ANTONIO BIVAR: O Começo, O Meio e O Fim!

A literatura, a música, as artes cênicas, e a cultura brasileira em geral se despediram, no último dia 5 de julho, do Antonio_Bivar_foto_facebookativista Antonio Bivar. Não sabe quem foi o Bivar?! Larry Antha o apresenta às novas gerações do rock, e relembra sua trajetória aos sem memória, na matéria que segue!

 ANTONIO BIVAR:
O Começo, O Meio e O Fim!

TEXTO:
Larry Antha
FOTOS: 
Antonio Bivar (Redes Sociais)
Michael Meneses (Capas do Livro O que é Punk? e do CD "O Começo do Fim do Mundo).

 

O_que_é_Punk_Começo_do_Fim_do_Mundo_Antonio_Bivar_FOTO_Michael_Meneses_Rock_Press

O que dizer, num mundo cada vez mais veloz, para pessoas que se dizem punks/rocks, e nem sequer sabem quem foi Antonio Bivar? Parafraseando os versos de Cazuza, Antonio_Bivar_foto_face_divulgaçãoas personas da Nação Rock ficaram “sentadas e tão engraçadas, donas das suas salas”, diante do Facebook, após a sua morte aos 81 anos de idade, no último dia 5 de julho, por COVID-19, se perguntando: “Quem é esse tal de Antonio Bivar que toda hora alguém fala na minha timeline?" Senti vergonha! Não por ser punk, ou simplesmente por fazer parte do que se tornou comum chamar de cultura underground.
 
O fato é que a importância de Antonio Bivar para a música alternativa em nosso país extrapola os limites do punk rock, pois sua contribuição vai muito além da música. O paulistano Antonio Bivar (1939-2020) tem uma obra extensa dentro da literatura e do teatro, além de ter sido um dos curadores do lendário festival punk “O Começo do Fim do Mundo”, o mais importante festival de música punk realizado no Brasil, com ecos em publicações e jornais de todo o mundo, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 1982, no Sesc Pompéia (SP). O Festival colocou no mapa da música bandas como Ratos de Porão, Cólera, Inocentes, Fogo Cruzado, Olho Seco, Lixomania, entre outras. Só por este feito, Antonio Bivar já mereceria seu nome na história do punk rock nacional (assistam ao documentário “Botinada – A origem do punk no Brasil”, pelo amor de Deus!). E, não satisfeito, escreveu a convite da editoria Brasiliense uma espécie de manual punk para a coleção Primeiros Passos, chamado “O que é Punk”.
 
Antonio Bivar chegou verdes_vales_do_fim_do_mundo_Editora_LPMainda a estudar literatura na Inglaterra quando esteve exilado por um ano junto com os tropicalistas Caetano Veloso, Gilberto Gil, e Jorge Mautner, durante os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. É desta época o livro autobiográfico “Verdes Vales do fim do mundo”. Escreveu também os livros, “Longe daqui mesmo” (foto), “Chic-A-Boom”, “Yolanda”, “Jack Kerouac: o rei dos beatniks” (foto) e “Bivar na corte de Bloomsbury”, entre outros.Jack_Kerouac_o_rei_dos_beatniks_Editora_Brasiliense
 
No final da década de 60, Bivar fez parte de uma geração de autores que revolucionaram o teatro brasileiro, introduzindo-lhe humor e ironia em peças com nomes desconcertantes como “Simone de Beauvoir, pare de fumar, siga o exemplo de Gildinha Saraiva e comece a trabalhar”, “Alzira Power”, “Cordélia Brasil” (Prêmio Molière de 1970), e “Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã”, entre outras. Mas, o fato de Antonio Bivar ter partido no momento político, em que nos encontramos, sem um Ministério da Cultura, e com a pasta relegada a uma Secretaria (Especial de Cultura), subordinada ao Ministério do Turismo (sic), é bastante sintomático, uma vez que o legado de sua obra só teve relevância para os veículos de imprensa. Nenhuma menção honrosa dos órgãos especiais já era prevista deste desgoverno, que não disse uma linha sequer com a partida de tantos nomes importantes da cultura como João Gilberto, Moraes Moreira, Tunai, Zé do Caixão, Riachão, entre outros.
 
