Em evento gratuito, acontece neste domingo (25/05), a edição niteroiense do Fanzinada. A iniciativa é do Armazém de Quinquilharias e Utopias e na ocasião, haverá mostra de fanzines, e debate sobre a produção de zines, com Thina Curtis, a idealizadora da Fanzinada (SP), Michael Meneses (Rock Press, Parayba Rec.), Paulo de Carvalho (Alfarrábios), Winter Bastos (Zine O Berro) e José Glauco Ribeiro Tostes falando sobre o uso fanzines na educação.
FANZINADA EM NITERÓI/RJ – 2024
TEXTO: Mariana de Menezes
Mesmo com a popularização da internet e das redes sociais, a produção de fanzines e eventos voltados para zines e publicações independentes seguem acontecendo por todo o Brasil.
Um dos principais eventos em prol dos fanzines é o Fanzinada, que acontece há 13 anos e, neste domingo (25), terá sua primeira edição em Niterói/RJ, no Sterna Café em Icaraí e com produção do Armazém de Quinquilharias e Utopias.
Entre as atrações, destaque para a presença de Thina Curtis, militante cultural no ABC (SP), Thina é idealizadora da Fanzinada em São Paulo, um evento de resistência.
Além de Thina, estarão debatendo a produção de zines e da mídia independente, Michael Meneses, editor do Portal Rock Press, criador do Selo Cultural Parayba Records e diretor do documentário Ver+ Uma Luz Chamada Marcus Vini, Paulo de Carvalho editor, poeta e criador do Alfarrábios, Winter Bastos, escritor independente trazendo o fanzine O Berro e José Glauco Ribeiro Tostes falando sobre o uso fanzines na educação.
Recomendamos…
Além do papo, na ocasião haverá mostra de fanzines, revistas, livros e editoras. O evento é gratuito e Vale a sua presença. #Recomendamos! – Mariana de Menezes.
SERVIÇO:
FANZINADA em NITERÓI/RJ
DATA: 26 de maio, a partir das 13h.
LOCAL: Sterna Café Icaraí – R. Otávio Carneiro, 08. Icaraí – Niterói/RJ
PRODUÇÃO e INFO: Armazém de Quinquilharias e Utopias
ENTRADA FRANCA.
MICHAEL MENESES – É o editor da Rock Press deste 2017, criador do Selo Cultural Parayba Records, fotojornalista desde 1993, foi fanzineiro nos anos 1980/90, fotojornalista, jornalista e cineasta de formação, pós-graduado em artes visuais. Fotografa e escreve para diversos jornais, revistas, sites e rádios ao longo desses últimos 30 anos, também realiza ensaios fotográficos de diversos temas, em especial música, jornalísticos, esporte, sensual, natureza... Pesquisa, e trabalha com vendas de discos de vinil, CDs, DVDs, livros e outras mídias físicas. Michael Meneses é carioca do subúrbio, filho de pai paraibano de João Pessoa e de mãe sergipana de Itabaiana. Vegetariano desde 1996. Em junho de 2021 foi homenageado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo vereador Willian Siri (PSOL/RJ), com monção honrosa por iniciativas no audiovisual e na cultura suburbana. Torce pelo Campo Grande A.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Atualmente, dirige o filme, “VER+ – Uma Luz chamada Marcus Vini, documentário sobre a vida e obra do fotojornalista Marcus Vini.
Uma resposta
Que bacana!