PRIMAVERA SOUND: “Reflect What You Are!”

Festival catalão, um dos mais importantes e relevantes do planeta, o Primavera Sound traz ao país, nessa vigésima primeira edição (segunda na América do Sul), bandas importantes e quilates pesados. Exemplos não faltam: The Cure, Pet Shop Boys, Bad Religion e Beck. Passando pela veterana Marisa Monte e nomes como Slowdive, The Killers, The Hives e Metric.

PRIMAVERA SOUND 2023

TEXTO: Leozito Rocha
FOTOS: Divulgação

O evento aterrissa em Interlagos (SP) nos dias 2 e 3 de dezembro. Nessa edição o Primavera Sound segue contando com a T4F (Time For Fun), Banco do Brasil, 89 FM, Radio Mix FM, Corona e Eletromídia como parceiros fundamentais para a realização desse ano.

Alfonso Lanza, diretor do Primavera Sound, destaca a importância dessas parcerias, assim como Francesca Brown Alterio, diretora de marketing e da área de festivais da TIME FOR FUN. Cada vez mais, torna-se fundamental ter ao lado marcas e empresas fortes para a gestão e realização de um festival tão grande e importante dessa magnitude. Seria impossível a vinda da maioria das atrações sem essa junção de forças.

Na virada de ano de 2022 para 2023, Robert Smith (líder do The Cure) já havia ventilado a possibilidade de shows da banda em solo latino. Isso causou um alvoroço ali em dezembro. Pelo Twitter, fãs seguiram cogitando aonde e quando eles viriam. Isso perdurou até o Primavera Sound bater o martelo e trazê-los para a América do Sul. Vale lembrar que além do Brasil, a banda tocará também na Argentina (Buenos Aires), Paraguai (Assunção) e Colômbia (Bogotá) em novembro dentro do Primavera Sound desses países.

THE CURE: Atração principal da segunda noite do festival!

Falando em The Cure… A banda possui o recorde de tempo de duração de um show do evento. Em 2012, Robert Smith e cia. subiram ao palco e ficaram por mais de TRÊS horas tocando diante do público em Barcelona. A banda tem o costume mesmo de shows longos. Inclusive, eles estiveram no Brasil pela última vez em 2013 e também realizaram set longo. Dez anos depois, os fãs poderão conferir a banda em São Paulo.

300 mil pessoas pessoas no Primavera Sound de 2022

Na edição de 2022, o Primavera Sound levou mais de 300 mil pessoas logo na estreia de sua perna latina. Para esse ano medidas novas foram tomadas. Além da mudança de local (Autódromo de Interlagos) para dar mais conforto e “potência” ao público tem-se a expectativa de expansão e solidificação do nome do festival no país.

O processo de expansão do Primavera Sound exporta um modelo de festival urbano para além das propostas musicais, levando adiante também pilares que fazem dele uma marca inconfundível, como o cuidado com a sustentabilidade, a atenção à igualdade de gênero, o compromisso social e a integração com o espaço urbano. Com o objetivo de refletir os ideais do Primavera Sound e garantir um espaço seguro para uma celebração à música e à pluralidade, o Primavera Sound São Paulo garante a prevenção de agressões e assédios através da ação “Nobody is Normal”. A campanha será realizada em parceria com o projeto Livre de Assédio por meio de uma tenda de acolhimento no local, com profissionais preparados para atender a qualquer tipo de denúncia de violência ou discriminação, além de um canal de acolhimento, denúncia e atendimento via WhatsApp.

Para promover uma experiência inclusiva, o festival também anuncia uma parceria com a All Dub – empresa de acessibilidade audiovisual e dublagem. A segunda edição do Primavera Sound São Paulo oferecerá atendimento exclusivo para pessoas com deficiência, cardápio em áudio, libras no telão durante as apresentações, banheiro químico na área da plataforma PCD, bares e tendas de alimentação.

Primavera na Cidade

Além de tudo isso, o PS (Primavera Sound) traz também shows do Primavera na Cidade. Ao longo da semana do evento, a curadoria musical do Primavera Sound São Paulo se estende pela metrópole trazendo no cardápio: Metric, Black Midi, Seun Kuti & Egypt 80, Slowdive, Roísín Murphy, entre outros. (line up completo abaixo).

