O duo brasiliense YPU disponibilizou nas plataformas digitais seu disco de estreia. “Paranoar” ganhou também uma versão verde em vinil de 180 gramas. Para quem não sabe, “YPU” significa “ruído do rio” em bom tupi guarani. O duo respondeu as cinco perguntas da coluna 1, 2, 3, 4… da Rock Press.
ENTREVISTA: Por Leozito Rocha
FOTOS: Nicolle Brandão
A dupla YPU é formada por Ayla Gresta (compositora e trompetista) e Gustavo Halfeld (guitarrista e produtor musical). Em 2018 lançaram um EP e foram pais de um rebento. Após vários agitos e uma pandemia também resolveram lançar seu disco de estreia. Assim nascia “Paranoar”. O álbum foi gravado no estúdio de Gustavo, onde gravaram importantes artistas como Lee Ranaldo (Sonic Youth), Toninho Horta, Dinho Almeida (Boogarins) entre outros. “Paranoar” (capa acima) saiu pelo selos Monstro Discos e Scream & Yell e reuniu influências como funk, disco, MPB e classic rock. Conversamos com o duo na Coluna 1, 2, 3, 4…
ENTREVISTA com YPU – Por Leozito Rocha
1 – Leozito Rocha / @Portal Rock Press: Segundo release do YPU, vocês nasceram em Minas Gerais. Mas, são radicados em Brasília. Como foi esse encontro? Como vocês se conheceram?
Ayla / YPU: Nos conhecemos em circunstâncias muito fora do comum. O diretor de cinema Gustavo Galvão buscava músicos para atuarem no seu longa-metragem, o “Ainda Temos a Imensidão da Noite”. Além da baixista e do baterista, tinha uma trompetista e um guitarrista em crise na música e no amor. Junto com essa banda pseudo-fictícia, a “Animal Interior”, compusemos a trilha, que foi produzida pelo Lee Ranaldo, conhecido músico do Sonic Youth. Tivemos diversos estranhamentos, pois cada um vinha de um contexto musical e de procedimentos muito diferentes: Gustavo tocava guitarra e produzia bandas de rock há anos e eu (Ayla) estava inserida no jazz e na performance vinculada às artes plásticas. Mas para além disso, tínhamos em comum esse espírito musical do mundo com raízes afetivas no interior do Brasil.
2 – Portal Rock Press: Depois do EP, vocês lançam o primeiro trabalho de forma digital e fizeram questão de um vinil de 180 gramas tb. Por que a ideia do vinil?
Ayla: Desde o EP (2018) lançamos em diversas aventuras tanto experimentos musicais com parceiros do DF e de fora, um clipe feito coletivamente com uma galera incrível do audiovisual que ganhou mais de 380 mil visualizações no YouTube e até uma criança (risos). Tudo isso e mais a intensidade de experiência da pandemia foi dando caldo! “Paranoar” trata da convivência e de toda ralação necessária para lidarmos com os desafios, que quase sempre são profundos de cada um e que precisam ser olhados com carinho. Ensaiamos intensamente por duas semanas e gravamos em três dias ao vivo. A gente quis que a captação refletisse essa filosofia de assumir o que se vive, sem grandes edições e retrabalhos. Acabamos gerando um álbum coeso e belíssimo; inclusive na capa pela artista Luisa Malheiros. Nossos selos Scream & Yell e Monstro Discos declararam que realmente ele estava merecendo virar um vinil.
3 – Portal Rock Press: A disco music parece presente no repertório do YPU. Falando um pouco de influências… Quais seriam as influências musicais de vocês?
Ayla: Sim! Tem sido muito rico perceber as influências afetivas que são comuns a tantos de nós: em “Paranoar” assumimos o rock e as baladas, a disco music que escutamos nas festas quando crianças, o soul das divas e aparecem também, sonoridades brasileiras que ouvíamos no radio como a música sertaneja de estrada e o pagode.
4 – Portal Rock Press: O trabalho de vocês têm rendido ótimas impressões aqui no Brasil. Como tem sido a recepção fora do país? O público gringo associa a sonoridade do duo com o Brasil?
Ayla: Antes do lançamento do álbum fizemos uma mini-tour pela Europa, com shows na Alemanha e Portugal. Foi muito mágico perceber a potência de comunicação das músicas mesmo com quem não entende a língua. Estávamos apenas em duo, e esperamos poder voltar com a banda para poder passar a experiência groovada e percussiva ainda mais envolvente pra galera da lá. A gravação das músicas primou por expressar a musicalidade dos artistas envolvidos, o que é uma bela combinação brasiliense: JP Mansur, do Akhi Huna, que coproduziu e gravou sintetizadores (tem sua pesquisa harmônica fã de Djavan), Dinho Lacerda, percussionista no grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Marcelo Moura traz o groove de baixista junto ao Rios Voadores e Joe Silhueta. Por fim, Flávio Franklin trouxe os backing vocals do seu canto inebriante que começou numa família de cantoras de igreja.
5 – Portal Rock Press: Previsões de shows? Como está a agenda de vocês para esse segundo semestre? E deixem uma mensagem final aos leitores da Rock Press…
Ayla: Agenda YPU segundo semestre: show no COMA-DF 7/10, show no Goiânia Noise a confirmar e outros festivais a serem revelados. Pessoal do Rock Press: cheguem junto! O álbum “Paranoar” tá um mergulho refrescante e envolvente e o show dele também – a gente promete que arrebata. Podem encontrá-lo em todas as plataformas digitais e em vinil da loja da Monstro Discos. Tem playlist com visualizes gostosos no YouTube pra vocês tocarem no rolezinho. Pode dar um “alou” no Instagram também que a gente fica feliz de trocar ideia.
Recomendamos…
Ouça agora na sua plataforma digital preferida ou compre o vinil na Loja Monstro Discos. #Recomendamos. – Leozito Rocha.
CONTATOS YPU:
SPOTIFY: https://open.spotify.com/intl-pt/album/19ce5uysKp5lxuMEaC2K6i?si=EqR67mp7QfeR-t1hHgmfDg
DEEZER: https://www.deezer.com/br/album/465906195
APPLE: https://music.apple.com/br/album/paranoar/1700491362?at=1001loWk&ct=FFM_85ab1b77530e99c2da5b6145fb5f9b73&ls=1&uo=4
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/oiypu/
CONTATOS MONSTRO DISCOS:
SITE: https://www.lojamonstro.com.br/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/lojamonstrodiscos/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/MonstroDiscos/
TWITTER: https://twitter.com/monstrodiscos
Leozito Rocha é radialista, pesquisador musical, escritor e amante de cinema. Colaborador de sites musicais, curador de rádio, editor e apresentador do “O Som do Leozito” na Internova Rádio (OUÇA), e observador incurável. Seu facebook é: https://www.facebook.com/leo.rocha.798/
Uma resposta
Gostei, tanto da entrevista qto do som. Parabéns RockPress por nos trazer novidades! Obrigado Leozito Rochaaa