VLAD HOLIDAY: A festa pós punk da Romênia!

Vem da Romênia um novo Vlad! E não, não é o Drácula! É Vlad Holiday e seu som cheio de nostalgia e sombras, com influências post-punk, dark e goth. Alex Dusky, conferiu para a Rock Press. Leia na matéria que segue.

TEXTO: Alex Dusky
FOTOS: Nicole Mago, Chaunte Vaughn e divulgação

Ao ouvir Vlad Holiday tive aquela sensação boa de cheiro de café ou bolo saindo do forno! Aquela atmosfera familiar e satisfatória, de quando se ouve algo novo, mas se reconhece a descendência.

Vlad optou por fazer sua discografia de uma forma diferente de outros tempos, seguindo uma tendencia dos tempos atuais, ou seja, lançar singles ao invés de álbuns. Não sou vidente para saber o futuro, mas sou vanguarda, sempre fui, e entendo que esse é o caminho para essa sociedade líquida.

Aos primeiros acordes de “I so dawn into you” meus ouvidos sorriram. Eram sons familiares, amigos de longa data, mas reencarnados em um novo som. Vlad Holiday! Foi o nome que encontrei quando fui procurar o que estava ouvindo na playlist automática do aplicativo de música.

Pow! Nome interessante, pensei. Vlad é nome de vampiro e o som me lembrava as bandas de rock de Manchester dos anos 1980. Um pouco mais de pesquisa e descubro que o cara é natural da Romênia! Pronto. Me apaixonei à primeira vista (ou melhor escutada), mas, obviamente, estava errado. Era uma paixão à primeira ouvida!

O músico tá em turnê pelos Estados Unidos, e conversei com Vlad que estava em Nova York, enquanto eu, aqui do barraco em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, segue um pouco do que conheci desse camarada no nosso bate papo.

Vlad foi nomeado assim pelo seu avô, em homenagem a Vlad Tepes (Drácula), que é um herói de guerra na Romênia. Viu? Eu sabia! (risos). Toca música desde os 12 anos e acabou de se mudar para Nova York. Já participou de alguns projetos antes, mas sente que finalmente encontrou sua própria voz com o projeto Vlad Holiday. Ama e ouve muita música, assim como eu e você também, né? (risos).

Sua maior inspiração para este projeto foram coisas mais antigas, dos anos 1920 aos anos 1960, tanto do ponto de vista da gravação quanto das melodias, letras e acordes. Eu senti nas músicas algo de Joy Division, Bauhaus, The Cure, New Order, post punk em geral, indie music, shoegazer, Death Cab for Cutie, Interpol, Arctic Monkeys, Strokes. Além disso suas músicas me evocam um sentimento de nostalgia, com letras que fazem as pessoas se sentirem vistas e ouvidas. Eu mesmo incluído.

Falei com ele sobre o nosso papel de artista na sociedade e ele me disse que acha que os artistas precisam ser corajosos o suficiente para pesquisar profundamente, em cantinhos escondidos de nós mesmos, o que a sociedade nos ensina a esquecer. O papel do artista é dar sentido às coisas que cada pessoa neste planeta está sentindo, mas não consegue expressar.

Vlad nunca esteve no Brasil e, infelizmente, não conhece muita coisa de cá. E eu já estou providenciando uma playlist só de música brasileira para mandar. Pedi para ele mandar uma mensagem para todos da Rock Press e para você, leitor amigo, e ele disse assim: “Tudo o que posso dizer é muito obrigado a todos da Rock Press e a todos por ouvirem e assim criarem memórias comigo, como trilha sonora, no pano de fundo. É uma honra.”

E au revoir porque cavalo velho não chega no Pará! Estou muito agradecido por você ter lido esse texto até aqui! Abraços! – Alex Dusky.

Vlad Holiday contatos:
SITE:
www.vladholiday.com
TWITTER: https://twitter.com/vladholiday
BANDCAMP: https://vladholiday.bandcamp.com/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/vladholida
YOUTUBE: https://www.youtube.com/vladholidaymusic
FACEBOOK: https://www.facebook.com/vladholidaymusic
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/vladholidaymusic
APPLE: https://music.apple.com/us/artist/vlad-holiday/596576577
SPOTIFY: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4kzBapiIVMxwhJLsTm28Gc?si=Gc97MLvEQJ6T6A_6Out45g

Alex Dusky – Sou (leia Alex Duskai) ex-guitarrista e fundador da banda alternativa Sex Noise, importante no cenário carioca dos anos 90. Deixei a banda em 2006 para me dedicar ao cinema e após um curta e muitos clipes, 17 anos depois, lanço minha carreira solo que você pode achar em todos os streamings de áudio (ouça aqui!). Inclusive o videoclipe da música “Maldade” encontra-se no AQUI, no Canal @Portal Rock Press no YouTube! Agradeço por corações, ouvidas e compartilhamentos!

Respostas de 6

  1. Que texto fluente e claro, muito bem escrito que não consegui parar de ler. E nos apresentando coisa realmente nova! Ou seja, perfeito! Parabéns Alex e obrigado por mais essa Rock Press!

  2. P.s. Fui buscar a indicação no you tube e observei que o nome da música é “SO DAMN INTO YOU”. Confere?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

- Anúncios -

Instagram

Twitter

O feed do Twitter não está disponível no momento.

Youtube