Evento que antecede o festival, em casas de shows espalhadas pela cidade de São Paulo e que proporciona a experiência completa do Primavera Sound. O Primavera na Cidade contará com 11 atrações divididas nos palcos do Cine Joia e da Audio SP. Além de impulsionar novos talentos e promover a diversidade na música contará com artistas internacionais e nacionais. Fomentando e estimulando sonoridades desconhecidas ainda do público e conjugando com artistas estrangeiros.

É o caso, por exemplo dos ingleses do Slowdive e os curitibanos do Terraplana no Cine Jóia. Dia de ouvir os gigantes do dream pop, Slowdive e seus trinta e três anos de estrada com a juventude da banda curitibana. Slowdive é uma das bandas mais queridas e viajantes do mundo musical. São referência pura para quem curte shoegazer e dream pop. O Terraplana lançou seu disco de estreia, “Olhar pra trás”, esse ano (março) e trará no set list as canções que entraram no álbum. A banda está no cast da Balaclava e também destila suas músicas dentro do shoegazer. Perfeita essa escalação.

Nesse mesmo dia, mas na Audio, tocarão Seun Kuti & Egypt 80 e os músicos Bia Ferreira e Carlos do Complexo. Na mesma receita de juntar sons gringos com artistas nacionais, o Seun Kuti traz o afrobeat e a música nigeriana ao país com a banda Egypt 80. Seun ama o Brasil e aqui já esteve mais de uma vez. Apresentando-se, inclusive. Vale ressaltar que Seun é filho do genial Fela Kuti e a banda Egypt 80 era os músicos de apoio de Fela. Depois de sua morte ele assumiu a liderança da banda. Bia Ferreira é compositora e instrumentista de mão cheia. Traz na bagagem a luta anti racista e a liberdade sexual. Carlos do Complexo é DJ e natural do Engenho da Rainha. A alcunha vem daí (Complexo do Engenho da Rainha/RJ). Seus sets trazem exatamente essa mistura de R&B, Funk, percussão e uma linha chamada de chill baile. Tudo a ver com a fusão de Seun Kuti. Promete!

Outro dia super disputado é o primeiro do Primavera na Cidade: Black Midi e Pluma. Vindos da Inglaterra, Black Midi, um trio (atualmente) mistura um rock baseado no art rock com math rock. Lançaram três discos e completaram seis anos de existência. Já o Pluma está em casa, LITERALMENTE. A banda é de São Paulo mesmo e tem contornos pop com neo soul e uma levada influenciada pelo jazz.

No último dia teremos no Cine Joia o Metric e Lucretia Dalt. Mistura boa dos canadenses do Metric. São vinte e cinco anos de estrada e muitas combinações musicais. Vão do pop ao indie. Estarão no mesmo palco da compositora colombiana, Lucrecia Dalt, com seu som experimental e estranho. Lucrecia vive há anos em Berlim e parece ter incorporado toda sonoridade etérea da cidade.

Já na Aúdio a compositora irlandesa Róisín Murphy, ex Moloko, e seu som experimental, eletrônico com o nu jazz brindará o público. Antes a cantora pop Luiza Lian sobe ao palco para mostrar um pouco de sua carreira iniciada ali em 2015 e três discos lançados. A noite fecha com o DJ set de Playero e seu reggaeton anos 90.

Carly Rae Jepsen in Rio

A cidade do Rio de Janeiro ganhou o que chamamos de “sideshow”. Um espécie de show à parte. Carly Rae Jepsen, cantora canadense, atração no palco do Primavera Sound São Paulo (dia 3) se apresentará na Sacadura 154, casa localizada na zona portuária da cidade carioca, no dia  1º de dezembro (sexta-feira), serviço completo abaixo. Carly Rae Jepsen ficou conhecida por “Call Me Maybe”, single lançado no ano de 2012, em seu segundo disco. De lá para cá lançou oito álbuns e estreia em solo brasileiro gerando bastante expectativa no público e na crítica especializada.

APOSTAS
(Dicas por Leozito)

Gostaria de indicar aqui dois shows que prometem ser bem interessantes. Claro que apostar no The Cure ou no The Killers (foto acima) é muito fácil. Por isso, quero deixar as dicas diferentes aqui a vocês, leitores…

Prestem atenção aos irlandeses do “Just Mustard” com seu som noise/post punk/shoegazer. Eles lançaram dois discos na carreira e prometem fazer a cabeça de muita gente. A outra dica são os hermanos (sim, nossos amigos argentinos aqui ao lado) do “El Mató a un Policía Motorizado” com sua irreverência e rock preciso e bacana. A banda já tocou em São Paulo ano passado e repetirá a dose no festival. Depois me digam… – Leozito Rocha.