Enfim, quem é Antonio Bivar para merecer algum tratamento diferente? “Um comunista! Um baderneiro! Um intelectual de esquerda! Um maconheiro envolvido com aqueles punks de São Paulo... ”. Consigo até ouvir os motivos deste governo (desgoverno) em permanecer em silêncio. Só não consigo compreender a apatia e ou insignificância de grande parte dos chamados “roqueiros”, que literalmente cagaram para morte do Antonio Bivar, fora alguns poucos jornalistas e músicos realmente ligados ao movimento que prestaram sua homenagem. E a depressão de mais uma perda nos tornou inertes, diante da apatia da timeline, que infelizmente não bombou nos coments e posts da vida virtual.
 
Lembro até de um amigo próximo comentar: “Tem que ser um punk muito bunda suja, para não saber quem foi Antonio Bivar”. Quem morreu? Posso até ouvir daqui de minha humilde sala em Guaratiba/RJ (a minha Macondo). Sábio mesmo era o Antonio Bivar que começou prevendo o nosso fim. Eu só não sei se este fim ainda está no começo. Oremos! - Larry Antha.

 

LARRY ANTHA - Foi vocalista da banda Sex Noise nos anos 90, lançando, entre demos e participações, dois CDs; a coletânea ‘Paredão’, pela EMI-Odeon, e o CD ‘Uno Palmo d’Lacraya’ pela Tamborete/DeckDisc. Em 2011, lançou pela Editora Multifoco seu primeiro livro: ‘Memórias não póstumas de um punk’. A partir de 2012, publicou, um livro a cada dois anos. Nesse meio tempo participou do projeto 100Tauro 100Tado que lançou álbum pela Caravela/Warner. Voltou à cena com a banda LoveJoy que deu origem à BlastFemme e à Katina Surf, sua nova banda. No final de 2018, recebieu dois prêmios literários do Ministério da Cultura sobre o Bicentenário de Independência do Brasil, com os textos inéditos “Elucubrações Vazias” e “O Ladrão e o Jurista”. Enquanto isso, a Katina Surf, lançou os singles “Gangue da Mostarda”, “Livre pra encontrar uma nova ilusão”, e “Pá pá pá (do vazio)”. Larry Antha apresenta toda sexta-feira às 17h, o programa Novo Velho Punk, pela Cabare Radio. Leia os outros textos da coluna INJECTING DRUG POR LARRY ANTHA AQUI!
Contatos LARRY ANTHA:
Programa O Novo Velho Punk: 
https://cabareradio.com.br/
Tropical Music Drops: https://www.youtube.com/channel/UCGPjFw5uJTcQkkmLthMmF7Q
BANDA KATINA SURF:
Bandcamp:
 https://katinasurf.bandcamp.com/
Soundcloud: https://soundcloud.com/katinasurf
Facebook: https://www.facebook.com/katinaSurf/
Instagram: https://www.instagram.com/katinasurf/?igshid=594owrd5bg4
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCGSQGlknQvFz3uDQYJWzZKw
Livros de autoria de Larry Antha, COMPRE AQUI!

 

CONTATO ROCK PRESS: 

Envie news e sugestões de pautas da sua banda, selo, fanzine, HQ, gravadora, editora, livro, distro, arte, produtora de show e evento, cinema, cultura alternativa e Underground em geral. A/C: MICHAEL MENESES - michaelmeneses@portalrockpress.com.br 
 

Envio material físico das suas bandas, zine, livro, filme e demais produções para:

PORTAL ROCK PRESS:
CAIXA POSTAL: 30443
Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 21351 - 970

TWITTER:
 https://twitter.com/portalrockpress
FACEBOOK: https://www.facebook.com/portalrockpress
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/portalrockpress/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy_FOYj2Zxh7beQacpLhPnA

Portal Rock Press