneamusic
BANDCAMP: https://apnearock.bandcamp.com/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/apneaband/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/apneabandrock
CONTATO – PECÚLIO RECORDS
SITE: https://www.peculiodiscos.com.br/
Lucifer + Apnea + NoSunnyDayz
Rio de Janeiro
SERVIÇO:
LOCAL: Agyto – Av. Mem de Sá, 66 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
DATA: 5 de outubro, a partir das 17h.
INGRESSOS: No site Bilheto (aqui) e na bilheteria da Agyto
PRODUÇÃO: Xaninho Discos
CLASIFICAÇÃO: +18
Lucifer – “Satanic Panic
Latin America Tour 2024”
03 de outubro – Buenos Aires/ARG
04 de outubro – Santiago – Chile
05 de outubro – Rio de Janeiro/RJ – Agyto
06 de outubro – São Paulo/SP – Fabrique Club
08 de outubro – Belo Horizonte/MG – Caverna Rock Pub
10 de outubro – Colômbia – Bogota
12 de outubro – Monterrey – Mexico
13 de outubro – Cidade do Mexico – Mexico
14 de outubro – São Jose – Costa Rica
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini e em julho de 2024, realizou a quarta edição do Parayba Rock Fest.
Uma resposta