Programação completa do
Primavera Sound São Paulo 2023

SERVIÇO:
PRIMAVERA SOUND SÃO PAULO
Sábado, 2 de dezembro:
The Killers, Pet Shop Boys, Grimes, Marisa Monte, Cansei De Ser Sexy, The Hives, Black Midi, Dorian Electra, Muna, Slowdive, Àiyé, Él Mató A Un Policía Motorizado, Getúlio Abelha, Marina Herlop, MC Bin Laden e Slipmami.

Domingo, 3 de dezembro: The Cure, Beck, Bad Religion, The Blessed Madonna, Carly Rae Jepsen, Róisín Murphy, Marina Sena, Off!, Soccer Mommy, Tokimonsta, Just Mustard, Mateus Fazeno Rock, Nelson D & Edgar, Puerto Candelaria e The Twilight Sad.

PRIMAVERA NA CIDADE
Black Midi, Metric, Róisín Murphy, Seun Kuti & Egypt 80, Slowdive, Bia Ferreira, Carlos do Complexo, DJ Playero, Luiza Lian, Lucrecia Dalt, Pluma e Terraplana.

Primavera Sound São Paulo
APRESENTADO POR: 
Corona
DATA:
 2 e 3 de dezembro
LOCAL: Autódromo de Interlagos – São Paulo/SP
TIPOS DE INGRESSOS: 
Primavera Dia:
 Dá acesso a um dia do festival (sábado ou domingo – a definir de acordo com a sua escolha).
Primavera Passaporte: Dá acesso aos 2 dias do festival.  
Primavera VIP Dia: Dá acesso a um dia de festival (sábado ou domingo – a definir de acordo com a sua escolha) e à área VIP do festival nesse dia.
Primavera VIP Passaporte: Dá acesso aos 2 dias do festival e à área VIP.
INGRESSOS: Antecipados com taxa de conveniência, AQUI no site de Tickets For Fun ou na bilheteria oficial – sem taxa de conveniência: Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista – SP/SP. De terça a domingo: das 12h às 20h. Segunda e feriados: fechado.
ENTRADA SOLIDÁRIA: A Entrada Solidária é uma categoria que oferece desconto de 40% no preço do ingresso inteiro mediante doação para as instituições Casa do Zezinho, Orquestra Fundação Bachiana e Casa de David, de R$15,00 para o Ingresso tipo Dia e de R$25,00 para o ingresso tipo Passaporte. O período de vigência da Entrada Solidária será até 07/11/2023 e está sujeito à disponibilidade de ingresso. Para mais informações, acesse o regulamento. 
CLASSIFICAÇÃO: 15 anos desacompanhados. De 10 a 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Não será permitida a entrada de menores de 10 anos. Para o Primavera VIP não será permitida a entrada de menores de 10 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal.
MEIO DE PAGAMENTO OFICIAL: Banco do Brasil 
APOIO: Schweppes
MEDIA PARTNERS: Rádio MIX FM, Rádio 89 FM e Eletromidia
O PRIMAVERA SOUND SÃO PAULO É APRESENTADO POR: Corona.

Sideshow Carly Rae Jepsen
Rio de Janeiro 2023

Serviço:
REALIZAÇÃO: Time for Fun (T4F) e Primavera Sound
DATA: 1 de dezembro de 2023
LOCAL: Sacadura-154 – R. Sacadura Cabral, 154 – Saúde, Rio de Janeiro/RJ
INGRESSOS: https://www.ticketsforfun.com.br/ ou sem taxa de conveniência na bilheteria oficial do Sacadura Cabral – 154
CLASSIFICAÇÃO: De 10 a 14 anos acompanhado dos responsáveis legais e a partir de 15 desacompanhado. Vedada a entrada de menores de 10 anos.

Leozito Rocha – É radialista, pesquisador musical, escritor e amante de cinema. Colaborador de sites musicais, curador de rádio, editor e apresentador do “O Som do Leozito” na Internova Rádio (OUÇA), e observador incurável. Seu facebook é: https://www.facebook.com/leo.rocha.798/

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube