Comemorando três décadas, o Abril Pro Rock começa neste sábado (13/05) com shows do Incantation, Dorsal Atlântica, Crypta, Mukeka Di Rato, Torture Squad, Imflawed, Karnficyna, Open The Coffin, Obskure, The Damnnation e The Troops Of Doom, e no domingo (14/05), com Edu Falashi, Gangrena Gasosa, Frygia, Surt, Corja, Hatefulmurder, Inherence, Hellish War e Wizards. As apresentações acontecem no Clube Português do Recife, a partir das 17h30. Ingressos estão à venda.
TEXTO: Michael Meneses
FOTOS: Fabiano Soares, Jessica Marinho, Marcelo Pereira, Marcos Hermes,
Michael Meneses, Rennan Facciolo, Valter Junior e Divulgação.
Completar 30 anos escrevendo a história do rock no Brasil é algo para poucos. Raras são as iniciativas culturais, shows, lojas, bandas que passam dos 10 anos. Poucos são os festivais que segue acontecendo anualmente e chegam à sua 30ª edição, e o Abril Pro Rock (APR), em Recife/PE, é um desses eventos.
Ao longo dos anos, o festival, que vem sendo realizado desde 1993, abriu portas para as bandas pernambucanas, impulsionou o movimento Manguebeat, assim como as demais bandas do nordeste, e colocou Recife na rota dos shows nacionais e internacionais.
Nesses 30 anos de festival, que aliás, a Rock Press esteve presente em várias edições, o evento só não aconteceu durante a pandemia. Nos demais, deu visibilidade para a cena rock pernambucana e do Nordeste, entre os quais, Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Jorge Cabeleira, Eddie, Comadre Florzinha, Devotos, Sheik Tosado, Otto, Mombojó, Cordel do Fogo Encantado, Volver, Johnny Hooker, Lia de Itamaracá, Pinto & Rouxinol, Dona Selma do Côco, Caju e Castanha, Azulão e Jacinto Silva.
Entre os nomes internacionais, passaram por lá Motörhead (EUA), Moonspell (Portugal), Marky Ramone (EUA), Placebo (Inglaterra), The Charlatans (Inglaterra), Exodus (EUA), Destruction (Alemanha), Jon Spencer Blues Explosion (EUA), Asian Dub Foundation (Inglaterra), Stephen Malkmus (EUA), Attaque 77 (Argentina), Nuclear Assault (EUA), The Mission (Inglaterra), Lee Perry (Jamaica), e Pussy Riot (Rússia). E muita gente do rock nacional esteve no festival. A lista inclui Pitty, Los Hermanos, Sepultura, Nervosa, Tom Zé, Paralamas do Sucesso, O Rappa, Os Mutantes, The Mist, Ratos de Porão.
AS ATRAÇÕES DE 2023
Para a edição de 2023, o festival terá bandas representando sete estados brasileiros: São Paulo, com sete atrações, Pernambuco (cinco), Rio de Janeiro (três), Ceará (duas), Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo, com uma banda cada, além dos americanos do Incantation como atração internacional. Contribuindo com o sempre atrativo turismo em Pernambuco. Se liga no cast do festival.
SÁBADO (13/05) – 17H30
IMFLAWED – Com a missão de ser a primeira banda do festival, o power-trio formado em 2017 é cria da sempre inspiradora cena heavy de Recife. Em seu som a banda mistura Groove/Thrash Metal. Sua formação conta com Tuca (vocal e guitarra), Alisson (baixo) e Paulo (bateria). O primeiro EP saiu em 2019, intitulado de “Beggin Of Chaos”, durante a pandemia lançaram “Live At Hellcife” e recentemente veio o álbum “The Dark Ages”. (Conheça AQUI).
TORTURE SQUAD (SP) – Um desses nomes do metal nacional que dispensa muitos comentários. Afina,l essa veterana banda formada em 1990 tem bagagem de sobra para realizar uma apresentação dessas que chamamos de arrasa quarteirão. Recentemente a banda tocou no Friburgo Rock Fest (RJ) e quem esteve lá confirma o que estamos falando. Siga: @torture_squad
THE TROOPS OF DOOM (MG) – Uma banda nova que já nasceu grande. Assim podemos apresentar o The Troops of Doom, por Alex Kafer (vocal e baixo), Jairo “Tormentor” Guedz e Marcelo Vasco (guitarras) e Alexandre Oliveira (bateria), todos veteranos do metal nacional. “Antichrist Reborn” (2022) é o disco de estreia, lançado pela Alma Mater Records, gravadora comandada por Fernando Ribeiro, do Moonspell em versões em CD digipack e Fita K7 e em breve em vinil. Antes, a banda havia lançado os Eps “The Rise of Heresy” (2020) e “The Absence of Light” (2021). Certeza de um show memorável no Abril Pro Rock. CONHEÇA!
KARNFICYNA (PE) – O nordeste brasileiro sempre revelou bons nomes para música extrema, e esse é o caso da banda de deathcore, Karnficyna que está na correria desde 2018. Com um EP e trabalhando em seu primeiro álbum, intitulado de “Inferno, PT.2”, a banda é formada por Victor Vinicius (vocal), Hiláriu Araújo (guitarra), Erikson Cavalcanti (baixo) e Rodrigo Silva (bateria). (Conheça AQUI).
MUKEKA DI RATO (ES) – Uma referência no underground nacional desde a década de 1990, o Mukeka di Rato é um dos maiores nomes do rock capixaba, ao lado do Dead Fish. Certeza de um show insano no Abril Pro Rock 2023. SIGA: @mukekadirato
CRYPTA (SP) – Fundada em 2019, o quarteto formado por Fernanda Lira (vocal e baixo), Luana Dametto (bateria), Jéssica di Falchi e Tainá Bergamaschi (guitarras). O disco de estreia “Echoes of the Soul” (2021) rendeu tour que passou pela América Latina e Europa, com uma apresentação memorável no Rock in Rio 2022. A banda já trabalha em um disco novo. ESCUTE!
THE DAMNNATION (SP) – Outra representante da cena rock feminina nacional no cast do Abril Pro Rock 2023. Formada em 2019, é formada por Renata Petrelli (vocal e guitarra), Aline Dutchi (baixo) e Janaína Melo (bateria). Depois de lançarem o EP “Parasite”, veio o primeiro disco se chama “Way Of Perdition” (2022). (OUÇA).
INCANTATION (EUA) – Estreando no Abril Pro Rock, a lenda do death metal americano, que também segue comemorando seus 30 anos bons serviços prestados a música extrema mundial, será a única atração internacional dessa edição do festival. Falamos do Incantation, formado no ano de 1989 em New Jersey/EUA, sua formação atual conta com John McEntee (vocal e guitarra), Luke Shively (guitarra), Chuck Sherwood (baixo) e Kyle Severn (bateria). Ao longo dos anos lançaram dois álbuns de estúdios, três EP’s e dois discos ao vivo. Em 2020, lançaram o álbum “Sect Of Vile Divinities”. Entre os discos destaque estão “Onward to Golgotha” (1992), CD de estreia, “Mortal Throne of Nazarene” (1994), “Upon the Throne of Apocalypse” (1995) e “Vanquish in Vengeance” (2012). “Coincidentemente, o festival e a banda fazem, cada um, 30 anos de história. Eles (da banda) logo se destacaram por tocar um death metal brutal, com temas sombrios relacionados ao ocultismo. Nesse longo tempo de trajetória, já passaram de mais 15 trabalhos lançados”, lembrou a produção do festival. Além do show em Recife, o Incantation tem shows confirmados Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/RJ, Fortaleza/CE, Vila Velha/ES, Curitiba/PR, Pomerode/SC e São Paulo/SP. (Ouça).
OPEN THE COFFIN (RN) – Importante nome da cena death metal nordestina, essa banda oriunda do estado do Rio Grande do Norte, irá promover o play do “The World is a Casket” lançado em 2022 e que vem sendo bem recebido por crítica e público. SIGA: @openthecoffin
DEVOTOS (PE) – A Devotos é o maior nome do rock pernambucano no cast dessa edição do festival. A banda está comemorando 35 anos de história. Com uma pegada Punk/HC própria, a Devotos é cria do Alto José do Pinho (morro recifense da zona norte de Recife). Sua formação conta com Cannibal (vocal e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Celo (bateria). Em 2022 a banda dividiu palco com o Black Pantera no Rock in Rio e a Rock Press conferiu (leia aqui). SIGA: @devotosoficial.
OBSKURE (CE) – Mais uma banda veterana do metal nordestino no palco dessa edição do Abril Pro Rock. Cria do cena rock de Fortaleza/CE, a Obskure há muito tempo é uma referência do metal no norte/nordeste e porque não do Brasil. SIGA: @obskure
DORSAL ATLÂNTICA (RJ) – Falando em referência, temos a Dorsal Atlântica, que fará seu primeiro show no nordeste deste seu retorno aos palcos em 2021. Aliás, o nordeste é um lar para a banda que sempre foi muito bem recebida por lá, com direito a disco tributo e tudo. “Certo da Vitoria” que será mais um show histórico da Dorsal em Recife. Teve entrevistão com Carlos Lopes e resenhas dos dois primeiros shows da banda na Rock Press, leia AQUI.
DOMINGO (14/05) – 17H30
FRYGIA (PE) – Em atividade desde 2016 fortalecendo a cena heavy de Recife, a Frygia além do foco na apresentação da banda no festival, a em seu primeiro álbum, que terá como título, “Transitions”, além disso a banda já possui dois EP’s, o “Control” (2016), e um homônimo, lançado em 2019. Sua formação conta com Erick Jones (vocal), Marcilio Cabral e Dayvson dos Santos (guitarras), Madjer Lopes (baterista) e Thassio Guilherme (baixista). CONHEÇA!
SURT (PE) – Representantes do rock alternativo e em atividade desde 2018. Em sua formação, Dimitria Lins (vocalista), Matheus Araújo e André Coelho (guitarras), Raone Ferreira (baterista) e Alisson Denis (baixista). Já com um lançaram o EP homônimo, no ano de 2021 a banda lançou o segundo EP intitulado “Inside”, que conta com distribuição do selo Electric Funeral Records. SIGA: @surtmusic
HATEFULMURDER (RJ) – Nome bastante representativo do metal carioca, o Hatefulmurder está sempre presente em shows pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil a fora. No palco, a banda se entrega em uma apresentação cheia de energia. Quem já assistiu sabe do que estou falando. Assistimos eles no Reckoning Fest (leia aqui). SIGA: @hatefulmurder
CORJA (CE) – Mais uma força do metal nordestino no Abril Pro Rock. Cantando em português, o Corja é uma banda cearense acostumada ao palco, tendo feito vários shows pelo Brasil e dividindo palco com Krisiun, Crypta, Nervochaos. Vale mencionar, a vocalista Haru Cage participou da turnê Vera Cruz, do Edu Falaschi, cantando “Face Of The Storm”, que em estúdio foi gravada por Max Cavalera. Como Edu Falaschi toca na mesma noite, apostamos nessa Jam no Abril Pro Rock. CONHEÇA!
GANGRENA GASOSA (RJ) – Pela segunda vez no Abril Pro Rock, a banda tem feito apresentações em vários festivais pelo Brasil, incluindo o Rock in Rio 2022, sendo uma das principais atrações do palco intitulado “Espaço Favela”, na famosa “Noite do Metal”. (Ouça!).
INHERENCE (SP) – Banda da cena do metal extremo de São Paulo em atividade desde 2016. Misturando elementos do Death Metal, HC, Black Metal, Grindcore e Metalcore a banda gera a expectativa de ser um dos shows mais pesados do Abril Pro Rock 2023. CONHEÇA!
EDU FALASHI (SP) – O ex-vocalista e compositor do Angra segue promovendo seu o álbum “Vera Cruz” (2021), que contou participações especiais de Max Cavalera e Elba Ramalho. No momento, segue com a pré-venda do novo trabalho intitulado “Eldorado”, segunda parte da trilogia que narra a história de Jorge e que teve início em “Vera Cruz”. O lançamento está previsto para agosto 2023. Há de se esperar músicas desse novo trabalho no Abril Pro Rock 2023. Site oficial: www.edufalaschi.com.br
HELLISH WAR (SP) – Em atividade desde 1995, o Hellish War é mais um nome veterano do heavy nacional no cast na edição do Abril Pro Rock 2023. Ao vivo a banda já fez turnês europeias, além de shows pelo Brasil. (Escute).
WIZARDS (SP) – Oriunda de São Paulo, a banda também estreia no festival. Formada em 1992 e vista como uma força do heavy metal brasileiro, já lançou sete trabalhos: “Wizards (1992)”, “Sound of Life (1996)”, “Beyond the Sight (1998)”, “The Kingdom (2001)”, “The Kingdom 2 (2005)”, “The Black Knight” (2012) e “Seven” (2022). Sua formação conta com Christian Passos (vocal), Mendel Ben Waisberg (baixo), Leo Mancini (guitarra) e Gabriel Triani (bateria). “É como se o tempo não tivesse passado para a Wizards”, pontua a produção do festival APR. “Estamos muito empolgados com nosso novo álbum e a volta aos palcos com o Wizards juntamente com esse time de peso”, revelou Christian Passos (vocal). (OUÇA).
Abriu Pra Arte…
Visto como um dos símbolos culturais de Pernambuco, o Abril Pro Rock sempre interagiu com a arte local, acreditando na economia criativa, unindo música, artes visuais, design, literatura e audiovisual. Esse ano o festival teve sua identidade visual assinada pelo ilustrador local e guitarrista da Devotos, Neilton Carvalho.
Recomendamos…
Com uma seleção de excelentes bandas entre as atrações da edição 2023, o Abril Pro Rock é uma realização da Astronave Iniciativas Culturais e conta com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Pitú, SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e apoio do SINDJUD-PE (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco) e da Ekaut Cerveja Especiais e dos Associados Festivais Brasileiros Associados e Mar Hotel Conventions. A Rock Press faz questão de mencionar o nome dessas instituições, pois reconhecemos que não se realiza um festival com a grandiosidade do Abril Pro Rock sem o diálogo cultural. Assim, parabenizamos a iniciativa, o apoio de todos e ao publico fica a dica: prestigiem o Festival! #Recomendamos. – Michael Meneses!
Abril Pro Rock 2023 – 30 ANOS – Confira a programação completa – ordem dos shows
SÁBADO (13/05) – 17H30
IMFLAWED (PE)
TORTURE SQUAD (SP)
THE TROOPS OF DOOM (MG)
KARNFICYNA (PE)
MUKEKA DI RATO (ES)
CRYPTA (SP)
THE DAMNNATION (SP)
INCANTATION (EUA)
OPEN THE COFFIN (RN)
DEVOTOS (PE)
OBSKURE (CE)
DORSAL ATLÂNTICA (RJ)
DOMINGO (14/05) – 17H30
FRYGIA (PE)
SURT (PE)
HATEFULMURDER (RJ)
CORJA (CE)
GANGRENA GASOSA (RJ)
INHERENCE (SP)
EDU FALASHI (SP)
HELLISH WAR (SP)
WIZARDS (SP)
SERVIÇO
DATAS: 13 e 14 de maio de 2023 – 15h (abertura da bilheteria); 17h (abertura dos portões) e 17h30 (início dos shows);
LOCAL: Clube Português do Recife (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 172 – Graças, Recife/PE)
INGRESSOS:
Venda Online: www.clubedoingresso.com (em até 6x no Cartão) ou no PIX e Boleto.
13/05 https://www.clubedoingresso.com/evento/abrilprorock30anos-13-05
14/05 https://www.clubedoingresso.com/evento/abrilprorock30anos-14-05
PIX ABRIL PRO ROCK: Use a chave abrilprorockpix@gmail.com, neste caso, é necessário o envio do comprovante de pagamento, documento com foto e dia do evento escolhido para o mesmo e-mail da chave.
PONTOS DE VENDA FISICA:
Atenção: ingressos de combo apenas pelo site.
Blackout Discos: Rua Riachuelo, 189, Boa Vista
Bolacha Discos e Coisas: Rua João Ramos , 50, Loja 14 – Graças
Adidas Shopping Tacaruna: Av. Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro
Adidas Casual Shopping Rio Mar: Av. República do Líbano, 251, Pina
Ficha técnica
Realização: Astronave Iniciativas Culturais
Direção e curadoria: Paulo André Pires
Coordenação e produção executiva: Sonally Pires
Produção executiva: Gabriela Cardoso
Produção e curadoria: Alcides Burn
Mídias sociais: Nata Nachthexen
Coordenador de arena: Martin Sablayrolles
Assistente de produção: Gabriela Albuquerque
Assessoria de imprensa: Daniel Lima